Poema Jardim

Cerca de 5311 poema Jardim

Rosahyarah no País das suas maravilhas

Dizem que Alice caiu na toca do coelho,
mas quem cai em Rosahyarah, perde o chão por inteiro.

Ela não segue relógios, ela dita o tempo com o olhar. Onde pisa, flores desobedecem as estações e corações aprendem a se desmanchar.

Rosahyarah não é uma menina-mulher comum, é encantamento em forma de pele, é sorriso que confunde realidade e sonho, é portal que leva pra dentro de si.

No chá das cinco, ela serve poesia,
com uma pitada de loucura elegante.
Chapeleiros se perdem no brilho dos olhos dela,e até o Gato Risonho para de sorrir pra tentar entender o enigma que ela é.

Ela é jardim e floresta encantada, tem dias de brisa, outros de tempestade.
Beijá-la é como beber da poção errada:
você nunca mais volta a ser quem era.

Quem a encontra, não quer partir; quem parte, leva um pedaço.Porque amar Rosahyarah é se perder com gosto, é cair no abismo da fantasia e não desejar retorno.

No País das Maravilhas,ela não é visitante,é rainha, é feitiço, é história que ninguém esquece, é realidade mais bonita que qualquer conto.

Inserida por RosahyarahAlves

⁠Rosa mais bela


Ela e as rosas, o cenário perfeito,

quando ela se misturava com as rosas era inevitável não confundi-la com uma,

sorrisos semelhantes, cheiros misturados em perfeita conexão, cores dos olhos e boca combinando com as rosas em volta,

em cada pétala derrubada uma lágrima acompanhava , em cada golpe de vento uma dança tomava conta das rosas e ela emocionada acompanhava o ritmo,

o mesmo sol que ilumina e a mesma lua que aplaude recebe os agradecimentos dela a minha rosa mais bonita e amada desse jardim chamado mundo.

Inserida por ricardo_souza_5

Flor mamãe...

Quem tiver sua mãezinha
Ame-a com todo fervor
Aos olhos da tua mãe
Você tem muito valor.
Nos momentos mais difíceis
Em tempos de aflições
Quando tudo parece perdido
E as tentativas em vão,
Tua mãe lhe aparece
E com os dois braços abertos
Conforta o teu coração.
As mães são flores no campo,
Na aldeia, ou na cidade,
São joias de muito valor
Que nenhum dinheiro paga.
Regue as flores com carinho,
Todas as mães deste mundo
São flores do mesmo jardim.

Inserida por JoaquimGomesAlves

PEDRA DO NAVIO
Profª Lourdes Duarte

Grande pedra repousando sobre outro bloco rochoso,
Mas precisamente um afloramento granítico imperial
Esculpida pelo tempo ou por um Deus supremo
Erguida, das rochas, surgiu uma Nau.


Ora singela, ora rústica, ora imponente,
Aos olhos de quem a contempla ou a admira,
Pedra do navio hoje é seu nome,
Beleza única no cenário turístico do Bom jardim.


Contrasta com o verde dos seus arredores
Debaixo de um céu azul, anil
Pedra do Navio, ou Nau de pedra
És bela como nunca se viu.


Uma lenda bem antiga fala de um mar bravio
Que em um naufrágio, uma princesa ali morreu
O mar secou, a princesa encantou
E a rocha ali se ergueu.


Lendas são lendas, histórias e fantasias
Mas o que se tem de verdade e é atrativo de Pernambuco,
Uma linda pedra, com o formato de uma nau
Embelezando os verdes campos de Bom Jardim,

Minha Terra Natal!

Inserida por lourdesduarte

⁠Para a minha amada mãe que foi morar no céu.

Ao olhar as belezas do mundo me sinto com os seus olhos.
Só quem lhe conheceu sabe da profundidade de cada história que eles refletiam.
O seu jeito aventureira que ainda me enche de alegrias, e ao mesmo tempo muitas saudades!
Foi da minha história, a maior parte,
Tantas lembranças, guardadas em sete chaves.
Você era fogo, e eu calmaria.
Você era realidade, e eu fantasia.
O reflexo da sua alma, estará para sempre a enfeitar o meu coração.
Em cada flor que você poderia admirar.
Em cada lugar que poderia se encantar.
Em cada coisas belas que gostava de descobrir, e cada jeito seu que me fazia rir...
Então, quem sabe um dia mãe poderás me contar sobre o paraíso.
Tenho certeza que é tão imensurável, como o seu sorriso!

