Poesia ou Texto Amigo Professor

Cerca de 22782 frases e pensamentos: Poesia ou Texto Amigo Professor

"Ninguém é tão ignorante, que não possa ensinar...Ninguém é tão sabio, que não possa aprender."
Quero seguir sendo aluno, até o fim de meus dias aqui na terra, assim aproveitarei cada dia para aprender mais um pouco.
Quando me tornar professor, deixarei de aprender, pois ja terei chegado ao "auge da inteligencia da sabedoria."
Mas se esta vida é um aprendizado para chegar a perfeição, como posso crer eu q sou professor?
Se ja sou professor, q ainda faço aki na terra, ja sou "perfeito"?
Se sou perfeito devo estar no céu pois la está quem realmente é perfeito, mas se sigo aki, o q aconteceu fui esquecido, ou somente sou perfeito, professor em minha mente.
Abre os olhos e os ouvidos raça e viboras, o tempo esta chegando!

By C.R.F.

Inserida por Jaguar

Meu pequeno relato...

Em meu primeiro dia de aula encontrei um grande abraço que com o passar do tempo, tornou-se um laço. Este laço tem um nome, e este nome tem valor a qual o chamo de professor, que com o seu abraço a minha mão segurou, levando-me ao encantamento das letrinhas do saber, eram tão pequenininhas que eu não sabia o que dizer. Mas com a minha primeira professora Maria Tavares, senti a enorme grandeza do aprender, e a sede do saber.

Palavra do dia: Gratidão.

Inserida por IvaneideHenrique

Re - nascimento
Hoje pensei no que poderia dizer a respeito desse dia que tão logo se aproxima e não achei palavras para expressar.

O pensamento em minha mente se perde em meio a tantas coisas, tantos sonhos, tantos acontecimentos... foram 365 dias até que aqui chegamos novamente como se o primeiro dia fosse.

Certa vez lendo um livro, nele dizia que o aniversário de certo povo não se conta pelos dias, anos ou meses e sim pelo amadurecimento que cada um vai tendo no decorrer da vida.

No judaísmo, o aniversário ensina o conceito de renascer. Não importa como as coisas transcorreram ontem, ou ano passado, temos sempre a capacidade de tentar de novo.

Já a Bíblia não fala nada sobre aniversário, mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante.

Então, o que comemorar? O nascimento? Renascimento? O aprendizado? Uma nova oportunidade? O que se pode comemorar?

Tantas coisas se passaram nesses dias, tanta Gente que entrou em minha vida e saiu tão rápido que nem pude verificar suas qualidades ou seus erros.
Vejo que nossa vida é como um trem. Cada estação que passa é um período que te faz lembrar da estação de onde saiu (sua origem) e que te faz avançar para a estação que se segue (seu destino) e em cada estação que passa, pessoas embarcam (entram) e desembarcam (saem) do trem. Mas, acontece que algumas pessoas descem com o trem em movimento e sem chegar na estação. Simplesmente pulam do trem e lhe deixam sem saber o que fazer.

Bom, não temos tempo a perder. E novamente o trem vai partir para uma nova estação, onde levará consigo lembranças e sonhos pelos trilhos da boa vontade. E novamente iremos chegar à próxima estação, onde outras pessoas embarcarão e outras desembarcarão, mas espero que sempre ao que desembarcar, ainda que haja trepidações, sacolejos e balanços no trilhar do trem, que leva a boa lembrança e saudades de ter participado dessa viagem e compartilhado momentos únicos.

Inserida por alexandrechagas

EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR

O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.

Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.

Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.

A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.

