Poemas de Borboletas
1 mar 2023
Sintomas de paixão
Sorrisos ao te ver vindo em minha direção
Sigo caminhando e tropeçando em meu caminho
Não sinto minhas pernas, e as borboletas vem surgindo
Dançantes..enquanto me enbrigado de amor e alegria...
Se não estou apaixonado, de nenhuma mais certeza nesse mundo tenho
Se não for ao teu lado, nenhum outro motivo mais para viver vejo...
Gosto de flores por serem belas e perfeitas para se admirar.
Ela gosta de flores e das graciosas borboletas.
Apenas digo as borboletas que voem mais alto, porque irei pegá-las
para dar a minha amada. Ela ama borboletas.
Abrem-se flores
e sucumbem rápido
os dias setembrinos.
Mas ainda se pode
dormir entre pétalas
uma saudável sesta,
no mar primaveril.
Borboletas se perfumam
inocentes e incautas
no sol florido.
Ao longe, um ruído:
- Outubro se aproxima.
Lá no alto, uma folha
balança
- bem acima-
dóceis dias.
As palavras são como refrigerante
dependendo do quão intensas elas sejam, sempre causam um borbulho constante
no estômago, fica um clima gritante
borboletas voam, mas eram apenas criaturas ignorantes
causaram um perfuro gigante, não as borboletas
mas as palavras.... farsantes
Um dia uma mulher colorida me parou na rua e disse: Se você sabe explicar o que sente não é amor.
Panapaná no estomago moça, só isso consigo explicar!
Foi o que respondi.
“Me faço de folha
Disfarço-me
Aproveito a brisa
E alço voo.
Escrevo belezas
Enquanto despercebem-me.
Concentram-se na folha
Não veem minha poesia.
Por fora
folhas de outono
Por dentro,
borboletas de primavera.”
Que eu seja sempre uma criança,
que corre livre e solta, pelos caminhos da esperança.
Seguindo borboletas que levam aos jardins das flores...
•*• *•*
Maia
"Eles, pequenos, conseguem perceber o que muitas
vezes não conseguimos."
Márcia A. Prazeres
..., perceber a beleza na simplicidade de viver
e das pessoas com grandes corações. Márcia
Maia
"Significa inicialmente belo e delicado – nome feminino apresentando muitas possibilidades de origem e, como consequência, diferentes significados associados a ele.
O nome Maia pode ter sido originado a partir do latim maia ou mai, que quer dizer "grande".
Existe ainda a possibilidade do nome Maia ter sido originado como uma variante de Maya, nome que possivelmente surgiu no hebraico mayim, que quer dizer "água" ou no sânscrito maya, que significa "ilusão", ou ainda no tupi maya, que quer dizer "mãe".
O nome Maia pode também ter surgido por influência do povo maia, uma civilização que viveu na América Central entre os anos 1.000 a.C e 900 d.C.."
A tranquilidade de um dia bom que esbanja simplicidade entre sorrisos, afetos, amores e olhares com a leveza dos vôos tranquilos de lindas borboletas, expressando suas liberdades em um momento oportuno, rico de tanta singularidade.
Mostra que, graças ao Senhor, não é preciso muito para saborearmos a felicidade, se soubermos de fato apreciar a soma encantadora dos lindos detalhes, obtendo uma riqueza transformadora, que nos enche de muita vivacidade.
Por conseguinte, é evidente que se a brevidade for sabiamente aproveitada, parecerá mais duradoura, na mente, ficará marcada, grata recompensa por ter valorizado o agora, consciente de que viver é uma dádiva e o tempo certamente não volta.
Sonho vivo, cujo aspecto é majestoso, fragmento de um paraíso muito apaixonante, beleza diferenciada, formas estonteantes, semblante pacífico, olhar charmoso, natureza que causa um justo impacto, sentimento harmonioso, intenso e enigmático.
Os meus pensamentos interessados neste enigma, criam uma fábula na minha mente, onde ela é a grande protagonista com seus cabelos soltos, reluzentes, vívidos como o fogo, há lindas borboletas voando tranquilamente em torno dela.
