Poemas de Janela
Desejos do meu Eu
Abro a janela e vejo que faz tanto tempo. Hoje eu choro, sofro, me decepciono tão fácil. Mais comigo também ficaram os momentos bons, e até hoje carrego aqui... Tudo o que eu vivi me serve de exemplo; Tento tirar proveito de todas as minhas experiências, agradáveis e desagradáveis. Faço de tudo para que nenhuma passe despercebida nessa minha auto estrada.
Quero que nos intervalos da vida eu possa aprender coisas novas, desfrutar de vários ensinamentos, ver do que eu sou capaz de fazer sozinha. Mostrar a minha personalidade, valores e meu caráter a todos que me cercam. Mudar no que preciso, acrescentar o que me falta, enfim, viver como eu achar que vou conseguir ser feliz.
MINHAS SAUDADES
Eu já namorei jogando pedras
Na janela de minha amada.
E recitava Castro Alves,
Para chamar a atenção dela,
Mostrando-me um revolucionário
Um contra-ponto, nas ordens do dia.
Eu já namorei empunhando um violão,
Dando-me em segundo plano,
Pois ela prestava atenção
Mais as canções do que a mim.
Tempo, tempo, aonde vamos nós?
Tu apressado, nós correndo,
Pra onde?
Hoje eu tenho o meu amor,
Mas por mim ainda andava vagando
Nas ruas seguras da minha cabeça.
Ainda chorava, escrevia cartas
Com caneta tinteiro.
Ainda levava ao meu amor um cacho de jasmim,
E não saia te seguindo, tempo,
Me segurava abraçado ao peitoril da casa dela
Quando visse apenas uma ameaça de vento.
E ficava por lá, contando estórias,
Ouvindo os pássaros nas matas,
A começar pela madrugada
Quando devagarinho voltava pra casa
Como o coração cheinho de esperança.
É INUTIL
É inútil ficar esperando,
A vida passar, pela janela e, te entregar,
A felicidade pela porta.
Ele olhava pela janela.
Podia sentir a tristeza que a saudade trazia dela.
O vento que soprava parecia falar...
O que avia restado era fechar os olhos e com ela sonhar.
A janela continua aberta
A brisa noturna do verão,soprando,soprando
A bandeja com a xícara de café quente
Melhor ir beber,pois esta se esfriando...
A porta sempre permanecerá entreaberta.
Jogue as flores pela janela, mas sempre guarde o bilhete.
Tire a corda da caixinha de música, mas jamais esqueça a melodia.
Apague as fotos do seu computador, mas preserve a pasta intitulada “Fotos nossas”.
Risque os CDs e quebre os discos, mas mantenha o encarte com a dedicatória.
Troque os móveis de lugar e pinte o quarto, mas a porta permanecerá entreaberta.
As flores murcham, a música termina, as fotos se rasgam, os CDs e discos riscam, os moveis mudam e a tinta desbota, mas a porta sempre permanecerá entreaberta.
Janela
A moça precisa de ajuda pra fechar a janela com suas cortinas brancas, ela não tem mais força pra levantar o vidro nos seus setenta e poucos. E eu nos meus dezoito, não tenho janelas. No fim ela se tranca e eu continuo achando triste que lá não tenha ninguém pra dizer: " Hey, eu ajudo você." Mas se fosse assim, eu teria pena de mim também, não tem alguém aqui pra me pedir ajuda. A vida solitária na cidade grande, com suas sinaleiras confusas, luzinhas coloridas, e moças pra lá de sessenta com seus guardanapos em cima das mesas. E esse texto é só pra dizer, que eu não quero chegar aos oitenta, fechando janelas sozinha.
Tédio
A janela aberta, dia nublado
Livros caídos no chão
Rosto desanimado
Primavera, o mudar da estação
O café
A filha
O tédio
A encheção
A mesma música
Tocando sem parar
Entender, entender e entender
Começar de novo
Escrever, escrever e escrever
E não poder falar
Um palavrão
Ser amável
Obrigada!
(Lailin)
Vou começar uma limpeza; vou pegar tudo que não me serve mais e jogar pela janela. Pra renascer é preciso morrer.
Beijos.
Inverno
"Olho pra janela e vejo essa chuva que não quer passar.
Agora no inverno, nesse frio vazio que mim da, percebo
que não posso viver sem ti amar."
Ludibriado pela leve brisa
Que sopra da minha janela
Que de tão contagiante
Induz a perciana a dançar
Sinto na pele, suaves e macios
Os carinhos dela, fazem-me arrepiar
Sem pudor me entrego
E escuto seus suçurros
Apenas o ar, apenas o ar...
Sonhar é tão lindo.
Abri a janela da vida e vi.
Meus sonhos passarem e pude sorrir.
Agora tranqüilo depois da tormenta, coração em paz, também a cabeça.
Olhar para dentro da alma e ver.
Que a vida é bonita só basta entender.
Que o mundo é complexo, mas também é tranqüilo.
Só basta viver, sonhar é tão lindo...
Agora lá fora pode ate chover.
Agora meus olhos podem ate chover.
Mesmo fazendo quase sem querer eu sei e você sabe o que é melhor pra viver.
Faz frio lá fora, mas o corpo esquenta.
E quando a vontade é grande a alma não é pequena.
Se pensar positivo o caminho é tranqüilo.
