Poemas de Janela
Olhe para dentro de si
Abra a janela interior
Expulse pensamentos destrutivos
Cure-se
Sorria
Vale apena viver com entusiasmo
Sonhe
Busque novos horizontes
Psicologise-se
A regra é clara; não se tem regra em casa sem porta, sem janela, sem telhado, e sem a existência de um dono.
A saúde mental é a casa, que não se pode viver sem regras.
No meu cárcere, olho e vejo através da janela do meu inconsciente.
Estou muito tempo nesta prisão, e onde encontro-me, perco-me nas curvas da longa estrada.
Meus pés doem muito.
A coluna sente o peso da idade e, nem sempre, permite-me levantar do leito para espiar o que foi feito dos meus sonhos.
Que possamos caprichar
no empenho para ver as pessoas como janela aberta
trazendo cores diferentes para nossa visão
não olharmos como que buscando um espelho...
#11;Cada um escuta, vê, luta da maneira que pode
que sabe, que suporta administrar...
#11;Respeito - aceitação - convivência - paciência e tudo vai dar certo
Janela é uma pequena porta em pensamento,
Abrindo caminho a aventureiros sem destino.
Ver em uma singela janela um percurso,
Caminho incerto para quem o inicia,
Mas, à medida que se percorre, torna-se certo o que há de vir.
Sejam os verdes pastos ou os pedregulhos rochosos,
Cada ser e coisa, pela história construídos,
Mas por que construção? De quê?
Construção é história, é o sanar das dúvidas
Que trancam portas e janelas,
Necessitando, para abri-las, de uma chave
Ou do impulso que leva ao mundo além das janelas e portas.
Assim, ao falar de abertura, como outrora se dizia,
É o acordar de um sono infinito e perpétuo,
Que, imobilizados, não conseguimos agir,
Precisando, para acabar com isso, de um tapa ou um abraço.
É irônico, pois a vida é isso:
Vida é emoção, a unicidade que surge em nós
E a relação com o outro. Portanto,
Abertura é abrir os olhos limpos
Por aqueles que um dia estiveram em nosso lugar.
Ser janela é limpar e voar,
Como um passarinho que, mesmo tardiamente, tende a voar.
Ser janela é esperança,
Mesmo que ao fim não se aproveite.
Ser janela é provocar a construção de novas janelas,
Pois, como dito, janela é porta;
Porta também é janela. Assim,
O mundo de cada indivíduo se torna casa,
De onde podemos sair e entrar,
Pois, se a casa for prisão,
A vida deixará de lembrar de ser
E provocar novas janelas, ser livre e ser felicidade.
Da janela da minha casa vejo meu quintal...
As árvores, as montanhas e o azul do céu que corta seus cumes,
Tudo que está além da minha casa é o meu quintal...
Posso andar, navegar, sobrevoar... basta apenas sonhar...
Da janela da minha casa vejo teu olhar refletido no meu pensamento,
Teus olhos cor de folha de abacateiro...
Mais fácil penetrar na profundeza do mar
Do que entender o silêncio do teu olhar.
Da janela da minha casa contemplo o mundo
Com ar de filósofo...
Da minha janela
Da minha janela acompanho o passar das horas.
Os reflexos do tempo iluminando a alma.
Os dias não são iguais, o céu nunca é o mesmo.
Tão lucida e translucida tu es minha companheira.
Em dias de sol aquece minha alma
Na tarde chuvosa tenho o aconchego do teu reflexo.
Da minha janela sou côncavo, sou convexo.
Sou eu mesmo e o próprio universo.
Passeio na imensidão e me escondo nas nuvens da emoção.
Da minha janela sou o silencio da noite.
E carrego no peito o barulho da imensidão.
Sou leitor, sou poeta, interprete das dores da mente e do coração.
Da minha janela posso voar sem sair do chão.
Pule a minha janela para me surpreender de forma singela
Porém indecentemente, no qual me faça desatinar a minha razão...
Se entregue a mim, sem algemas e nem prisões por que a ti...
Somente o melhor;
Feche os seus olhos e me tenha em seus pensamentos
Pois que em cada palavra minha escrevo um pouco de nós dois;
Permita-me admirar a tua nudez de forma prazerosa;
Venha sonhar junto a mim
E escrevermos juntos a nossa
História com altos e baixos
Que a vida tem a nos oferecer
Quero viver você
E ter uma história de prazer!