Inserida por simone_franciscani

⁠Se eu morrer na primavera,
Não chore, antes bendiz
A morte, esta quimera,
Foi do jeito que Deus quis!
O céu tem flores belas
Em caminhos por onde irei
Nas estrelas se pode vê-las
E é nelas que viverei.
Num jardim de rosas e heras
- Meu anjo assim o diz
Onde é eterna a primavera,
Serei de novo feliz!
(Lori Damm, 26/08/2020)

Inserida por LoriDamm

A magia da escrita permite ao autor fazer rodeios,brincar com as palavras e com a imaginação de quem ler. Faz
parte da escrita, falar das borboletas e dos sonhos que carregam, falar das flores do jardim e descrever o vento que faz cair suas folhas, faz parte da escrita falar de elementosque não existem ou existem implicitamente aos seus olhos.
Faz parte do escritor, inventar o que quiser para inserir ao seu texto. Eu inventei um lindo jardim. Faz parte do leitordar sentido as flores.
O sentido das borboletas nem sempre é o mesmo do jardim que beija. Não sei se é o jardim que possui asborboletas ou a elas ele pertence, só tenho certeza que elassão totalmente livres para voar e para voltar quandoquiserem, restando a ele o eterno ofício da espera.

Inserida por Cleude

⁠LIÇÕES DE BORBOLETAS
Escrevo sobre borboleta
De tanto sobrevoar jardins
Tem flor no olhar
E possui pureza nas asas
Trava uma luta contra as paredes do casulo
Até aprender todos os caminhos do vento
Ainda enfeita de cores o sol quando ele a vem queimar
Não usa Margarida contra Rosa
Nem tem inveja de beija-flor
Dos aprendizados adquiridos por humanos
Não absorveram lições de borboletas,
Tampouco sabem ser livres.

Inserida por Cleude

⁠"Se eu estou aqui é porque alguém quer
seja ele homem ou mulher!"

"A vida é assim...
Erguida e florida como um jardim!"

"Na vida é preciso saber viver
cada dia a dia até morrer!"

Inserida por ValenteLuisa

INOCÊNCIA

Colhia flores
Como dona de suas cores
Colhia as amarelas
E o sol que reluzia em seus cabelos
Colhia as folhas soltas
E seus olhos furtavam os verdes
Colhia as vermelhas
E sua boca se adornava de prazer

Conhecia todas as delícias de um jardim
E as amarguras das flores arrancadas
Mas era efêmera, como as pétalas ao vento
E não consegui salvá-la.

Inserida por CarmemElias


''... O calor do chão faz a lagarta metamorfosear no caçulo e a borboleta voar ...''



🦋

Inserida por Doche

⁠Ardente paixão

Uma ardente paixão.
Sentimentos explodem em meu coração.
Lá fora brumas se juntam como um denso véu.
Escuro e triste está o meu céu.
Chuva virá.
As flores do jardim irá regar.
A terra molhar.
Em meu rosto lágrimas minha visão irão mais embaçar...

Inserida por RosangelaCalza

⁠envelhecida e chata - assim ela se classificou.
sem ânimo e sempre triste, viver não era mais um propósito.
morrer era esperança. um dia andando sem rumo, encontrou um jardim, deitou-se com as rosas, olhou para o céu e disse:
- já brilhei como o sol, já fui linda como as rosas; posso me retirar como ele e morrer como elas

Inserida por Isisvitoria00

⁠Caminho real

Vazio coração, solidão.
Arrancaram a minha alma
Roubaram o meu sorriso.

Permiti que apagassem os meus sonhos e congelasse a esperança.

Apenas resto da lembrança
De quando criança.
Sem poder ouvir o cantar dos passarinhos e nem na gangorra poder brincar.

Nos meus pensamentos era o único lugar, em que pude me encontrar.

Fazia dele o meu rico jardim dos sonhos...
dos sonhos de castelo, de princesas e fadas.

