Poema Jardim
BEIJA-FLOR
Beija-flor, meu pé de amor-rosa
Murchou, secou, morreu
E na funda e infértil cova
Um espinheiro nasceu.
Beija-flor perdi o cheiro
Das minhas pétalas orvalhadas
Fiquei só sem bom proveito
De sonhar nas madrugadas
Beija-flor estou em luto
E fechei meu coração
Não procuro e nem busco
Pra viver, uma razão.
Beija-flor vem me ensinar
A procurar novo jardim
Sem um amor-rosa pra cheirar
Minha dor não terá fim.
MANHÃ DE PRIMAVERA
Linda manhã de primavera
Timidamente o sol saiu
Abri a janela
Que coisa mais bela!
O meu jardim floriu
Diante de tanta beleza
Agradecido, fitei o céu
Deveras fiquei encantado
A cada quadro pintado
Era o Supremo Divino
Dando toques de pincel.
(...)"Desculpas peço agora
em verso e prosa,
À tristeza e ao mal querer.
Planta morta,
No jardim da minha vida
não aflora.
Em minha poesia
tristeza existe,
sentimento ausente ,
Que ainda assim,
Tanto teimo em escrever.
Ahhh pobre tristeza...
Tenho pena de ti.
Caminhas apressada
e não te aproximas de mim.
A felicidade reina soberana
em meu viver.
Peço-lhe sinceras desculpas,
Mas não me há tempo
pra sofrer..."
Te ver é padecer no paraíso do meu mais belo desejo, é te ter mesmo sem você, é sofrer estando feliz, é sonhar acordado, é te querer perto e ao mesmo tempo longe, quando penso em você deixo um sorriso bobo escapar pelo meu rosto, meus olhos brilham, minhas mãos tremem e tu nem sabes que isso acontece dentro de mim.
Que o meu coração é um jardim, uma imensidão de flores adormecidas sem fim, a espera do desabrochar, que só o teu amor pode proporciona.
Talvez nunca ei de estar contigo, mas isso não me impede de sonhar, de acreditar que por um breve descuido do destino tu eis de me notar, mas mesmo que isto não venha acontecer, apenas de te ver sorrir, ei eu de me contentar, e ser feliz.
Ao vento que passa apressado pelas
Frestas da parede e as portas
Entreabertas carregando consigo
O perfume suave daquela flor do
Jardim da frente carrega consigo
Também os pássaros a bailar num
Céu azul é o mesmo vento que vai
Rodear o mundo todo e trazer novamente
O cheirinho do jardim e o levará até
Onde ele quiser. Deixe-o se divertir
Quem sabe é assim de flor em flor,
De jardim em jardim que faz sua trajetória.
O observar a vida, faz notar que todos aguardamos alguma coisa.
A gestante, o nascimento do filho.
O preso, a sua tão sonhada liberdade.
O doente, aguarda sua cura.
Os amantes, o momento do reencontro...
Eu, não aguardo tanta coisa, nem espero tanto.
Eu só aguardo o momento de encontrar o segundo sol de minha vida.
Sol este que aquece, alimenta, nutre e mantém forte o mais pro fundo de minha alma. Sol este, que se esconde dentro do seu primeiro sorriso, sorriso que me delicia.
Seu sorriso de bom dia.
Sol que ilumina o jardim de minha alma, que faz florescer terra seca.
Sol que ilumina o jardim de minha alma, que fertiliza e faz florescer terra seca.
Sol que faz com que suas flores se desabrochem e exalem seu cheiro, que é único.
Cheiro que atrai minhas borboletas em direção a seu jardim.
É...
Você chegou/ sem o cavalo branco
Não era loiro/ não tinha os olhos azuis
Me encantou/ me fez a sua princesa
Desenhei meus dias/ em um castelo de papel
Mas derrepente alguma coisa mudou
O príncipe encantado sapo virou
O encanto chegou ao fim
Algo se quebrou dentro de mim
Guardo nossa história no jardim das lembranças
Hoje eu quero mais que um conto de infância
Quero amor de verdade
Carinho e cumplicidade
Ao meu irmão
Quando revemos nossa casa, agora,
andamos encantados pelos cômodos,
ficamos longo tempo no jardim
onde – meninos levados – brincávamos.
E de todos os outros esplendores
que pelo mundo afora conquistamos,
nenhum mais nos alegra nem agrada
quando o sino da igreja faz-se ouvir.
Calados repisamos velhas trilhas
cruzando o verde terreno da infância:
e elas no coração tornam-se vivas,
grandes e estranhas, como um belo conto.
Mas tudo o que estaria à nossa espera
já não há de ter mais o puro brilho
de outrora – quando, ainda rapazolas
no jardim caçávamos borboletas.
(Dona Rosa)
Dedicou seus dias aos filhos que lhes foi confiados por Deus;
Honrou com fé e coragem a família que formastes com sabedoria e muito amor;
Em oculto, chorou pela tristeza de um filho e rogou a Deus para protegê-lo e abençoá-lo, porque pela distância, não poderia abracá-lo e lhe transmitir a segurança dos braços de uma mãe.
Foi "Rosa" com espinhos para defender os que estavam sob seus cuidados;
Foi "Rosa" perfumada com o perfume que a natureza lhe proporcionou na beleza de ser mulher;
Perdeu pétalas e espinhos pelo caminho, mas a ternura e a força para continuar prevaleceram.
Em toda nossa vida, foi a "Rosa" mais bela, e continuará sendo, mesmo que agora és a "Rosa" mais encantadora, que perfuma e cobre de amor o jardim de Deus.
C(r)omo somos…
(Nilo Ribeiro)
Meu filho tem Down,
um menino normal,
companheiro legal,
alma angelical
sou muito abençoado,
pois tenho um filho assim,
Deus me deu este legado,
plantou esta flor em meu jardim
uma relação divina,
uma vivência de amor,
agradeço pela minha sina,
Deus me deu um professor
o que é amar
sem ter desafio…???
é ser um mar
sem receber um rio
minha vida ganhou sentido,
pois aprendo todo dia,
meu filho querido,
você é a poesia
orgulhoso e honrado,
minha felicidade eu compartilho,
sou um pai muito amado,
um pai que ama seu filho…
Flor da dor…
(Nilo Ribeiro)
Que a flor desabroche,
pois não suporto mais,
sou um homem que sofre,
sou um homem sem paz
não aguento tanta dor,
não consigo suportar,
que desabroche esta flor,
para que a dor possa passar
estou pelo avesso,
este é o meu fim,
a flor da dor eu mereço,
eu a plantei em meu jardim…
Homens que sempre acham a grama do vizinho mais verde, uma dica:
O problema não é da grama; é o vizinho que cuida melhor do seu jardim.
Então meus "irmãos", apenas sigam bons exemplos! Respeitem, admirem, e tratem bem o seu jardim também; sem olhar o do outro... Que coisa feia, não?
Poda:
Era uma roseira diferente:
Seus espinhos brotavam para dentro
Ninguém os via
Ninguém os tocava
Ninguém os sabia
E a roseira, na tentativa de gritar
Abria rosas indescritíveis
Em noites de lua, sonhava podas
Todas bem rente ao chão
Mas ninguém a podava
Abriram espaço em seu jardim
Para que todos a contemplassem
Conheceu a solidão
Seus espinhos cresciam
A dilaceravam por dentro
A cada nova estação
E ela gritava dezenas de rosas
Uma lágrima em cada botão
Quando afagavam seu caule liso
Ela se contorcia de dor
Sentia os espinhos cravando
Queixava-se abrindo outra flor
Um dia, os espinhos já grandes
Formaram nódulos pelo seu corpo
Uma espécie de tumor
Cansada, não abriu flores
Podaram-na rente ao chão
E ela conheceu um pouco
Daquilo que é não ter dor
Quis mostrar uma folha ao sol
Mas a coragem faltou
Recusou a água
Recusou o adubo
Rejeitou a terra
A mesma terra que a criou
Ali desapareceu
E todo o jardim se abriu em flor.
Não se endurece
Não se endurece
Não se endurece
Seja flor, beijada pela dor
Não se endurece
Não se endurece
Seja minha flor, beijada por outro amor
Não se endurece
O meu jardim não vai ter vida,
sem minha flor preferida. Só não se endurece,
o meu beijo te amolece? Eu sei que amolece.
oh flôr, frô, amor, dor...
venha seja minha frô, flor, amor
seja como flor, for, quem for.
Mas não seja minha dor
Não se endurece.
O mar vem
Ondas benditas ondas nessa manhã
Céu ainda vermelho
O amanhecer está lindo
Vai saber quem diz
Depende de mim essa visão
O mar me contou histórias e eu não ouvi
Não quis sentir
A se eu escutasse tudo o que ele disse
Certeza que hoje não estaria aqui
Ondas quebrando são espetaculo
Meus olhos se abrem
O sal tempera a alma
Cozimento lento
As ideias estão prontas
Um poema é pouco não é suficiente pra mostrar
O mundo que eu tenho
E tudo o que quero lhe dar
Vai saber quando o amor chega
Ele é confuso e me cega
Sim sou um desses que se cega pelo amor
É um fardo mas eu até gosto
Nem sempre temos que vê a vida como ela é
Uma projeção as vezes nos acalma
Ou me diz que nunca se impressionou com uma flor?
A como eu amo flores
Quero mil em meu jardim
E na descrição de cada uma um verso dos poemas que te fiz
E sim
Quero coragem pra prosseguir
Eu vou conseguir
A tantas flores por aí
Vai saber quao linda outra será
Cada uma é única
Não é porque uma te espetou
Que outra não pode agir de outra forma
Ser feliz Hoje...
Viva o hoje, seja feliz hoje...
O ontem passou, e o amanhã ainda virá...
O hoje, você só terá hoje...
Por isso, aproveite a sua rica oportunidade,
de ser feliz, hoje!
Plante uma rosa em seu jardim, hoje...
E no amanhã, você terá
um lido jardim de rosas...
Afff...!!!
(Nilo Ribeiro)
Uma palavra de carinho,
um simples sorriso,
assim mostro o caminho
e o amor eu concretizo
alegria é a minha qualidade,
a tristeza não é meu forte,
se não posso sorrir com liberdade,
logo, prefiro a morte
sou íntimo da alegria,
com prazer eu confesso,
é feliz minha poesia,
é contente o meu verso
o contentamento é meu cerne,
o júbilo meu âmago,
minha mente verve,
pois da tristeza sou ágamo
escrevo floreado,
mas por divertimento,
a alegria é meu legado,
a felicidade é meu sentimento
conto piada para mim,
rio da minha patetice,
a alegria é um jardim
onde plantei minha meninice...
A flor que perdi é à flor que eu amei,
Aquela que escolhi entre milhares.
Quem passava por sua morada não à via, ou não dava nenhuma importância,
Porque ninguém notava sua beleza,
Por negligência de quem passava ela era ignorada.
Eu à via porque entrei no jardim e a reconheci, porque ela se identificou para mim.
Suas pétalas e seu perfume suave, me guiou até sua morada,
Sua beleza e bondade chamou minha atenção.
-Então...
Não tive dúvidas que aquela era a flor que procurava,
A flor que eu desejava e que preencheu todos os espaços que haviam em meu coração.
Eu à amei, e a escondi,
Quis ocultar daqueles que passavam,
-Ociosos,
-Maldosos,
(Eu tentei lhes tapar a visão.
Mas foi tudo em vão).
Alguém entrou sem minha permissão no meu jardim,
E antes do tempo colheu minha mais linda flor.
Enquanto eu preparava um novo jardim para por a minha amada,
Alguém à levou para um falso jardim,
E a mais linda flor que escolhi pra mim,
De repente murchou,
E devido o falso jardineiro que de mim à roubou,
Ela mudou de cor,.
Feriu suas pétalas e falsificou seu odor.
Foi assim que fizeram à minha flor.
Ray leite
"Poeta romântico"
Tudo que eu queria dizer é que me assusta a enorme irresponsabilidade das pessoas que detêm o poder em nossa comunidade. Eu os detesto. Não os suporto! São como cabras que invadem um jardim recém plantado. Tudo o que sabem fazer é destruir. Um homem livre não consegue ir em frente sem se chocar com elas a cada passo. Quisera acabar com este tipo de gente como se faz com animais daninhos."
(Dr.Stockmann, um médico)
(Um inimigo do povo)
Aquela felicidade que o rico não pode comprar.
Você pode tentar várias vezes tentar mudar a sua vida e pode nunca conseguir chegar nem perto, mais ao invés de se lamentar, você pode tentar ser a mudança na vida de alguém! Às vezes só nos falta pôr mais amor, e é no sorriso deles quando você ouve: "Eu gosto muito de você" que você encontra esse sentimento na forma mais sincera que se pode encontrar.
Já dizia o poeta que todo jardim sem cores, no tempo certo dará flores. Se as vezes plantamos chorando, sorrindo voltaremos a colher.
As vezes um carinho tudo pode unir, tudo pode consertar.
"Pra que seja luz, ante os cacos do mundo".