(18/08/16)

Inserida por SamaraSantanaCamara

Abril vermelho



Vejo o mar agitado se abrir
e a multidão em polvorosa ir em direção à costa

vejo ondas cada vez mais altas
e a rebentação cada vez mais forte

vejo professores em todo território nacional
rebelados e rebelando-se contra o sistema
ao meio dia
à meia noite
a todo tempo

vejo punhos se cerrarem
e a malta se unir nas ruas

não vejo a inércia de antes
vejo sangue, dor, lágrimas
vejo esperança, força, garra

prevejo mudanças profundas
oriundas dessa tormenta
vejo o povo retomando o controle
promovendo revoluções em série

vejo o povo nas ruas de mãos dadas com a Educação
e a marcha diária de ocupação nas praças e palácios dos governos
somando um, dois, três milhões...

Ainda não consigo enxergar o fim dessa peleja
mas vejo nitidamente o início de tudo isso
vejo acontecer em tempo real revoluções por minuto.

Inserida por JotaW

Carreira singular

Nasceste com a missão de ensinar
Uma dádiva do nosso Criador
Escolheste essa carreira singular
Que baita orgulho! Tu és professor!

O médico, o advogado, o cientista
Todos eles já passaram por ti
Sob qualquer ponto de vista
Não é por nada que estás aqui

Enfrentas dificuldades diárias
Nos quatro cantos da sala
Desde as séries primárias
Trazes conhecimento na mala

Tu me motivaste a pensar
Sem ti, o que eu saberia?
Para sempre irei lembrar
Mestre, a mim tu és alegria!

Inserida por PensadorRS

⁠Quanta luta que se abraça
Na educação que liberta,
Que oferece porta aberta
Na linda lição que grassa.
É pela fé que arregaça
As mangas, com tanto amor
Neste pacto regedor
De sentido insofismável,
Por conduta elogiável,
Meus parabéns, professor.

Por ser mestre incontestável
Nos gestos do dia a dia
Por toda luz que irradia
De maneira indubitável.
Pela fonte inesgotável
Frequentemente ao dispor
No modo libertador
De ensino tão respeitável,
Por conduta elogiável,
Meus parabéns, professor.

Pela ação de qualidade
Nos mais que incontáveis gestos
Ou desejos manifestos
De tamanha intensidade,
Por notável imensidade
De caráter benfeitor
Deste ser transformador
Certamente admirável,
Por conduta elogiável,
Meus parabéns, professor!

Inserida por MARCONIaraujo

⁠Teia invisível

Em seu altar de livros e esperanças,
A mestra urdia, com mãos pacientes,
Uma teia feita de longas tranças,
Ligando almas a mundos diferentes.
Seus gestos eram como suaves brisas,
Que moldam dunas sem deixar sinal.
E suas palavras, em curvas precisas,
Desenhavam rotas num mapa ancestral.
Os alunos partiam em várias direções,
Com sonhos que ela ajudou a nutrir.
No Brasil profundo ou em novas nações,
Levavam seus ecos, prontos a florir.
Cada encontro era um fio entrelaçado,
Que o tempo cuidava de esticar além.
Mesmo longe, o elo jamais apagado
Resistia ao sopro dos dias que vêm.
A mestra sabia que a sala vazia
Guardava histórias que não têm final.
Pois o saber plantado um dia
Flui como rios num curso imortal.
E assim, sem alarde, deixou sua marca,
Com passos firmes, mas quase sem som.
Uma cátedra viva que nunca se apaga,
E nos corações ressoa como um dom.

Inserida por MariadaPenhaBoina

⁠Tem profissional que começa e não faz nada
Dá as caras, cria um blog e é aplaudido
já eu, tenho me esforçado e evoluído
pra poder liderar pessoas fortes.
Se quiserem, depois da minha morte.
Professor com a minha perfeição
Só tirando o meu corpo do caixão
pra clonar ou fazer segunda via
Deus me fez professor porque sabia
que não ia passar decepção.

Inserida por jorgetomas

Só pensando: eu aprendi na escola que a gente se levanta quando a diretora entra na sala; eu aprendi que é feio o preconceito; eu aprendi a escutar os mais velhos e que, se é pra frente que se anda, aprendi que sem retrovisor o motorista não segue em frente.
Mesmo sabendo disso eu errei inúmeras vezes.
Hoje, a isso tudo, dou o nome de respeito.
Mas eu sou uma pessoa de sorte:
Tive bons professores.