Mesmo rodeada de bruxas a me amedrontar até os dias de hoje,
inimigos a tentar me intimidar e querer o meu mal.
Sigo o meu caminho real.

Carrego pedras pesadas no carrinho, em trilhas de espinhos.

Do suportar o desgaste do tempo, a dor do caminhar.

Adriana C. Benedito
Em, 11.01.22

Inserida por DricaPoetizando

⁠Se eu fosse um anjo ia te guardar mais como eu sou humano vivo para te amar no céu escolhi uma estrela no Jardim escolhi uma flor na terra escolhi ser o seu amor.
Ando por aí querendo te encontrar em cada esquina um olhar, chorando por amor voltar por favor.
Eu andava sem destino vc abriu me caminho vc chegou e baguncou meu coração eu nao sei é amor ou pura ilusao...

Inserida por gilson_faria

⁠Liberdade de flor

Vive
Lá no fundo do meu ser
Uma flor

Uma flor
Lá no fundo do meu ser
Quer ser livre

Inserida por AnaScuro

⁠há um anjo morando em mim
que dorme em meu peito
e brinca no sótão
da consciência
onde agita as asas
e remove o pó
do que eu fui
descobre os velhos álbuns
das lembranças
abre-me a janela
da alma
e deixa o sol entrar...

há um anjo no meu jardim
que me faz voar
para além das papoulas
dos meus sentidos

há um anjo, meu querubim
que quero bem
será começo
depois do fim

Inserida por heron_queiroz

⁠A flor da vida!

Entre flores e espinho assim vivo,
Não importo com o que e composto meu corpo,
Trago galhos as vezes me balanço ao vento,
Mas a chuva me faz bem ....
Tenho vestimentas brancas ,
Rosa, vermelho ,amarelo...
Várias cores sou linda e perfumada.
Sou alegria e tristeza,
Sou comemoração ou luto,
mais existo!
Para isso preciso de cuidados,
As podas para continuar crescer,
Acredite mesmo como sou.
Trago benefícios aos homens.....
Trago beleza aos campos .....
Enfeite sou de muitas casas,
Simples e de luxo,
Não importa!
Onde estou me destaco,
Mesmo com espinhos , sou considerada a mais bela do jardim .
Sou simplesmente uma rosa,
Plantada onde for mereço todo cuidado,
Mereço todo amor!
....e assim a vida ,a lida como você enxerga,
E, o seu valor!

Inserida por SoniaKalladoItuSP

Uma pena

Eram ares aromados por flores
em tons de púrpura suas cores
mas haviam sorrisos esmorecidos
com olhares pétreos em dores

Eram penas livres que dançavam
em ventos rítmicos que cantavam
mas haviam olhos líricos quietos
com linhas de tempo que marcavam

Eram como o orvalho de outono
em campo relvado sem dono
mas o orvalho era o princípio
com alma nas pedras fez tronos

Eram reis e rainhas em centena
em vida agora na presença plena
mas era uma pena naquele olhar
com o dom de trazê-lo à cena

Uma pena

Inserida por Erianclom


Amigo é aquele ser
Que de tão especial
É único, nenhum é igual
Pode haver outros,
Mas, cada um, é um
Amigos surgem
Como flores plantadas
No jardim da nossa vida,
Como quem conosco
Tem uma missão
Que precisa ser cumprida
Uns deixam coisas incríveis
Que ficam tatuadas na pele
Gravadas no coração,
Como mensagem divina,
Pra gente virar rima
No seu coração também,
Outros, nos deixam nus
Levam o nosso EU,
Por ser mais que amigo,
Já virou amor,
Amor de almas
Que acontece
Quando as almas
Se olham e reconhece
No outro, toda uma vida
Já então, vivida
Num tempo, num espaço
Porque esse amigo
Partiu sem dizer nada,
Mas, o nada que ficou
Profundas marcas deixou
Enfim, amigo presente
Amigo Ping- Pong
Amigo de todo dia
Amigo distante,
Amigo que nos quer bem,
Amigo desse espaço,
Receba com todo carinho,
O meu cordial
Um abraço
Feliz dia do amigo

Inserida por Zilda2023estrela