Poesia de Destino
Alegrias.
.
Abri minha janela e um sorriso
De quem vê nela o meu destino.
Como d’antes eu a vi...
Eu sempre ali
No brilho farto de um sorriso.
.
Teus olhos não me buscam
E nem mais tenho o que lhe dei
Nos caminhos largos do teu riso,
Mas não destoa em mim
As cores vivas de quem vive
Um instante desse brilho.
.
O sonho é sempre um sonho
De uma alma adormecida
Que não perde a companhia...
Um viva a vida de alegrias já vivida
Que traga nela mais um dia.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Perdidos
.
Quis o destino que nos fosse assim,
Eu pra você e você sem mim...
Fosse a nós dois esse amor
Que só quis a mim,
Eu me encontraria em ti
Como moras em mim...
.
Aqui dentro
Eu me dou inteiro a você,
Fora do teu coração
Eu sou peregrino
Nessa terra
Que se chama solidão...
.
Mas o vento que toca teu corpo
É o mesmo suspiro
Que te me entregas
Os amores perdidos...
Sou todo teu
Nos teus sonhos bem vindos.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Compararia...
.
O tempo não desbota
As cores bem traçadas do destino,
Quando o amor dá os contornos do caminho
De quem não anda mais sozinho.
.
A amada que ontem eu amei,
Eu amo agora muito mais...
A amada que eu amo,
Mais e mais eu amarei...
.
A que eu à compararia...
O teu suave perfume,
Em muito excede
A flagrância lá das flores
Que perfumam as campinas.
.
Sua beleza exuberante
É renovada a cada dia,
No encanto da aurora
Que anuncia as estações...
.
Se nela eu vesse o brilho
Que irradia o astro rei,
Não seria assim tão belo
Quanto o brilho em seu olhar...
.
A que eu à compararia...
Eu à compararia
Ao amor que em mim aflora,
E não se finda a transbordar.
.
A que eu à compararia...
Compararia ao vento que não vejo,
E me envolve num gracejo
Prisioneiro dos seus beijos.
.
A que eu à compararia...
A compararia a um sorriso,
Que não se esgota
Em um gesto de carinho,
Mas se eterniza em emoção.
.
A que eu à compararia...
Se ela é assim tão única
E que me faz tão bem,
Amada como é
Pra ser amor eterno em mim.
.
Quanto a mim,
Sem ela eu me comparo...
A quem se perde no caminho
Em largos passos de um menino,
Que descobre não saber andar sozinho.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Alma Almada
.
Mude a vida a história
Antes dita como não,
Risque os traços do destino
Imperfeitos de ilusão
Alma amada com paixão...
.
Dela eu fui,
A ela eu serei...
.
Cada dia um novo dia
Onde encontro o meu perdão.
Não tenho os traços do destino
Como um conto de emoção,
Estendo a ela meus caminhos
Imerso de paixão...
Ção, te chamarei de Ção.
Alma minha amada com paixão
Onde está meu coração.
.
Semente posta ao chão
Imolando ao coração
Levedado de emoção...
Volta e meia penso nela
Alma viva de paixão.
.
Edney Valentim Araújo
Leva-me
Aonde você vai?
Leva-me contigo!...
Não importa o caminho
Desde que o destino seja o teu amor por mim.
Eu te acompanho.
Serei teu companheiro...
Você será a primeira e a única a quem eu darei meu coração.
Quero estar com você,
E se deixar, eu caminharei com você,
Seguiremos juntos para onde o amor nos levar.
Aonde você vai?
Já que levou meu coração
Leva também o meu amor.
Edney Valentim Araújo
O teu destino
Siga o seu caminho
Sem esquecer que eu existo
Nesse amor que em mim ficou.
Não deixe lembranças,
Seja presente em meu coração
Pra que eu me oponha à solidão.
Se lembrares do passado
E hoje me encontrares em teus pensamentos,
A tua frente eu estarei de braços abertos.
Cumpra o teu destino
Até que possa me entregar teu coração,
O meu futuro se fará em tuas mãos.
Edney Valentim Araújo
É melhor fazer o que quer e viver sem arrependimentos, porque no fim da vida (o destino de todos) ter vivido de satisfazer os outros pode não ser o que você realmente gostaria de ter feito.
Dessa vida só levamos o que a alma evolui e ela evolui pelas experiências que temos, pelas emoções que sentimos, pelas pessoas que amamos e pelas pessoas que nos importam.
