Poema da Liberdade

Cerca de 12667 poema da Liberdade

⁠A Prudência na Expressão do Pensamento

A questão não reside meramente na liberdade de expressão, mas antes na prudência de censurar, dentro de nós, aquilo que pensamos, para que não comprometa a solidez da nossa formação enquanto seres racionais. A palavra, quando irrefletida, pode tornar-se um instrumento de destruição ou contradição, fragilizando aquilo que buscamos edificar em nós próprios.

É certo que não somos perfeitos, mas a imperfeição não nos exime da responsabilidade de evitar o erro. Pensar antes de falar é um ato de consciência e de respeito pela própria razão. Refletir sobre o que habita no íntimo da nossa mente permite-nos discernir entre o que deve ser dito e o que, por prudência, deve permanecer em silêncio.

A lógica das nossas palavras não se sustenta apenas na sua construção gramatical, mas na coerência entre o pensamento e a razão que o orienta. Só há verdadeiro sentido naquilo que dizemos se, antes, tivermos pensado com clareza e profundidade.

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2025
Pelas 1h41 da madrugada

Inserida por Miguel87

⁠Acolhimento ou Prisão?
Nem todo abraço é lar seguro,
nem todo afago é liberdade.
Às vezes, o toque é muro,
disfarçado de bondade.
O olhar que aquece pode prender,
o zelo sufoca sem perceber.
O que se veste de amor e calma
pode ser grilhão na alma.
Cuidado que embala, que envolve, que esconde,
pode ser laço que nunca se solta.
E o coração, em silêncio responde:
acolhimento que aprisiona revolta.
Amor liberta, deixa voar,
não encarcera sob pretexto de amar.
AetA

Inserida por Vicentmoreira

⁠**"Liberdade Entrelaçada"**
Há um fardo que me pesa,
Um fio invisível que prende,
E mesmo enquanto respiro a promessa do amanhã,
Há uma sombra que me segue, uma história que não escolhi.
Me busco em reflexos turvos,
Entre as grades que foram erguidas em meu nome,
E o desejo arde como chama incansável,
Por algo que sempre parece escapar.
E se a liberdade não é dada,
Que seja então conquistada,
No toque gentil do vento,
Na escolha de ser mais do que esperam.
Pois sou mais do que sou,
Mais do que dizem,
E o futuro que construo com minhas mãos
Será escrito nas margens da minha pele.
E em cada passo que dou,
Revolto-me contra a prisão que querem me impor,
Como se liberdade fosse um sonho distante,
E não a essência que já vive em mim.
---
Esse poema ecoa a busca pela liberdade, a resistência contra a opressão e o encontro com a própria identidade, temas profundos na obra de Beauvoir.
Esse poema foi escrito por mim, inspirado nos temas que Simone de Beauvoir frequentemente explorava em sua obra, como liberdade, opressão e a busca por identidade. Ele não é de Simone de Beauvoir, mas tenta capturar a essência das questões filosóficas e existenciais com as quais ela se preocupava, usando palavras e estilo diferentes.

Inserida por Simbik4

⁠Pela janela do quarto
Ouço o som do canto dos pássaros;
Faz lembrar da doce liberdade;
Sentir as vibrações e a compor recordações;
A vida por mais que desperte feridas;
Vejo-me encontrando cura a cada nova inspiração.

Inserida por Indomavelalessandra

⁠ECOS DA LIBERDADE

No palco da vida, um ato sombrio,
Alguém se ergue, com gesto vazio.
Negando o voto, a voz popular,
Espalha mentiras, busca enganar, semeando destruição.

Nas redes sociais, a trama se tece,
Organizações surgem, a verdade esquece.
À porta dos quartéis, a massa se agita,
como marionetes, sua liberdade é manipulada,uma nova ordem é programada.

No alto escalão
um jogo de poder é orquestrado, jogadas calculadas.
Grupos se formam com intenção letal,
Atentando à vida de um sonho plural.

A democracia ferida clama por paz
em defesa das instituições, em busca de justiça e verdade que nunca se faz.
Quem persegue os eleitos com mão de ferro
Merece a cadeia e o justo desterro.

Que ecoe a voz do povo unido e forte,
Defendendo seu direito em um só movimento , com grito forte, traçado o norte.
A liberdade não pode se calar, a esperança renasce ao se reerguer e lutar.
A nova primavera ninguém poderá calar.

