Poesia ou Texto Amigo Professor
EMANUEL
Conversei com um amigo que não vê a hora de ser pai. Recém-chegados da lua de mel, ele e sua esposa planejam e oram por um bebê. Até já escolheram os nomes, para menino e menina. Calma ! A esposa do meu amigo nem sequer está grávida.
Em 735 a.C. Isaías profetizou para a nação de Judá, que passava por lutas espirituais: " ...a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel " ( v.14 ). Jesus recebeu Seu nome cerca de 730 anos antes do Seu nascimento !
Uma vez, ouvi um professor de estudo bíblico dizer que todas as verdades do Natal podem ser condensadas em apenas duas palavras: " Deus conosco ". No período natalino tendemos a focar nossa atenção no nascimento humano de Cristo. Mas, o foco maior deveria estar em Sua deidade - quem Ele realmente é: " Deus conosco ".
Emanuel significa que não estamos isolados de um Deus que se assenta em algum trono distante. O refrão da popular canção de 1990 de Bette Midler From a Distance ( De Certa Distância ) estava incorreto: Deus não está nos observando " à distância ". Deus está conosco. Emanuel significa que Deus viveu entre nós. Ele era humano e vestia-se como tal.
Quando José e Maria chamaram o seu filho pelo nome, provavelmente sentiram-se atemorizados. Toda vez que Seus pais diziam " Emanuel, " era um lembrete de que Deus estava na casa - literalmente vivendo sob o mesmo teto.
Você está solitário ? Receoso ? Você sentiu que Deus está muito distante, sombriamente observando-o à distância ?
Se for assim, reconheça que a mensagem do Natal é de que você não precisa mais estar solitário. Porque Jesus veio. Emanuel. Deus está com você. - K.T. Sim
Leia: Isaías 7:10-14
...a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel ( v.14 ).
Examine: - Mateus 1:18-25
- João 1:14
- Filipenses 2:6-8
Considere: Pense sobre a realidade de que Deus está conosco. Isso o assusta ou conforta ? Por quê ?
Quando um velho amigo diz que:
- Eu sou dou atenção aos novos amigos
Dou risada, e digo sorrindo
-Meu coração não separa amigos
Por data de validade,
Por credo, raça ou qualidade
Meu coração apenas abriga
Se doa com intensidade
Seleciona com liberdade
Não os abriga por vaidade
Meu coração sabe que a vida é passageira
Que disputa de espaço é besteira
Meu coração é gigantesco
Têm espaço infinito
Não olha se é feio ou bonito
Se é pobre ou rico
Nem qual a sua religião
Ele apenas ama por amar
Acredito que seja a maturidade
Que deu-me essa liberdade
De nem pensar,
Apenas amar por amar.
Para vc amigo(a):
Sua falta é minha fraqueza.
Se eu pudesse voltar pra algum momento em específico,voltaria pra quando passamos boas coisas juntos.
Mas me quebra a maneira que você me esquece.
Como te tenho,e,vivo absolutamente sozinha.
Como só eu pareço precisar e me importar.
Sua inconstância as vezes desperta em mim rancor,e não me importo com quem você é ou quem se tornará.
E só penso em voar pra longe de você,a mesma distância que você está de mim.
Cansei dos meus esforços,cansei do meu amor verdadeiro,cansei de não ter como fugir pra você.
Chorando por não ter nem foto nova com você pra postar.
Para você que é meu amigo de sempre, amigo de todas as horas e qualquer ocasião. Para você que me segue, me acompanha, me trata com carinho e me oferta o seu melhor. Para você que me olha devagar e se identifica com meus versos. Para você que não pede explicações e nem justificativas. Para você que me presenteia com seu sorriso e me acolhe no seu abraço. Para você que chega, você passa e você que fica.
A todos vocês meu carinho e meu bom dia sincero.
Te faço um pedido.
Seja mais que meu ombro amigo,
Declare de vez que é meu seu sorriso,
Sempre me abraçe quando eu me sentir perdido.
