Poemas Reflexivos
Quem ler bons livros
tem a grande oportunidade
de descobrir tesouros inestimáveis
para o intelecto humano.
Descobertas… Invenções…
Por todo o descobrir, já existir;
Só em nós, tal acontecer se dá!...
Daí, tudo o que seja um descobrir;
Tão só ser, demonstrar o que já há.
Por isso, é tão importante o seu ver;
Por ir dar pra espalhar por todos nós;
Esse ver, que no nosso conhecer;
Entrou, para fluir por nossa voz!
Oxalá, comece a haver o bom senso;
De só coisas boas, pra nós trazermos;
Desse tanto descobrir, que ainda há cá!...
Para que a má destruição, em que eu tão penso;
Por do tal cuidar, tão de nós abstermos;
Ser o inverter do que em tal, de bom há.
Com Carinho;
Liberdade
Engajada em descobrir o que significa essa “tal liberdade” que nos livra e nos aprisiona
Livrando-nos de pensamentos ardilosos do achar que temos “donos”
Mas aprisionados por abraços recheados de carinho por quem queremos livremente estar presentes
Esse medo súbito de achar que estar com alguém é ser refém dele
Esquecendo que somos livres para escolher com quem queremos estar
Liberdade é trocar pensamentos sem querer que o outro pense igual a você
Se amarrar em alguém por querer, sem esperar que ele faça o mesmo
Liberdade é ser livre para fazer o que quisermos
Desde que não prejudique o outro
A imaginação é livre, solta, voa em qualquer pensamento disperso ou não
Mas martela quando nos prendemos a imaginação da saudade
Ahh liberdade!! Por onde posso caminhar livremente sem ter que me prender?
Se não me prendo em um caminho, livre estou para descobrir outro
Não me importa se há perigos já que livremente escolho
A liberdade é o que me persegue ou eu a persigo por sempre querer ser livre?
Aprisionada em querer ser e não em estar
A liberdade é uma questão de escolha, então por que se aprisionar?
Bom é o que já somos na essência (é só uma questão de descobrir), Mau é o que pensamos que somos (o ego) ...
Kairo Nunes 17/07/2018
Robôs
Espero que não seja tarde
O dia em que a humanidade descobrir
Que máquinas não fazem flor
E robôs jamais escreverão poemas
Trovador
Alegrou-se meu coração
ao descobrir minha vocação.
Encontrei em mim um poeta
em você a inspiração.
A ti dediquei poemas de amor
e outros de saudação,
arranquei muitos sorrisos seus
nos momentos de solidão.
Descobrir um novo mundo
através das frases bem escritas
compus os melhores poemas
com as letras mais bonitas.
Ranascer (jhonnysant)
Em busca do viver,
E a cada passo renascer,
É necessário descobrir e se conhecer,
Vencer é transparecer a razão da sua existência,
Respeitar e compreender o estado de cada consciência,
Ter fé é buscar a libertação,
Plena de corpo alma em sintonia com o coração.
-Poeta sem sucesso-
Escrito por: Jhonysant (Poetasemsucesso)
Livros para quê?
Talvez para descobrir
O interior do Brasil
Viajando com Guimarães,
Sob um céu de anil.
Para quem gosta de contos,
Ricardo é boa opção,
Dá vida a mundos incríveis
Sempre com muita emoção.
Porém se queres saber,
De nossos antepassados,
Conheça Os Sertões
Por Cunha imortalizado.
Analisando o bicho homem,
Bandeira põe-se a desvendar
As falhas deste sistema,
Que o deixa a desejar...
Caso ainda não entenda,
Para que é preciso tê-los?
Com ele Freire ensina:
Melhor compreendermo-nos.
Compreender nossos instintos,
A nossa sociedade...
Valorizar este país lindo,
Que clama por responsabilidade.
É tão sublime este sentir
Alimentado pelo contínuo descobrir
Da magia do teu olhar
Mergulho num mar de loucura
Que aporta em porto seguro de ternura
Sorrindo espera a doçura
Para te poder embalar
Sussurro-te ao ouvido "Invade-me!"
A alma e o coração
O corpo e a razão
Enche-me da tua essência
Cerca-me com a tua presença
Enleia-me com o teu charme
Espalha em mim as carícias
Que em labirinto escondem delícias
Que me deixam sempre sem jeito
E como tenho dito:
És meu aconchego !
Um dia quero olhar com seus olhos
E sentir seu coraçao por dentro
Descobrir se o mesmo sentimento
É o que nos laça
Amar, que deixou de ser palavra
Para virar seu rosto
Pintado e esculpido pela noite
Dentro do meu ex-coraçao sem apetite
SEU SORRISO.
Mesmo que eu tentasse,
Descobrir o que quer dizer...
Seu sorriso.
Jamais conseguiria decifrar,
Cada beleza do seu sorriso...
Que vier me encontrar.
Seu sorriso para mim,
É como o brilho do olhar...
O brilho do seu sorriso a me guiar.
Seu sorriso é tão belo,
Que eu não sei explicar...
A beleza do seu sorriso,
É a luz do meu olhar.
SE DEUS QUISER
Fácil descobrir, Difícil de aceitar,
O que ficou em mim, e o que ainda vai ficar.
Se Deus quiser, aprenderei amar do seu jeito,
Se Deus quiser, te guardarei no meu peito,
Para juntos nos reconquistar, com o mesmo olhar,
Se Deus quiser.
O que aprendi contigo,
E o que ainda vou aprender,
Amar alguém assim
Como eu amo você.
Incomparável o teu amor,
Insuportável a minha dor,
De ver a distância nos separar,
E a doce esperança de um dia
poder te amar, se Deus quiser.
Tolo amor.
Este sentimento que não pude controlar
Descobrir tão de repente que era amor
Só não sabia como eu iria te contar
Se meu coração já temia a essa dor.
A este sentimento resolvi me declarar
Mesmo sabendo que seria um tormento
Sentimento este que não conseguia guardar
Queria que soubesse o que sentia aqui dentro
Saibas que tu es para mim como o ar
O ar que respiro e qual eu necessito
Minha desilusão foi tê-lo sem poder tocar
Meu coração teimoso resolveu esperar
Na certeza de que sem esse amor não existo
Tenho a esperança em seus braços me encontrar.
Oque você escolheria?
.
Nunca saberás oque perdeu, pois nunca se dará a chance de descobrir a verdade por trás da ilusão que tem. Algo que te faz achar que tudo oque faz e o correto e o desejável. Deram a um garoto a chance de escolha, ele poderia escolher entre ganhar um pai é a uma mãe, ou dar a todos os amigos dele, uma família, um lar. O garoto sorriu é perguntou: Se eu der aos meus amigos uma família é um lar, eles vão ser felizes? E o rapaz lhe respondeu sorrindo: Sim, eles serão. E o garoto disse: Então dê a eles tudo, pois eles são meus amigos é eu posso me sacrificar para ver, eles felizes...
Desigualdade sobre a terra,
Mas igualdade sob ela!
Pior é descobrir que o céu
Que você comprou,
É de graça para todos!
MISTÉRIO
Um mistério que trago dentro em mim
Ajuda-me, minh'alma a descobrir...
É um mistério de sonho e de luar,
Dia e noite após dia e Noite
Que ora me faz chorar, ora sorrir!
Viemos tanto tempo tão amigos!
E sem que o teu olhar puro toldasse
A pureza da minha vida quieta
E sem que um beijo ...
As nossas bocas rubras desfolhasse!
Mas um dia, uma tarde...
houve um fulgor,
Um olhar que brilhou...
e mansamente...
Ai, dize ó meu encanto, meu amor coisas a me calar
Por absoluta ausência de resposta,
Pelo menos imediata ou mediata
Porque foi que somente nessa tarde ?
Você pediu tão carinhosamente
Não peça assim com jeitinho
Fascinante como em tão pouco tempo você aprendeu a aprender como me entender?
Nos olhamos assim tão docemente ...
Diga-se de passagem foram olhos do coração que conseguiram ver melhor que a própria retina do teu globo ocular.
Ah foi sim um argumento fatal
Num grande olhar d'amor verdadeiro e da quase provável hipótese de uma partida minha ou sua...
Ressentirmos a tal da saudade
Aquela da qual eu ja conheci bem a dor!
E continua o mistério que trago dentro de mim ,
Ajuda minh'ama a descobrir
O mundo me fez descobrir que:
Sorrir não significa felicidade.
Que vivemos sozinhos no meio da multidão.
pois, as pessoas preferem a solidão...
Que dizer "eu te amo" nem sempre é verdadeiro.
Pessoas se negam a viver por inteiro
preferem ser metades.
A palavra verdade está ficando esquecida
pois, alguns vivem somente de mentiras.
O Amor está perdendo significado .
Atitudes não tem demonstrado caráter.
Tudo o que temos são perguntas...cujas respostas
somente o tempo trará.
Se pudesse... talvez nem pudesse me impulsionar em suas historias.
E descobrir que o começo não se baseia no fim e muito menos no meio.
Ah... ficar pensando nisso, pode enlouquecer... com este simples dilema.
Não posso culpar o que não lembro. Não posso deixar que historias de falsas fontes, me dirão o que esta ocorrendo com o hoje. Se ele não sabe, isto já sabemos. Agora dar credito ao qual criatura não tem o senso. É irreal.
Ter a dimensão de pensamentos em um fluxo paradoxismo e com uma disposição mais elevada me faz crer, em uma realidade totalmente absurda e plena. Aquele que dúvida e ironiza de nosso pensar, nada mais é do que um descontente consigo mesmo. É um mero critico que não sabe nem o que é bom, quanto dirá algo que seja negativo, apenas se for de sua forma de pensar negativado. Não crente no que é capaz e sendo assim descapacitado, ele continua a viver... A inverdade pode existir de acordo com seus surtos, durante seus dias e até mesmo a qualquer momento, que discorde de sua ilusão. Sempre joga seus erros e suas culpas no outro e com isso passa a maior parte do seu tempo, sem respeito consigo e intrigado com os outros. Espezinha o que desconhece, mas é incapaz de apreender. Esta virtude este paciente tem, ele é incapaz de muita coisa. Nossa. Ele é incapaz de ser sincero consigo mesmo. E quando é. Só olha para as coisas feias e o lado negativo. Embora ache que esta fazendo tudo positivo. E até se ache positivo. Mas ele só coloca um incenso e músicas com letras de positividade.
Nada mais.
É infeliz por não ter o que desbravar em seus próximos anos, e desconhece o discreto e o coerente.
Ele é meu melhor amigo, porquê tive pena durante muito tempo. Mas cansei de ter pena. Ainda mais quando não merece.
Psicanalise Clinicando - Paulo Boaventura - 28/11/2015
