Poema Nordestino

Cerca de 421 poema Nordestino

⁠Ser nordestino é ser guerreiro e valente,
É estar disposto a sempre lutar
Ser nordestino é seguir em frente,
Não abaixar a cabeça,
E nunca deixa de sonhar!

Feliz dia do Nordestino
8 de outubro

Inserida por Poetadayltonjose

Dia do Nordestino

⁠No dia do nordestino
Queria então lhe dizer
Que tenho muito orgulho
Por aqui permanecer
Sou raíz desse nordeste
Sou cabra duro da peste
Nunca vou esmorecer.

Inserida por Opoetadosertao2023

⁠O Oxe vem do Oxente
e o nordestino fala bem
abestalhado é demente
e o cabra lezo também
se chamar de pé rapado
é um sujeito arrumado
que no bolso nada tem.

Inserida por guibsonmedeiros21

⁠Nordestino quando some
foge da seca medonha
na distância nada come
muito faz e pouco sonha
mas honrado seja o nome
passa frio e passa fome
só não vai passar vergonha

Inserida por guibsonmedeiros21

⁠Nordestino sim senhor
do arreio e do gibão
do vaqueiro aboiador
do roceiro e do peão
sou mais um agricultor
sou da paz do interior
que só existe no sertão.

Inserida por guibsonmedeiros21

⁠O nordestino vai embora
quando o chão tá ressecado
se a semente não vigora
e o plantio fica encruado
em terra estranha ele chora
contando minuto e hora
pra voltar pro seu roçado.

Inserida por guibsonmedeiros21

⁠08/10/2021

Dia de um nordestino pernambucanamente arretado!

Salve, meu pequeno João Arthur!

Inserida por ElizeuSilva

⁠Ser nordestino não é aventura-se no seu oxente.
Ser nordeste é celebrar com emoção o que todo
Este povo carrega no coração.

Inserida por BEVANELIMA

⁠Frases, textos e citações by Josy Maria

Dia do Nordestino

O povo nordestino carrega no peito a teimosia de ser feliz. Teimosia essa causada pela coragem de um povo que luta pelo que acredita e insiste na poesia da vida, mesmo que às vezes seja um poema triste, mas no qual a beleza existe. O nordestino sorri com graça e segue com fé, na vida que brota, teimosamente, nos corações que não cansam de acreditar e colhem as alegrias enviadas por Deus. A esperança do nordestino é como um poema que não cansa de ser recitado. Ele em si é a própria poesia melodiosa que encanta diante do encanto que é viver a vida, com toda sua graça e desafios. Parabéns para nós, nordestinos.
Celebremos nosso dia!

Josy Maria

8 de outubro - Dia do Nordestino

Inserida por JosyMaria

⁠NORDESTINO

Demétrio Sena - Magé

Nordestino se põe acima das montanhas
ou das dunas de mágoas, problemas e dramas,
tem as manhas do mundo contra o próprio mundo
que por vezes excede a própria tirania...
Tira riso do choro, da pedra, do espinho,
sempre vence a si mesmo pra vencer a vida,
pra romper o caminho que tranca o destino
e nublar a visão do que será de agora...
Nem a seca resseca o verdor dessa fé
no futuro e no sonho de país melhor,
de florir sob o pé tantas vezes sem chão...
Nordestino é valente para ser da paz,
ser humano capaz de recompor a alma
pra voar à procura de sonhos e ninhos...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei.

Inserida por demetriosena

MEU NORDESTE

⁠Eu nasci lá no nordeste,
poesia é a minha paixão,
serei sempre nordestino
de corpo, alma e coração.
Trago em minha essência,
a dor da minha ausência
e a poeira daquele chão.

Inserida por WandoGomesOficial

Caruaru

Vamos benzinho
pro agreste nordestino
vamos pra Caruaru
dançar o forró agitado

Eu, com o meu vestido de chita floral rodado
e as madeixas enfeitadas
com as flores do mandacaru

Tu, chapéu de cangaceiro
fingindo sotaque maneiro
escondendo o forasteiro

Tomaremos goles de capeta
comeremos petiscos com cumari
empoeiraremos o terreiro

Para depois do cansaço, uma bela rede rendada
amparada nas paredes de taipa
de um velho bandoleiro.