Te faço um pedido,
Alto ou baixo, sonhe comigo,
Vença comigo,
Chore comigo,
Sorria comigo
Dançe comigo
Dívida seu corpo comigo,
Viaje comigo,
Viva comigo,
Enfim faça tudo comigo.
Te faço um pedido
Sempre arrume mais tempo pra ficar comigo, mesmo quando for dificil.
Permita ser eu o Homem a dormir e acordar com tem lindo sorriso.
Te faço um pedido?
Quer casar comigo?
V.H.B
Por um fio
Por muito tempo tive um amigo imaginário, as pessoas me viam falando sozinho no meu quarto, mal sabiam eles que era meu melhor amigo que estava ao meu lado.
Até riram de mim e me taxavam de louco, o que não sabia é que a depressão me abraçava de pouco a pouco.
Na maioria das vezes, tiro fotos sorrindo para tentar disfarçar, até evito olhar no espelho, pois quando olho dá vontade de chorar.
No meu aniversário, soprei a vela e fiz um pedido, no silêncio pedi a morte, todos aplaudiram sorrindo.
MEU AMIGO A
SONHOS SÃO IDÉIAS E IMAGENS QUE SE APRESENTAM AO ESPÍRITO DURANTE O SONO.
A :Podes interpretar sonhos?
B : Não, não gosto de os interpretar porque eles não tem nenhum significado. Algumas ceitas relegiosas, bem como aqueis que se intitulam ” profetas”, “apóstolos” que fazem dos sonhos uma grande fonte de nefastos prognósticos e reza que qualquer sonho tem significado e este é interpretável, espirito ou moralmente. Antes da nossa era, homens notáveis e de renome inventaram o oráculo (previsão do futuro ) dos sonhos, mas dado a sua falta de vaçor absoluto, a ciência barrou-lhe o caminho e o homem moderno ignora o seu valor.
O sonho , não é mais do que interpretação de factos vividos durante o dia. Dado a ciência ter provado que o pensamento funciona durante o sono, é lógico que o sonho seja o produto do “devanio do pensamento” de se deixar levar pela imaginação, e é. Assim este não pode possuir um significado importante .
A simples ploriferação de Homens que se gabam de poderem” discodificar “ os sonhos, fazem - no com um simples interesse.
Um doente pode sonhar aparições e martírios. O Homem entusiasmado por uma breve viagem pode sonhar em sítios luxuosos, levando uma vida de senhores abastados. O jovem que descobre a sua amada , pode lhe sonhar vivendo momentos altamente passionais. As constantes preocupações mentais ( pensamentos infortúnios, preocupações da vida) pode originar sonhos diversos, e este bem piores, que nunca desejaria experimentá-las.
A : Julgo ter lhe ouvido dizer que o pensamento funciona durante a noite.
B : Claro que disse, meu caro. Tu, eu, outros e todo o ser humano, funciona lhe o pensamento durante a noite . Ela é como o coeração que a sua paragem dá ruptura à vida. Não repito, mas a primeira prova disso é o sonho. Já reparaste que quando alguém dorme com intensões de acordar às 02:26h, ele desperta antes, depois ou às 02:26h? A que se deveria isso meu caro? Mera conscidência? Não o pensamento funciona durante a noite. Se ele não funcionasse , acordaria às 08:00 h ou nove horas. Os homens nunca saberiam acordar a tempo de poderem trabalhar e seria um total desastre humano. Se um Homem não tivesse algo no organismo que lhe orientasse para tal, ele poderia dormir duas noites sucessivas, podia comer um tambor de alimentos e outro de água, podia defecar, urinar a qualquer momento e horas. Podia pedar sem hipótese de evitar, em fim um total holocausto.
“De referir que é importante dizer que é preciso ter cuidado, porque nem todos os sonhos são dados por Deus. Os sonhos normais são normalmente resultado da mistura das nossas memoria com a nossa imaginação.”
