Poesias sobre Ciências
SÓ a linguagem não-científica — vulgar ou literária — reflete de maneira adequada a variedade ilimitadamente mutável das aparências fenomênicas sem perder, por trás deles, a unidade substancial da coisa.
Está cientificamente comprovado: o ser humano, por pior que seja, ainda consegue piorar bastante. Principalmente se for político.
...o cientista fará cálculos, o poeta textos, o músico vai compor e nenhum deles saberá que estão falando sobre a mesma coisa, o infinito, o que também se projeta no mar, se estende no céu, no que chamamos de amor, tudo uma coisa só, manifestando-se na linguagem de quem diz.
O Ateismo não pede que as pessoas acreditem cegamente e sem evidências científicas, em salvadores sobrenaturais, profetas ou avatares de uma etnicidade ou cultura particular.
De acordo com observações científicas, as serpentes que ficam no solo, pegam menos morcegos do que as que se unem em grupos, fechando as saídas da caverna. Mas para unir-se a mim tem de ser cobra igualmente!
Foi estabelecido cientificamente que a Mamangava não podia voar. Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo. Segundo as leis da aerodinâmica, simplesmente não pode voar. Mas, ninguém disse isso a Mamangava. E assim, ela voa.
Dizem os cientistas que todos nós somos feito de poeira de estrelas... Cada qual com sua tese! Se sou poeira, ou não! Vim de uma história! E Deus me deu um brilho... Com o qual reflito a grandeza da vida. Portanto! Como ser humano, faço parte do contexto de uma historia!
NÃO HÁ autonomia de pensamento contra a lógica e o método científico. A divergência de opiniões é pura frescura quando não há critérios estáveis de julgamento, os quais, precisamente, têm de permanecer imunes ao jogo de opiniões. Quem acha que impor esses critérios é o mesmo que 'impor opiniões' não conhece a diferença entre o jogo e a regra do jogo. Vocês me desculpem, mas isso é um erro primário e grosseiro que não tenho NENHUMA obrigação de tolerar.
Um princípio de saúde mental cientifica, pede não deixar que o obscuro escureça o claro, senão que, pelo contrário, o claro clareie o escuro.
O que chamamos 'método científico' -- mesmo supondo-se que seja aplicado com máxima probidade e correção, o que é rarissimamente o caso -- não ocupa senão uma parcela ínfima do território abrangido pela razão humana. Mais ainda: essa parcela não tem NENHUMA autonomia, mas depende de pressupostos lógicos, epistemológicos e metafísicos que estão infinitamente fora do alcance desse mesmo método. Dar à ciência moderna o estatuto de representante única ou máxima da razão é VIGARICE.
“O fazer pedagógico também é científico, pois relatar como uma hipótese oportuniza a compreensão do meio que circunda o educando. A pedagogia faz algo que a área clínica sozinha não oportuniza; desenvolve habilidades acadêmicas transformando-o em alguém independente.”
O espaço não é um objeto científico retirado da ideologia ou política. Sempre foi político e estratégico. Existe uma ideologia do espaço; porque o espaço, que parece homogêneo, que aparece como um todo em sua objetividade, em sua forma pura, tal como o determinamos, é um produto social.
“Ser cientista é como ser um grande organizador de peças de quebra-cabeça, que visa solucionar um mistério.”
Se eu fosse cientista iria estudar os efeitos do sol, sobre os miolos moles nos países tropicais... Penso; logo desconfio.
Deus? Deus é um cientista maluco que jogou terra fértil no meio do deserto e fica observando para ver qual dos germes vão se sobressair sobre os outros e se esses germes vão ser capazes de escapar ou sobreviver no deserto depois que o ambiente fértil for consumido. Tomara que a NASA descubra como plantar alface em marte logo ou o nosso cientista vai ficar bem frustrado.
Falar em público é cientificamente comprovado como segundo maior medo da humanidade, porém, temos técnicas para neutraliza-lo e potencializar seu carisma.
Inclusive essa complicação, entre língua e fato científico ocorre, pois a língua não consegue descrever o fenômeno, devido a sua limitação.
"Às vezes me pergunto, como eu acredito nos cientistas que passaram um terço de suas vidas estudando, e não consigo acreditar nos homens primitivos que acabaram de inventar a escrita e ouvem vozes(?). Não sei como cheguei a esse nível de estupidez."
“A Parapsicologia é considerada hoje a Ciência de maior importância, e é obrigação de todo cientista se familiarizar com ela.” Esta é uma recomendação da ONU.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp