Poema sobre Cultura

Cerca de 3278 poema sobre Cultura

Certo ou errado?
Depende da sua educação,ética, cultura e bom senso.
Quem está certo?

Inserida por renata_monteiro

⁠EDUCAÇÃO E CULTURA

Educação não tem preço, sua falta tem custo.
Educação não transforma o mundo, transforma e muda pessoas, logo pessoas transformam o mundo.

⁠Na dor, a leveza voa

Verborragia que sustenta o vazio
Política do Cancelamento: Cultura, documento
O “não importar-se”, já se importando, o representante
A voz, a cor, a raça, a cega religião, o sexo, a carne
É corpo em movimento, alma em aflição, morte em silêncio.

O batom vermelho, magra, alta, loira, olhos em chamas
O perceber do cantar dos pássaros nem é mais música
Morte em vida, um ser finito, o amor em falência
Ufa! Uma janela, mas o vizinho não é social, ele é chefe
Uma porta, a música, a dor, a dança, tudo cansa.

O outro que completa, o inimigo sempre à espera
O silêncio que faz gemer, o doloroso ser sem ter
Gritar, correr, seguir... Ao passo que sou mulher
Existe vida, em demasia, no excesso do calar
O tu, nós, vós, a força de um todo em ação.

Inserida por iasminny_loiola

⁠Quem inventou o clichê “cultura inútil?”;
Cultura inútil não existe.
Inútil é uma cabeça carente de conhecimento.

Inserida por edditavares

⁠ALAGOAS

Alagoas minha querida.
Fica nas margens do Nordeste
Terra recheada de Cultura;
Na zona da mata, no sertão e no agreste.

Suas belas praias,
Do mundo tem atenção.
Alagoas de águas,
Que causam emoção.

O que não sofreu esse povo
Pra chegarem até aqui.
200 anos não é pouco
Tem guerreiros a servir.

Lugar do meu coração.
Terra dos marechais,
Dos índios e do algodão,
Do fumo e canaviais.

Maceió é a capital,
Intitulada de sereia.
Na bandeira tem branco e azul
E também a cor vermelha.

Um estado arretado
Mistura de muita gente.
Para a terra “brasis”
Deu logo dois presidentes.

Suas terras são fabris.
Um artesanato impecável,
Um dos melhores do país
De matéria prima inigualável.

Terra fértil
Terra amada
De encantos mil,
És tu, Alagoas do meu Brasil

Inserida por ronaldocrispiim

⁠De pouco vale:
Músculos sem dinheiro.
Dinheiro sem cultura.
Cultura sem sensibilidade.
Amor sem reciprocidade.

Inserida por PaivaFrade

É tempo de pular fogueira,
celebrar o folclore e a cultura brasileira.
É tempo de comer bolo de milho,
passar a tradição, de pai pra filho
É tempo de fortalecer a fé!

Inserida por lobo13

PETITIO PRINCIPII é um erro lógico tão elementar que prova a sua TOTAL falta de cultura científica e filosófica e joga você, imediatamente, fora da discussão.

Além da petição de princípio, TODOS os objetores que entraram na discussão sobre a água plana padeciam de outra deficiência lógica, a mais grave de todas, a 'ignoratio elenchi', total incapacidade de perceber qual é exatamente o ponto em discussão.
Nada do que escreveram tem valor, exceto como amostra da imbecilização crescente dos estudantes e professores universitários no Brasil.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Crônica: Brasil e a cultura eleitoral.
Carreatas e escassel, povo gosta do festival, uma pena esse bordel, gente faminta, a beira do colapso e a bagagem pesada das fanfarras em multidão, gasolina, fogos de artifício e as panelas vazias, e o pior, as mentes mais vazias, escassez de liberdade, escassez de decência, uma vez que o coloio entre rivais que de repente se tornam amáveis, cansaço, esgotamento, lamento, o ato, o fato, o Brasil, o povo e a assinatura popular em comunhão com a podridão, alto lá Brasil, que se vende e se dobra a realidade real, o real que move a população e destrói uma possibilidade realidade de vida real.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Ela é linda e tem cultura, adora literatura
O sorriso dela é a magia mais pura
Inteligente, superdecente
Ela é dona de todo pensamento em minha mente

Inserida por antonny_douglas

⁠A doação

A doação é um gesto nobre.
A doação poderia ser uma cultura: a cultura da doação.
A doação não é só dinheiro.
A doação pode ser: tempo, atenção, sangue, etc.
A doação é diferente de um empréstimo ou um financiamento.
A doação faz bem para quem recebe e para que doa.

Inserida por cleissonopensador

"⁠A nossa cultura política ainda e muito atrasada.
Não tem perspectiva de mudança na nossa cultura política".
"O INTERESSE PESSOAL ESTA ACIMA DE TUDO".

Inserida por SERGIOFURQUIM

⁠Benefícios de uma comunidade pactual:
1º – O primeiro benefício tem a ver com uma cultura de
compromisso com pactos, isto é, de fidelidade às alianças;
pessoas que abraçam o real valor delas.

Inserida por luciano_franco

⁠Cabedelo Paraíba.

Banhada em literatura
pelas águas da Miramar
Cabedelo é a moldura
da cultura popular
obra prima da pintura
dos pincéis azuis do mar.

Cabedelo é uma cidade
de beleza e sedução
de amor e de amizade
de respeito e de união
seguindo nesses planos
faz sessenta e quatro anos
de sua emancipação.
Cabedelo do pescador
do povo rogado em fé
do incansável estivador
do mangue e da maré
do prestativo arrumador
do portuário trabalhador
e do pôr do sol em Jacaré.
Cabedelo tua beleza
é algo espetacular
das pedras da Fortaleza
os encantos do quebramar
do folclore vem a riqueza
e das águas a sutileza
das praias desse lugar .
Aqui vivemos em paz
temos muito a oferecer
dos mistérios dos corais
ao pôr do sol no entardecer
e nossas belezas naturais
ainda esperam por você.

Inserida por GVM

SER UM ACADÊMICO É SER COMPROMETIDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA, COM A CULTURA NACIONAL E REGIONAL.

Um acadêmico precisa produzir cultura, seja na escrita, seja na arte, ou em alguma vertente da cultura.
Ser Acadêmico de uma Academia de Letras é ser imortal, e seus feitos são eternos na terra.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠VIVA MESTRE VITALINO

Quem gosta de artesanato
Do nordeste e sua cultura
Já ouviu falar de um homem
Trabalhando com feitura
Chamado mestre vitalino
um rapaz nordestino
trabalhava com escultura

Vitalino p. Dos santos
Foi um grande artesão brasileiro
Chamado mestre vitalino
Se foi vinte de janeiro
No ano sessenta e três
Com idade cinquenta e três
Deu cultura ao mundo inteiro

Começou ainda criança
Apenas por diversão
Na forma de simples bois
Colocando o coração
E vendendo obras na feira
Com esperança verdadeira
Se tornou um artesão

O seu pai era um lavrador
Cuidava de seu terreno
E sua mãe, fazia pratos
Este era seu sustento
Seu filho com o que sobrava
fazia arte e começava
A desenvolver seu talento

Retrato em seus bonecos
O folclore nordestino
O interior de pernanbuco
Do nosso povo divino
sua arte era expressiva
Chamada figurativa
Viva Mestre Vitalino

No seu barro retratava
A sua terra e a sua gente
Sua arte alcançava
Projeções bem convincentes
Afirmando e divulgando
Retratando e expressando
De um jeitinho diferente

Sua arte ainda está viva
Na casa onde viveu
Os últimos anos de vida
Onde tornou-se um museu
Cuidado pelo seu filho
Severino Vitalino
Que a fazer arte aprendeu

Hoje então agradecemos
Por nos dar essa cultura
Ele viveu uma vida plena
Toda cheia de aventura
Toda hora agradecemos
Por sua arte e formosura

Então assim eu concluo
Uma parte de sua história
Sim Ele sempre estará vivo
Com seu feito na memória
Desenvolveu Construiu
Mereceu e Conseguiu
Conquistar sua vitória

AUTOR: LUCASTOY

Inserida por Lucastoy

Martins-RN

Sua Cultura,riqueza do seu povo.