Mais não disse sep 2018
Neurônios apaixonados ( PAIXÃO )
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Venha saber direito com Nilo Deyson.
O que você pensaria se eu te indicasse se entregar totalmente a um estado “hipermotivacional” de demência temporária, com duração média de 12 a 18 meses e com grandes características de obsessão e de compulsão?
É provável que você me processasse, não é mesmo?
E se, ao invés disso, eu te aconselhasse: “Você precisa viver uma grande paixão!” Aposto que você acharia a ideia bem atraente.
Pois bem, você acredita que se trata da mesma recomendação? Incrível, não?
Basta pensar com a consciência.
Deixando de lado toda a aura poética do assunto, o que se passa em nosso cérebro, quando estamos apaixonados, é bem menos romântico do que nos mostram as fábulas e mitos. Tudo começa com a ativação das vias mesolímbicas dopaminérgicas (vias relacionadas ao sistema de recompensa e à memória).
Quando vivemos uma paixão, há um aumento da produção de dopamina (neurotransmissor relacionado à concentração, à motivação e ao prazer). Ao mesmo tempo, há a diminuição da produção de serotonina (neurotransmissor que regula o sono, o humor e o apetite).
Essa verdadeira anarquia química acaba inibindo nossas estruturas pré-frontais, já que são elas que nos ajudam a frear nossos impulsos e desejos.
Diante dessa rápida pincelada na neurociência, podemos entender melhor os “sintomas” de um apaixonado.
Com a superativação do sistema de recompensa e da memória, sentimos profunda felicidade quando nos lembramos do objeto de nossa paixão.
E, essa sensação reforça ainda mais o sistema que acaba entrando em looping.
Ficamos como que embriagados, querendo beber ainda mais dessa paixão.
O aumento da dopamina transforma o ser amado em nosso único foco.
Ficamos obstinados, e a nossa vida passa a concentrar-se apenas nele.
Sentimos muita motivação e, ao mesmo tempo, muita ansiedade.
Trata-se de um estado parecido com o Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Com a queda da serotonina, não dormimos direito, só pensando no ser amado.
Não comemos direito, só pensando no ser amado.
Ficamos mal-humorados, quando estamos longe do ser amado.
Esse quadro nos leva a compreender um pouco a origem latina da palavra paixão: (passio) que significa sofrimento ou o ato de suportar alguma dor.
Como a química da paixão inibe as estruturas pré-frontais, acabamos tomando decisões desnorteadas, como, por exemplo, torrar o salário para contratar um helicóptero que jogue pétalas de rosas no quintal dele/dela; tatuar o nome dele/dela atravessando nosso abdome; fazer uma declaração de amor num programa de televisão ao vivo.
Somos capazes de incorporar o “sem noção”.
Falando desse jeito, parece que a neurociência joga um balde de água fria nas clássicas fantasias sobre a paixão, não é mesmo? Toda a beleza desse sentimento acaba sendo reduzida a reações bioquímicas que vão além de nosso próprio controle.
Eu vou comparar o estado de paixão com o estado de embriaguez.
Em ambas situações, a área pré-frontal do cérebro fica inibida e perdemos (muito ou pouco) a capacidade do bom juízo.
Talvez seja por isso que é tão comum – seja ao apaixonado ou ao embriagado – dar vexames em festas regadas a comes e bebes (gula, luxúria e paixão…).
Então quer dizer que somos vítimas de nossa própria bioquímica??
Vejam com Nilo Deyson, que em alguns estudos dão essa impressão, sim.
Existe a neurofisiologia do medo também!
Tanto a paixão como o medo são fortes emoções, que costumam desencadear todo um processo bioquímico sobre o qual temos pouco controle.
E, talvez não tenhamos tanto controle assim quando somos rebatados pela paixão.
Penso que, por trás de toda essa sofisticada orquestração química, esteja a ideia fixa que a Natureza tem pela sobrevivência e pela reprodução.
O medo estaria para a sobrevivência assim como a paixão estaria para a perpetuação da espécie.
De qualquer forma, sabemos quanto o ser humano tenta driblar as forças da Natureza, não é mesmo?
A tecnologia farmacêutica, por exemplo, está sempre lançando medicamentos capazes de reprogramar nosso cérebro quimicamente, assim como manipular alguns tipos de comportamentos.
Segundo Helen Fisher – professora de antropologia e pesquisadora do comportamento humano na Rutgers University – os antidepressivos podem levar seus usuários a terem dificuldade em se relacionar intimamente com outras pessoas e até mesmo impedi-los de se apaixonarem.
A explicação estaria no fato de que há uma relação inversamente proporcional entre a produção de serotonina e a produção de dopamina.
Como os antidepressivos atuam sobre o aumento da produção da serotonina em nosso cérebro, isso inibiria a produção da dopamina (considerada a química cerebral da paixão).
Puxa, parece que uma forma de esfriar uma paixão é estudá-la neurofisiologicamente, não é mesmo?
Usar ou não os ouvidos da cientificidade para avaliar algumas músicas como as de Maria Bethânia, ou de Roberto Carlos, ou de Chico Buarque pode ser decisivo quanto a ouvir belíssimas letras poéticas ou aturar lamentos de uma dispensável “dor de cotovelo”.
Para fechar a reflexão que eu propus neste texto, eu recomendaria: se o seu cérebro não produz dopamina, não traduza a música No Ordinary Love, pois é um “chororô” só.
Fique apenas com a voz fantástica de Ana Carolina e deixe-se levar pelo arranjo envolvente da melodia.
Ops! Talvez haja um contrassenso nessa minha recomendação, pois a admiração pela voz da cantora e o envolvimento pela melodia da música têm a mesma natureza da paixão!
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Um amigo fala oq vc precisa ouvir, e não aquilo q vc quer ouvir. Chega das pessoas tentarem te ajudar passando a mão na sua cabeça. Não adianta vc ficar se comportando como uma vítima, um coitadinho, coitadinha, uma pessoa confuzinha, não dá mais sabe porque? Porquê isso é jogo do inimigo. Vc começa a colocar os problemas como culpados, vc diz q tudo está dando errado na sua vida, uma confusão e tudo culpa dos outros, vc sempre está com a razão!
Um amigo não vai passar a mão na sua cabeça.. Não! Isso só vai fazer vc continuar sentindo pena de si mesmo remoendo tudo q tem feito vc ficar assim, e essa sensação vai te acompanhar pro resto da vida! É assim q o inimigo quer q vc se sinta, ele domina suas emoções. Muitas pessoas chegam ao fim da vida ou testemunham o fim da vida de alguém importante em seu meio familiar para só então refletirem e chegarem a conclusão de que desperdiçaram o tempo com tanto lixo e besteira. Chega! Olha pra vc! Vc não é melhor do que ninguém, tbm não é inferior a ninguém. Vc é inteligente, capaz, competente. Pare de aceitar q o inimigo controle os seus pensamentos e as suas emoções. Chega! Não faça mais esse jogo! A verdade dói, machuca admitir, ter q se livrar de argumentos e desculpas q a já se apegou e te faz acreditar q a culpa é de qqr um a sua volta, q a culpa não é sua, e vc aponta principalmente aquele amigo q fala oq vc tem q ouvir mas não concorda. Pare de tentar seguir como um titão! De se apegar à desculpas, argumentos, pare de fazer o jogo do inimigo.
Que seja um novo ano, uma nova fase e um novo começo na sua vida. Deus te abençoe.
Vida de cão
Mundo vazio
Lugar de solidão
Eu tenho poucos amigo
Meu filho é um cão
Saio pra passear
Nada fala comigo
Se passa outro por perto
Mais forte fica o latido
Quando Deus criou a terra
Primeiro fez o cachorro
Depois eu criei a coleira
Que prendo no meu pescoço
Nem tempo dá sonhar
Pois tenho que trabalhar
Pra quando o bicho chegar
Levá-lo pra passear
Ah como tanto queria
A vida com alegria
Me leve pra passear
Prometo lato mais forte
Quando um amigo passar.
