Poesia sobre Flores

Cerca de 8607 poesia sobre Flores

⁠Sobre crescer e sobreviver

Se desejamos crescer, é preciso romper barreiras.
Não há como florescer na inércia.
Não se cresce abraçado ao vitimismo, nem ancorado na conformidade.
E, sobretudo, não se cresce com medo.
Medo de desagradar, de falhar, de ser mal interpretado —
o medo de não caber na expectativa alheia é uma prisão disfarçada de prudência.

Li, certa vez, que especialistas recomendam um exercício simples, mas profundo:
escrever o que se pensa.
Colocar no papel a imagem de quem queremos nos tornar.
Construir-se em tempo real, com palavras como tijolos e sangue como argamassa.
Eu fiz isso. A vida inteira.

Construi um império de sonho.
Mais de 40 livros.
Cada um deles foi uma escada plantada no escuro.
Sem eles, talvez eu fosse um anônimo completo —
um homem comum, apagado por dentro.

Mas é importante dizer: isso, por si só, não significa sucesso.
Não falo de vitórias públicas.
Falo de sobrevivência.

Escrever foi meu modo de não desaparecer.
Foi minha maneira de resistir ao apagamento interior que ameaça todos os que sentem demais.
Transformei em palavra aquilo que o mundo tentava silenciar em mim.
E isso, por mais que não me tenha dado aplausos ou riqueza, me deu algo ainda mais raro:
consistência.

Inserida por EvandoCarmo

⁠UM VENDENDOR DE FLORES ENSINANDO A FILHA A ESCOLHER SEUS AMORES…
Pai, o que é amor?
É um sentimento.
O que é um sentimento?
É quando você gosta, mas não sabe o que gosta e porquê gosta!
Somente sente…
“Uma afeição é tão genuina, quanto inexplicável ela o é…”
Pai e quando sabe o que gosta na pessoa e porquê gosta…, o que é?
Uma conveniente admiração!

Inserida por ADRIANOGARCA

⁠A vida é como um jardim, cheio de cores e belezas diversas. E assim como as flores, somos seres únicos e especiais, cada um com seus próprios talentos e peculiaridades. Porém, quando nos unimos, algo mágico acontece: juntos florescemos.

No jardim da vida, cada um de nós é uma flor diferente. Há aqueles que são fortes e resistentes, capazes de enfrentar as adversidades da vida sem perder sua beleza e vitalidade. Outros são delicados e sensíveis, transmitindo paz e tranquilidade a quem está ao seu redor. Há também aqueles que são exuberantes e chamativos, despertando a atenção por onde passam. Cada flor possui sua própria essência, mas todas são importantes para tornar o jardim completo e harmonioso.

Quando florescemos juntos, somos capazes de superar desafios e alcançar resultados incríveis. Nos momentos de dificuldades, a união nos fortalece e nos dá coragem para enfrentar qualquer obstáculo que surgir em nosso caminho. Amizades sinceras, parcerias sólidas e relacionamentos afetivos saudáveis são fundamentais para que cada um de nós possa alcançar seu potencial máximo e viver uma vida plena e feliz.

No jardim da vida, as estações do ano também nos ensinam uma valiosa lição. Assim como as flores que murcham no outono, passamos por momentos de tristeza e desânimo. No entanto, sabemos que a primavera sempre chega, trazendo consigo novas esperanças e oportunidades. É nesse momento que a união se torna ainda mais vital, pois juntos podemos nos fortalecer e ajudar uns aos outros a renascer.

Que possamos florescer, individual e coletivamente, espalhando amor, compaixão e solidariedade por onde formos. Pois é através da união que encontramos forças para superar todas as tempestades e desfrutar da verdadeira plenitude da vida.

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Por fazer lisonja às flores...
Invejosas as estrelas para mim não brilham mais...

Um negro azul-cinzento...
De onde o oriente dorme...
Tardo sono...
Frio sem vento...
Silêncio que se ouve...
Coração vazio e mal que se sente...
De quando ama e não tem...

Que hei-de fazer senão sonhar...
Dia após dia...
Sentindo tudo de todas as maneiras...

Mas a noite perdura uma calma de espanto...
Somente a lua na escuridão sussurrando...
-Podia ter sido amor,
e foi apenas traição...

O medo dará seu último vintém...
Nesse desassossego que me fustiga...
Pouco a pouco passando...
Minha incerta vida...

