Poema da Manhã

Cerca de 5389 poema da Manhã

⁠Ainda é manhã, mal acordei, mas já me sinto cansado
Fadado a viver, mas com a vontade da vida longe de mim
Ontem jurei que hoje não seria mais assim. Menti.
Apostei a minha alma com o vento, que ia melhorar. Perdi.

As pessoas vão saindo, prontas para cumprir compromisso
Imaginar ter um dia tal rotina, me afeta como alimento cediço.

Não.
A viver sem emoção, prefiro não ter alma, que pelo menos não sinto.
Escrevendo isto com dedos jovens e doloridos, acompanhados de fumaça e vinho tinto, me pergunto:

O que estou fazendo?

Inserida por PedroPotter

⁠Já raiou o dia, uma nova manhã te espera!
Com a direção de Deus...
Com muita saúde, sabedoria, amor e paz.

Inserida por RitaSimoes

⁠Seu sorriso pela manhã que ilumina meu dia
Seu olhar que me mostra onde ir
Seu abraço que me mostrou onde ficar
Um dia eu te deixei ir
Nunca pensei que pra voltar
Que pra ficar
Que pra ser o amor maior que eu podia encontrar
Ter você é um presente
Muito maior do que eu podia pedir ou imaginar
A vida ensinou sobre amor
Ensinou sobre amar
Muita coisa eu aprendi
Outras deixei passar
Sei que hoje dentro do teu amor
É o lugar que quero morar

Inserida por itsnovaes

⁠(Valentina)
Eu que de manhã
Acordei com a coberta no chão
Que de tanto rolar, enrolar
Restou-me a solidão

O frio que a madrugada trouxe
Não encontrou seu calor
E o corpo ao tempo
Sentiu mais que dor

O suor que embaçava o vidro da janela
Há tempos a lua não vê
Hoje seu brilho passa fácil
Iluminando o quarto sem você

Inserida por WeberDomigues22

⁠(acróstico)


Forma o pássaro da manhã
A lua em sua prosa
Deu poesia ao talismã
A nuvem pintada de rosa

Inserida por noi_soul

⁠Mais uma manhã
Eu e minhas ideias
Hoje o Sol quase não nasceu
Aproveitei pra tentar pensar.L.G.

Inserida por lu_galetti

⁠Para os dias mais difíceis e tristes
Eu quero poder fechar os meus olhos,
E abrir na manhã seguinte acreditando que ainda ...
há uma luz no fim do túnel.
Que nada está perdido.

Deus e mais!

Inserida por carolina_goes

Era manhã quando desabei, percebi que eu era ninguém
Talvez eu ainda fosse alguém, ou somente um resquício
Um espectro de quem queria ser mas nunca me esforcei a tal
Na deprimente luz fraca da manhã vi o quanto eu havia mudado
E por Deus, não queria que isso tivesse me deixado tão conturbado
Mas então o sol apareceu imponente, e tudo de repente ficou tão pequeno

A tarde gelada chegou, um sopro de ar, uma chuva fina, um poema de amor
Novamente me perguntei quem era, numa reflexão nefasta que a nada espera
Só então compreendi os meus erros, num ato de lucidez ou talvez desespero
Porém, eu sabia, não tem como mudar o passado, talvez aceitar fosse a melhor opção
Obrigar a mente a esquecer as memórias ruins, e o coração os amores sem finais
Mas então a lua pairou no céu, e duvidei se não estava fazendo de tudo um escarcéu

Na bela noite procurei por descanso, mas nada era fácil além da incerteza
E as dúvidas apareciam aos montes, num circo impensável de tristeza
Eu sabia que tudo que precisava era de um pouco de clareza, talvez alguma diversão
Só que nem mesmo toda a felicidade passageira impedia a mente de girar em turbilhão
E nos livros enfim, encontrei um pouco de amparo, na quietude da noite, na profundidade da palavra
Mas então o sono chegou e com ele não tive vez, e ao abrir os olhos já era manhã outra vez

Inserida por PedroPotter

⁠Foi numa manhã chuvosa de trilha
Você passou por mim.
Vestia short e um casaquinho
Cabelos ligeiramente presos na parte superior da cabeça, corpo perfeito
Trazia a paz em forma de sorriso e uma instigante leveza no olhar
Nem me notou.
Eu não sabia coisa alguma a seu respeito,
Mesmo assim, nasceu poderosamente dentro de mim,
Sem perceber, uniu sinapses e gerou conexões entre tudo o que faz sentido pra mim
Despretensiosamente, destilou a sua essência e se fez marcante
Poesia livre, em harmonia com a natureza
Interpretei sua beleza à luz do que me dizia a sua alma
Nunca saberás, mas te amei no instante em que teu sorriso alcançou o meu olhar

Inserida por Expaze

⁠APAIXONADO
Sou apaixonado pela vida
Da minha terra querida.
Ao acordar pela manhã
Ver o Sol que o campo ilumina.