Amigo é aquele que vive perdoando as nossas falhas,que sabe caminhar ao nosso lado,e jamais fica na frente para a gente tropeçar...
Amigo é aquele que abriga a gente no coração e nos trata como irmão e se preocupa em nós cuidar...
Amigo é anjo que Deus colocou na terra nos momentos de alegria ou de tristeza,para a gente sempre enxergar a vida e sua beleza, apesar de tantas tristezas a nos dizer que tudo passa e sempre vai passar...
Amigo é o céu das nossas vidas,são almas iluminadas que deixam nossa vida mais florida, já sabem o valor de uma grande amizade e o sentido de saber amar.
Ivânia D.Farias
O EGO
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Vamos cuidar do seu interior nesse momento.
Controle seu ego.
Ele é intruso, faz barulho e acaba com a essência da própria existência.
O ego é alimentado pelo seu "eu" condicionado.
É óbvio que muitos gostam dos aplausos nas praças, os elogios, os olhares voltados para si, no entanto, com o tempo isso pode lhe atrapalhar no processo da liberdade.
Essa liberdade é a consciência desapegada das demagogias e do próprio ego.
Ninguém é insubstituível, na realidade, ninguém é nada senão uma poeira cósmica que já já vai partir desse mundo.
O ego gosta de aparecer, gosta de curtidas, visualizações no mundo virtual dos nossos dias.
Aqui, Nilo Deyson lhe trás um conselho e uma reflexão: Não crie expectativas com absolutamente nada nem ninguém, pois você não pode depender do ego para ser feliz, ao contrário, tenha equilíbrio e saiba dominar seus impulsos, aprenda a ser feliz sem cenários, sozinho, pois ainda que esteja cercado de pessoas, você é solitário na essência, dentro de si, pois só existe você aí dentro.
A reflexão é a seguinte: Você já reparou que a maioria das coisas que você vê como verdade, todas foram impostas em você sem você se quer questionar ou investigar? Pois bem, tudo isso é óbvio, é para que haja uma organização em sociedade, porém, de um modo ou de outro, essas mesmas "verdades " fazem parte do seu exterior, e elas logo poderão inflamar seu ego no sentido de lhe colocar como uma pessoa importante na sociedade por você ter em posse muito conhecimento, eis aí a prepotência, arrogância e orgulho se agasalhando no interior do ego. (Muito cuidado). O ego é uma armadilha para lhe roubar a vida e lhe confundir, pois o ângulo que você se enxerga é exterior, entretanto, a sua real natureza se encontra no interior, na consciência despertada, desapegada do "eu" condicionado. Por fim, fica atento, cuidado para não transmitir uma imagem ruim de você, pois ninguém nasce pronto, nós nos fazemos a medida em que buscamos aquilo que temos como prioridade, então nessa busca, à beira do caminho vão ficando visíveis sua condição interior se refletindo no exterior.
Quer encantar as pessoas?
Seja simples, sóbrio, moderado, equilibrado e tenha paciência.
Respeite seu próximo, respeite todas as instituições e autoridades, tenha temor à Deus e seja livre, imparcial, sem apontar nem julgar.
Mantenha a mente livre e em silêncio, na paz intacta sempre presente no agora.
O ego só é vencido se você quiser mudar, pois fora da linguagem tudo é silêncio, para que quando você estiver pronto o mestre dentro de você aparece e você desaparece.
O FIM DO EGO
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Que o nosso Criador; do tal, nos livre!
O Falso Amigo
Nada há pra nós pior que esse estupor;
Por estar entre nós pra nos trair;
Quando um dia virmos dele, o sabor;
Por ter em tal, de nós tanto sentir!
Por tão saber de nós, tal desgraçado;
Tanto nos vai ferir com seu latir;
Por ter um mau latir, tão envenenado;
Que até consegue; o branco, denegrir!
