Poemas de Escuridão
As vezes mesmo nós sendo luz no meio de tanta escuridão ainda tem pessoas que perguntam "Como você trata todo
mundo bem?" - Eu simplesmente responde
o mal não está em mim.
Se tropeçou no caminho,
não se entregue à escuridão.
Levante-se, siga adiante,
pois há graça em sua mão.
O Cristo venceu a escuridão,
com cravos nas mãos e amor no coração.
Hoje, o túmulo é só lembrança,
e nossa alma canta com esperança.
Eu não o julgo, eu reconheço,
Também já chorei na escuridão.
Sei que às vezes o mundo atrai,
E tenta calar o som da salvação.
Mas oh, meu irmão, eu ainda creio,
Que a graça te alcança outra vez.
O Pai continua à porta, esperando,
Com vestes novas e anel de Rei.
A poesia te busca na escuridão,
Estou no exílio, e só na imensidão;
Sem a tua companhia o ar é solidão,
Vivo procurando por tua atenção,
Um pedaço teu é do meu coração.
O coração erradio busca pelo teu colo,
Está na hora das nossas destrezas,
Desfrutaremos de todas as sutilezas,
Estrearemos o nosso espetáculo íntimo,
Com uso e fruição de todas as belezas.
A aventura que busco é a alegria
Renovada a todo instante e a dose
Equilibrada entre elegâncias
E as boas safadezas
- nossas -
Poéticas indecências,
Nirvanizaremos as nossas malemolências.
A abóbada celeste incita que eu escreva
Daqui do exílio tudo isso e mais um pouco:
Ela tem um pouco dos olhos do tripulante
Dos meus sonhos e desse desejo
Que se expande deliciosamente louco...
Nas minhas mãos e pés
estão as estrelas-do-mar
que guiam na escuridão
na tua busca mesmo sem
saber qual é o seu nome
e quem você é na realidade.
Do esplendor magnífico
do Acropora subglabra,
O meu coração dispara
porque na vida só fica
tudo o quê dinamiza.
Declaro que o meu doido
amor que não é suficiente,
é Lua Crescente em busca
de tentar encontrar todos
os caminhos que reúnam
os meus caminhos com os seus.
Porque te amo sem saber
quem você e sem saber a hora
do amor que chegou entre nós .
A minha voz grita
por quem
não pode gritar,
No meio de uma
escuridão profunda
e cheia de gente
que se deixou
ficar embrutecida.
Toda a mão deveria
estar estendida
para quem nas trevas
não quer mais ficar,
Esse é um dos grandes
princípios da vida,
Mas vejo gente
que não quer mudar.
A irmã foi a #Boleita
e se aproximam
3 meses que ninguém
teve do General
uma prova de vida,
E até a pouco diziam
que ele estava
em #FuerteTiuna,
Onde está ele afinal?
Vejo que a chocante
solidão é de quem
padece pela falta
de memória afetiva
diante da história
de contribuição dele
ao longo da vida.
No próprio corpo
em #GREVEDEFOME
entrega, missão
mística pelo seu
povo para tentar
resgatar o rumo
que a sorte do
triste destino que
o vem consumindo.
É noite de escuridão
tenebrosa,
Troca de olhares
profundos,
Falso positivo
sobre explosivos,
Ele foi desmaiado
a golpes,
Ao menos é
o quê dizem...,
Tudo o quê aqui
está escrito é para
ser investigado.
Os milicianos
na marcha
com caixas
em fidalguia cordial,
À eles está
conferida
uma missão especial.
O autoproclamado
foi nesse até
a porta do Inferno
de cinco letras
do jeito dele;
Bendito seja
o povo que marcha
em prol dos seus
militares torturados
e ele merece
ser para sempre
respeitado,
E os coletivos
passaram
enigmaticamente
na avenida,
Foi bem nesse dia.
O conhecido militante
de esquerda
preso ilegalmente
na aldeia universitaria,
E para que você
não se esqueça:
Sem notícias
do General
preso injustamente
há mais de um ano,
Não é correto deixar
que uma Família
inteira padeça(...)
A escuridão
da noite
caiu sobre
as nossas
cabeças,
A inflexão
da razão
não tem
dado paz
a coração.
Vivemos
num mundo
onde meia
dúzia
fala mal,
e acaba
gerando
matriz
de opinião,
Porque o quê
convém é não
se aprofundar,
para não dar razão
a quem de nós
é divergente.
Do Inferno
de cinco letras,
O General dos
meus poemas
foi levado
para o cárcere
da Polícia Militar
de Fuerte Tiuna,
Não há como não
se escandalizar,
Ele foi carregado sem
dar o último abraço
em quem ele ama,
Do lamento o quê
me pertence é
a poética para
deixar claro que
o quê segue
vigente é ignorar
o quê o outro sente.
Como quem desenha
estrelas porque luz
no final do túnel não há,
Sigo rastros da escuridão
do que leio e escuto,
A agonia se arrasta
com seus cravos profundos.
