Poema da Manhã
O PACÍFICO
Sentir o perfume das flores
Presenciar o orvalho da manhã
Ver o dia nascendo
Contemplar o infinito no finito de mais um dia
Ser sábio é ter a certeza que nada foge do controle de Deus
É ter a exata convicção que tudo é possível através da essência
Já vai raiando o dia
Agora é meio-dia, depois é meia-noite
Dividido em dois hemisférios
O tempo segue o seu caminho
Acordando e fazendo dormir os que fazem parte desse plano chamado vida.
Na verdade ele é que nem o pacífico, ele é que nem as ondas do mar, ele é o som das ondas a ecoar; ele é o vai e o vem...
Ele é também o que dá e o que tira,
É ele é criador do mar e de tudo que em nós gira, ele é o que nos inspira também...
Ele dá descanso a alma, ele é a favor de quem ama...
Ele é o inexplicável,
Ele é que nem o pacífico;
Ele é o criador de todas as maravilhas, desde à fauna e a flora, e sem esquecer do grande oceano índico...
A NATUREZA , MÃE BONDOSA
Autora: Lourdes Duarte
A claridade da manhã
Chega com raios de sol a brilhar
É a aurora que irradia a clarear
Para desejar-nos bom dia,
A desejar-nos muita alegria
Durante o novo dia.
Com o nascer do sol...
Essa luz brilhante,
A irradiar os campos floridos.
É aconchegante, ver nas pastagens
A relva fresca, ainda molhada,
Pássaros a cantar e borboletas a voar.
Mais um dia vai surgindo
O curso da vida vai seguindo
Nessa imensidão dos campos
A natureza tudo envolta
E, junto com o dia, a vida segue
Com o mundo,
Caminhamos nós.
E a natureza,
Como uma mãe bondosa,
Nos presenteia com espetáculos particulares
O nascer do sol, a flor que desabrocha
A água que brota do solo,
O rio que corre
Para o solo fecundar.
E a natureza, essa mãe bondosa,
Essa mãe generosa
Nos dá calor.
Nos dá a chuva.
Nos dá o alimento.
Nos dá todo o nosso sustento.
A nós, basta cuidar e preservar.
A natureza é o maior espetáculo da Terra!
Tudo nela se encaixa com harmonia,
Com beleza e com sabedoria.
E a natureza vai seguindo seu curso...
Toda ela em equilíbrio,
fauna e flora se completando.
Chora poesia, chora
Amanheci intimado,
Algemado em plena manhã.
A poesia em meu íntimo doeu.
No latejar dos ponteiros,
Posso eu chorar até rios e mares.
Vou sonhar mesmo acordado.
Se ontem me envenenaram com palavras.
Hoje vou tomar um antídoto poderoso:
- O Perdão.
Algumas palavras sempre virão.
Mas não posso fechar a boca do mundo,
Mas a minha fechada ficará.
Essa vida é um mistério.
Até pisando em solo florido sempre encontraremos espinhos.
Então chora poesia, chora...
Que o amanhã te mostrará um horizonte melhor.
Chora inspiração, chora...
Chora como as chuvas que caem do céu.
Chora refrão, chora...
Pois o Poeta que chora contigo,
Sabe tudo o que se passa,
Em seu coração.
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa
"Bom dia...
Que o sol dessa manhã penetre em cada pedacinho fechado de você.
Que ilumine os cantinhos escuros, e que venha irradiar toda a beleza que existe em você. Que tua luz brilhe e contagie quem se aproximar."