Fica tudo tão simples, simples como um sorriso.
A rima revela
O seu nome,
balbuciei ao lhe ver da janela
ao não ouvir me senti numa cela
comigo mesmo travei uma querela
pra gritar e mostrar à favela
Que o seu nome,
por rimar com novela
e canela,
não é Marcela
ou sequer Gabriela
Porque o seu nome,
se inspirou este poema a ela
que escrevi num balcão com Stella
e selei com os pingos da vela,
esqueci de botar o nome dela.
Não importa.
Só por rima o amor se revela.
ALICE
Alice é o futuro que passa em frente à minha janela
Ela é a moça mais linda que eu já vi passar
Com certeza, é a primeira que eu tentei abraçar
Mas ela jamais quis alguma coisa de mim
Ah, Alice! Aquela Alice, Aquela...
Quando tudo parece fugir do alcance da minha mão
Seu canto suave, ao pé do ouvido é capaz de prender
Todo e qualquer mínimo ato de tentar lhe esquecer
Foge de mim e desaparece do meu campo de visão
Ah, Alice! Se você soubesse todo o poder que tem
Passaria de hora em hora debaixo da minha janela
Só para me ouvir dizer que dentre todas és a mais bela
Será a moça mais linda, linda porque me convém
Portanto faço promessa: se um dia eu não a ver
E se outro alguém a convidar para a última dança
Maldita será toda essa história sobre esperança
Que cultivei nessa minha janela
Só para me verem passear com aquela moça
A minha Alice, ah Alice! Aquela...
IRÔNICA LIBERDADE
Preso à janela do trem,
Observo uma paisagem.
Estranha para mim.
Chamo-a, natureza,
Chamamos-la, Deusa.
Entre tanto primitivismo,
Descobri um pouco de vida
Nas pequenas plantas
Que margeiam a estrada,
Por onde passa esse trem.
Há no campo, lá distante
Uma pequena e rústica casa.
Rústica como o que a cerca.
Porém, os ventos sopram,
Carregando um imenso amor,
O amor do mundo todo, para lá...seu lugar
Como eu gostaria de poder ficar...me deixar ficar.
Ficar como ?
Sou um homem da cidade,
Transbordando direitos e deveres,
Imerso em obrigações engravatadas,
Com códigos e posturas...para ir ao banheiro
E ainda chamam-me de livre.
08/03/1975
Vista a fantasia
Passou o ano e é hora de brincar
Carnaval na porta, na janela e no ar.
Palhaços se vestem como se nunca tivessem sido,
Mulheres que dançaram o ano todo,
Sem perceber, se fantasiam em bailarinas.
É hora de brincar apenas com ritmos e cantos repetidos,
Serpentinas rasgam os céus e enforcam tristezas, mágoas e saudades.
Confetes colorem os copos já cheios, logo tragados sem recatos.
Olhares se confundem, beijos são trocados, outros só tocados.
Agora bem juntos já não sabem nem brincar.
Corpos vestidos de pele humana é fantasia barata.
E na sua simplicidade faz mais sucesso que penas de pavão,
Em desfiles, nos concursos, clubes e nas camas.
Entre na brincadeira porque depois tudo vira cinza mesmo.
Retira essa tua máscara de ano inteiro e desfile a fantasia que você é.
Jaak Bosmans 21 -02-09
Senhores do vento
ó senhores do vento
A minha janela tão florida
Não esta mais...
Você passou e as pétalas!
Caíram as terras
Deixando o perfume
Tenho saudade das pétalas juntas,
Olho aterra e as vejo separadas
Ó senhores do vento.
Não estou reclamando,
Só sinto muito
Eu gosto do perfume
Que elas deixaram
Mas tenho tanta saudade...
Dos vasos na janela.
Você fez as malas de manhã
Eu apenas fiquei na janela
E lutei para ter algo a dizer
Quando você se foi na chuva sem fechar a porta
Mas eu não fiquei em seu caminho
Agora eu sinto a sua falta mais do que eu
Senti antes
E agora, onde eu encontrarei conforto, só Deus sabe
Porque você me deixou bem quando eu mais precisava de você
Você me deixou – bem quando eu precisava de você
Agora por quase toda manhã eu fico na janela
E imagino onde você pode estar
Escrevi novas cartas que gostaria de enviar
Se você simplesmente me enviasse uma
Porque eu preciso de você mais do que precisei antes
E agora, onde encontrarei conforto, só Deus sabe
Porque você me deixou quando eu mais precisava de você
É, você me deixou justamente quando eu mais precisava de você
[Você... quando eu mais precisei de você]
Você fez as malas de manhã
Eu apenas fiquei na janela
E lutei para ter algo a dizer
Quando você se foi na chuva sem fechar a porta
Mas eu não fiquei em seu caminho
Agora eu te amo mais do que amei antes
E agora, onde encontrarei conforto, só Deus sabe
Porque você me deixou bem quando eu precisei de você
Você me deixou bem quando eu precisei de você
Oh oh oh, você me deixou bem quando eu precisei de você
SORRISO DE FLOR
Passarinho pousou na janela
E cantou a mais bela canção de amor
A borboleta pousou no meu nariz
E me falou que a caminho estou
De encontrar um grande amor
Amor esse que me mostrou
A flor mais bela
E me encantou
Quando abriu seu sorriso
Logo floresceu
O mais lindo sonho...
De amor