Inserida por ceicapearce

⁠Amar é dar liberdade de escolha.
Amar é dar o direito à individualidade mesmo em uma união com total sincronia.
Viva o amor por ele mesmo.
Amar é divino!!

Inserida por ednaedna

⁠Olha Mulher
A beleza da tua liberdade
Não se sinta à vontade
Na gaiola da solidão
Aceita Mulher a tua verdade
Essência de conquistas
Nas guerras pelo respeito e pão
Acredita mulher
No teu sonho e no teu caminho,
pois não há nada mais lindo
que tua boca sorrindo,
Na alegria da realização.

Inserida por iza_gil

⁠FORÇA E LIBERDADE

No oitavo dia de março, um grito ecoa,
De todas as vozes que a vida entoa.
Entre sombras de dor, um sol a brilhar,
A luta é constante, não podemos calar.

Violência, assédio, feminicídio, fardo pesado,
Mas na força da mulher, um mundo é mudado.
Desafios diários na jornada sem fim,
Ser livre para amar, ser quem se é, enfim.

Na correria do dia, o estresse a pesar,
Mas cada passo dado é pra se libertar.
Dona de si mesma, com coragem e amor,
A liberdade é um canto que ressoa em flor.

Lutando pela valorização do que faz e por ser,
Sem medo ou culpa, ela aprende a viver.
O risco existe? Sim! Mas não vai recuar,
Pois a essência feminina é força na luta.

Neste dia especial, vamos celebrar,
Cada mulher guerreira pronta pra lutar.
Pelas que vieram antes e as que virão depois,
Um mundo mais justo é o nosso sonho atroz.

Que a liberdade floresça em cada coração,
E que o respeito seja nossa canção.
Hoje e sempre, vamos nos unir,
Em cada passo dado, vamos persistir .

Inserida por ceicapearce

⁠Tudo junto.
O que era igualdade racial virou miscigenação.
O que era liberdade de gênero virou pluralização.

Inserida por MarcosTatsuoAIHARA

⁠Liberdade e escolhas pessoais

Quando a voz do mundo cala em nós,
E a alma se liberta das correntes,
Achamos a paz, sem mais reféns,
Na força das escolhas que são só nossas.

A liberdade é mais que um canto distante,
É o abraço sereno de quem se entende,
É viver em harmonia com o próprio ser,
E descobrir que o silêncio é o verdadeiro poder.

SimoneCruvinel

Inserida por simone_cruvinel

De algum modo pairava acima da própria miopia e da dos outros. O que lhe dava muita liberdade. Às vezes apenas a liberdade de uma incredulidade tranquila. (...)

“Amor sem seleção” representava uma estabilidade ameaçadora: seria permanente, e na certa resultaria num único modo de julgar, e isso era a estabilidade. A estabilidade, já então, significava para ele um perigo: se os outros errassem no primeiro passo da estabilidade, o erro se tornaria permanente, sem a vontade da estabilidade, que é a de uma correção possível. (...)

Aceitara a incerteza, e lidava com os componentes da incerteza com uma concentração de quem examina através das lentes de um microscópio. (...)

Ele conheceu uma das raras formas de estabilidade: a estabilidade do desejo irrealizável. A estabilidade do ideal inatingível. Pela primeira vez, ele, que era um ser votado à moderação, pela primeira vez sentiu-se atraído pelo imoderado: atração pelo extremo impossível. Numa palavra, pelo impossível. E pela primeira vez teve então amor pela paixão.

E foi como se a miopia passasse e ele visse claramente o mundo. Talvez tenha sido a partir de então que pegou um hábito para o resto da vida: cada vez que a confusão aumentava e ele enxergava pouco, tirava os óculos sob o pretexto de limpá-los e, sem óculos, fitava o interlocutor com uma fixidez reverberada de cego.

Clarice Lispector
Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Nota: Trecho do conto Miopia progressiva.

...Mais
Inserida por jaqueabreu_4_1066360

⁠A esta tal liberdade hoje escreverei. Escreverei em palavras duras, dura como esta imposição.
Imposição esta que, hipocritamente, é mascarada em um antigo dito, chamado: Liberdade.
Como posso eu, a vida aproveitar, da vida desfrutar, se junto a mim tenho esta tal liberdade?
Liberdade esta que dita minhas escolhas e imprime o meu viver. Viver... Se é que ainda tenho esse viver.
Por que esta liberdade, toma a liberdade, de minha liberdade fazer a dela? Por que finges que me conhece?
Por que finges que sou livre? Por que finges que ainda tenho decisões próprias a tomar?

