Poema sobre Cultura

Cerca de 3278 poema sobre Cultura

⁠"Sem uma cultura da redação técnica, sempre teremos empresas que são frágeis na alma."

(Gladston Mamede, Eduarda Cotta Mamede e Roberta Cotta Mamede. "Manual de Redação de Contratos Sociais, Estatutos e Acordos de Sócios". Editora Atlas)

Inserida por jose_da_lapa

A doença do sucesso

Surtos de ansiedade e depressão. Frutos da nova cultura de pessoas jovens e bem-sucedidas.

O problema é querer buscar sucesso, a qualquer custo, o mais rápido possível.
Esquecemos que para alcançá-lo existe um caminho, é nele que a vida acontece.

Escute a sua mãe: "você não é todo mundo".

Cada um tem um caminho diferente e muitas vezes ele não te leva ao sucesso. Se você aproveitá-lo, pode não chegar aonde você queria, mas terá um vida mais saudável e feliz.


Esqueça o destino, aproveite o caminho. Sucesso é viver e estar bem.

Inserida por rogerlima

⁠A religião é profundamente entrelaçadas com a identidade de uma pessoa, cultura, etnia, raça, gênero, e claro orientação política.
Então não faz sentido querer divorciar religião da política, fazer isso não é democrático. A legislação que assegura o direito a liberdade de expressão religiosa é a mesma que garante o Direito a democracia.
É lamentável que em pleno século XXI o povo não entenda que TODOS tem direito ao voto bem como a manifestação política.
O fato de eu ser cristão não me torna menos cidadão que os demais.

Inserida por Nayane12345

Recife

Além de suas praias, cultura e história riquíssima,
A capital pernambucana chamada de Veneza brasileira,
Tem em sua gente grande atrativo turístico e cultural,
Sem deixar de oferecer suas variedades de programas!
Recife tem belos passeios de barco pelo rio Capibaribe,
As noitadas desta cidade são agitadas nas boates e bares.
Espaços culturais e artísticos simples, mas convidativos.
A novidade agrada os turistas pelos roteiros inusitados!

Inserida por 81024673

Nação

O Brasil é uma nação
de sotaques diferentes
isso é miscigenação
da cultura irreverente
eu aceito o teu mermão
e tu respeita o meu oxente.

Inserida por GVM

⁠São João é arte, São João faz parte
Cultura que nunca vai morrer
Que nunca vamos esquecer
Forró é bom pra danado
Por isso eu fico lisongeado
De fazer parte do nordeste
Onde só tem caba da peste
Mulher bonita nunca faltará
Nordeste é o melhor lugar
Onde eu nasci, me criei e quero ficar
É uma família irei formar
Época boa para curtir e brincar
São João, São Pedro e muito santo
Nem que eu queira, eu vou lembrar
E o forró não pode parar
Nordeste com muito milho assado
Comidas típicas, não pode faltar
Pé de moleque, cuscuz e mangunza
Cangica, amendoim e broa de fubá
Oh nordeste pra eu gostar
São João melhor época para visitar
Não faltará forró nem quadrilha pra dançar
Oh lugar bom de se morar.

Inserida por DouglasKivinny

⁠CULTURA/ PRECONCEITO/HÁBITOS/AMBIENTE
50 minutos de avião podem mudar totalmente a cultura, mesmo estando no mesmo país. Temperatura, clima e localização geográfica são fatores que influenciam diretamente o modo de viver das pessoas.
O que é normal para uns, pode parecer estranho ou até ridículo para outros.
Cada indivíduo tem seu próprio modo de viver - às vezes, o problema não somos nós, mas o lugar onde estamos ou as pessoas com quem convivemos.
Confesso que algumas coisas me causam choque cultural, mas quem sou eu para tentar mudar o modo de vida do outro? Sei que a minha cultura também pode parecer estranha para outras pessoas - e vice-versa.
Cultura é identidade, e ninguém pode mudar a sua identidade.
Às vezes, a brincadeira é espontânea, mas o preconceito começa quando se tenta descaracterizar a identidade do outro - ou até mesmo a sua existência.
Furtado, Brunno
08/06/2025

Inserida por FurtadoBrunno

⁠Na cultura do desempenho e da comparação constante,
a liberdade se mascara em obrigação,
e a subjetividade se redesenha entre autonomia e vigilância.