Sou apaixonado pela chuva
Que de gota em gota a terra encharca.
Das canções em forma de melodia
Que faz lembrar o passado com alegria.

Sou apaixonado pela noite de lua,
No brilho reluzente da estrela,
Pela inocência de uma criança,
Pelo cantar estridente da cigarra.

Apaixonado por cada conversa
Mesmo não sendo definitiva.
Pela estrada que me direciona
Em lugares que alguém me espera.

Apaixonado pela vida com ternura,
Apaixonado pela minha esposa
Que juntos formamos nossa família
Apaixonado! A vida me presenteia

Inserida por nivaldo2021

⁠1 hr da manhã

Uma hora da manhã a insônia me atrapalha e eu atrapalho todo o raciocínio lógico dos meus pensamentos, talvez por lembrar o quanto estamos sozinhos e julgamos estarmos acompanhados, a única coisa que me esquenta é o meu café, olho para alto para buscar respostas em uma divindade a qual todos acreditam, mas, como minha mente é incerta, eu imagino respostas às quais aquecem um pouco a fria solidão que me invade. O relógio marca quase duas da manhã, meu cigarro já acabou e minhas esperanças junto a ele, o que resta para mim agora é simplesmente esperar. O tempo passa rápido, mas meus pensamentos são lentos e frios assim como a chuva que cai lá fora, eu realmente me sinto perdido em todos os meus pensamentos e sentimentos, é como se tudo fosse preto e branco, sem cor e sem vida.

Inserida por -alfeu-neto-

Raios de sol

⁠Mais uma vez o meu despertador toca às 5:00 da manhã, uma das poucas coisas que me deixa melhor é ver o nascer do sol, os primeiros raios de sol me trás uma esperança de vida novamente. Me encontro sentado naquela velha cadeira de balanço, a madrugada ainda persiste e antes do céu se tornar laranja mil coisas ainda passam pela minha mente, e meus vícios já estão ao meu lado, meu café forte e o cigarro que já me acompanham a anos, e os rimeiros raios tão esperados não aparecem, já são quase 6:30, e ainda tenho fé de ver o sol nascendo e trazendo esperança para minha vida… mas nem tudo é como queremos o tempo nubla, o céu está cinza, não tem resquício do maldito sol que eu usava para iluminar minha vida e com sorte minha o meu dia, estou no quinto cigarro, meus pensamentos continuam obscuros e sinto que pode piorar, ainda me pergunto por que não desisti de tudo isso, por que não parei de me iludir com malditos pensamentos positivos, por que continuo pensando que o sol irá me trazer algum tipo de melhora, todos os dias são igual com ele ou sem ele, seja noite ou dia meus pensamentos continuam os mesmo… sempre os mesmo… sinceramente me sinto em um cemitério e todas as covas e túmulos são sonhos perdidos, e eu sou o maldito coveiro, enterrando todos os meus sonhos…
apago meu cigarro e volto a dormir….

Inserida por -alfeu-neto-

⁠Morrer toda noite em paz, para de manhã renascer,
Com a certeza de ser feliz e voltar a amar,
em algum amanhecer...

Inserida por Daniel-DTA

⁠"A cada nova manhã somos enviados à morte nesta selva de pedra em que vivemos.
Nem durante a noite estamos livres dela (morte).
Este é o destino ao qual estamos fadados.
Mas há muita vida neste percurso e somos agraciados com visões paradisíacas vez por outra.
O encanto e a beleza estão muitas vezes escondidos, assim como o ouro e o diamante inexplorados.
Existem pessoas encantadoras no nosso trajeto e da mesma forma as más (Estas não precisamos procurar muito)."

'Põe-me uma mesa, Senhor, na presença dos meus amigos (Só os verdadeiros) e nos fartaremos nela.'

Inserida por Avanildo

⁠"Quando eu era criança achava que o sol era de vidro e que explodia a cada manhã.
Os estilhaços atingiam o solo, rasgavam a terra em busca das sementes, molhadas pela chuva, e a vida se manifestava em forma de pequenas plantas.
Hoje, olhando o passado, percebo que eu tinha razão. Do meu jeito, mas tinha".
Há tanta sabedoria na ingenuidade, que "emburrecemos" ao nos tornarmos "adultos espertos."