Se é pra morrermos um dia, que antes tenhamos vivido!
Desesperança
Se o destino da vida te tirou a esperança, saiba que a desesperança não faz parte do seu destino, quem se precipita a desistir esquece da vida, mácula a alma com medo e dissabor e não dá chance sequer para o Redentor em mudar a história do destino que um dia a vida tirou.
Pobre criatura desalmada, se recrie nas veredas da vida e ponha em si um coração forte, pronto para mudar a sua história, tenha fé,lute contra a desesperança pois ela não alcança a mudança, ao contrário, só traz dor e repugnância e apaga de vez a esperança, aquela mesmo que um dia o grande mestre ensinou.
Agora desperte para a sua nova vida, voe e alcance lugares que jamais almejou, se recrie e volte ao mundo, para o lugar de onde sempre desejou, e seja aquela pessoa que vai testemunhar e mostrar como a fé e esperança pode fazer a vida mudar.
Atila Negri
DEIXA IR
Tem momentos na vida que o destino fala mas alto do que a nossa vontade e o nosso querer. Queremos muito algo em nossa vida mas nunca chega, e o dia que chega vai embora , demorou mais do que quando chegou, que loucura é o destino e a vida.
Agora que ta saindo, deixa ir...
Se não soube se manter, deixa ir...
Se não sabe cuidar, deixa ir...
Deixa ir , deixa ir....
Não se lamente, chore, sofra mas deixa ir ...
Porque a teoria é lógica , se esta indo e porque não tinha como ficar, ou nem era para chegar, porque para ficar tem que haver o maior dos sentimos : amor...
Se nao tem amor, deixa ir...
É simples assim
Ela só quer voar
Ela só quer voar
sem destino para pousar
sem limites para percorrer
simplesmente viver
Ela ama a liberdade
Já foi muito presa
Já teve muita tristeza
Mas agora se encontrou de verdade
Ela aprendeu a se amar
Só faz o que quer
Só fica com quem quer estar
Só vai para onde quiser
Ela vive em paz
Curte seus momentos
Para tudo, se sente capaz
E todo dia renova seus sentimentos
Ela ainda acredita no amor
Mas de uma forma diferente
Num amor tranquilo, sem dor
E sempre sabe separar o que sente!
Ela sonha com a felicidade
Mas com os pés fincados ao chão
Contempla toda simplicidade
O que alegra muito seu coração.
Ela não espera nada
Porque faz acontecer
A ilusão nela, não faz morada
Porque é na realidade que ela crê
Ela só quer voar
Porque ama a liberdade
Só pousa onde quer ficar
E sempre acredita na felicidade!
PEREGRINAÇÃO
Ele...
Ontem, ao cair da noite
Saiu do mundo sem destino
Nem lua, só ele num afoite
Para beber tempos de menino.
Saltou caminhos, subiu montes
E relembrou visões fantasmagóricas
E sons de corujas a beber nas fontes
Das suas memórias pitagóricas.
Cansado, sentou-se numa pedra
Que teimosamente ali estava
Desde os tempos da sua medra
Como marco da sua vida brava.
Viu e chorou o casebre onde nasceu
E o espetro das casas das avós eternas
No vazio de já não ver o céu
Dos tempos de um ontem que morreu.
Meteu pernas de volta, mas não sozinho
Levava então com ele para casa
Naquele breve e longo caminho
Os lugares e rostos dos idos em brasa.
(Carlos de Castro, in Argoncilhe, 21-06-2022)
O CÃO QUE CANTAVA ÓPERA
Eu já tive um cão
Baixinho como eu que o sou
No destino e na pernada,
Que cantava ópera farsada
Sempre que eu dizia ao serão
Versos de dor a uma fada.
A ópera do meu cão, uivava
Numa voz tão pura de fina
Como alguma jamais encontrada
Em cantares de gente canina.
Tinha um não sei quê de magia
Saída pelos foles da garganta,
Sim, porque um cão triste canta
E encanta
No silêncio da noite vazia.
Um dia de sábado pela manhã fria
O meu cão de ópera já não operou...
Estava rígido, teso, na alcofa
Que ele tinha, meu Deus, tão fofa!...
Nem se despediu de mim
O companheiro amado...
Ele acabou o seu fado
E eu, sozinho assim
Não voltarei a dizer poemas
Porque dão azar e penas!
