Poema Jardim
É mato?
— Arranca que é mato!
— Pra mim é flor.
— Mas é mato, menina.
— E o que é que tem se for?
— Tem que arrancar, senão se alastra.
— Prefiro mato espalhado do que concreto e esse cheiro de piche.
— Você ainda não entende. Isso se chama modernidade.
— Então me manda de volta para a antiguidade.
— Não tem como voltar, agora é só pra frente.
— E desde quando a frente não tem flor?
E, nessa altura! Você ainda anda a correr atrás das borboletas.
Não acredito, você não percebeu que é só cuidar com carinho do seu jardim, que elas aparecem e ficam.🦋🦋🦋
Soneto, Falam as Flores!!
— Passo o tempo cuidando das flores, um belo colorido que chega a fazer ruído!
— Existem abelhas em meu jardim, polinizam sem parar…
— Fazendo a vida a brotar, “núm” vai e vem frenético estimulando a vida a nunca parar.
— Elas também incentivam o jasmim a embelezar.
— Existem borboletas de diversas cores!
— Sobrevoando as flores!
— Cuido de meus amores!
— Tenho um Deus cuidando de mim, amor sem fim!
— Admirando as flores!!
— Fico encantada com as alfazemas, que me inspiraram a escrever poemas.
— Às vezes as palavras fogem, mas as flores falam…
— Amo o perfume que elas exalam!
— Rosas-brancas, rosas-vermelhas, rosas-amarelas, são poesias vivas…
— Que posso ver, sentir e admirar, da minha janela!
O jardineiro ao se equivocar plantou a mais bela e rara flor, de todo o seu cultivar.
E a flor floriu, mesmo equivocada,
não deixou de florir.
Não sei se ela foi ousada, ou por medo de deixar de existir.
Tão bela e colorida
na pérgola pendurada.
Fica toda envaidecida, ao ser admirada.
Esse é um sinal da Esperança.
Que às vezes nos vê distraída.
Floresce fora de época
Pra não ficar esquecida.
A natureza é perfeita, mesmo no desacerto, acerta.
Pois ela é à vontade de Deus, nunca erra!
Me falaram uma vez esse ditado,
- Sabe porque muita gente quebra a cara na vida,
Porque acreditam no errado, duvidam do certo, abandonam o verdadeiro e valorizam o falso.
E nunca me fez tanto sentido, pois,
Ela preferiu acreditar nas pessoas erradas,
Duvidou do certo pois eu prometi a ela por Deus,
Abandonou-me como verdadeiro em minhas palavras sinceras,
E escolheu valorizar as pessoas falsas que rodeiam ela,
Ela assim como foi o maior motivo de felicidade em minha vida,
Se tornou uma das decepções, pois nunca imaginei que suas atitudes seriam aquelas,
Tais atitudes com quem lhe amou e entregou o coração,
Como uma pessoa pode tomar tais atitudes,
Escolher ferir e magoar quem somente queria seu bem,
Sua felicidade, e ver seu sorriso no rosto,
Ela plantou o amor mais puro no meu jardim,
E dele brotou a flor mais linda, o amor,
Sincero, puro e verdadeiro, mas,
Ela escolheu arrancar sua flor pelas raízes,
E que desastre ela fez naquele jardim, que não brotava flores mais,
Ela assim como o ditado escolheu acreditar em pessoas falsas, e não deu ouvidos nem para ouvir aquele justo que se justificaria perante ela,
Amar não é escolha, e não é para qualquer pessoa,
Amar vai além de muito, e principalmente é a confiança que se tem em quem você plantou sua flor,
Eu te amo pituquinha, verdadeiramente, sinceramente e simplesmente você, com o amor que Deus nos deu.
RÉU CONFESSO
Não me agrada meu pensamento...
Vez ou outra paro e penso
nas rosas que não brotaram e nos lírios que emudeceram,
sem jardim
Concluo, ansiosa, o pensamento...
Quem azulou o firmamento,
verdejou os campos e brilhou as estrelas, cuida de mim,
sem dúvida
O problema não é Ele. Sou eu e o que invento...