"Manhã"
acordo e sinto o mesmo
sem uma palavra levanto e me olho
sem reflexo no espelho
água no rosto e não enchergo nada
água no fogo e tão rápido acaba
ascendo o cigarro e penso no tempo
fervo como as bolhas que estouram
em pensamentos
passo meu café e não consigo ficar em pé
falta-me fé pois como seu Zé eu trabalho e ilario rio do meu salário
sento na calçada e espero ela ficar acordada
aguardo o abraço quente, seu cheiro que me prende
com os cabelos de laços em fatos me agrado com seus traços
o bom dia com olhar que não aceita amar
respiro e vivo contigo
mais uma xícara e o cigarro apagado
se transforma no vazio
a falta de marcas por dentro não condizem
com as mordidas na minha pele que comigo vivem
porque a saudade resguarda na lembrança
que vem ao ver o que marcou
no momento em que seu corpo soou
e seu olhar brilhou
não se encantou, travou
com a voz desafinada
que mesmo falhada disse cada palavra que faltava
como um dicionário de vida incapacitada
folhas com linhas quebradas
usou os próprios sinônimos
para ter menos falhas.
E eu cheguei de manhã no estacionamento e meus olhos procuravam beber das mesmas flores de ontem, mas hoje elas estavam murchas e sem graça, eram apenas mato pelo batente da parede. Que triste é um milagre de cores e fantasias se tornar indigno de atenção, aliás indignado estava eu, como podem durar tão pouco? Ouvi alguns passarinhos cantando em mim:
"O mais belo rosto do mundo está construindo em cada minuto sua velhice miserável, seu irresistível, e cada vez mais próximo fim." Cecilia Meireles
"... dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível." Chorão
Bom, elas eram belas e discretas (como eu gosto), invisíveis pelos cantos construindo suas cores, suas flores. Desabrocham como um raio de sol que beija o orvalho da manhã, e suas cores faiscavam como estalinhos de São João. Meus olhos eram obviamente as fogueiras que queimavam de admiração. Mas tudo se acabara, ainda olhei mais três vezes para ter certeza que meus sentidos não me enganavam, por saudade e por esperança. Segredei-lhes baixinho - Quando irão florir de novo? - Eu, as borboletas e os passarinhos temos olhos ansiosos para fazer festa.
Olhei outra vez e percebi que as flores estavam na verdade fechadas (desdesabrochadas?), talvez para se esconderem dos amantes mais ferozes que seriam capazes de arrancar flores e jurar amor eterno, (pois a lua e as estrelas não podem roubar, é cosmicamente proibido!)
Com o passar da manhã, o sol expulsava o que restou do frio da noite e as flores se abriam, tão devagar quanto as nuvens que se arrastavam no céu, cada pétala parecia recém pintada. Não vi qualquer espinho esbelto e pronto para apunhalar, mas não a toquei, o ato de tocar nas flores pertence às borboletas que também desabrocham, são flores voadoras.
Nesta manhã, te desejo apenas uma coisa: que você seja muito feliz! ...
Que o amor esteja presente do começo ao fim do seu dia!
Agradeço pelo sol, pelos astros e por ter você ao meu lado! ...
Tenha um bom dia, uma tarde produtiva e uma noite fantástica!
Para hoje, escolha brilhar!
Toda manhã de manhã
Toda manhã o sol aparece devagarinho lá longe...
A visão de um mundo em ruínas
vai tirando todo o brilho que o astro rei com ele traz...
fico aqui a me perguntar: gostaria ele de voltar atrás?
Ficar escondido atrás dos montes...
Do outro lado do oceano...
Ficar parado por um instante (ou pra todo o sempre)... no limite em que nem aqui, nem lá está?
É... manhã chegando.
Tudo clareando.
Veremos este mundo um dia mudando?
O calor do sol...
A brisa suave...
O aroma das flores...
Os pássaros voando...
As abelhas as flores beijando...
Quem sabe?
Tudo isso, em conjunto,
seja um aceno de paz...
desfaça a dor que pelo mundo jaz.
OUTONO MEU TEU
Numa manhã de outono
Visto-me de folhas
Que já ganharam cor
E com o perfume da chuva
Levam-me a flutuar
Na mansa brisa fria
Pela madrugada a visitar
Todos os recantos do teu corpo.
Te desejo tudo de bom ....
