Pessoas prepotentes
**A vida não avisa.**
Ela observa em silêncio. Vê o prepotente subir, cheio de si, acreditando que nada o derruba. Vê o olhar altivo, a fala cortante, a mania de achar que tudo gira em torno do próprio querer.
Mas a vida… ah, a vida tem um jeito sutil de ensinar o que ninguém quer aprender.
Ela não grita. Não ameaça. Só espera o momento certo.
E quando vem, não pede licença.
Chega como vento que derruba castelo de cartas. Como queda que não avisa o chão.
E ali, no meio dos escombros da própria arrogância, o prepotente entende — tarde demais às vezes — que grandeza de verdade não se mede no volume da voz, nem na pose. Se mede na humildade de reconhecer que ninguém é maior que o próximo.
Porque a vida pode até permitir a subida…
Mas é a humildade que garante a permanência lá em cima.
O sujeito prepotente sempre trás consigo a arrogância sua co-irmã, para se parecer que ele é um experto ou hábil em tudo. O sábio que é humilde e paciente, assiste compadecido a amarga ignorância. A sagacidade não se demonstra aos brados sons.
As flores são apenas pedidos de desculpas da Terra por ter gerado essa criatura prepotente e destrutiva que é o homem.
O homem orgulhoso
e prepotente se acha eterno, mas o humilde entende que existe um prazo para a sua existência.
Certa feita, um anônimo prepotente se gabava por se achar muito importante. Lucius percebendo isso, se aproximou dele e falou que, não importa o quão importante se seja, todos, terão o mesmo fim. E perguntou: - o que aconteceu com Einstein? - Morreu. Respondeu o prepotente. E Lucius prosseguiu: - e com Sir Isaac Newton! - também morreu! Exclamou. - Com Gandhi? - Morreu! Zêuxis? - Morreu! Goethe? - Morreu! Moisés? - Morreu! William Shakespeare ? Morreu!... Enfim, concluiu Lucius: o que aconteceu com todos os personagens importantes que o precederam? Respondeu o prepotente: - Infelizmente, caro Lucius, todos faleceram!!!
E finalizou Lucius: - é exatamente o que irá te acontecer. Você também vai morrer, como eles!!! Pois se homens muito importantes tiveram esse final, o que te daria pensar que os "menos" importantes, teriam outro?
Eu sou mentiroso, chato, ingrato, às vezes insuportável, algumas vezes egoístas e prepotente. Às vezes pego emprestado e não pago e, por não gostar de despedidas, muitas vezes saio de cenas sem ao menos dar um adeus, mas não sou nenhum sociopata.
Estou cansado de lidar com semideuses a minha volta.
Uma espécie diferente
Pobre ser humano
Arrogante e prepotente,
Se auto nomeia
Uma espécie diferente.
Espécie esta, vista
Superior às demais,
Dotada de inteligência
Os tais seres "racionais".
Não há outro ser vivo
Á altura, suficiente,
Que seja evoluído
Mais que o bicho "gente".
Este último é mais esperto
E tem muitas habilidades,
Mudando o mundo
Com as suas criatividades.
Possuem um grande tesouro
O domínio do conhecimento,
E por meio deste desenvolvem
Os mais fascinantes inventos.
Mas eis que infelizmente
Por se acharem soberanos,
Distorceram o sentido natural
De serem "humanos".
E consequências surgiram
Em um rastro de destruição,
Levando este animal
A sua própria perdição.
Se antes havia sentimentos
Como a caridade e compaixão,
Agora só há um abismo
Em seu rígido coração.
O cultivo da paz já cessou
É de ignorância e ódio, a plantação,
Dane-se o amor!
Dane-se a emoção!
Mas tudo isso se deve
Ao sempre querer ter,
A sede insaciável
Pelo disputado poder.
E se entre o homem e o animal
Ser racional é o que compensa,
Diante das atitudes do tal
Qual é mesmo a diferença?
"O pensamento mais egoístas e prepotente que nós, meros ignorantes, podemos ter, é acharmos que o mundo seria melhor se todos fossem como nós."
Jesus se revela ser um líder, porém prepotente e egoísta, impondo-lhes ao povo que comemorem sua morte como celebração da vida. Quatro séculos depois se deu inicio as comemorações (páscoa/quaresma).
Quão fracos e indefesos são os homens de cobiça, prepotentes e imorais, que levam espiritualmente o fardo pesado de seus pecados.
Líderes arrogantes, pastores prepotentes e servos interessados no púlpito, formam um bando de fracassados para derrubarem o próprio futuro da igreja, que serve cegamente a sua liderança.
Não quero ser prepotente, eu administro a minha rede social conforme a minha necessidade de vida, e não para agradar quem quer que seja.
Um homem forte, prepotente e inquieto se entrega a um coração manso, sábio, amoroso, compreensivo e resiliente, porque há nele um espaço vazio para ser amado, apoiado e compreendido por outro que não vê suas forças externas nem suas ameaças, senão como um pobre necessitado e carente de muita atenção e de conselhos sábios para ser tornar um homem poderoso em obras do bem.
Se você acredita, guarde para você.
Não seja inconveniente querendo impor suas crenças, ideias e teorias.
A maioria sempre esta errada, todavia há na minoria o teu observador, sempre o orgulhoso, arrogante, prepotente e despótico, querendo te provar que não és digno do posto! Ele é um inútil e luta a fim de te reduzir à medida dele.
Me prometeram a vida eterna,
diziam como eu devia ser,
como eu devia me portar,
como eu devia parecer, se não Deus castigava.
O que mais podem querer os fracos de espirito, se não utilizar-se de força física para se sintam superiores à algo que não habita dentro deles!?
Me acusaram de ser dono da verdade, mas em nenhum momento eu afirmei que "minha" verdade é universal e eterna. Afirmo o que sei, mas em nenhum momento disse que deveria acreditar em mim. Prezo minha liberdade de pensamento e também a dos outros. Não se zangue comigo se pela minha forma de expressar pareço prepotente, sou apenas mais um que se interessa pela arte do dialogo e pela busca constante do conhecimento. Lá vou eu de novo me explicar a quem deveria ouvir com mais calma e sem medos, sem querer provar nada a si mesmo e a outros.
Em resumo " Que se dane ".
Enquanto houver vida no planeta Terra, lá estará – sob a forma monocelular – seu mais orgulhoso e prepotente habitante, o ser humano. Eu, por exemplo, descendente dos Ferreira Ramalho, ou você.