É essa dúvida que revoa meu pensamento
e vez ou outra sofro pelas rosas que não brotaram
e pelos lírios
que emudeceram
sem jardim
Pobre de mim quando me afasto d’Ele.
Pobre de mim...
MCRocha
Outono, Escócia. 2024
Antes de me apaixonar por você
Eu me apaixonei pela lua
E pelo reflexo dela sobre o mar
Antes de me apaixonar por você
Eu me apaixonei pelos jardins coloridos
E pelas borboletas que dançavam sobre eles
Antes de me apaixonar por você
Eu me apaixonei pelo céu lilás
E pelos finais de tarde no verão
Antes de me apaixonar por você
Eu já conhecia a beleza, mas não conhecia o amor...
Um broto de flor vívido no caminho colhido
É a sina de todo marginal sem destino
Uma rosa formosa um tempo depois
Em um outro jardim cresceu e floriu
Na sombra de janela adornada
Aos olhos de um dedicado jardineiro não pereceu
A rosa que floresceu em mim.
"Ganhei uma rosa dessas, bem pequenina.
Veio bem delicada, ao mesmo tempo, tão perfumada.
Plantei minha rosa no jardim mais lindo que possuo.
Minha rosa cresceu, floresceu e criou botões.
Reguei minhas novas rosas e mais perfume surgiu.
Tornei-me mais perfumada do que já era.
Cresceu minha rosa, tornou-se uma roseira.
Meu jardim se encheu de alegria e, com minhas rosas, me trouxeram mais alegria.
Ah, se essa rosa pudesse ouvir cada sentimento que ela pode florescer em mim, saberia que, nesse jardim onde só tinham cravos, fez brotar em mim um lindo rosário.
Eu não tinha nada, era só um pedaço de terra jogada ao léu, mas com essa rosa, hoje posso dizer que estou no mais perfeito jardim, estou no céu."
Estou partindo...
Fechei a porta,
e as chaves deixei com ternura
lembranças doces, vividas sem amargura.
Desculpa-me
por não ter regado todos os dias o seu jardim...
Sei que algumas flores murcharam...
Mas já, já estarão belas outra vez.
Afinal, é primavera!
Tua casa é aconchegante,
dá vontade de ficar,
de morar eternamente nela...
Mas meu tempo se esgota,
o sino já toca,
e eu já não posso mais me demorar.
O Maquinista está com pressa
não quero atrapalhar.
Preciso ir antes que anoiteça,
preciso ver a estrada com clareza.
SONHO
Sonhei que houve uma guerra
cujas armas eram flores
As explosões espargiam
pétalas, néctar, olores,
esperança em tom de cores
As pessoas alvejadas
Com flores também reagiam…
E o sonho acabou assim
com o mundo se transformando
em um florejante jardim
Oque farei...
Minha vida sem você..
Minha vida só é vivida...
Pois na vida tenho você...
Oque será de meu coração...
Sem ter a lua que bate forte...
Que faço-o palpitar, bater a cada segundo...
Sem ter o medo de viver...
Sem você...
Não poderei viver...
Irei morrer...
Soterrado, sobre a terra e o mar...
Jogado, abandonado...
Morto por fim quero estar..
Minha chama se apagará..
O frio me consumirá..
Sem carne sem osso..
Nem as lembranças me sobrará...
Meu último suspiro, pensamento..
Minha fala será, eu a amo minha lua..
Mais aqui é o meu fim...
Brilha e ilumine o solo e os jardins...
Por fim, o meu fim.
Egoísta, (será?)
Um amor desfeito.
Banhado em rio de lágrimas!
Seduzida por um polígamo, nefasto coração.
Jurava amor verdadeiro, dizia ser inteiro.
Na realidade era só uma fração.
Dividido com várias outras,
como se não fosse traição!
Cheguei a indagar-me!
E tudo que passou, que foi vivido, tempo perdido?
Busquei forças lá no fundo, e reagi.
Éramos muito mais que dois.
Mas, no amor, sou egoísta, não deixei pra depois!