Uma tigela de xerem ou um prato de angu.
No carnaval de Martins não pode faltar o papangu
Carne no prato, farinha na cuia é Sábado de aleluia
Os cultos, as novenas, as missas e as Santas Missões são demonstrações de devoção e fé.

As quadrilhas juninas, animam o povo dessa terra.
Oxente compade! É O SÃO JOÃO NA SERRA.
Serra de um povo alegre,trabalhador e hospitaleiro.
Quem não lembra das festas dos motoqueiros?

A temperatura agradável,o vinho gelado e o chocolate quente.
A gastronomia requintada é atração para muita gente.
Comidas e bebidas variadas.Desde a cachaça tradicional até um café de Potugal, chamado "bica".Tem até uma receita goiana de um Arroz Puta Rica.
Que saudade do "Arroz no caldo da galinha" de Dona Marica.

As escolas são outra riqueza desse povo.Convivem em harmonia a música e a ciência .Dia 7 de Setembro é o desfile da independência.A mostra de talento e inteligência é nas feiras de ciências.
Olha pro céu meu amor. Veja como ela está lindo!
É a queima de fogos.Um novo ano está surgindo.
Até a próxima poesia.A gente se encontra de novo!
Poeta Adailton – à Martins.

Inserida por adailton_ferreira_1

Único conselho dedicado ao meu filho Fernando:

Mistura cultura,
Único, Ser, Vida,
Humano, razão, interrogação.
Não tenha dúvidas, ame a si e o amor absoluto será
Tudo o que precisas é de energia
E é a natureza quem lhe dá
Simplicidade, cumplicidade
Observe com a brisa d'alma
E o universo irá conspirar
Somos natureza, intuição e conhecimento
Valorize quem você é
Essa é a idéia que eu quero trocar
A intenção não é atrapalhar

Inserida por flaviagarcia

A teologia é a cultura que revela ao indivíduo seu mundo interior.
Que é oculta a visão natural, e ao mundo, mas é entendida através do conhecimento da Teologia, devendo ser interpretada como exemplo de vida, e conhecimento. As suas historias devem ser absorvidas com o coração . O homem é um ser divino e eterno, a leitura biblica é saudavel, e a sua compreensão e de entendimento pessoal.
A falta da Ciência da Teologia é o principal motivo e causa do sofrimento humano e desordem psíquica

Inserida por luciamix

Documentário Estrada das lágrimas 1400

A TV Cultura está de parabéns, por ter exibido ontem (quinta feira 02/07/09), o doc Estada das Lagrimas 1400, o qual aborda a vida da comunidade de Heliópolis no ano de 1992, a chegada de vários moradores, maioria nordestinos, as dores e os anseios de quem morava no lugar na época.
Foi mostrado sem cortes as péssimas condições de moradia dessas humildes pessoas, a beira de corrégos e em encostas de morros com risco de desabamento. Mas não foi só isso, pelo fato da comunidade ser enorme e diversa também teve foco a luta dos moradores pela melhoria do povo ou seja, o comunismo sendo exercido.
Onde no qual as prioridades eram saúde, emprego, educação e é claro moradia decente, pessoas ali mostradas, estão na batalha até os dias de hoje, porque a luta não para. Outras apareceram também, simples moradores. As crianças tiveram sua presença marcante, sempre curiosas, sempre alvo de muitas necessidades tambem.
As brincadeiras se resumiam em pipa, bolinha de gude, futebol e balão junino, por que a expansão da favela tomava todos os espaços possiveis, aos adultos restavam somente o boteco com jogatinas e forró pros nordestinos e o futebol de várzea e os jovens ficavam com os bailes de rap e de pagode, duas coqueluches da comunidade na ocasião.
Enfim uma apresentação merecedora de respeito, por mostrar a favela de heliópolis, em um tempo tão remoto pra nós moradores, dando oportunidade de mostrar a luta e organização de uma comunidade diante de situações adversas. As coisas mudaram bastante de lá pra cá, as casas na maioria, hoje são de alvenaria e as ruas de terra deram lugar a ruas pavimentadas. mas a luta não para e estamos por aí na peleja.
Valeu TV cultura!

Por Fanti Manumilde

Inserida por RapperFanti