Desenho-te em sobra e efeito que mostre sua beleza como ele é;
faço da madeira da janela que arranquei a moldura que protege o quadro que envolve sua linda imagem;
Fiz carvão de seus cabelos e baton de sua boca, das flores que colhi criei seu coração;
Sou toda lágrima que de gota em gota navegou pela janela sem as chuvas de satisfação, que na teoria se escondeu das minhas certezas;
Tudo o que quero é a tua atenção para que eu aprenda a caminhar para ir até ao seu coração e tocá-lo;
Coração eu te entendo e me emociono com tais sentimentos para comigo;
Derradeira lua
às três da manhã
E o adolescente olha
através do vidro da janela
Da toca
FAREJA...
O Universo girando
DESEJA
A Roda!
Sem sono...
Uma fera à espreita!
Esta fera da vida
'Fera Ferida'
...Só quer viver!
Todo dia um poema na janela
Traz o canarinho cantador
Me fala que sonho não tem tamanho
Que o beija flor é tão pequeno
No entanto é grande encantador...
de flor.
e agora aquele ruído se transformava no universo que eu assistia na janela do meu quarto
repleto de um novo mundo que nascia,
mas na verdade, eles sempre estiveram lá,
era eu que nunca os via.
A tempestade vai passar
O sol vai bilhar
A chegada da primavera
Abro a janela
Vejo tudo florescer
Motivações para viver.
Lembrança III
É tarde de outono,
O oceano, da janela do apartamento, se apresenta mais cinzento.
O homem nada todos os dias no mesmo lugar,
Deve ser norma do seu médico, pois água está fria.
Mergulha e, em cada braçada quando,
A cabeça vem à tona para respirar
É você a nadar no meu mar.
Corro à varanda
Fixo bem os olhos para distinguir quem realmente é,
Leva tempo para decifrar.
O cérebro está condicionado
Para enxergar o que desejo
Que deveria além do horizonte estar.
Depois de algumas horas
Com olhos a transmitir ao cérebro a real imagem,
Conscientiza a interpretação,
É outra pessoa a se exercitar e, já caminhando,
Ele sai do meio da nuance preguiçosa da estação.
Achei que seria possível ser você vindo a nado,
Mas você já cá está a nadar em outro mar.
Talvez, mesmo sendo outono,
Seja um mar mais significante e mais brilhante
Que o mar que lhe tenho a ofertar.
Hoje acordei tão sóbrio e feliz
Olhei pela janela do quarto vi o sol que ardia
Cambaleando ainda de sono pus me de pé...
Ao longe ouvi o som de um carro de campanha politica
Porcaria já me estragou o dia
Sera que essa gente não respeita nem um pouco a nossa esperança de um dia lindo e feliz...
Nenê Policia
Acordo tarde, esperando a ressaca do vinho barato, sem vontade de sair da cama. Abro a janela e vejo a cidade cinzenta, cheia de gente apressada e sem rumo.
Mas eu sou diferente, não quero seguir a multidão, prefiro me perder nas ruas sujas e escuras, nas várzeas, encontrando aqueles que a sociedade entende por páreas.
Eu não me importo com as convenções sociais, não me importo com o que os outros pensam de mim.
Entre os bares e becos, eu me encontro, com meus vícios, virtudes e defeitos. Eu confronto a vida e a morte, o amor e o desamor. Eu sou um sobrevivente, um lutador incansável. Eu sou o anti-herói dos desajustados, o rebelde sem causa. Somos todos experimentos, um dia tudo isso acabará, e eu partirei deste mundo sem arrependimentos.
INFÂNCIA PERENE
Quem me dera ter ficado,criança para sempre.
Observaria com cuidado, da janela do tempo, aqueles que seguiriam em frente.
Conduzindo os seus fardos, carregados de pecados de uma vida descontente.
Hó infância perene,de alma pura e de mente.
Desconhecerias as agruras que a vida traz pra gente.
Cícero Marcos
Expressões do olhar.
A janela da alma.
O amor chegou de mansinho, no peitoril do olhar.
E os ólhos disseram tudo o que os lábios não quizeram falar.
Os ólhos são as janelas da alma, onde o amor se faz revelar.
E na cutis reburizada, com vergonha de se expressar;
Vai destruindo tudo por dentro, para simplismente,
deixar o amor falar.
Quem ama não vê defeitos, pois o grande defeito da vida é viver sem amar.
Cícero Marcos
A VIDA PELAS JANELAS DA VIDA.
Da janela da vaidade eu vi a vida,
Disfarçada de verdade iludida.
Vi tudo que a vida dizia me dar.
Da janela da incoerência, eu vi a vida em decadência.
Vi quem tinha a vida em complacência, vendo a vida se acabar.
Da janela da serenidade eu vi a vida de verdade.
E... Vi que a vida é bem mais do que a vida tem para ofertar.
Da janela da vida eu vejo a vida,
Posso decidir em qual janela ficar.
Vaidade, incoerência ou serenidade, sabendo que um dia a vida vai me cobrar.
Autor: Cícero Marcos