Por saber que não tenho
a mesma fibra de Anita,
Busco elevar a poesia
no altar da Pátria Grande
pelos paisanos e fardados
(presos de consciência)
que merecem ser libertados.
A noite caiu, o dia não raiou,
a Casa dos Sonhos cruzou
fronteiras e fixou moradia
nas minhas insônias,
Nunca mais fui a mesma
e como quem reza ainda
peço a liberdade do General
e de uma tropa inteira,
Não consigo tirar a greve
de fome do número um
nenhum minuto da cabeça.
A pequena infante
foi devolvida
ao Vale da Utopia,
E isso me trouxe
no meio dessa
escuridão uma
inefável alegria
neste mundo onde
ninguém sabe
o quê vai acontecer:
A verdade é que
se o povo não
se movimentasse
a infante não
seria resgatada.
Sempre soube
que cedo ou tarde
a noite pesada um dia previ
viria para a Abya Yala
que por tirânicos foi
transformada em terra
de conspirações,
de bloqueios brutais
e de autoproclamações:
A verdade é que
nunca fui escutada,
e insisto em não
ficar de boca fechada.
E sem poder fazer
dos meus poemas pão,
estou preocupada
com o sustento
do povo indígena
lá da Bolívia,
que para viver só
ganha por dia,
e a autoproclamada
sem controle de nada
ordenou todos
confiarem em Deus,
e pão que é bom nada.
Espiando o quê passa
pela grande janela
do mundo ouvi dizer
que para o General
que está preso há
dois anos injustamente
pedirão a prescrição da pena
e espero que para ele,
toda a tropa
e presos de consciência
venha a liberdade tremenda.
Neste tempo
de escuridão
só consigo
me lembrar
do General
que queria
vez o país dele
reconciliado,
está há dois
anos preso
injustamente,
Porque ele
foi caluniado.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
Existe uma
hora na vida
que por mais
que a gente
não goste
do Comandante
do barco
é necessário
dar paz à ele
para que juntos
consigamos
atravessar
a tempestade,
Assim deve
ser por aqui
e por qualquer
lugar que necessite
de tranquilidade.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
O autoproclamado
não foi eleito
para o cargo
e não têm apoio
das tropas para
ter voz que o diga
que é o de fato,
E o FMI deveria
já ter enviado
o dinheiro
para o povo
receber cuidado.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
No meio de uma
pandemia mundial
criar ou alimentar
uma crise política
ou contenda
é chocar um ovo do Diabo.
Longe dos teus olhos
vivo no teu coração
como a tua Lua lírica
em meio a escuridão.
As estrelas instruíram
que as noites seriam
longas como todos
estão testemunhando.
Rocha em silêncio
inabalável no peito,
ciente que a paixão
nasceu anunciada.
Lua junto a Mercúrio
Júpiter e Saturno,
a tua espera no porvir
do Equinócio de Outono.
Do sequestro das meninas
da Nigéria o mundo cala
o nó na garganta sufoca,
e sem nada saber: tudo desespera.
Rodeio na escuridão
No meio das montanhas verdes
do Médio Vale do Itajaí
em noites estreladas
ou noites em plena escuridão
aqui na cidade Rodeio
em mim trago plenamente
aceso o verbo candeeiro.
Mesmo com as ruas em total
deserto e silêncio,
a minha casa sempre tem
uma luz acesa, uma oração
e a poesia para aquecer o coração.
A palavra pode estar silenciada,
o pensamento segue na balada,
a fibra pulsa em dois mundos
desta pluma que na verdade é espada,
reviravolta e feita de infinitos sonhos.
Nesta vida uma coisa é
certa mesmo que não
escutem ou não me enxerguem:
sou eu a poética presente
sempre que houver a urgência
de levantamento de uma
rebelião por tudo aquilo
que vale a pena em qualquer estação.
Rodeio na Escuridão
Poetisa daqui
de Rodeio na escuridão
ouvindo a música da madrugada
e pelo Médio Vale do Itajaí
cercada que têm me feito
todos os dias mais apaixonada,
Num ânimo catarinense
de corpo, alma e coração;
Você sabe que tenho amor
e paixão de morar neste rincão.
Se for para me entregar
a escuridão que seja
sob a luz dos teus olhos
e vestida de poesia
Brasilaelia tenebrosa
aos beijos da paz amorosa
que podemos nos dar
e nos conduzir as altitudes
ao ponto das estrelas
do Hemisfério Celestial
cantar, contar e recontar
e aos beijos nos declarar.
Não importa
a escuridão
das intrigas
e da ocultação,
A distância é
um detalhe,
Nós sabemos
da verdade
sobre o quê
levamos no peito
e além do tempo.
Invocar as luzes
ou a escuridão é um dilema
que me leva quando
vejo a Humanidade exaltando
a guerra e desvalorizando
a vida e a própria Terra
deixando de ser poesia terna
para descobrir a chave
sublime do amor e da amizade.
12/03
Seja luz na escuridão
mesmo que seja difícil
a situação e mesmo que
você desfrute de solidão,
Não ceda a conviver com
aquilo que não faz bem
ao seu nobre coração.