Inserida por ESSilva

⁠Mestre iluminado é só pela fé, Jesus Cristo,e fora dele não há liberdade e extensão de amor e luz ,saúde, bem estar,felicidade e espiritualidade.
Jesus Cristo é a videira verdadeira e fora dele não há vida.
"Xamanismo

Inserida por CristianeAraujo7

⁠Liberdade


Livre como um pássaro
Que voa a cantar
Estarei eu um dia
Melodias a entoar

Livre de verdade
Sem amarras a prender
Será que se sabe
Voar sem retroceder

Livre pelos ares
Sem medo de cair
Ou então pelos mares
Sem medo de submergir

Livre para sempre
Estarei eu a andar
Não importa se de repente
O coração venha a falhar

Inserida por raphael_luz_barros

⁠Quero poder ser EU, quero ter a liberdade de SER quem eu SOU. Quero cores, luzes, brilhos;
Quero PAZ, alegria ao meu redor, quero VIDA.
Quero dias incomuns, quero AMOR;
Quero pessoas que me agregam, que me SOMAM.
Flávia Abib

Inserida por FlaviaAbib

⁠Vocês não vão comprar a minha liberdade
Não tenho medo de vocês
Não vou me curvar a esses impropérios
Não vou me calar diante dessas atrocidades
NÃO! NÃO! NÃO!

Inserida por Odairjsilva

⁠TODAS ELAS


Buscam
Por liberdade,
Algumas outras segurança
Escolhas!
Nunca quis, ou sempre quis
É assimetria de ação!

Inserida por Ybeane

⁠"Sempre que, pela falta de virtudes, um homem vê diminuída a sua liberdade interior, essencialmente contemplativa, entroniza n'alma a liberdade política, meramente prática. Ele vive então a quimera de libertar-se por completo das penúrias e turbulências do mundo.

Como isto é impossível, ele transforma a sua liberdade em serva de vontadezinhas medíocres e fugazes, transfigura-a em vertigem de quereres sem freio, jamais satisfeitos plenamente.

Vira escravo duma fome de liberdade infinita, a qual espera ver realizada no plano político".

Inserida por CarlaGP

⁠Menina grande

O amor é como um pássaro em liberdade,
E tudo que preciso é o ar que eu respiro,
Somente o amor pode refletir a verdade,
E te amar,é tudo aquilo que eu prefiro.

O brilho da lua se ofuscaria diante da tua beleza,
O teu sorriso é mais belo do que o mar,
Tu és fada,sereia e princesa,
Simplesmente a mulher que escolhi amar.

Pois o amor anestesia o tempo,
E nele,tudo faz sentido,
É o mais nobre sentimento,
Antídoto para um coração aflito.

Sem amor, eu nada seria,
Sem graça e completamente deserto,
Certamente eu morreria,
Sem ao menos, ter você por perto.

Sem você, sou um vazio,
Um triste velho ermitão,
Seria os peixes sem um rio,
O silêncio de uma solidão.

Sem você não consigo sonhar,
Acordado,eu ficaria eternamente,
Se extinguiria o prazer de amar,
Ficaria perdido como um velho demente.

Sem você e pra quê,
Não consigo imaginar tal situação,
Não teria motivos e nem porquês,
Seria o início da minha aflição.

Lourival Alves

Inserida por Diariodeumcravo

Texto, o preço e o valor da liberdade.
Só quem esteve doente, e encontrou a cura, sabe o preço que pagou e o valor da sua cura.
Só quem foi escravo emocional e espiritual do pecado, sabe o preço que pagou pela sua liberdade interior, e o valor que dá a paz que hoje tem, e que excede todo o entendimento.
Só quem esteve na miséria, sabe o preço que pagou pela sua prosperidade, e o valor que dá a cada centavo, que abençoam a sua vida e dão dignidade ao seu viver diário.
Só quem passou por perseguições, traições, frustrações e amarguras, sabe o preço que pagou pelo amor que ele manifesta, e o valor dele que transformam a sua vida através do seu poder curador.⁠

Inserida por leonardomenin