Coleção pessoal de AndreAnacoreta

1 - 20 do total de 94 pensamentos na coleção de AndreAnacoreta

Os cientistas são pagos pelo sistema para garantir a ordem estabelecida, ou seja, usar somente tecnologias que gerem lucro e o controle. Universidades não produzem pensadores, seu papel é formar serviçais. Quando da academia surge um pensador, não é porque ela tenha vencido, pelo contrário, é a mostra da sua fraqueza e a prova de que a mediocridade pode ser combatida.

André Anacoreta
1 compartilhamento

O burguês utiliza o empregado para fazer o que não quer, o que não pode e o que não precisa: cuidar dos próprios filhos, da própria casa, do próprio jardim. Ele paga para não ter relação afetiva e se vangloria por dar emprego ao pobre. O pobre, coitado, aceita cuidar da família, da empresa, do carro, do corpo do burguês, enquanto sua própria família implora os cuidados do Estado. E o Estado - máquina insensível - está muito ocupado cuidando dos negócios do burguês, para cuidar das necessidades do pobre.

André Anacoreta
1 compartilhamento

EM DEFESA DA FILOSOFIA

É preciso se fazer ouvir as vozes dos que amam a sabedoria, e não contentar-se somente com o eco de suas palavras – que são suficientemente agudos e sutis para causar tempestades. A filosofia é a nação dos que pensam na gruta da solidão, duma solidão povoada, expatriada do grande público; que dá força àqueles que procuram a verdade e duvida com veemência daqueles que dizem a ter encontrado. Os que proferem ter encontrado a verdade, são estrangeiros da nação do pensamento, desconhecem a linguagem própria da filosofia, que é ora caos, ora luz. Sempre deserto, sempre vasto e silencioso, mas também iluminado e encantado pela canção das estrelas. Filosofia não é palavra qualquer para ser usada como um modo de entretenimento; tão pouco é sinônimo de método ou sistema. Filosofia é o idioma do incógnito, do mistério, da busca sem objeto, da flecha lançada ao abismo. E o amante da sabedoria é aquele que encara o abismo, se joga no precipício e constrói as asas no caminho.

André Anacoreta
1 compartilhamento
Tags: frases sobre

A mudança das estações nos lembra que o mundo gira e que somos os pequenos peões que dançam por um tempo em sua superfície.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Vivemos uma época escorregadia. Nada se prende, tudo caminha numa tal velocidade que não dá tempo de fincar raízes na existência. Não estamos no trem que corre sobre os trilhos do progresso, como acreditamos um dia. Junto do trem, foram-se também as utopias, os sonhos da modernidade.
Restou-nos a desilusão; onde havia caminhos, há agora um deserto infindável. As pegadas foram apagadas e no lugar ficaram os rastros do esquecimento. Como um cavalo, a galopes vai a humanidade, e vai sem poder enxergar uma referencia de movimento. O passado é poeira e o futuro a linha a ser traçada, não importando que para isso tenha-se que viver uma cegueira do presente.
Neste mundo inconstante, um herói é o que sabe usar seu conhecimento e imaginação, para construir sonhos que durem mais que a própria vida, pois o difícil não é encarar a certeza da morte, mas as realidades de uma vida incerta.

- Verão 2013

André Anacoreta
1 compartilhamento

Não se deve ler por obrigação, tão pouco por capricho ou aparência. Devemos ler somente algo que nos certifique de que o tempo se tornará mais rico com aquela leitura. Algo que supere, em beleza, harmonia, contraste, pavor, loucura, em suma, o lugar que o momento nos presenteia. E que, acima de tudo, possamos ter os nossos próprios pensamentos depois de entregar nossas cabeças às palavras alheias. O que o beija-flor faz com as flores, devemos fazer com o livro: sugar o seu líquido doce e necessário e com sutileza e elegância não deixar jamais de mover as asas.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Um poema é como nós; pode ter um corpo bem formado, rígido, mas se não tiver alma, não tiver essência, algo que ultrapasse esse corpo, que capture a beleza passageira num lapso de eternidade efêmera, o tempo, implacável, se encarrega de envelhecê-lo de dentro para fora, matando a alma e deixando as marcas no corpo. Porém, tanto a pessoa quanto o poema que preservam sua essência, envelhecem do lado de fora, mas por dentro continuam plácidos e radiantes como no dia em que vieram ao mundo.

André Anacoreta
1 compartilhamento

A velhice faz parte da vida, tudo envelhece. Só não terá rugas quem da vida bebeu pouco. Se já bebeu da juventude, por que negar beber a velhice? O cálice é o mesmo. Esconder as marcas do tempo, é esconder o que se viveu.

André Anacoreta
1 compartilhamento

A política da qual se servem os demagogos, pode ser comparada a uma velha gagá e inválida, que em sua cadeira de balanço, pragueja os meninos peraltas que correm livres esbanjando vitalidade. Querem-se fazer ouvir pela força do discurso bruto, paralisador. E como são desprezíveis, temem o desprezo de seus opositores e desejam um aperto de mãos por parte dos medíocres, do povo, que merecem o desprezo. Pois demagogo no grego primitivo quer dizer condutor do povo. E se o povo precisa de condutores, os políticos carecem de um cão-guia, tão cegos que estão na trilha de melhorar a sociedade.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Há vários jeitos de se ver o mundo, um deles é fechando os olhos.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Quando o rico sofre de burrice, não há dinheiro que consiga esconder os efeitos colaterais. De que vale perfumar um gambá?

André Anacoreta
2 compartilhamentos

A felicidade é uma ilha na qual queremos atracar. Então construímos nossos barcos no afã de poder pisar as areias mais desejadas. Mas quando estamos por chegar mais perto, a ilha desaparece e o barco naufraga. É quando pensamos que teria sido melhor ficar em terra contemplando o horizonte intocável, na alegria angustiante de imaginar o inconcebível.

André Anacoreta
1 compartilhamento
Tags: felicidade poesia

Quem levanta bandeira – que diz “isto me representa, isto fala por mim” – acaba ficando como o mastro: preso e servindo de suporte a algo que se encontra sempre acima dele.

André Anacoreta
2 compartilhamentos
Tags: independência liberdade

Diploma: pedaço de papel enfeitado de palavras pomposas usado para enfeitar a parede de um negócio e que dá a licença para um burro parecer inteligente sem precisar dizer uma palavra.

André Anacoreta
1 compartilhamento
Tags: diploma pedantismo

Toda vez que morre uma estrela, em algum lugar da terra há um poeta que chora a indiferença das galáxias. E toda vez que morre um poeta, em algum lugar do espaço há uma estrela que chora a indiferença dos humanos.

André Anacoreta
1 compartilhamento

A infância nos abandona para que corramos atrás dela pedindo pelo amor de Deus que ela volte. Mas ela não volta, é amante que só dá uma chance e de repente parte na calada da noite. Quando acordamos já é tarde demais.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Viver é duelar com a morte. No entanto temos que duelar também com a própria vida; não para derrotá-la, mas para que não tombemos nocauteados ao primeiro golpe duro que ela certamente dará.

André Anacoreta
1 compartilhamento

A sensibilidade é resistência. Não fosse pela sensibilidade, que é minoritária, o mundo seria tão somente uma bola séria e opaca girando em volta do desespero.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Quem tem dinheiro tem dívida, quem tem tempo tem dádiva.

André Anacoreta
1 compartilhamento

Leia a Bíblia em voz alta ao lado de um papagaio, dando-lhe petiscos ao final de cada capítulo, e terminada a leitura descobrirá que criou um pastor evangélico.

André Anacoreta
1 compartilhamento