O cotidiano atribulado dos dias de hoje muitas vezes não deixa espaço para olharmos para nós mesmos, para observarmos as nossas próprias ações e entendermos os nossos sentimentos. Conhecer a si mesmo pode ser um grande desafio.

Mas a vida moderna também nos oferece diversas pistas para o autoconhecimento. Por vezes em situações inusitadas, mas que tem tudo a ver com o tempo em que vivemos. Significativas reflexões estão espalhadas por todos os meios de comunicação. Se estivermos atentos, podemos extrair grandes aprendizados não só das palavras de grandes filósofos e mentores espirituais como também de livros infantis, cientistas, poetas, empreendedores e, até mesmo, blockbusters.

Tendo isto em mente, separamos 10 frases incríveis que podem ajudar você a refletir sobre quem você é:

1. Como você vê o mundo?

“Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos”. Anais Nin

O entendimento de cada um sobre os acontecimentos que vive condiz com a sua visão de mundo. Você já reparou que, nas histórias de suspense, para qualquer mistério ser resolvido os detetives precisam ouvir todos os envolvidos? A verdade é um conjunto de versões. A sua versão vai sempre refletir a sua essência.

2. Você e o meio.
Eu sou eu e a minha circunstância

Onde estiver no mundo, independentemente de qual for a sua situação familiar ou de trabalho, você viverá sempre uma combinação da sua essência interior e o ambiente em que está. Tudo o que você fizer para melhorar o meio em que vive será benéfico para os outros e para você mesmo.

3. Qual a realidade que você quer viver?

Lembre-se sempre, o seu foco determina a sua realidade.

Yoda

Você pode sonhar o quanto quiser, mas somente verá os seus sonhos acontecer se tomar atitudes focadas para realizá-los. A determinação é uma grande aliada neste processo. Não desista!

4. Deixar fluir pode ser a resposta!

“Largue-se e você será muito mais do que jamais sonhou ser”. Janis Joplin

Mas também é importante perceber que todos precisam de momentos de leveza. Os sonhos fluem melhor quando se está relaxado. Ser flexível para atingir os objetivos pode ser o melhor caminho. Como você acha melhor chegar em um mesmo ponto? Como um trator a derrubar tudo pelo caminho ou como o curso da água de um belo rio?

5. Errar é humano.

Às vezes, quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações.

Steve Jobs

Aceitar que a vida não é feita só de acertos e vitórias é fundamental para qualquer pessoa. Deixar de pôr as suas ideias em prática por medo de falhar também não ajuda ninguém. Há muito aprendizado nos erros, o segredo está em assumi-los, observá-los e mudar o que precisa para buscar ter sucesso na sua empreitada, quantas vezes for necessário.

6. O que você quer fazer com a sua vida?

“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida”. Sandra Carey

O conhecimento dá as ferramentas necessárias para se melhorar de vida. Usar estas ferramentas é essencial para o desenvolvimento e crescimento de qualquer indivíduo. Ter o discernimento para usá-las da maneira mais favorável, tirando o melhor proveito possível é a grande jornada.

7. Olhe ao seu redor...

Você é responsável por aquilo que cativa.

Antoine De Saint-Exupéry

Você não escolhe quem vai gostar de você, mas você pode sempre escolher como vai tratar as pessoas de que gostam de você. O que você prefere? Hostilidade, descaso e raiva ou amor, fraternidade e respeito? Como você trata as pessoas? Como você gostaria de ser tratado?

8. Não seja uma vítima das circunstâncias.

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

Jean-Paul Sartre

O que os outros fazem ou deixam de fazer é da responsabilidade deles próprios. Ter a autonomia e a clareza de separar as ações alheias de si próprio é engrandecedor. As pessoas normalmente não vão agir pensando se você vai gostar ou não das atitudes delas. O mérito está em como cada um reage às ações alheias e o que tira de proveitoso durante este processo.

9. Deixe a luz entrar!

“A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz”. Alvo Dumbledore

Não importa o quão difícil possa ser a situação que você está passando, há sempre espaço para a esperança e alento. O dia nasce para todos, e como é belo o nascer do dia! Se permita ver a beleza nos pequenos detalhes do seu dia a dia, no som dos pássaros ou em um “bom dia” dado com um sorriso. Se estiver disposto, terá sempre lugar para a luz em seu coração.

10. Ilumine-se!

Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado.

Lao-Tsé

É muito mais fácil observar e avaliar a atitude das outras pessoas. Quando se está de fora, pode-se enxergar emoções e intenções com uma distância segura. Quem consegue se auto-avaliar, aceitar as suas fraquezas e mudar o que incomoda no seu próprio comportamento, será sempre mais forte e terá vantagem sobre aqueles que desconhecem a si mesmos.

O caminho para o autoconhecimento pode ser bastante árduo. Mas se você admitir para si mesmo que não se conhece o suficiente e quer se compreender melhor, já deu o primeiro e mais importante passo.