Por isso, haja em nós, enorme cuidado;
Com os Amigos que temos na vida;
Pra mais pequeno ser, nosso sofrer…
No dia em que se afaste o desgraçado;
Pra provocar em nós, tanta ferida;
Por tão grande ele ter, de nós saber.
Com profunda mágoa;
Entregue-se
Fiel são as feridas de um amigo. - Provérbios 27: 6
A frase que soa espiritual “sou responsável apenas por Deus” pode ser uma desculpa sutil para não responder a ninguém, inclusive a Deus!
Charles Colson, um dos assessores mais próximos do presidente Nixon durante o encobrimento de Watergate, tornou-se cristão. Em um artigo intitulado “O problema do poder”, ele escreveu, “os cristãos precisam se responsabilizar mutuamente. Embora eu saiba intelectualmente como sou vulnerável ao orgulho e poder, sou o último a saber quando sucumbir à sua sedução. É por isso que os guardiões solitários são tão perigosos - e por que devemos confiar em irmãos e irmãs de confiança que nos amam o suficiente para nos dizer a verdade ”.
Paulo confrontou Pedro face a face por sua hipocrisia (Gálatas 2: 11-14). Que vergonha para o Peter! Mas ele precisava da repreensão. Pedro sabia de sua ostentação anterior e negação de Cristo que ele não podia confiar em sua própria estimativa de si mesmo.
Todos nós devemos chegar a essa conclusão mais cedo ou mais tarde. Uma maneira de se certificar de que você não é o último a saber quando está pecando é “entregar-se a si mesmo”. Peça a um irmão ou irmã cristão que lhe mostre onde precisa melhorar. Eles podem ajudar a manter você responsável.
Não seja um solitário espiritual. Entregue-se.
Verificação de prestação de contas
Será que nos tornamos imediatamente defensivos quando criticados?
As críticas que damos a outras pessoas são amorosas e úteis?
De que maneiras podemos nos tornar mais responsáveis?
Verdadeiros amigos falam a verdade em amor. Dennis J. DeHaan
O amigo do solitário
Eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. - Gálatas 2:20
Gravado em uma lápide foram palavras que tocaram o coração do autor Max Lucado. O epitáfio não deu as datas de seu nascimento ou morte. Incluía apenas o nome dela, os nomes de seus dois maridos e essa melancólica minibiografia:
Dorme, mas não descansa.
Amamos, mas não foi amado.
Tentou agradar, mas não gostou.
Morreu como ela vivia - sozinha.
Essas palavras podem ser aplicadas às vidas de multidões infelizes de pessoas que se sentem solitárias e não amadas. Eles podem tentar se aproximar e fazer amigos, mas seus melhores esforços geralmente são inúteis.
O evangelho tem uma mensagem para qualquer um de nós que, como aquela mulher, achamos que pertencemos àquela legião frustrada de solitários e não amados. São as boas novas sobre o amigo que se importou o suficiente para morrer como nosso substituto na cruz. É sobre o amigo que ama cada um de nós com um amor que nunca pode ser alienado, que fica mais perto do que um irmão e que nos entende completamente.
Esse amigo é Jesus Cristo. Quando, com fé, estendemos a mão e seguramos sua mão estendida e perfurada pelo prego, somos tomados pelo amor que nunca nos deixará ir.
Você pediu a Jesus para ser seu amigo?
Embora as amizades humanas às vezes falhem, a amizade de Cristo sempre prevalecerá. Vernon Grounds
Purge Out The Poison
Não deixe o sol se pôr em sua ira. - Efésios 4:26
Meu amigo e eu estávamos no estacionamento de um restaurante onde acabáramos de almoçar. Enquanto estávamos discutindo os danos que um espírito amargo pode causar, ele pegou seu Novo Testamento e solenemente leu Hebreus 12:15 para mim: “Olhando com cuidado. . . para que nenhuma raiz de amargura brote, causa confusão, e por isso muitos se contaminam.