Tão negro o labirinto...
Ai de mim, que nem pressinto...
Em meu rosto pálido nenhum fulgor...

Não foi nada, não foi nada:
poderia ter sido amor...

Sandro Paschoal Nogueira

⁠As flores do meu Jardim!

Meu jardim tem flores, poucas flores, coloridas, especiais e cheias de vida.

Sementinhas que plantei com muita dedicação, um presente do divino que preenchem a minha vida com a paz e emoção.

Estes versos são tão simples e eu estou aqui para agradecer pelo carinho e amizade que entre nós só faz crescer.

Minhas flores tem um nome e qualidades infinitas, tem na beleza sua essência e a alma mais bonita.

São muito diferentes em seu jeitinho de ser, mas é isso que completa e alegra o meu viver.

Estas flores são presentes no jardim do meu coração: Ana Paula e Natali a vocês dedico o meu amor, amizade e gratidão.

Raquel Gusmão Bertuccio

Inserida por plenabertuccio

Meu trevinho!
O que diriam as flores se pudesse eu, mesmo que por instante, colher-te da beleza dos teus olhos ao doce perfume que exala de teu ser...

Inserida por RobinS25

⁠Pintei num quadro
um bouquet de flores,
para dar-lhe com candura.
Adicionei ao fundo teu sorriso,
e agora resplandece em
Formosura.

Inserida por RobinS25

⁠Há almas que nascem flores,
noutras desamores...
Há almas imersas na completa escuridão,
há almas que irradiam amores,
e compaixão!

Inserida por RobinS25

⁠Depende da gente embelezar o nosso jardim com as mais belas e cheirosas flores, sem ervas daninhas.
Depende só da gente trazer para perto os pássaros, as borboletas, as libélulas e as joaninhas.
Depende de nós, onde há Paz e o Bem a vida se aninha.

Inserida por RobinS25

Flores de um jardim.
Quão bela é a visão das flores de um jardim.
Você consegue parar e se deleitar com tal beleza?
Você consegue sentir a delicadeza das pétalas, o perfume exalado e, com carinho tocar seus espinhos?
Ou você, ao ver uma bela flor, a arranca e a guarda para si, condenando-a a morte, somente pelo prazer de tê-la?
As flores, tal qual a vida, é cheia de graça, beleza e desafios.
Da mesma forma que você não colherá uma flor pegando-a pelas pétalas. Na vida, toda experiência e processo de aprendizagem diz que você não começará pelo topo, mas, pela base.
No caminhar você encontrará espinhos, se tiver cuidado, estes espinhos não lhe machucarão, antes entenderá que eles existem para lhe ensinar a proteger das agruras que você encontrará em sua vida.
As flores trazem beleza ao mundo, como tudo que existe nesta vida e, não há nada que não seja humano, que não seja belo.
Sim, de toda criação, somente o ser humano, pelas suas ações, não é perfeito. Somos dominadores através da destruição e, não conseguimos viver sem uma classificação para todas as coisas.
Classificamos: raça, gênero, classes sociais, animais, plantas, e até o universo.
E após esta classificação, coisificamos.
Tudo é transformado em coisas, e tudo perde o real valor.
Se queres ser um jardim florido, cultive a beleza, esparrame perfumes e, o mais importante, não arranque as flores do jardim alheio, aprenda a tão somente a admirá-las.
Pense e reflita.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.

Inserida por Massako

Pense, sempre haverá flores.
Não importa os acontecimentos se bons ou ruins, sempre haverá flores.
As flores sempre estiveram presentes no nosso dia a dia.
Podem representar afeição quando presente, pode representar saudades quando se parte.
Muitos viverão para olhar a sua beleza e sentir seu perfume, muitos se machucarão com seus espinhos e só a eles verão.
Muitos irão plantar, outros irão somente regar, e outros a arrancarão.
Que a presença das flores nos ensina, isso é fato.
De toda lição vivida, aprendamos a sorver o que há de belo, mesmo diante das adversidades.
Que aprendamos a ter espinhos, não para atacar alguém, mas para nos defender das agruras e dos perigos da vida.
Que saibamos que o lugar da beleza, sempre será mais visível do que a ameaça dos espinhos.
Que voltemos nosso olhar e nossa alma para o sol, que nos brinda com seu bom dia, e que repousemos a luz do luar.
Flores ensinam, a vida ensina. Assim, aprenda.
E colocando uma vírgula e não um ponto final, digo: Já que a vida oferece flores, não devemos nos prender somente aos seus espinhos. Mas, cuidado, ao arrancar uma flor para apreciar sua beleza, você a condena a morte.
Pense nisso.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
Massako 🐢

