Poema da Liberdade
Uma relação perene
carecedo entendimento
do que é liberdade,
do sacrifício de alguns
víciosde comportamento,
em prol do respeito,
da permuta
e da reciprocidade.
A liberdade pode tanto garantir como limitar a liberdade.
A mesma lei que assegura a liberdade para alguns, pode restringi-la para outros.
Da liberdade da pátria
A causa é sagrada e bela;
É honra vencer com ela,
Honra por ela morrer.
VOO ALÉM DO LIMITE
Nas asas da liberdade, voamos,
Sobre mares de dúvidas e sonhos, planamos.
No infinito saber, mergulhamos,
Em busca de estrelas que, por amor, chamamos.
Cada escolha, um caminho; cada passo, uma história,
Nas tramas do destino, tecemos nossa glória.
Com a liberdade como bússola, o saber como luz,
Construímos pontes, derrubamos muros, carregamos a cruz.
Que nossas vidas sejam mais que um quase,
Que nossos sonhos, do papel, saltem e façam-se.
Pois quem na liberdade sua alma embebe,
No mar do saber, profundamente, bebe.
E assim, passo a passo, escolha após escolha,
Construímos um mundo onde o amor se acolha.
Pois livre é quem sabe, e sabe quem ama,
E no fim, é o amor que nossa alma reclama.
Você é o próprio universo, o microcosmol
Liberdade de pensamento. Não permita ser dominado, manipulado por outro ser humano.
O Todo está em ti.
No Tecer da Liberdade
Em cada passo, a escolha é minha,
Na dança da vida, a voz se ergue,
Autenticidade é luz que se oferece,
Rompe as correntes, não mais se esconde.
Sonhos pulsantes, na alma vibrante,
Aceitar o outro, a essência plena,
Na liberdade, a vida é constante,
E florescemos juntos, na mesma cena.
Enfrentar o desafio da incerteza,
É o preço do ser, do verdadeiro eu,
Em cada jornada, há beleza,
Ser quem se é, é o sonho muito mais que meu.
No século XXI, a liberdade democrática e o exercício dos direitos fundamentais tornaram-se tópicos amplamente debatidos; todavia, há quem invoque tais conceitos não com o intuito de promover o bem comum, mas para retirar vantagens pessoais, mesmo em detrimento do próximo. A dignidade humana não deve ser submetida à súplica pelo respeito aos seus direitos, mas antes à justa reivindicação desses, de forma a assegurar que o reconhecimento dos direitos não dependa da condescendência alheia, mas da própria natureza inviolável da justiça.
Lisboa, 14 de Outubro de 2024
Uma fronteira... Possibilidade iminente de liberdade?
Aparentemente não é preciso demonstrar toda a sua força e coragem para ir além.
Evite o "aparentemente" pelo que o externo julga. Seja sua própria essência.
A liberdade não é apenas um conceito;
é um espaço que deve ser vivido,
e em Moçambique, ainda estamos a lutar por ela, nas ruas, nos bairros e nos silêncios das casas.
Mas quantos ainda terão de perder a voz
para que a justiça nos alcance? Quantos pescoços serão de ser apertados para que a Justiça nos alcance? E quantas velas serão de ser apagadas para que a justiça nos alcance?
"A independência, a democracia e a liberdade não se imploram; antes, conquistam-se mediante exigências firmes ou pela via de uma revolução decidida e implacável, que não se submete a concessões nem vacila perante adversidades."
Lisboa, 26 de Outubro de 2024
"Entre o brilho e a liberdade"
Quem tenta prender uma estrela verá seu brilho se apagar. Mas quem simplesmente observa uma estrela no céu, encantado por sua luz, terá um pouco dela para sempre em seu coração. Você nunca será minha, e essa liberdade é o que nos une. No espaço entre o desejo de posse e a aceitação, guardo você como um segredo precioso.
Sua luz, mesmo distante, ilumina meu caminho e me lembra de que o amor verdadeiro não se limita à possessão, mas à capacidade de apreciar a beleza que existe na liberdade de cada um. A conexão que temos transcende o tempo e o espaço, mantendo nossa essência viva, mesmo quando seguimos caminhos diferentes.