Inserida por I004145959

⁠A cultura humana parece uma tapeçaria viva, nunca pronta.

Convenções e consensos construídos historicamente e socialmente se entrelaçam, se cristalizam e depois se desfiam, em processos constantes de construção, desconstrução e reconstrução.

Nada é absolutamente fixo, porque a realidade muda e nos convida a repensar.

Moral, costumes, leis — tudo parece provisório; tudo é relativizado, nada é absoluto.

Quando pensamos ter tecido um consenso duradouro, ele se transforma nos dedos inquietos de novas gerações e nas várias queixas que alimentam um ciclo sem fim.

A crítica constante é também força criadora, que renova mesmo diante do desgaste. Para uns, esse incessante desfiar é desesperador; para outros, libertador.

Inserida por I004145959

⁠Cultura: consensos tecidos, em teia entrelaçada entre passados e presentes.

Nada é fixo, tudo oscila e se desfaz, moral, ética e lei, fios que se fazem e refazem.

Várias queixas num ciclo sem fim, desfiar constante, dor e alívio, enfim.

Para alguns, pranto, trabalho e desespero, para outros, renasce o sonho verdadeiro.

Inserida por I004145959


“Capoeira é arte, é cultura e é resistência. Quem persevera na roda da vida na Roda da capoeira , nunca para de lutar.”
Axé a todos! ✊🏽⚡️
Capoeira é mais que luta. É vida, é história, é transformação!

⁠O ser humano e a cultura: um contraste com a tecnologia

O ser humano é um reflexo da cultura em que está inserido.

Tudo o que produzimos — ideias, costumes, arte, ciência, religião, valores — é cultura.
E é através da cultura que nos relacionamos com o outro e com a realidade.

O ponto de encontro de toda a humanidade deveria ser o conhecimento.
Existe uma longa e rica história de saberes acumulados, construída por gerações.
Hoje, esse conhecimento está mais acessível do que nunca.

A tecnologia avançou de forma impressionante:
Máquinas inteligentes, viagens espaciais, redes globais, inteligência artificial.
Mas o ser humano…
continua, em muitos aspectos, nos tempos das cavernas.

Ainda somos guiados por impulsos egoístas, medos antigos, violência, ganância.
Falta consciência, empatia, sabedoria.

Mas há uma saída.
A cultura pode ser o caminho da evolução humana.
Ela pode nos tornar melhores, mais humanos, mais conscientes, mais compassivos.

Se evoluíssemos culturalmente na mesma velocidade com que evoluímos tecnologicamente,
o mundo seria outro.

⁠Nordestino Promissor

Eu sempre fui esforçado,
desde cedo batalhador,
carrego na veia a cultura
de um nordestino promissor.
Minha raiz é nordestina,
nascido em Petrolina,
sou filho de vendedor.

Como é bom ser nordestino,
eu me orgulho desse lugar.
Nunca escondi minha essência,
porque ela é meu pilar.
Sou um nordestino promissor,
com a mentalidade de vencedor,
que sabe onde quer chegar.

O Nordeste é referência,
feliz é aquele que mora aqui.
Eu mesmo tenho orgulho
desse lugar que eu nasci.
Não reclamo do que faltou;
um nordestino promissor
nunca pensa em desistir.

Meu Nordeste é cultura,
é um império de riqueza.
É recheado de fartura,
frutos da natureza.
Eu sou suspeito pra falar
do tamanho dessa grandeza.
Sendo um nordestino promissor,
eu sou um admirador
dessa fonte de beleza.

Inserida por PoetaManoelBatista

⁠O conceito de folclore
Se difere do rezar
Os que estudam explicam
Ser cultura popular
A identidade de um povo
Enraizado no lugar.