Inserida por Massako

⁠29 - "Que na sua vida Deus coloque estradas aplainadas, jardins cheios de flores, brisas suaves, muito amor, carinho e amizades. Você é uma pessoa muito especial e por isso merece tudo de especial"
idemi®

Inserida por idemi

⁠“Flores no Asfalto”
Amor um dia partiu,
mas eu fiquei, de pé.
Com o coração partido,
e a alma em muita fé.
Não nego que houve pranto,
nem que doeu demais.
Mas descobri, no entanto,
que a dor também traz paz.
A vida me ensinou
a erguer-me após a queda,
a plantar no chão ferido
sementes de nova entrega.
Refiz meus próprios passos,
juntei meus cacos no chão.
Não sou quem fui no começo,
sou mais forte: sou razão.
A cada noite escura,
acendi meu próprio sol.
Fiz da perda uma pintura
e da dor, um farol.
Não busquei outro amor
para me reconstruir.
Foi em mim que encontrei
razão pra prosseguir.
Superar não é esquecer,
é lembrar e ser maior.
É caminhar, mesmo só,
sem temer o que é pior.
Hoje carrego cicatrizes,
mas não carrego rancor.
Porque quem vence a si mesmo
descobre o real valor.

Inserida por ZANUTE

⁠Nos campos belos
Existem flores
Jasmim
Orquídeas
E rosas
Assim também
Na vida
Existiu e
Existem mulheres
Belas e resistentes
Como
Marielle
Anielle
E outras pelo mundo
A fora
Que a luta
Nos campos
Da vida
Não se esqueçam
Dos perfumes das flores
Que as mulheres
Sejam lembradas
Por exalar
A competência
A liderança
O protagonismo
Fazendo se presente
Em todos os lugares
Do mundo
Que o mês de março seja
Sempre lembrado como
Movimento
Das vozes das mulheres
Lutadoras
Que lutaram intensamente
Pelos seus direitos
E assim mostraram a
Luta contra a violência
A luta pela Igualdade
Em todos os seus aspectos
Manifestando também
A sua repudia
Contra todo um sistema
Hipócrita e desigual
E que colocar a mulher como inferior

Inserida por RosaV

⁠"Se vieres até mim
Me traga as flores de jasmim
E conceda-me a mais pura paixão
De uma noite de amor".

Inserida por RosaV

Eu quero a liberdade dos pássaros
A doçura das flores
Quero o néctar da vida
O cheiro da brisa
O pulsar do toque

Inserida por BrendaOliveira

Os livros que não terminei
As flores que não cheirei
As bocas que não beijei
Os sonhos que um dia sonhei
os gritos ocultos que não gritei
As coisas que tinha que falar e me calei
As coisas do acaso que nunca explicarei
As mágoas que nunca demonstrei
Os prazeres inúteis que nunca viverei
Os segredos que nunca revelei
As tristezas que nunca falei
As saudades que deixei
Se no final de tudo te encontrei
Faria tudo isso outra vez

Inserida por G-Islier

Sempre regue com carinho
E persistência a sua estrada

Você sabe onde quer chegar
E as flores que lá na
Frente quer encontrar

Inserida por Aline6564

Quero flores!
Vermelhas
Rosas ou amarelas.
Tanto faz! Quero apenas
Sentir o perfume
Que ousadamente
Elas roubaram de ti.

Hannah Lessa

Inserida por HannaLessa

Ela vestia flores, exalava amores
Um sorriso tímido em seus lábios.
O futuro em seus olhos
Tinha o vento em seus cabelos
A plenitude, calmaria...
Ela recitava versos
Embalava a poesia
Entoava melodia
Em cirandas de menina
Cantigas de roda, cordéis...
Ela colheu as estrelas
Em sonhos mais que secretos
Quem ousaria desvendá-los?
Eram tão dela, compostos por ela
Um sublime bem querer, adorável
Pensamento
Que se despia em cada momento
Os seus mais inesperados
Seus sonhos secretos de amor.

Hannah Lessa

Inserida por HannaLessa