Inserida por Avanildo

⁠Poeminha do café da manhã.

"Eis uma coisa gostosa:
uns "dois dedos de prosa",
um cafezinho bem quente
com pamonha, pão e queijo
e depois ganhar um beijo
de quem gosta da gente".

⁠Serena Manhã

Serena manhã dos orvalhos perdidos
Dos silêncios em abraços distanciados
Teus sinais marcaram meus dias e tempos
Trouxeram-se afeto e aprendizado.

O incerto tomou-me em dias a fio
O medo corou anoiteceres adentro
Mas foi nos dias de flores tardias
Que entendi teus sinais de ternos segredos.

Serena manhã das melancolias
Da falta de abraços, carinho e abrigo
Chorei junto a ti, em dias tristonhos
Alegrei-me em teu colo
Nos dias de frio.

Serena manhã, ventre dos nasceres
Que em ternura anuncias à tua chegada
Mesmo em dias turvos e cinzas
Afagas minha face, para outra jornada.

Serena manhã dos dias reclusos
Em que o sol da janela esqueceu de chegar
Enxugas minhas lágrimas em força e coragem
Trazendo esperança para meu caminhar.

Serena manhã dos anúncios tardios,
Abres as frestas para meu olhar
Mesmo nos meses de longa espera
Renasces em sonhos para minha alma afagar.

Serena manhã das lonjuras inquietas
Que em segredos insistem em continuar
Brotas em flores, enfeitando meus dias
Bordando meus medos, num esperançar.

Serena manhã das vozes perdidas
Das canções silenciadas que insistem em cantar
Teu orvalho acalma e acarinha meu ser
Num embalo suave, feito canção de ninar.

Serena manhã és vida sentida
Num convite me animas para despertar
E mesmo depois dos desassossegos
Alegro-me em ti para continuar.

Inserida por DanielaMattos

Tempo espera
vontade sonho.
Mentir angústia.
olhar oceano
manhã renovar.
sentido conjugação.
certeza alegria.
Gratidão felicidade.

Inserida por eduardortavares

⁠Acorda pela manhã contando as horas para o final do expediente.

Começa a semana torcendo pela chegada da sexta-feira.

Começa o mês esperando pelo dia do pagamento.

Inicia o ano na contagem regressiva pelas férias.

- E depois reclama que o tempo passa rápido demais!

Inserida por GuilhermeMazarim

Sou bipolar

Em uma manhã calma e nublada,
Deitada e coberta por um lençol amassado.
Olhando para um teto branco Deliberadamente hipnótico,
Querendo entender o pq foi marcada
Por memórias afetuosas causadas
Por esta marca, carregada na camada
De uma patologia visivelmente hereditária.
Percebi que meus pensamentos me confundem na maior parte do tempo,
Requerendo de mim o controle das memórias
Com cada indivíduo envolvido no enredo
Do filme que estou vivendo.

Contarei duas histórias,
Que poderiam ser diferentes
Dependendo do condicionamento
Da polarização do humor
Que eu estivesse tendo.

Caso 1: mania.

Levantei com muita pressa,
Para à aventura que me espera.
Me lavei com uma autoestima
De atriz de novela,
Uma beleza sem igual.
Cantei no banho
E sorri para o porteiro,
Abracei aquele dia
E o chamei de perfeito.
Comprei sete livros
E já li um livro inteiro.
Trabalhei como o triplo do empenho ,
Cheguei em casa,
Falei com todos e demostrei o amor que tenho.
Dormi pouco,
Pois precisava
Aproveitar cada segundo
Desta maravilhosa vida de oportunidades
E desfrutar do tempo que ainda tenho…


Caso 2: Depressão

Assim que despertei
Abri meus olhos e os fechei no mesmo tempo,
Já sabia o que me esperava…
Pedi a mim mesma que levantasse,
Mas, meu corpo parecia concreto.
Reuni forças e levantei.
Acendi um cigarro
acompanhado de um café amargo,
Planejei o que iria fazer.
Mas nem a metade
eu tive coragem de fazer,
70% do tempo …
Só lembrei do passado que eu poderia ter.
Trabalhei pela obrigação do dever,
As horas não se passavam.
Não falei com quase ninguém.
Deitei na cama e implorei
Para que o mais rápido possível
Eu pudesse adormecer ….

Inserida por thais_araujo_2