Assim folclore enraizou
Nas festas religiosas
Folias, dança, reisado
Nos contos, causos e prosas
Onde as pessoas mais novas
Aprendem com as idosas.

Inserida por JoaoAlmir

⁠A cultura do sol sentimos muito o que perdemos tempo a esperar o calor se transpor nas barreiras do amor.
Sendo sensacional o fogo que faz a paixão consumir a alma...
O segredo é o maior envolvimento...

Inserida por celsonadilo

⁠CINEMA EM CASA

Nunca passei tanto tempo,
horas na televisão.
Mas até que um filminho
traz cultura e diversão.
Se na rua tem problema,
faço em casa meu cinema,
com pipoca e telão.

Inserida por RomuloBourbon

⁠CIDADE DO FREVO

Recife é a cidade
Da cultura popular
Onde se dança o frevo
Que consiste em pular
Segurando a sombrinha
Ouvindo o Vassourinhas
No carnaval a tocar

Inserida por RomuloBourbon

⁠Curitiba ....
Em Curitiba
Respira Cultura
Em cada esquina
Blocos e becos todas as ruas
Em Curitiba
Em meio as árvores
Flores e parques
As suas vistas coloridas
E o sol quase todo dia tímido
Suas manhas carregadas de fascínio
Noites estranhas porém ,cheias de vida
As ruas praças e em toda parte
Paradas são tão convidativas
Curitiba é luz
Curitiba reluz
Mas quando se apaga
É quando eu vejo mais
Curitiba é mais
Suas feiras sempre originais
Prédios imponentes tão descentes
Vigiando cada um nunca ausente
O clássico é vizinho do moderno
Se combinam em harmonia e universo
Centro centrado que inspira o futuro
Mostrando no presente o passado
Nela ando e não me canso
Calçadas desenhadas em um ar místico
Raízes culturais e afins
Veias artísticas essa é Curitiba
De tons e notas rítmicas
Ah nossa bela Curitiba

Inserida por artistamarquesgouvea

⁠Por aqui tudo é cultura.
As ruas, as luas, as disputas.
Digo sobre o folclore que há na vida deste povo,
Onde Tudo pode te trazer um sentido novo.
Porém, não se enrole, pois não se tolera deboche.
E sem dificuldade,
Por aqui, um sorriso abrir é sempre coisa fácil.
A labuta que sustenta toda essa proeminência,
Vem de uma galera que sobrevive a duras penas,
Que não esmorece e nem recua.
A cada dia agradece e volta pra luta.
Com sonhos que cultuam,
Nem sempre o desejo é querer conquistar a lua ou dominar o mundo.
Mas, ter paz e uma vida Ubuntu.

Inserida por marcio_batista_3

⁠Nas relações, a cultura da culpa obriga o indivíduo, não raramente, a ser infeliz e incompleto intimamente, porém um hipócrita feliz, socialmente.
O respeito que deve haver entre as partes nunca exigiu a renúncia da liberdade natural do ser humano, mas a responsabilidade no trato com ela.
Se cultuássemos o aprendizado a cada experiência de vida, aprimoraríamos as relações, evoluíriamos com mais qualidade e com mais leveza. Um suposto progresso à base do peso na consciência não é evolução é adestramento, e que, em geral, vem da referência de valores pregados por terceiros os quais estão presos à doutrinas advindas de instituições produtoras de padrões comportamentais a fim de que estes auxiliem na sua sustentação.

É o outro quem decide por você o que te faz bem?

A felicidade não deve ser tratada como um hábito obrigatório e padronizado, mas como uma possibilidade constante. E ela pode ser encontrada em qualquer lugar ou circunstância. Pode proporcionar prazer sem que para isso o fantasma da culpa seja convocado nos momentos de conveniência emocional.

Respeite a sua liberdade e seja você a razão para tratá-la com responsabilidade.
É possível ser livre sem culpa.

Inserida por Gracaleal