Disse "adeus, vá ser feliz com quantas quiser, longe de mim!"
— Chorei…
— Sofri…
— Resisti…
Todo pranto derramado se converteu em pérolas, trancado no cofre da memória.
Surgirá um novo Sol, que trará luz e voltarei a brilhar!
Rompendo a escuridão!
Alegria habitará novamente meu coração.
(Um novo ânimo vivenciarei)
Esse AMOR chegará,
como surge a flor na primavera.
E novamente florearão os vergéis.
Rosely Meirelles
🌹
"Se eu morrer na primavera,
Não chore, antes bendiz
A morte, esta quimera,
Foi do jeito que Deus quis!
Em jardim de rosas e heras
- Meu anjo assim o diz
Onde é eterna a primavera,
Serei de novo feliz!"
Me imaginei borboleta já que gosta tanto de flores já que gosto tanto de cores.
imaginei voando livre pousando em cada flor do Jardim depois de passar pelas profundas, dolorosas e necessárias metamorfoses da vida
Pensei em deixar a vida.
Fugir deste mundo sem côr.
Mas logo veio um anjo,
me confortou com amor.
Vá no jardim das rosas!
Ela é tão linda e formosa,
que se confunde com a flor.
Mundinho Verde
Dentro do meu mundinho verde...
Vejo tantos outros maiores
mundo de cor, mundo de cheiros,
mundo de vida cheio de amor
Dentro do meu mundinho verde...
Eu respiro.... a forma, a alma e a cor
Tudo carregado de vida que se renova
a cada linda e completa estação
Dentro do meu mundinho verde...
tem lugar para silencio e meditação
lugar para observar a abelha
a borboleta e a criação
Dentro do meu mundinho verde...
Uma pequena gota de chuva brilha
Ela repousa acolhida por uma pétala
Ela reflete e une folha, céu e flor.
Dentro do meu mundinho verde...
sentimentos novos vão brotando
Raízes são cortadas e novas vão surgindo
Lições extras vou reaprendendo.
A Música
Me lembro do tempo
Em que te ouvi cantar
Eu não queria perder nada
Cada nota era uma maneira de te notar
Você regia a orquestra do vento
O assovio acompanhava os movimentos de seus lábios
Há muito tempo eu tive saudades desse tempo
Aquela canção me atingia como raio
E aquele jardim se tornou o palco
Para a plateia de flores
Balançando a cada contato dos dedos nas cordas
Dançando junto do céu estrelado
Eu nunca mais irei fugir
Desse lugar que me faz sonhar
Até você se decidir
Qual música irá cantar pra mim
eu olho paro penso e não demoro
já sei oq eu vou dizer
o acaso me pegou desprevenido quero desaparecer
me lembro do jardim sem flor que vc me fez plantar.
não disfarce quero apenas entender porque tem de me tratar assim
Naquele monte distante, encontrei a flor mais linda
Mais sublime que todas as que tinha no meu jardim…
Desde que a descobri, em plena Primavera
Todos os dias ia vê-la, contempla-la,
Todos os dias cuidava dela
Mais do que as flores que tinha no meu jardim…
Vivi com ela todos os dias
Contei-lhe todas as minhas histórias
E ela, em silêncio, ouvia
Como se a história também lhe pertencesse,
Mais do que as flores que tinha no meu jardim…
Mas hoje é Inverno, la fora faz frio
E naquele monte distante neva.
E eu deixei de ver a flor mais linda
Que todos os dias espera por mim,
E agora só olho da janela para as flores do meu jardim…
Hoje o frio parou, a neve cessou,
O sol voltou a brilhar
E eu voltei àquele monte distante
Ver como estava a flor mais linda
Mais do que as flores do meu jardim…
Quando lá voltei, já não havia flor,
O vento e a chuva levaram-na, pensei eu.
Mas não, soube apenas que outro alguém,
Vendo a mais linda flor sofrer com o vento e com a chuva
Levou-a daquele monte distante para a guardar no seu jardim…
http://ensaiosdescrita.blogspot.pt/2012/09/a-minha-flor.html
