Poesia sobre Flores
Há flores de Gaza
nos meus cabelos
em tempo de trégua,
Não me distraio
nem por sutil enleio;
A paz faz morada
em mim e forajo
de todo desnorteio.
Para receber o teu
amor me preparo
a todo momento,
Faltam poucos dias
para a Lua Cheia
e você ainda não veio,
Sim, pétalas foram
levadas pelo vento;
Que não nos surja mais
outro mau engendro
te quero com exagero
e espero além do tempo.
Insisto que não é preciso
de flores e de poesia
para vencer uma guerra,
Não é preciso de muito:
é só ver Vênus e Spica
no céu em frenético ritmo.
O Império saiu da mesma
maneira que entrou levando
o peso do fracasso esperado,
o mistério da fé fala por si
sobre a história de superação.
Dizem que o amor romântico
nesta Era foi derrotado,
construí a minha fortificação,
Porque na vida ninguém vive
sem sonho, sem motivação
e sem o coração apaixonado.
A partida do último soldado
e o enterro dos Impérios
me levaram para bem longe
do que foi convencionado
ao encontro da liberdade.
Sigo no sentido contrário
daquilo tudo que impõem:
sou a declarada rebeldia
- em total personificação -
O encontro de Lua e Vênus
inspirarão a aproximação.
Há flores nos sótãos,
nos calabouços,
todas estão há
tempos aprisionadas,
Há intransigência
por todo o lado,
e de certa forma
é compreensível:
Se ninguém sabe
ou ninguém viu,
não quero
provocar alarmismo,
Não há como frear
o meu pensamento
que podem estar
todos desaparecidos;
Se o meu pensamento
estiver errado,
juro que me corrijo,
Sempre que for
necessário busco
o diálogo e me reconcilio.
O General foi preso
no dia treze de março
do ano de dois mil e dezoito,
ele continua preso,
contra ele não há provas,
ele sequer foi ouvido
nestes dois anos,
de alguém ele é preso político,
e sobre isso
o pensamento é inevitável...
O desastre já tá feito
e pelo vírus superpotencializado,
o General já deveria ter sido libertado,
a única coisa que posso
fazer é rezar para que ele
e outros em igual
situação estejam vivos.
Setembro
Setembro seja o tempo
de paz, afeto e flores
no caminho que fores
eleger prosseguir
para encontrar
uma razão de sorrir.
Rodeio Romântica
Após longos dias de chuvas
ver o jardim do céu
desabotoando as flores
azuis do tempo aos poucos
sobre nós reforça que nesta
cidade devo pelo teu amor
esperar demore o tempo
que tenha que demorar.
Vivo na Rodeio Romântica
onde o Pico do Montanhão
os meus olhos ele beija
com poesias pro coração.
Estar a sua espera não
me faz carente ou infeliz,
apenas mantenho viva
a chama tal qual os luzeiros
do Universo brindam
o Médio Vale do Itajaí:
certa disso te espero aqui.
Vivo na Rodeio Romântica
onde os pássaros cantam
brindando a manhã
e borboletas nos saúdam.
Certa de tudo o quê está
a escrito no destino
tanto as sementes levadas
pelo vento e florescem
neste caminho catarinense,
a poesia da espera ando
repartindo irmamente.
Rodeio Generosa
As flores azuis do tempo
se abriram em festejo
no Médio Vale do Itajaí,
é claro que te espero
e te quero ao meu lado
na cidade de Rodeio.
Os tempos por aqui
andam tão silenciosos
que o único barulho
que tenho escutado
é o do peito batendo
todos os dias por ti.
As flores azuis do tempo
ensinam a ser paciente,
a esperar catarinense
o tempo que for demorar
para a gente se casar
e assim seguir em frente.
Os destinos se cruzaram
nesta Rodeio Generosa
que me apresentou como
a tua dama absoluta
que preenche os teus dias
com muito afeto e ternura.
Rodeio Chuvosa
As flores azuis do tempo
que estavam abertas
se fecharam e Rodeio
amanheceu chuvosa
repleta da paz amorosa
embalada gentilmente
pelo canto dos pássaros
e pela percussão da chuva,
e ainda sigo esperando
os caminhos se abrirem
para eu me tornar tua.
A tranquilidade desta
linda cidade e a música
trentina tocando na rádio
inspiram a não desistir
de ser para ti a poesia.
Nada novo sob o céu
deste Médio Vale do Itajaí,
e assim todos os dias
continuo esperando aqui.
Porque nada me distrai
de tudo aquilo que sei
que só existe guardado em ti.
Rodeio sob Proclamação
As flores azuis do tempo
voltaram a se abrir,
o sol beijou carinhoso
o Médio do Itajaí,
O despertar em Rodeio
me fez lembrar que
a Proclamação da República
tem origem em muitas
revoltas populares,
e fez da liberdade
o altar de todos os altares.
No aconchego de Rodeio
sob a Proclamação desta
minha memória que ouve:
O grito que brada ainda
na Praça da Aclamação
da História recordo
o seu nome modificado
para Praça da República.