A sua essência é feita de muito amor, simplicidade, veemência, também da viveza de uma rica obra de arte, de uma flor exuberante de pétalas formosas, dessarte, uma expressividade imponente, bastante sedutora, calorosa integridade.
Através desta singularidade, certos momentos ao seu lado são fantasiosos, inusitados, amorosos, engraçados, simplesmente, valiosos, assim, os sentidos são aguçados, correspondidos, espíritos e corpos entrelaçados por um laço forte e recíproco.
Vôos de preciosa liberdade,
de objetivos arduamente conquistados
com uma necessária maturidade,
algo de suma importância que pode transformar
demonstrado na beleza da simplicidade
de belas borboletas que são livres pra voar.
Borbeletas graciosas que
com suas lindas asas se libertam
alçando vôos bastante aguardados,
uma recompensa mais que merecida,
assim, suas vidas foram transformadas
e cada uma com sua própria conquista.
Apreciar uma ocasião como esta
certamente, é uma dádiva,
então, merecedora de muita estima.
Minha mente fica feliz
com a tua chegada
assim como as flores se alegram
com a primavera,
fazes os meus versos florescerem
por seres bela e muito inspiradora
por carregares contigo, amor, vivacidade, sutileza e simplicidade
à semelhança de um cenário
com lindase glomerosas borboletas
com a leveza de suas asas
voando livres pelo céu,
assim, abriga uma vida
que não se acaba,
tendo em vista que por lá,
a inspiração não esmoreceu.
Despretensiosamente, Adentro profundamente na tua essencialidade através do brilho evidente dos teus olhos,
lá encontro um lugar intensamente expressivo graças às lindas borboletas de asas azuis voando livremente por toda parte do teu íntimo, representando
aparentemente cada fase vitoriosa
da tua vida de acordo com o plano divino.
Isso reflete na tua maneira de viver,
vivendo numa busca incessante
de uma metamorfose contínua,
respeitando e enfrentando etapa
por etapa com uma perseverança nítida, seja doce ou amarga,
assim, graças a Deus, aos poucos,
tuas asas vão conquistando mais força e ficando mais vívidas,
alçando vôos cada vez mais altos
como uma justa conquista.
Esta minha percepção talvez seja bastante atípica
por conter a mistura da visão lúdica
com tons realistas, mas que não deixa de ser sincera e muito significativa,
expressada nestes meus versos simples e tão cheios de vida.
Tu és bela e graciosa,
intensae espontânea,
tens um lindo sorriso
e uma alma liberta
como lindas borboletas num paraíso
por isso que encantas com a tua presença de um jeito tão perceptível.
Ausência do Amor
Na distância me encontro perdido,
Sem tua presença, meu coração ferido,
A saudade em mim, não tem abrigo,
Só anseio ter-te comigo.
Minha tristeza clama a ti em silêncio,
Pois sem teu amor, não encontro consolo,
Em oração, imploro teu regresso,
Porque sem ti, minha vida é um desterro.
Chega de saudade, quero dizer-te,
Que este amor sincero, não pode esmaecer,
Como borboletas, voar e rir,
Juntos em um sonho, por sempre viver.
Cada dia que passa, mais te desejo,
O amor que sinto, não tem preço,
És a melodia que quero compor,
O motivo pelo qual meu ser vibra e respira.
Ausência do amor, não posso suportar,
É em teus braços, onde quero descansar,
Volta a mim, minha amada ansiada,
Em teus olhos, meu lar eternizado.
Com paixão te espero, meu doce amor,
Que voltes a mim, como um resplendor,
Neste poema, meu coração se revela,
Que és tu, minha musa mais bela.