Sorrisos sem motivo pela manhã ...
Abraços a tarde , porque sim ...
Que possa sonhar , mas também realizar
Pra poder sonhar então um pouco mais além
Que seja feliz, mas não seja boba
Saiba que nem sempre as coisas são boas. Mas nunca , também, elas são de todo ruins.
CAFÉ COM POESIA
Numa manhã fria
Cinzenta, imensa e vazia
Um bom café com poesia
Pode salvar o seu dia !
Ela é a primeira coisa que eu penso de manhã!
Mas como ela não quer ninguém eu vou com pés de lã,
Ela foi das primeiras que dos poemas era fã,
Agora que são para ela sente-se confiante e sã!
Ela nos poemas sempre me apoiou,
Tomara metade daqueles gajos serem metade do que eu sou!
Eu dei-lhe o casado no meio da chuva: ela disse "não é preciso"
Nesse momento eu pensei que ela era forte e aguentou com o infortúnio prejuízo.
A minha mira não está em baixo, mas sim em cima,
Para a tua boca e braços estão a apontar e vou ter isso tudo como uma rima!
Já acorda todo dia de manhã
Subordinando sua vida ao seu afã
Sua vontade própria se ruiu
Tudo o que consome lhe consumiu
Não vive mais pra se sustentar
Tem vivido só pra trabalhar
Mas deixando a vida pra depois
Sua mente e seu ego
Se partiram em dois
BRISA SUAVE
Hoje a brisa suave da manhã passou por aqui e me perguntou qual seria meu maior desejo, então respondi que a única coisa que me importava neste mundo seria ganhar novamente como prêmio o doce toque dos teus beijos.
A brisa me respondeu que trazer os teus beijos não seria assim tão fácil, mas me prometeu trazer em teus braços o suave toque do perfume que me encanta, e me faz lembrar de teu corpo junto ao meu num romance que nunca se cansa.
Poema: O sol a brilhar
Como e bom acordar de manhã
E ver o sol a brilhar e ouvir os pássaros cantar
Sinto uma imensa vontade de cantar
Como e bom amar pelos quatros cantos da cidade
Mas você aparece não entender o que e amor
Que bom está comigo para espantar minha tristeza
E fazer meu mundo mais feliz em teus braços
Como e bom te amar e sentir meu coração bater forte
E meu corpo entrelaçados no seu
Vivo por ti em minha vida está em suas mãos
Sinto seu coração me amando nossas juras de amor
Não pode se quebrar eu preciso de você
Hoje e sempre pra me amar amor
acabei virando prisioneiro desse amor
Porque te amo agora e sempre vou te amar
Escritor: Eri Gomes
Duas da manhã
O céu alaranjado
O sol se pondo
Os pássaros a voar
O sentimento aflorar
O teu abraço
O teu cheiro
Me faz cantar
Me encontro a viajar
Continue a cantar
Continue a tocar
Assim posso velejar
Através do seu olhar
Segure minha mão
Minha eterna paixão
Seguindo seu coração
Minha eterna razão
Tem sido difícil até abrir os olhos de manhã.
Coloco no modo soneca várias vezes
Na tentativa falha de tentar prolongar
Um pouco do meu sono.
E quando para de tocar de vez e cai a ficha
De que eu tenho que levantar
Meu corpo dói.
Levantar é mais um peso
Do que um alívio.
Por que choras?
O sol da manhã desperta nosso beija-flor interior.
De mãos dadas procuremos alegres as flores do amor.
- Relacionados
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- 72 textos de bom dia para namorada que vão alegrar a manhã dela
- Se a Brisa da Manhã Tocar seu Rosto
- Frases de café da manhã para tornar seu dia mais gostoso ☕️
- Oração da Manhã para hoje e todos os dias serem abençoados
- Bom dia, princesa! 43 frases românticas para se declarar pela manhã
- Ótimo sábado: 48 frases lindas para desejar uma excelente manhã