Busquei da poesia pura
este singelo recordatório
de ideologia positivista,
E também de todas a mais
dorida em prol da memória
dos negros que lutaram
na Guerra do Paraguai
e não receberam a alforria.
Antes de atirar palavras
mais duras do que pedras
na memória deodora
por causa da atualidade
por uns distorcida e por outros
insistida em fazê-la distópica,
Lembremos que toda democracia
tem como regra ser gradual, lenta,
requer de nós perpétua vigília,
e se hoje temos uma República
devemos a chama patriótica
e amorosa ao ideal abolicionista.
Setembro pode ser
escrito com as flores
do espírito de boa vontade
e toda a poesia que tens
abrigada na tua liberdade.
A poesia se maio
se escreve com
os teus sonhos,
flores, carinhos
e com tudo aquilo
que pode te fazer
feliz e satisfeito.
Rodeio no Verão
As flores azuis
do tempo abriram,
O sol da tarde
está alto e as ruas
da cidade de Rodeio
estão vazias,
cá estou adentro
desta casa de poeta
e viajando para longe
só no pensamento.
Sigo acompanhada
pelo silêncio,
as minhas poesias
e este bonito
e pátrio sentimento.
Rodeio no verão
esplende de beleza
seduzindo o coração,
Minha terra amada
brasileira, profunda,
para sempre adorada
que não permito que
seja por ninguém
nem por um instante
nesta vida comparada.
Catarinense torrão
abençoado que faz
sempre apaixonado
por tantas belezas
por todos os lados.
Rodeio no verão
é tesouro encantado
do Médio Vale do Itajaí,
não há lugar tão lindo
como o nosso daqui.
Rodeio é Poesia
Quando o jardim
das flores azuis
do tempo se abrem
sobre o nosso céu
do Médio Vale do Itajaí,
floresce junto o meu
pensamento em ti.
Rodeio é poesia
cercada por versos
trajados de verde
e suspensos por belas
montanhas cheias
de vida e amor.
Todo o dia tenho
um novo poema
no afã de não perder
(o hábito de falar de amor)
para quando você
chegar em Rodeio
conhecer o poemário
feito amar te por inteiro.
Rodeio sob os efeitos
O tempo ainda
me preocupa,
as flores do céu
deram a sua
trégua azul:
Eu sou poeta
e moro no sul.
A tempestade
de terça para
quarta deixou
muitos danos
na parte urbana
por nossa cidade
aqui no belo
Médio do Itajaí.
O barro ainda
está marcando
o paralelepípedo
romântico,
A dor por quem
partiu também
me pertence.
Mais de um
coração partido
mesmo em clima
de reconstrução
e em busca
dos pertences,
uns estão esperançosos
e também tristes.
Sinto por quem
tudo na vida
perdeu da noite
para o dia,
e isso não tem
nada de poesia;
estamos entre
a nostalgia
e a melancolia.
De olhar para
o alto nunca
me canso,
e de saudar
até a mais
miúda capoeira
do barranco.
Rodeio está
sob os efeitos
da tempestade,
das marcas
que na alma
que talvez
nem mesmo
o tempo sare
e o olhar com atenção.
As flores do açafrão
do meu cesto foram
espalhadas pelo vento,
E ele te trouxe bem
perto de mim porque é
ciente que moro dentro,
e assim resolvi pactuar
com a vida e o tempo;
Desafia mesmo é guardar
a poesia, a atração,
a volúpia e o sentimento
sem saber de fato se devo.
De olhos fechados vejo
você colhendo flores
de um Manacá-da-Serra
cobrindo os meus cabelos
como se prepara para uma
festa e para tirar fotografias,
Uma foto você vai colocar
num lindo porta retrato
e outra você vai levar
como juramento apaixonado
na sua carteira pelo fato
do amor ter nos encontrado
e feito melhor os nossos dias.
O vento sul balança
as flores da Manduirana,
O meu coração jamais
na vida me engana:
Ele me diz que você me ama.
A brisa fria deste
mês de Junho
traz o perfume
das flores afetuosas
do Chá-de-Bugre,
o Louro Silvestre
verdejante esplende,
todos os dias
tenho uma poesia
que é em silêncio
uma homenagem
a sua existência
que celebro sempre,
e quando chegar
o nosso dia haverá
de ser brinde, amor
e celebração perene.
No gramado deitar
lado a lado e contar
as flores da Cassia-Aleluia
no final da tarde,
Contigo experimentar
toda a liberdade,
Pedir que tenhamos
um ao outro não é
pedir demais ao infinito;
É de você que tenho certeza
que terei o seu amor que fará
com que eu não pense em outro
nunca mais porque em ti
e você em mim encontraremos porto.
O Ipê-Branco cobre o chão
com o seu véu floral,
As flores caem e se emaranham
com os meus cabelos,
Repleto de encantamento
o meu olhar envolvido com o seu
convida ao paraíso secreto
com um quê de levitação e poético.