"Romper as correntes da sociedade é um ato de coragem e liberdade. É reconhecer que as cadeias invisíveis que nos prendem são frágeis e podem ser quebradas.
Essas correntes são feitas de:
Opiniões alheias que nos definem.
Expectativas que nos limitam.
Normas sociais que nos sufocam.
Pensamentos limitantes que nos aprisionam.
Mas, quem nos dá o direito de nos prender?
Somos nós mesmos, com nossa aquiescência e medo.
Romper essas correntes é:
Desafiar o status quo.
Questionar a autoridade.
Ser autêntico e verdadeiro.
É um processo doloroso, mas libertador.
Exige coragem para enfrentar o desconhecido.
Exige força para resistir à pressão.
Exige sabedoria para distinguir o verdadeiro do falso.
Mas, o resultado é:
Liberdade para ser quem você é.
Liberdade para pensar o que você quer.
Liberdade para viver como você deseja.
Não é fácil, mas é possível.
Rompa as correntes que o prendem.
Descubra sua verdadeira essência.
Seja livre."
Você sempre, e para sempre, estará presa em meus olhos. E não há liberdade que eu deseje para este olhar. Pois em cada piscar, em cada instante em que o mundo passa despercebido, é você quem preenche o vazio, ilumina os recantos da minha visão.
É uma prisão onde a única sentença é o amor, onde o único consolo é a sua imagem, que dança entre a luz e a sombra das minhas lembranças. Não importa o tempo, nem as distâncias: cada detalhe seu vive em mim, guardado como o mais precioso segredo que meus olhos jamais se cansarão de ver.
Luto! Luto por quem luta e morre por liberdade,
por aqueles a quem ama...
Dedicado a Thainara Vitória Francisco Santos
Agradeço à liberdade desprezada e apreciada pelas pessoas vazias.
Sim, os vazios! Não vazios de sentimentos, mas de objetivos.
Tomados pela corrente do anseio, angústia e a repreensão da liberdade. Consumidos pela amargura e desprezo pela existência; questionadores da vida e admiradores da morte.
Enojados pelo egocentrismo e receosos pelo amor! Revitalizados pela neutralidade e antipáticos pelos ignorantes, mas fragilizados diante do início de uma liberdade.
A maior prioridade é a gratidão.
A maior liberdade é entender que podemos nos libertar todos os dias.
Todo início de dia é recomeço, mais nem todos finais de noite é o fim.
Quê o eterno nos dê serenidade e clareza para ter sabedoria,
E que me conduza humilde, para entender tudo que eu não saiba.
Ouvir é melhor que conduzir um diálogo! Sejamos ouvintes.
Fé sempre
É uma dor imensurável,
Uma tortura indomável,
Enquanto tomo meu café,
Ainda na liberdade da minha casa,
Seu sorriso ainda mora comigo,
Aquele, não só com os dentes à mostra,
E sim, aquele que fecha os olhinhos, até o azul desaparecer,
A riqueza de te olhar dormir,
Te ver acordar naquela preguicinha boa,
Passar a mão no seu rosto,
Te deitar em meu peito,
Parece que naquele momento,
Meu mundo para,
Num cafuné sinto tudo... Sinto nada,
Entrelaçando meus dedos em teus cachos vastos,
Brilhantes, dourados, macios,
E ainda é só o primeiro dia...
E que saudade é essa que corrói?
Eu te amo,
E nesse choro que ainda que sem querer,
É como faca fincada no peito,
Chega na alma,
E você faz muita falta.
Só é o primeiro dia...
Mas, que saudade é essa que me corrói,
Todo carinho, numa separação abrupta,
Meu bem...
Você é alguém,
Incrível,
Onde eu quero um dia poder dormir,
Acordar e ser estável,
Primeiro uma para cada,
Para que possamos ser o melhor para as duas...
Eu te amo.
O choro cai sem querer,
Como se esfaqueado meu peito,
Até chegar a Alma...
Você faz muita falta.
AMADORISMO SELVAGEM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Democracia sem liberdade é oceano sem águas profundas; céu vazio, sem estrelas vivas; natureza que nunca fecunda. Estrelas sem brilho a pulsar, flores sem néctar divino, pétalas sem graça ou cor; um jardim sem destino. Arrebol sem policromia, justiça sem defesa ou voz, coração sem seus ventrículos, silêncio que nos deixa isolado, chuva sem gotas que caem, seca que rouba a esperança. Democracia sem liberdade, é governo que nos cansa. Tirano, bruto, arbitrário, sem ética ou devoção; transforma sonho em escárnio, oprime uma nação. Liberdade é essência, é alma do povo que avança; sem ela, a democracia perde o nome e a confiança.
Fazer administração pública não é tarefa fácil para curiosos. Amadores devem permanecer distantes da gestão pública. O ato de administrar exige foco, dedicação, compromisso comunitário e eticidade. As ações de políticas públicas precisam atender plenamente a todos os destinatários dos serviços públicos, especialmente os pagadores de tributos — os verdadeiros protagonistas do sistema. A ruptura da normalidade institucional pelo próprio gestor público é clara manifestação de rebeldia ao sistema de comandos. As ações do poder público só se justificam quando simétricas à finalidade social a ser alcançada. Opressão, indústria do ódio, desinformação e boçalidade são sinais inequívocos de fraqueza e de ausência de fatores que enobrecem a função pública.
Democracia e Liberdade: Um Canto Épico
Ó musa, desperta o brado altaneiro,
Que rompe o silêncio das nações cativas,
Canta o valor eterno e verdadeiro,
De vozes livres, fortes e vivas.
Democracia sem liberdade,
É oceano sem águas profundas,
Céu vazio, sem luminosidade,
Natureza estéril que não fecunda.
Estrelas sem brilho a pulsar,
Flores sem néctar divino,
Pétalas sem graça a murchar,
Num jardim que perdeu o destino.
Arrebol sem policromia,
Justiça sem defesa ou voz,
Coração sem vida ou harmonia,
Silêncio que nos deixa sós.
Chuva que não toca a terra,
Seca que rouba a esperança,
Democracia, quando erra,
É governo que cansa.
Tiranos brutos e arbitrários,
Sem ética ou devoção,
Transformam sonhos em escárnios,
Oprimindo uma nação.
Liberdade é chama que aquece,
A alma do povo que avança,
Sem ela, a justiça fenece,
E a democracia perde a confiança.
A gestão pública é saber nobre,
Não tarefa de curiosos vãos,
Amadores sem rumo, pobres,
Não compreendem grandes missões.
Foco, ética e compromisso,
São pilares da administração,
Servindo ao povo, sem submisso
A ambições que geram opressão.
Rupturas que ferem o Estado,
Rebeldia contra o bem maior,
Só revelam um fraco legado,
Onde o ódio se faz o tutor.
Ó liberdade, fonte divina,
Guia do povo em busca de paz,
Que a justiça sempre se destina
Ao futuro que a história refaz
Os sonhos
Aqueles imortais sonhos
Que nos guiam para a liberdade
Para o amor, para a vida!
Aqueles imortais sonhos
Que nos enchem de esperança
De calma, de alma.
É deles que me preencho
Toda vez que a tristeza
Se demora.
Espanto-a logo, me revisto
Dessa armadura brilhante,
Dessa ternura formosa,
Dessa insana sensação
Que é sonhar!
Ao longo da vida os sonhos nos perseguem
Uns gritam dentro da gente, nos embalam,
Nos fazem viver,
Já outros, miúdos e sem forças desaparecem
Abrindo lugar no jardim das minhas sensações.
Sou um jardim e planto nele
Deliberadamente o que eu quiser!
Já fui eterna sequidão
Hoje, floresço.
Não permito mais ervas daninhas,
Espinhos e cactos,
Só flores no meu jardim
Só rego sonhos imperiosos
Só adubo esperanças leves.
Os sonhos são asas,
Nunca me perderei!
Siomara Spineli