Inserida por Waninharaujo

Aproveite o melhor de cada pessoa que cruza sua vida, todas elas te ensinarão uma importante missão. Alguns te ensinarão com palavras, alguns com ações, outros te ensinarão como não ser, um exemplo claro de tudo que não deve ser seguido. Cada pessoa carrega uma gama de qualidades e defeitos, cabe a você aprender com o melhor ou o pior de cada um.

⁠Não sei se já tiveram a mesma sensação que eu, mas, de tanto ouvir nos discursos dos políticos "Prometo lutar... A luta continua...", me vejo dentro de um campo de batalha ou num ringue. Só não consegui identificar até agora quem é o inimigo ou adversário! Os próprios políticos?

Inserida por carlos_dourado

⁠Arrisco dizer que, ao querer dar sentido a todas as coisas e fatos, o ser humano revela que tudo, coisas e fatos, está ao alcance do seu intelecto, o que não é verdade. Sim, não entender o sentido de certas coisas não significa que essas não tenham sentido, mas que isso foge à capacidade do entendimento humano.

Inserida por carlos_dourado

⁠A Graça Preveniente não só restringe o pecado nos homens, mas conduz todos os homens a um ponto salvável. Ele pode, por esta graça, escolher mais graça para a salvação, ou ele pode rejeitar a graça. Assim, a salvação é "pela graça através da fé", e todo o plano é o dom de Deus.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Não consigo entender porque, com a existência de tantas pessoas influentes e com poder aquisitivo para tal, ainda não encabeçaram uma campanha para que o povo do Brasil seja apenas conhecido como brasileiro e brasileira, como cidadão e cidadã, dispensando tantos termos, muitas vezes ininteligíveis.

Inserida por carlos_dourado

⁠Iludidos estão aqueles que acham que a Inteligência Artificial é solução para uma sociedade que está caminhando para um nível de burrice absoluta, sem leitura, sem vocabulário suficiente. Para que a IA seja eficiente é preciso que se faça perguntas e provocações inteligentes. Do contrário, tornar-se-á BR - Burrice Real.

Inserida por carlos_dourado

⁠Creio que a humanidade precisa urgentemente de um Reset Social. Ou então teremos que criar uma cartilha para quando olharmos para alguém consultar essa cartilha para saber como chamá-lo, correndo ainda o sério risco de ofender. Então, não é mais adequado recomeçar tudo, principalmente a nos denominarmos Humanos e Humanas, Cidadãos e Cidadãs somente?

Inserida por carlos_dourado

⁠A democracia sempre favorece a escolha dos piores por apresentarem as melhores propostas, embora falsas e inobserváveis, na terra em que os eleitores têm baixo grau de discernimento. Os melhores, dotados de bom senso e responsabilidade, são prejudicados por se recusarem a contrariar seus princípios morais e éticos.

Inserida por carlos_dourado

⁠As mudanças na legislação brasileira podem ser comparadas àqueles casos em que, com o caminhão carregado com todas as tralhas, para-se na porta de um imóvel para descarregar, mas antes que isso aconteça, o proprietário resolve desistir da locação e o locatário precisa sair em busca de um novo imóvel. Ou seja, nem dá tempo de descarregar e já precisa buscar novo endereço. Vide o Novo Ensino Médio!

Inserida por carlos_dourado

⁠Chegará o dia em que a cúpula da educação brasileira irá entender que, para incluir do lado dos estudantes também é necessário incluir do lado da escola? Ou a mentalidade é de que, quem cuida de formigas também sabe cuidar de elefantes? Para a saúde, médicos; para a justiça, profissionais do direito; para a segurança, polícia; para o mundo inteiro com sua complexidade, professores.

Inserida por carlos_dourado

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp