Poemas de Reflexão

Cerca de 256759 poemas de Reflexão

⁠#BALANÇO

Sou uma criança insegura...
Que às vezes anda de balanço...
Se eu caio, eu levanto...
Rindo não me canso...

Não sei o que esperar, e nem me importo...
Preciso acontecer...
Hoje sei que isso é...

Vivo um dia de cada vez...
Feliz sempre quero ser...
Mas fica por saber...
Tudo isso é...
Saber viver...

É proibido chorar sem aprender...
Proibido é não rir dos problemas...
Não transformar sonhos em realidade...
É proibido não ser você...

Cada um tem seu caminho...
A sua sorte...
Não, não sou gentil só para que se lembrem de mim...

Por céus e mares eu andei..
Estou indo...
Em meu balanço...
Outra vez...

Sandro Paschoal Nogueira

www.facebook.com/conservatoria.poemas

⁠Peguei o balanço
Sentei e comecei
A se balançar
Senti o vento do rosto
E o friozinho gostoso no corpo
E com a velocidade do balançar
Pensei que ia começar a pensar
Mas percebi que
O balanço deixava minha
Alma calma e vazia
Como ela precisava
E assim continuei a balançar
Pra lá e pra cá
E alma foi se esvaziando
Dos estresses da vida
Enfim a paz que meu ser necessitava

Inserida por RosaV

⁠Seus tornozelos doloridos,
Um repuxão, devido à queda do balanço.
Mas surgia um novo dia,
Ela enrolou seu lenço no pescoço,

Inserida por michelfm

Iguais ao balanço do mar,

- o tempo há de nos

aproximar.

Busco por teu amor

Com a firme sabedoria

do tempo,

E na esperança de fazer

que o teu olhar

enxergue a luz

e a minh'alma serena:

Sou mulher,

mar de rosas

e amor,

Queira me

levar contigo

por aonde for.

À minha maneira

carrego a força

Dos poetas no exílio

que têm no amor

o vero farol:

converse mais comigo

como quem anda

de mãos dadas

Na beira do mar...

Talvez eu esteja

te pedindo demais...

Querendo o teu amor

- estou à procura

do teu cais;


- quero receber

o teu amor como

As flores recebem

o carinho do sol.



A tua atenção é

como uma estrela

No céu a brilhar,

- o brilho é tão esplêndido,

Que reflete no mar.

Assim o meu

coração fica

por ti a cintilar.

O meu silêncio

é proposital,

- é sentimental pelo teu

- barulho -

Quero que você se interesse

Por mim mesmo sem nenhum

- orgulho -

Estou aqui a te esperar.

Espero por você

da mesma forma

que um navio fica

aguardando

pelo passageiro

embarcar...

Esta sou eu

a te esperar,

Quero fazer

do teu amor: o meu mar.



Para volveres

os teus olhos,

- intencionalmente, silenciei.

Queres tu o meu amor?

O meu coração

é misterioso,

- o coração é um oceano...

Não adianta eu

te explicar;

Quando o tempo der

o sinal e alumiar,

Tenho fé que você

há de se atentar!

Amar com a liberdade

de um peixe

Nadando no mar

- não será demais -

Fazer do teu corpo

a rota para alcançar

- o mar do teu amor -

que hei de não

mais largar;

- e que sempre

encontrarei mais

um e outros motivos

para amar e navegar;

- o teu amor é o meu mar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Em noite de lua namorada,

Vamos namorar dentro do mar,

No balanço de amar,

Vamos mais do que nos amar...



Em noite de lua prateada,

De mãos dadas,

No ritmo do coração,

Vamos tremer de alegria cativada...



Em noite de lua namorada,

Caminharemos sob a luz prateada,

Vestidos do nosso balanço,

Vamos de mãos dadas...



Em noite de lua prateada,

De mãos enlaçadas,

A lua platinando os nossos beijos,

E as nossas almas apaixonadas

- extasiadas -

E um tanto enamoradas...



Experimentando o teu corpo,

A mais doce das especiarias,

Que não se encontra nas Índias,

A lua acentuando o meu corpo,

Que agora é todo seu...,

Serei um véu cintilante - extasiante...



Vertendo nos olhos a luz da lua prateada,

Serei a tua amante, a tua namorada,

Refletindo no corpo a cintilante lua enamorada,

E me derramando na paz desse amor irial

- lirial -

E inteiramente celestial...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sob as luzes da Via Láctea
e o balanço do vento,
Trago a esperança, o transe
e o elevado sentimento.

Raiz de Orquídea Fantasma,
unida as danças em procissão
do bosque e anunciação,
Ostentando o milagre amor
do amor em mística cavalgação.

Ser para ti e tê-lo em mim
com entrega e sedução,
Por convicção florescer
com amor cúmplice na tua mão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A percussão do sino
dos ventos de Ágata
ainda toca o coração,
O balanço do sino
lembra muitas vezes
a poesia existência
suspensa pelos fios
que nos sustentam,
nos unem, guiam
e fazem encontrar
a razão, o amor e o destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Margarida das dunas

Com o mesmo balanço
da Margarida das dunas
assim sou poetisa do Sul,
Minh'alma tem tudo e mais
um pouco de Amazônia Azul,
Te coloco na minha paz
e você me retribui com a sua,
Entendemos o bem que isso faz.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Das Caboclinhas
eu sou a favorita,
Sou feita de balanço
e de muita poesia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Tarde ensolarada à beira mar

E ritmada ao modo do vento,

No ir e vir do balanço do mar

Como o teu jeito manso,

A tua voz de suave encanto,

O teu riso aberto, sincero;

Trazendo a tua voz presente

Anunciando contente:

- a nossa reaproximação!



Os pássaros são anjos inteiros

De plumas adornados,

Cantores da anunciação,

Saudando o tempo e a distância;

Pela incapacidade de desfazerem

Uma verdadeira paixão.



Os divinos cantores

De asas abertas,

São ainda mais lindos

Anunciando a liberdade,

Que só o amor pode trazer

A verdadeira salvação.



Os sentimentos não se dissociam,

Amor e paixão tem uma fórmula

- secreta -

A nós foi nos dada à missão:

De sermos boticários da anunciação

De uma mística que Deus secreta.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O verde dos teus olhos esparramados

No balanço das ondas do balneário,

O Sol brinda o amanhecer enternecido

No limite do amor ainda desconhecido;

O amor flechou, e fez dois apaixonados.



O teu lugar ao meu lado está reservado

Na rede para ver o tempo passar...

Há um amor para nos entreter,

E uma doçura para compartilhar.



O mar escreveu o nosso destino,

Traçou a poesia nas areias,

Porque com arte escrevo o que sinto;

Semeio flores no nosso caminho.



Porque a arte explica tudo:

o amor, a saudades e o afastamento

Para viver de dor e de alento;

E de puro entendimento de não tê-lo aqui,

Bem junto de mim neste momento.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Tenho o balanço das amendoeiras

(mãos extremamente macias),

Tempo para escrever poesias

(tenho muito o quê cultivar),

Tempo para ventar versos...,

(para espalhar o meu perfume)

E no teu íntimo penetrar.



Valsa em mim, não durma!

Balançam as amendoeiras,

Lá no meio da rua...,

Assim sendo infinitamente - tua,

Um acorde iluminado pela Lua

Ciente de que és o Sol e regente,

Das orquestras das orquídeas

Dos afetos sem perfídias,

Valsa em mim porque me toca

Algo mui sublime que plantaste

De tal forma que hoje rio à toa.



Tenho tempo porque tenho,

Tempo e o balanço

das amendoeiras,

O que há em mim,

tem tempo para tudo;

Tenho no pulso

O relógio do amor,

Para mim, o amor não passa

E não muda - nunca!



Brisa tão mansa,

Como a infância,

Doce esperança,

Mística cândida,

Sublime poética

De ser trigueira

E madrugadeira

Que balança

Como uma amendoeira.


A minha extravagância

Tão atemporal,

A minha loucura

Tão celestial,

Nascem do desafio

Tal como o vento

Cortante,

No oceano

A desafiá-lo,

Sou um mistério

Inteiro;

Nascido para te desatinar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sob a benção absoluta
da aurora vespertina
e do balanço sublime
da Bougainvillea rosa claro
escrevo os meus Versos Intimistas
para te deixar todo apaixonado,
e quem sabe conseguir
ter você comigo lado ao lado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Fascinante balanço
da Maple Tree nos braços
amorosos da ventania
enfeitando o chão as folhas

O quê não é passageiro
em nós mantemos vivos
dentro a todo momento
florescendo sentimentos

Continuamos a nossa
História escrevendo
com amor e devotamento

Estaremos em algum momento
numa rota que está sendo
escrita com a tinta do tempo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando o balanço
das palmeiras de Açaí
fizerem o acalanto
sou eu que estarei
o seu coração ocupando,
E assim você descobrirá
de vez que está me amando.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Apreciar o balanço
das Macaíbas,
colocar o descanso
sob o céu austral,
e serena caminhar.

Permitir a tempo
parar e colher
uma Zínia a teus pés,
e entrecruzar olhar,
para ler o quê
tens para revelar.

Confiar no Universo,
da colheita fazer
um amável doce,
e decifrar sem pressa
o quê nos trouxe.

Não se preocupar
com os cânones
receitas prontas
ou ligar as pontas,
deixar livre o agir
do que está porvir.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cabeçudos com os seus
frutos amadurecendo,
Eu danço como o balanço
do cantante vento,
Penso em você
a todo momento.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Na frente daquela casa eu via,
As arvores que faziam sombra,
A velha cadeira de balanço que assobia.
Ali naquela velha choupana todos riam
Parece que toda a paz formava sua energia.
Dali irrompia alegria,
Formavam uma só harmonia.
Ali era um lar,
Ali era uma nostalgia.
Dali emergiria humanos,
Na sua acolhida embalava a vida.
Olho no olho,
Respeito e afeto,
Simples Acolhida.

Inserida por jose_netto_1

Pra que a gente possa um dia
Sentar-se na cadeira de balanço
E Num final de tarde
Olhar pela última vez
Pra dentro de si mesmo
E dormitar
Até que a morte venha
E nos acorde delicadamente
Pela primeira vez
Perceber que a vida passou
Não fica quase nada
Pouca coisa além que relações de afeto
Isso apenas nos indica
de que sempre
Alguma coisa vem
Mesmo que não fique quase nada
Fica o pó de giz, que flutuava à luz do Sol
Fica a Lousa apagada no final da aula
A bicicleta quebrada, lá no fundo do quintal
Que igual à vida
Foi ficando pra outro dia
Fica a lembrança
de um nome escrito na calçada
Quando o cimento permitia ainda
O Primeiro dia de trabalho
Aposentadoria
A condução que chacoalhava
A notícia boa que não vinha
Tinha também a ruim
Fica a culpa
Que toda desculpa despejava em mim
Os abraços que nos demos
Os laços de amizade e de amor
Só não fica nenhuma dor
Conforme a cadeira balançou
Ela se foi
Pois não pôde ser dividida
A arte da vida ensina
Que sempre existe alguma coisa
A jamais ser repartida em dois
Termina quando a gente sabe
e aprende
Que há sempre algo
Que ao nosso saber não cabe
E um dia qualquer
Pode ser a qualquer hora do dia
Será sempre o final daquela tarde
Quando o tempo finalmente nos alcança
A cadeira balança uma última vez.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Eu não quero viver longe de você. Digo, viver sem falar contigo, sem saber como foi o seu dia, o que você fez, como está se sentindo. Até porque, longe fisicamente de você eu já estou.