Chuva é canção de liberdade, a alegria também
A chuvinha amainou e passando por alguns caminhos fiquei pasma com a transformação deles. Ou não havia notado bem estes dias ou foi assim de repente? As chuvas deixaram o verde muito mais brilhante do que já conheço dessa cor e as plantas parece que cresceram centímetros de um dia para o outro e isso sem falar nas ervas daninhas que transbordam por todo canto. Ainda bem que agora rios e lagos estão cheios de água vida, até o sapo na lagoinha canta mais feliz em meio ao seu brejo.
Qual seria a canção para arrematar tudo isso? Agradecer ou apenas festejar, dando pulos como o fazem os animais em liberdade? Já viram cavalos presos em baias ? Quando soltos, saem em tresloucada corrida aos pulos pelo campo. É necessário sair da frente porque entram em desvario. Pássaros infelizes em gaiolas, quando saem para a liberdade, batem em obstáculos na fuga para o vazio do espaço que dominam com suas asas. A vida é assim, a liberdade traz alegria, temos que dar valor a ela, não só a do corpo, mas da alma também, como agora, quando venho rabiscar aqui simplesmente algo singelo, sem receio de que pensem que meu mote parece sempre o mesmo.
Brincadeira da Árvore
Certo dia, um menino perguntou-me,
Se eu sabia brincar de árvore.
E começou explicando-me:
- Primeiro a gente pinta nos galhos,
os nomes das pessoas que gosta.
Depois, escreve nas folhas palavras,
Como ternura, abraço, encantamento.
Também acrescentou que pode-se deixar água,
De cor amarela rio para que a árvore se descreva,
Mas nenhuma árvore é desigual a outra,
e todas sabem falar com a terra.
Contei para ele que eu brincava de estrela viva.
Era assim: Minha mãe desenhou uma estrela,
E colocou numa caixa alaranjada de madeira.
Ensinou-me que deveria toda noite,
Abanar com as mãos para que o brilho,
Não se perdesse no vir a ser do tempo.
Sem indagar-lhe qual era a língua das árvores,
Ele visivelmente empolgado me relatou:
- Quando eu crescer vou ser astrônomo,
Ou pirata do bem.
Isso para trabalhar.
Para viver, quero aprender a falar com as borboletas,
Dar um vagalume de presente para minha namorada,
Que ainda não sabe de nenhuma das duas coisas.
Também vou descobrir como se faz um poema.
Você pode me emprestar sua estrela,
Para eu colocar na minha árvore?
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Crianças Crescidas
Música é Poesia
Se a poesia não existisse
As borboletas não sairiam do casulo
O zero seria nulo
As flores perderiam seus odores
O arco-íris não teria sete cores
E nem haveria o sol na lua
Se a poesia não existisse
Amar seria tão triste
Quanto um deserto sem um oásis
Ou um luar sem eclipse
Se o poeta não existisse
As musas não seriam lindas
Os amantes não amariam o próximo
E o próximo amor seria o ultimo
Talvez a poesia só exista
Para derreter corações de gelo
Afinando o piano humano
Humana e sacana
Sentimental como o medo
Viva a poesia
Ex-poesia
Ei, eu adoro falar com você, adoro sentir o que sinto
meu peito fica quentinho e sinto borboletas voando em meu estômago.
Sinto uma paz misturada com medo do desconhecido, uma vontade louca de estar com você
deitar no seu colo, te abraçar bem forte, pele a pele.
Quero que você fale ao meu ouvido, sussurre bem baixinho um texto, alguma frase
um mistério seu, um segredo, quero te ouvir,
sua voz, suas mãos tocando meus cabelos, percorrendo meu corpo
Você cheirando e fungando o meu pescoço. quero sentir sua respiração, me aperta bem forte e não solta, deixa eu dançar em cima de você.
Olhar fundo no seu olho e ouvir você gemer.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de carinho para uma pessoa especial que aquecem o coração
- Poesia que Fale da Morte Fernando Pessoa
- Frases de gratidão para agradecer e valorizar cada momento
- Não corra atrás das Borboletas
- Poema Não Corra Atrás de Borboletas
- Reflexões sobre a metamorfose da borboleta e a sua transformação