Inserida por MariadaPenhaBoina

⁠Bráulio Bessa meu amigo,
Quero dizer: amigão.
Um poeta nordestino,
Homem de bom coração.
Defendendo nossa terra,
O nosso querido sertão.
Acompanho suas histórias
E guardo na minha memória
vendo na televisão.

Eu não conheço você,
E você não me conhece.
Mas vou lhe parabenizar,
Eu sei que você merece.
Gente igual a você
A gente nunca esquece.

Essas são minha palavras,
Eu não vou me alongar.
E eu desejo a você
Saúde e paz no seu lar.
Nosso Deus lhe abençoe
É o que eu posso desejar.

Inserida por paulinhoalves

TINO NORDESTINO

Se tudo se perde na cinza com o tempo

E no crepúsculo apagam-se todos os momentos

Se verde eu me prendo nesse fruto,

Essa cica de um azedo absoluto,

A alma seca de tempos de estio

O coração árido e vazio

Nossas essências vagam entre os fantasmas

Que gemem no crepitar da caatinga

O vento alimenta a ilusão de mudanças

Como se ainda fôssemos crianças

E na sede, na fome nesse destino

Nessa eternidade sem tino

Que seca açudes, que racha a terra, que mata o gado,

Não passamos de meninos...

Inserida por tadeumemoria

Cordelzinho Nordestino


Oxe cabra da peste...
voltei do nordeste
cheia de pantim...
só porque aprendi uns vuvuvú por aí
mas não soube rala buxo
nem amarra fivela...
pois lá na minha terra
num tem isso não!
Então por favor
num mangue comigo!!
Pois sou teu amigo..
E na maciota vou capar o gato
Sem ficar macambúzio
Pois a vida é um luxo
E um dia sem gastura forrózearei...

Inserida por palcodasflores

⁠A Rede; É o Divã
Do Nordestino.
Nela Pensamo e Filosofamos
Sobrea a Resolução dos Nossos Problemas

Inserida por Bia-Domingues

Ser Tão Nordestino

⁠Andano
De pé
Descalço

Andano
De pé
No chão

Pisano
Terrinha
Fria

Ou quente
Se é
Verão

Saudades
Sentiu
E muito

Do tempo
Em que isso
Era bão

Bem bão
Era bão
Como era

Bão mesmo
Danado
De bão

Inserida por samuelfortes

⁠MONTE DAS CRUZES

A Caatinga imponente e valente.
Reina no sertão nordestino.
Ajoelha e reverência,
Aquele que ela endeusa.

Vencida pela força da ondas.
Nesta infinita peleja.
Onde o Sertão encontra o Mar
Profetizando a Mãe Natureza.

Inserida por Negreiros

Lá vem ele.
Não é jacaré, nem iguana, nem lagartixa.
Calango! É jeito de ser do povo nordestino.
É cultura. É resiliência.
É sabedoria para se manter vivo.
É resistência!
Ah, se todo brasileiro fosse um pouco calango...

⁠NORDESTINO DEU O TROCO

Este povo não se rende
Não se curva, nem se ofende
Com os proclames lá do Sul.

Que fala tanta besteira
Que é gente interesseira
Como xepa em fim de feira
Que se compra com angu
Basta lhes dar pão e bebida
Um unguento pra ferida
Que eles fazem a adoração.
São devotos do divino
São beatos peregrinos
Vivem a soltar rojão.

Que são tolos, pequeninos
Homens fracos, são meninos
Encantados por canção
Mas são eles quem de fato
Pegam a cobra lá no mato
Cortam a cabeça no tato
E da calda fazem um prato
Pra comer na procissão.

Mas se chega alguém sabido
Pelo estado promovido
Para lhes dar algum quinhão
Logo surge a pergunta
O que vão querer em troca
Nossos votos na eleição?

Não aceitam o logro fácil
Nem fingem que são de aço
Choram e têm um coração
Mas são nobres desvalidos
Pelos ricos oprimidos
Que nunca serão vencidos
Não importa o sofrimento
A altura do lamento
Ameaça ou opressão.

Nordestino não se vende
Nordestino só se ofende
Com quem não lhe compreende
E não lhe chama de irmão
Com quem se acha importante
Que pensa que pode tudo
Senhores donos do mundo
quando lhe faz distinção.
Entre branco, sul e norte
Nordestino é cabra forte
Que não se ganha por sorte
Luta e vence até morte
E dá o troco na eleição.

Inserida por EvandoCarmo