Nas seis longas décadas desde nossa conversa, a triste verdade dessa advertência foi repetidamente verificada por minhas experiências no ministério pastoral. A amargura é um veneno e, se não for expurgada pela oração, confissão e perdão, causa grande dano emocional e destrói relacionamentos. Um pequeno rancor que se espalha pode se tornar uma malignidade devastadora da alma. É por isso que o conselho em Hebreus deve ser cuidadosamente atendido.
Você tem se mantido firme na lembrança de algum insulto, algum evento, alguma crítica? Como Paulo colocou em Efésios 4:26, “Não deixe o sol se pôr em sua ira”. Tome as medidas apropriadas para resolver o problema imediatamente.
Guardar rancor envenena nossa vida espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, vamos erradicar qualquer amargura agora. É incrível como nossa vida será alegre quando permitimos que Deus purgar o veneno da amargura.
Pensando nisso
O que devemos fazer quando alguém peca
contra nós? (Lucas 17: 3-4) De acordo com Jesus,
quantas vezes devemos perdoar? (Mt 18: 21-22)
Para se livrar das ervas daninhas, desenterre as raízes amargas. Vernon Grounds
O melhor amigo
A minha boca falará o louvor do Senhor. - Salmo 145: 21
Todos nós precisamos de um amigo - alguém a quem possamos recorrer, conversar e até mesmo nos apegar, se necessário. Às vezes amigos são membros da família. Às vezes são colegas de trabalho, colegas de escola ou vizinhos. Quando você tem um amigo, você sabe que é amado e os dias parecem mais brilhantes.
Mas nem todo mundo tem um amigo. Muitas pessoas passam a vida com o sentimento de que ninguém se importa de maneira especial com elas. É um sentimento solitário e assustador.
Para alguém assim - e, na verdade, para todos nós - deixe-me sugerir o melhor amigo. Ele é o Senhor Deus, Aquele que, muito mais do que qualquer conhecido humano, pode atender às nossas necessidades mais profundas de companheirismo.
Quando consideramos tudo o que Deus faz por nós, é óbvio que Ele é nosso maior amigo. No Salmo 145, lemos que Deus apóia todos os que caem e levanta todos os que estão abatidos (v.14). Ele dá comida no devido tempo e satisfaz o desejo de todos os seres vivos (v.15-16). Deus é justo em todos os seus caminhos e gracioso em todas as suas obras (v.17). O Pai está perto de todos os que O invocam na verdade (v.18). Ele cumpre o desejo, ouve o clamor e salva aqueles que O temem (v.19). E Ele preserva todos os que O amam (v.20).
Deus é o amigo final. Você pode depender dele.
Nós temos um amigo que nunca vai sair,
que está mais perto do que um irmão;
Ele está lá para atender nossas necessidades mais profundas,
Para confortar como nenhum outro. —Sesper
Só Deus pode preencher o vazio no coração humano. Dave Branon
Um amigo verdadeiro
Um amigo ama em todos os momentos, e um irmão nasceu para a adversidade .. - Provérbios 17:17
Eu tenho um amigo chamado Nelson. Trabalhamos juntos, brincamos juntos, choramos juntos e geralmente rimos juntos. Nossa amizade continua crescendo.
Recentemente Nelson disse que queria que eu conduzisse seu funeral se ele morresse antes de mim. Eu disse: “Aguarde esse pedido por alguns anos. Eu posso desapontá-lo, e você pode mudar de idéia. ”“ Ah, não ”, ele brincou,“ isso não vai acontecer. Você não pode me desapontar mais do que você já tem.
Demos boas risadas, mas comecei a refletir sobre o comentário dele. Não é isso que significa ser um amigo verdadeiro - conhecer o lado decepcionante da vida de uma pessoa e continuar a aceitá-lo? Salomão descreveu tal amigo como alguém que “fica mais próximo do que um irmão”, aquele que “ama em todos os momentos” (Provérbios 18:24; 17:17). Todos nós precisamos de alguém assim em nossas vidas.
