Poema Jardim

Cerca de 5311 poema Jardim

O DIAMANTE QUANDO CHORA

Deixo que caiam lagrimas
Para os olhos lapidar.
Manter o anjo nos olhos
É como manter-lo em seu lugar.
Pois as sombras que cobrem o ninho traz o orvalho e contam historia
Aponta o mesmo valor de um diamante, quando chora.

~

Inserida por ValeriaRibella

A FLOR E O JARDEINEIRO

A flor mais bela encanta o simples jardineiro. Ela fita-o. Ele a admira. Ela desnuda os seus sentimentos. Ele desabrocha seus afagos. Ele contempla-a, regozija-se e torna-se o jardineiro mais feliz de todos os jardins de aurora. Ela o aprecia, jubila-se com o amor entre o jardineiro e a formosa flor e torna-se o seu presente de Deus.
Às vezes o jardineiro toca fortemente suas pétalas e as machucam. O que ele mais deseja é cuidá-la, amá-la, respeitá-la... tocá-la com suavidade, serenidade e afeto. Às vezes o jardineiro a faz chorar. Ele também chora.
O jardineiro dobra-se ao chão, ajoelha-se, ora, silencia-se. A flor também... A luz ilumina e brilha. Toca por completo o jardim de ares perfumados e limpos. A primavera chega engrinaldando os lábios do jardineiro com a flor mais rara, de sorriso leve e adornos de ouro. Na boca do jardineiro cânticos arrebatadores e festivos. A aurora reluzente chega aquecida pelo fogo do amor, resplandecendo os anjos que brincam por todo o jardim.
O vento plácido espalha a ternura da flor exuberante. Uma sinfonia de alegria é orquestrada pelos querubins. O eco do sol viaja com o sopro do vento, abrilhantando o entardecer. Tudo é tão belo! È expressivo, eterno e encantador. A voz do amor me chama e eu, jardineiro, escuto. O amor entre o jardineiro e a flor cresce como o vento que se estende no ar, como o ar que alonga no universo.
E quando chega à noite, as estrelas jubilosas dançam no suntuoso baile do luar. Vestidas de encantamento, envolvem a flor e o jardineiro. A melodia da natureza se silencia. A quietude da noite extasia a alma. O jardineiro, extasiado, reclina-se aos pés da flor, sente seu perfume delicado, desperta-se e, com um beijo afável, olha para o céu e agradece pelo presente de Deus no jardim do amor.

Inserida por ThiagoThays

"Do que a terra mais garrida,
teus risonhos, lindos campos têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida.
Nossas vidas em teu seio mais amores".
(O autor se esqueceu de dizer que este jardim de delícias é frequentado por diversas quadrilhas de ladrões e que aqueles que se aventuram a apreciar as belezas do jardim são fatalmente assaltados)

Inserida por FrancisIacona

Vamos cultivar a PAZ
E prantar mais ARMONIA
Vamos semear AMOR
Vamos colher ALEGLIA

Vamos semea a ESPERANCA
E pranta um pouco mais de BONDADE
Vamos cultivar o RESPEITO
E colher mais SINSERIDADE

Inserida por Poeetadomundo

O Quintal

Pegue as rédeas de seu destino
e dome o animal arisco.
Olhe o horizonte com valentia
e chame de casa a terna figura do amanhã.
Regue o jardim, abra as janelas
e escolha as melhores cores para as paredes,
já que o futuro é o quintal dos nossos sonhos.

Inserida por purapoesia

UMA FLOR
Vou lhes contar uma trova
Que não precisa de prova,
Pelo respeito a uma formosa.
O nome? Digo no fim da prosa,
Pois, ela é formosa
E pra mulher amorosa.
É presente pra carinhosa
Mas, pra mulher raivosa
Essa flor é amargosa
E, nesse caso, dê a ela uma babosa.
Essa flor, no jardim, é cheirosa
No ofurô é deliciosa
Pro beijaflor é saborosa
Pra abelha é preciosa.
Atenção! Ela não é venenosa
Mas, é espinhosa
Assim, a lida deve ser cuidadosa
Porém, sua ferida não é maldosa
Mais adjetivos? Seja malicioso ou maliciosa
O nome dela? Escrevi nessa prosa
De forma tendenciosa!
Já sabes o nome dessa flor maravilhosa?
Não? Você é vagaroso ou vagarosa!
Sim? Complete a rima, pois, o nome dela é...

Inserida por MarGeLellisSil

Talvez,
as borboletas
se aproximam
de mim.
Por ver.
Sentir...
Que meu corpo,
tem a mesma
essência de
um jardim florido.
De pétalas macias.
De doce néctar!

Inserida por daysesene

Ao fim de tantos anos
não há tempo a perder
A nossa história começa hoje

Com a tua mão no meu peito
também sentiste o ritmo suspeito
de quando o coração se esmera
quando se aproxima o momento perfeito
para quem esteve sempre a espera

Se ambicionas ser a flor
prometo eterna primavera de cor
num futuro colorido de jardim
se aceitas o que estou a propor
é fácil, diz que sim

Inserida por milenabatalha

Flores

Magníficas as flores que brotam nos jardins celestes.
Magníficas as flores que brotam nos jardins terrestres.
Sábios são aqueles que aqui sabem cultivar,
pois as flores que cultivam, também florescem por lá.
Felizes são aqueles que cultivam jardins,
os que são guiados pelas mais belas flores.
Flores são como os bons sentimentos,
são como os bons pensamentos,
flores são vida e são flores até na morte
são flores no renascer.
Infelizes os que não semeiam, que não cultivam as flores,
Mas tudo bem, não te julgo,
és livre,
dono de tuas escolhas.
Mas se não cultivas, não irás colher!
No entanto, quando perceber e de coração desejar
Sempre terás um amigo, em prontidão, para ao caminho das flores te guiar.

Inserida por tauansatyro

E o vento levou o que precisava ser levado,
que a terra contenha as chamas
e finalmente o ciclo possa ser encerrado.
Mais um cadáver no jardim,
mais sofrimento, mais aprendizado;
me pergunto se finalmente a maldição me devorou,
se também serei condenado a viver a vida amargurado,
e que eu não pertença mais a mim
e que meu lugar seja ao lado
de todos esses corpos aqui enterrados.
Que minha alma ascenda e alcance paz,
o necessário foi feito e o passado não se desfaz.
Que a terra permita que eu descanse meus pés
e me dê forças para germinar e crescer uma vez mais.

Inserida por PetrosM

Achei um sorriso falante ...
Em outro horizonte
Ele fala de paixao
de amor, de compreensão .. .

No vazio das palavras
Um sorriso simples sempre fala
Só quem entende
Quem vive sorridente ...

Sorriso mais falante
Que existe no meu pensar flutuante
Ela não sabe quem eu sou
Mas sabe o que faço por amor ...

Teu sorriso pode ser meu diamante?
Não tenha medo de mim
sorriso falante ...

Não tenha medo de mim
Pois é o teu Sorriso
Que canta e que mora em meu jardim.

Inserida por MachadodePaulo

Quero dividir meu ninho com você
Meu coração é muito grande só pra mim
Este vazio agora só você pode preencher
Minha solidão então poderá ter fim
Demorei demais para perceber
Que você era a flor que faltava em meu jardim
Então vamos deixar o amor acontecer
Para que a felicidade possa reinar enfim

Inserida por odairschiavone

Nos jardins da saudade

Nos jardins da saudade
Colho pequenas flores de morte
Pequenos ramos de sorte
Por meio das folhas sagradas do amor
Entendo que sou eu, o lavrador.

Aqui, os ventos são plantados no chão,
Coloridos e assobiam uma canção.
São as flores do sol que exalam
O mais tênue perfume

E os brotos de noite
Lagrimam ritmos da primavera.
A classe dos sonhos
Embalam toda a atmosfera

Nos jardins da saudade
As ruas são feitas de pó
Tem veredas de dar dó
E a flor do mundo
Move-se em segredo
Recriando segundos
Com seus pequeninos dedos.

Aqui nos jardins da saudade
Há flores de todas as estações
Feitas de sombras e de ilusões
Bebem-se pequenos goles de felicidade
E fica-se longe da flor da realidade.

Enide Santos 02/09/14

Inserida por EnideSantos

Quando ficamos obcecados
em capturar a essência de uma única flor,
fatalmente, ela se esvairá.
Não faça isso!
O encanto do jardim
está em guardar
o perfume de todas as flores
na memória do coração.

Inserida por CikaParolin

⁠Estica-te perna se tens quem te governa,
No calor do verão, à sombra frondosa,
O sol acarinha, a tarde se alterna,
Em murmúrios de brisa tão silenciosa.

Deitado no jardim, espreguiçadeira amiga,
O tempo se dissolve em suspiros de paz,
Enquanto a vida, num quadro, se abriga,
E a tarde se estende, preguiçosa, voraz.

“O mais belo sorriso não é o da princesa
Que se escafedeu sabe se lá para onde,
Mais, sim, o seu. Que sorrir agora
Como se fosse uma flor que
Acaba de desabrochar
Entre as mais belas
Do jardim”

Inserida por Barros-Silva

⁠Quando você perceber que para ser feliz, você precisa se amar primeiro, você será amada(o)!
Por não precisar de alguém que não quer nada com você, fato é que essa pessoa não é o "alguém" da sua vida.
Aprendendo a amar, gostar, e cuidar de si, você consegue amar, gostar, e cuidar de quem também gosta de você!
Cada uma pessoa tem um jardim, cuide do seu jardim, assim as borboletas viram até você!
E você sabe qual borboleta vai achar?
Vai achar aquela borboleta que estava procurando por você!

Inserida por EUCLYDES-ZANON

⁠O que você planta em sua mente está crescendo, assim como a flor aparece depois de um tempo vivendo como raiz.
Por isso, cuidado com o sentimento que está plantando em seu coração.
Eles podem fazer da sua vida, um jardim ou um deserto sem vida e sem cor.

Inserida por syslandya

⁠Suspiro-dos-jardins
Tira-me toda a angustia inquietante
Nesse labirinto, não encontro o caminho
E eu ei de vaguear por entre as estações sozinho
Bem vindo ao lar, com a dor causticante.
A flor-de-viúva há de brotar em mim
Formando suas raízes, que nada intera
O exórdio do nosso viridário de jasmim
Ao auge de minha quimera.
E toda a reminiscência, e o estigma por ti deixado
Lembrarei por toda a eternidade, o seu partir sem razão
Sinto que meus sentimentos precipitados, nada foi adiantado
Aos pensamentos sem fim, aos dias que não voltarão
O vestígio de ti, seu eflúvio atrativo, ainda me lança
“O passado se torna o presente na lembrança”.

Inserida por LaLunee

Sonhos Regados

As lágrimas,
que por
você derramei…
Foram
silenciosamente
regando
as minhas emoções.
Floresci!
Me fiz outro jardim.
Quando descobri,
que sonhos são regados,
de amor!
De bem-me-quer
e mal-me-quer…
Nem sempre teremos
na vida o amor
que a gente sonha…
Mas a vida nos presenteia,
com o amor de quem,
realmente conhece
a nossa essência.
E ao longo do tempo,
vamos adubando
as nossas esperanças.
E quando florescemos…
Fazemos um lindo jardim!

Inserida por daysesene