Ódio e Indiferença

Cerca de 64 frases e pensamentos: Ódio e Indiferença

O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...

Érico Veríssimo
3.6 mil compartilhamentos

O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...

Érico Veríssimo
2.1 mil compartilhamentos

O contrário do Amor

O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.

Martha Medeiros
3.9 mil compartilhamentos

O contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

Martha Medeiros
120 compartilhamentos

O oposto do amor não é nenhum ódio, é a indiferença. O oposto de arte não é a feiura, é a indiferença. O oposto de fé não é nenhuma heresia, é a indiferença. E o oposto da vida não é a morte, é a indiferença.

Elie Wiesel
78 compartilhamentos

Troque o ódio pela indiferença, assim estará dando menos ibope para o que não gosta.

Israel Ziller
63 compartilhamentos

Na vida cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódio, estupidez e indiferença, há de recebê-los de volta em igual medida e proporção. Mas se der atenção, respeito e carinho, há de ver-se cercado de afeto, consideração e amor. Nossas ações determinam o que merecemos receber. No final, a nossa realidade não passa de um reflexo daquilo que oferecemos para aqueles que caminham conosco.

Cleiton Simão da Rosa
87 compartilhamentos

Só se vence o ódio ou a indiferença com o poder da invenção do amor em dar inesperadamente muito mais do que foi perdido.

Desconhecido
21 compartilhamentos

Enquanto o ódio esconde mágoas, a indiferença não tem nada a esconder. É um sentimento franco, explícito e assassino. Saber que alguém simplesmente ignora sua existência faz a lona de seu circo pegar fogo, acabando com seu show.

cidinha marsal

Todos vêem em mim ódio e indiferença, enquanto tudo que mora em mim é o mais puro amor, cada vez que te faço chorar, eu faço minha alma sangrar...

PoetaDaNoite
Inserida por PoetaDaNoite

"Não é o ódio. O contrário da palavra amor é a indiferença. Em uma sociedade indiferente como a nossa prefiro ser antônimo."

Leonardo Pessoa
Inserida por Epifaniasurbanas

No ódio sempre há amor escondido. Na indiferença é indiferente. Melhor amor, talvez ódio, mas, nunca nada.

Swami Paatra Shankara
Inserida por swamipaatrashankara

É ridículo pensar que na mesma intensidade que te odeio eu sou indiferente.

Tamara Insauriaga Bueno
Inserida por TamaraBueno

Odeio quando você me trata indiferente sabendo que sou diferente, porque você me disse isso 5 minutos antes de brigar comigo.

Federico Ezequiel Devito
Inserida por anjoos

Eu odeio as pessoas. Não no geral, tem algumas que eu não odeio, sinto indiferença, e poucas, poucas mesmo eu amo.

Ariel F

Eu odeio a hipocrisia, a arrogância e a indiferença.

T.Vitt Feitosa
Inserida por VittFeitosa

Odeio o seu silêncio por horas intermináveis,
me incomoda a sua indiferença...
Te amo, todos os dias...todos os minutos....
e os segundos seguintes...
cada minuto tem seu nome,
as horas tem seu nome,
os segundos também
tem seu nome.

Sem te ver o tempo não passa
parece uma eternidade.
Então eu tento me programar

para não te magoar,
ficar também em silêncio...
me esconder, e te ignorar.

Invento mil desculpas,
para não te ver, mas
acabo por chamar sua atenção...
Me enganando com mil sorrisos,
mil disfarces..

..

Sonia Solange da Silveira ssolsevilha Poetisa do Cerrado
Inserida por ssolsevilha

Até mesmo o ódio é um sentimento mais nobre que a indiferença.

Allan Caetano Zanetti

A indiferença é a prima educada do desprezo, uma espécie de ódio que não eclodiu.

Charles Canela

O oposto do amor não é o ódio e nem a indiferença, aliás, o amor não tem oposto, é unico.

Gustavo Candido