(Carlos De Castro, in Igreja de Argoncilhe, 22-06-2022)
PRAGAS E MAUS OLHADOS
Rude destino
Este que só me deixou
Desde menino
Ser o que sou
Sem ser o que queria:
Ator de ganha pão,
Cantor,
Escritor,
Poeta maldito,
Sonhador proscrito,
Padre,
Frade,
Na madre
Mãe do meu grito.
Maldito destino,
Espírito atroz,
Sem letra nem hino,
Demoníaco,
Algoz,
Cardíaco!
Maldita praga
Aziaga,
Me rogaram!
Aterrador olhar me deitaram
Logo à nascença,
Ou talvez até quando espreitaram
A barriga de minha mãe,
Quando como uma prensa
Começou a inchar
A crescer,
A medrar...
(Carlos De Castro, in Poesia num País Sem Censura, em 28-07-2022)
CRUEL DESTINO
Pedem-me amor
E eu não sei o que isso é;
Porque nunca o tive ao pé
De mim.
Assim,
Não sei se ele é dor
Ou prazer do início ao fim.
Pedem-me poemas
E eu não sei o que isso é;
Porque, malditas as minhas penas:
Poemas, será gente de fé?
Não quero nada,
Porque nada sei dar
Desde menino,
A não ser meu cruel destino
De querer amar
No já,
A quem nada me dá.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 08-11-2022)
Você entrou em meu caminho
Junto comigo, prometeu trilhar
Pelo seu egocentrismo, seu destino já escolhido.
Certamente comigo não mais andará.
Traços do destino de tempo marcado, mente pensante, deitado no sofá, a estrela da regulação homeostática supervisionado pelo córtex e o hipotálamo comanda beber água e ir ao banheiro. Olha para o relógio, confere as horas, minutos e os segundos, seguindo o destino, tudo cronometrado, monta na bicicleta, segue na preferência em alta velocidade, aproxima-se de um caminhão e sai um bêbado empurrando uma bicicleta, colidem de fronte, olho roxo e supercílio aberto, marcas do destino.
Fábio Alves Borges
Se por acaso
O acaso existisse
Não seria o caso
De fazer caso
Com o destino
E te conhecer
E por mero acaso
O destino acontecer
No compasso do coração, sigo meu destino, Buscando na vida um novo hino.Mas não me prendo, em cada esquina, um novo entendimento se acende.
Cléber Novais.
No vazio da noite, corpos se encontram sem destino,
Em abraços fugazes, sem compromisso ou direção.
Prazer efêmero, paixão passageira,
Mas no coração, uma ausência inteira.
Provérbios 14:12 (NVI):
" Há caminho que parece certo ao homem,
mas ao final conduz à morte."
Sem propósito verdadeiro, é como folha ao vento,
Sem rumo certo, perdido no tempo.
Pois o amor verdadeiro é mais que desejo,
É compromisso, é conexão que eleva e deixa ensejo.
No vazio de almas que não se encontram,
Sobram só lembranças que o tempo afrontam.
Busque mais que prazer momentâneo,
Encontre o coração que seja seu complemento.
Pois o sexo sem propósito é como água em cesto furado,
Não satisfaz, deixa um vazio cansado.
Que o amor seja o laço que une os corações,
E a vida se encha de verdadeiras paixões.
Corrente da Felicidade
Saiba tudo, em poucas palavras, sobre as estrelas e seu destino.
Entenda o Iluminismo mais puro, cujos pensadores nos tiraram das trevas com o mundo racional, lógico e tudo mais acima de nossa cabeça aos pés na Terra, assim como no Céu e o subsolo, solo ou Infinito no Universo pequeno, sem precisar ler nem ir à Universidade!
O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem.
Agora ficou fácil ver o Mundo, seja à noite ou de dia, com a luz que vem da estrela iluminar nosso caminho pleno de pedras, pedaço dela do tamanho de cada um.
Está explicado?
Passe esta mensagem adiante à dez amigos, para fazer o dia e a noite dele ou dela mais alegre e feliz e evitar que uma caia na sua cabeça e a abra literalmente a mente embotada.
Feliz dia da consciência e inconsciência Humana e do espectro da bestialidade que assola o Mundo.
Racionais do mundo uni-vos, nós não temos nada a perder exceto os grilhões da nossa liberdade e da sabedoria, porque o que te preocupa, te escraviza.