Jesus quer ser esse tipo de amigo para nós. Quando admitimos nossa desobediência pecaminosa, pedimos o Seu perdão e nos submetemos a Ele, Ele se torna nosso Salvador e Amigo. Porque Ele tomou a penalidade de nossos pecados sobre si mesmo na cruz, nada que tenhamos feito, ou venhamos a fazer, O afastará.
Jesus é um amigo que você não pode se dar ao luxo de ficar sem. Ele é seu amigo?
Temos um amigo que fica ao nosso lado,
que está mais perto do que um irmão;
E mesmo que Ele conheça nossas falhas,
Seu amor é como nenhum outro. —Sesper
Cristo é o amigo mais verdadeiro que você pode ter. Dennis J. DeHaan
Amigo ou inimigo?
Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhe ordenar. - João 15:14
Dick Sheppard serviu como capelão no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Uma noite ele estava deitado na densa escuridão da terra de ninguém quando ouviu passos se aproximando. Incapaz de ver quem poderia ser, ele ficou tentado a gritar: "Amigo ou inimigo?"
Anos depois, em outra noite escura em sua terra natal, Dick lembrou-se daquela experiência enquanto olhava para o céu e se perguntava sobre o Deus do universo. Mais uma vez ele sentiu vontade de gritar: "Amigo ou inimigo?"
Muitas vezes, na escuridão de algumas provações desconcertantes, incapazes de discernir os propósitos de Deus, somos tentados a questionar Sua bondade. Alguns até se perguntam se existe um Deus; e se existe, se Ele se importa conosco.
Nós, que cremos na Bíblia, sabemos que o Criador todo-poderoso e eterno revelou-se como um Pai amoroso e que Ele infinitamente se importa conosco. E através do Seu Filho, Ele mostrou ser amigo dos pecadores (Mateus 11:19). Quando, com fé, alguém aceita o sacrifício expiatório de Jesus pelo pecado, essa pessoa recebe a promessa de que nunca será abandonado por Deus (Hb 13: 5). Que privilégio saber em nosso momento mais sombrio quando clamamos: “Amigo ou inimigo?” Jesus responde: “Eu sou seu amigo sempre presente!”
Amizade com Jesus,
comunhão divina;
Oh que abençoada e doce comunhão -
Jesus é um amigo meu. —Ludgate
Se Cristo é seu amigo, você não precisa temer. Vernon Grounds
NOSSA HERANÇA
Herança do
Senhor são os filhos...
—Salmo 127:3
Um amigo meu recentemente escreveu: “Se morrêssemos amanhã a empresa para a qual trabalhamos nos substituiria em questão de dias. Mas a família que deixaríamos para trás sentiria a nossa perda pelo resto de suas vidas. Então, porque investimos tanto em nosso trabalho e tão pouco na vida dos nossos filhos?”
Porque algumas vezes nos exaurimos acordando cedo e dormindo tarde, “comer o pão que penosamente granjeastes” (Salmo 127:1-2), nos ocupamos para deixar nossa marca no mundo e negligenciamos o único investimento relevante, que está acima de qualquer outra coisa — nossos filhos?
Salomão declarou: “Herança do Senhor são os filhos…” — um legado inestimável que Ele nos deixou. “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade” (Salmo 127:4) é a sua espantosa comparação. Nada merece mais do nosso tempo e energia.
Não há necessidade de “comer o pão que penosamente granjeastes” trabalhando dia e noite, declarou o sábio Salomão, pois o Senhor cuida de nós (Salmo 127:2). Podemos arranjar tempo para os nossos filhos e confiar que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades físicas. Sejam nossos próprios filhos ou aqueles que discipulamos, eles são o nosso legado eterno — um investimento do qual jamais nos arrependeremos. —DHR
O tempo investido com os filhos
é um sábio investimento. David H. Roper
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
