Poemas de Indiferença
A tua indiferença, teu descaso e tua ignorância em referência á tudo que fui pra ti, não me afeta em nada. Pequenos atos e atitudes são insignificantes diante da minha consciência e meu caráter de hombridade.
Confundimos timidez com indiferença. Às vezes, por timidez, frustramos aqueles que querem, mas não tem iniciativa de nos cumprimentar. Esses são tidos como indiferentes, sendo que a atitude era pura timidez, não de arrogância. Mais ainda: que não fosse timidez, que obrigação tem os outros de nos cumprimentar, se podemos tomar a iniciativa?
Não feche os olhos para o mundo. Também não os abra para o nada. A indiferença é uma fenda perigosa implantada nas almas aflitas, nos corações perdidos e na esperança dissipada. Ao invés disso, procure equilíbrio nos sentimentos mais íntimos no teu ser. O amor faz maravilhas em nós e a caridade é uma comunhão com Deus. São ferramentas poderosas, postas pela divindade, para nos servir. Utiliza-os da melhor forma! Agindo assim, teus olhos estarão vivos para o encantamento do mundo e a tua vida será como um bálsamo de bênçãos e glórias.
A indiferença decretará o fim da humanidade. Um ser que se sente superior aos demais seres que habitam a terra, sejam humanos ou animais, certamente está longe do propósito da razão da própria existência. Trata-se de semi-seres com a falsa ilusão de serem semi-deuses, moldados por uma sociedade intelectual e espiritual precária que repetidamente visa produzir cérebros inconsistentes, induzíveis e pueris.
Esquente a cabeça e será movido pela emoção. Esfrie o coração e será controlado pela indiferença. Esfrie a cabeça e será governado pela razão. Esquente o coração e será guiado pelo amor.
As pessoas que são simpáticas na rua e que na convivência tratam os outros com indiferença e com rudeza, são pessoas a não conhecer com profundidade.
Toda vez que morre uma estrela, em algum lugar da terra há um poeta que chora a indiferença das galáxias. E toda vez que morre um poeta, em algum lugar do espaço há uma estrela que chora a indiferença dos humanos.
Indiferença é uma das mortes mais dolorosas da vida. Mortes? Sim, mortes. Tudo morre ao redor da indiferença, amores, amizades... Tudo. Um amor indiferente se torna frio. Esse frio se torna dor. Essa dor se torna escuridão. E essa escuridão logo vira vazio. Uma amizade indiferente se torna incômoda. Esse incômodo se torna saudade dos bons tempos. Essa saudade vira sentimento de perda. Esse sentimento de perda se torna dor, que vira escuridão e logo depois vazio. Vazio, o vazio é o fim. O vazio é o caminho dos indiferentes. Nada. Vazio. Espaço sem coisa alguma que o preencha.
A mais complexa defesa contra o ódio de uma pessoa é a indiferença. Pois você não dará o poder a ela de fazê-lo sentir qualquer coisa que seja.
Sou católico há 68 anos (com intervalos de indiferença) e, depois de tudo o que aprendi a respeito, embora saiba defender perfeitamente o catolicismo contra a militância ateística e contra os inimigos do cristianismo em geral não me considero qualificado para defendê-lo com argumentos teológicos adequados numa polêmica com protestantes. Prefiro deixar isso para quando eu estiver mais crescidinho, e sugiro que meus alunos façam o mesmo.
É tão grave a cultura da indiferença, porque essa nega a humanidade do homem, e, infelizmente, o que deveria ser inadmissível torna-se banal.
Posso fingir que tua indiferença não dói na minha alma,mas nunca vou esquecer como me sinto toda vez que isso acontece!
A Fé Religiosa consiste em uma indiferença aos fatos aliada à obsessão por matérias onde a Lógica é proibida de decidir.
Não é o ódio. O contrário da palavra amor é a indiferença. Em uma sociedade indiferente como a nossa prefiro ser antônimo.
