O Poeta e o Passarinho

Cerca de 25797 frases e pensamentos: O Poeta e o Passarinho

⁠POETA, SERÁ?

(...)

Se a rotina fez uma pausa,
se algum tempo há de sobra...
Poeta? Sim! Por que não tentar?

Sair da zona de conforto,
sempre é tempo de recomeçar.
Se a vida te convidar, não hesite.
Tome posse! Não deixe a chance passar.

Valéria R. F. Leão

Inserida por valeriafarialeao

⁠A poesia muitas vezes é a máscara que esconde a tristeza do poeta e também a porta entreaberta da intimidade, que expõe a nudez do seu coração.

Inserida por EmersonBalbueno1973

CONFIANÇA EM SUAS CRIAÇÕES
Se o artista (o escritor, o poeta, o artífice etc.) tem dúvida em sua criação é de pouca importância que ele se preocupe acerca das apreciações, avaliações, análises, exames, julgamentos, pareceres, opiniões, comentários ou coisas que os valem sobre ela, pois nada mais inapropriadas à duvida de qualidade de seu ofício do que as críticas, que mais resultam em mal-entendidos do que boas considerações que o levem à frente.

Relativo à criatividade, as coisas estão longe de ser tangíveis e dizíveis quanto cremos. A maior parte da inventividade, imaginação, inspiração ocorre num espaço em que nenhuma palavra seja capaz de alcançar. Menos suscetíveis ao alheamento do público do que qualquer outra coisa são as obras de arte, esses seres misteriosos fecundados para perdurarem além das nossas vidas efêmeras.
Na incerteza, descrença, suspeita de que suas invenções não possuem feições próprias, se são tão só acenos discretos e velados de fatos isolados, de que não têm expressão e forma independentes, explicações ou definições suficientes, implícitas, o que menos o inventor poderá fazer é olhar para fora de si a fim de obter uma resposta quanto à expressividade ao seu cultivo. Se as manifestações dos apreciadores forem afirmativas, se a resposta à interrogação sobre a insegurança quanto à aceitação pública for um forte sim, então construa os seus engenhos com mais tranquilidade de suas vidas.
Com as suas dores mais aliviadas, aproxime-se da natureza para dizer a que veio ao mundo, com vive, ganha ou perde em vida, pois precisa de uma força grande e amadurecida para se produzir algo de proveitoso no domínio em que há boas tradições, usos e práticas brilhantes. Necessário se faz fugir dos motivos gerais para aqueles em que a sua existência lhe proporcione. Trabalhe conforme seus desejos, seus pensamentos, sua fé, com afeto e beleza, tudo com íntima e humilde sinceridade. Exprima as imagens dos seus sonhos, dos objetos de acordo com a sua cosmovisão existencial, mesmo que todos os ruídos do mundo lhe cheguem aos ouvidos, não lhes dê atenção. Procure soerguer sua personalidade, alargando-a e transformando-a durante a transição do dia para a noite, onde o ruído passe longe, sem nele penetrar. Se depois deste ensimesmar-se, a criatividade brotar com ímpeto, então, não mais pensará em perguntar seja a quem for se a criatura será boa. Nem tão pouco tente compensações por seu trabalho, pois há de ver nele um pedaço de sua voz e de sua vida.
Sua obra deve ter um apelo universal que transcende fronteiras culturais e linguísticas. Os temas, atemporais e significados de cores vibrantes que encantem gerações. Pinturas, histórias que nos levem a um mundo mágico e encantador que nos convide a encontrar beleza nas coisas mais simples da vida.
Em resumo, à obra de um grande artista não poderá faltar a força que inspire e encante milhões de pessoas em todo o mundo. Sua arte é uma celebração da vida, da imaginação e da criatividade humana, e um testemunho duradouro de poder transformar o mundo. Assim sendo, caso venha saber o que significa ser um artista, então aceite o destino e carregue-o com seu peso e a sua grandeza, sem nunca se preocupar com recompensa que possa vir de fora. Sua criação, com efeito, deve ser um mundo para si mesmo e encontrar tudo em si e nessa natureza a que se aliou.

Inserida por FRANCISCOJUVANSALES

⁠O poeta, antes senhor do seu destino,
Agora refém de um amor sem limites,
Sua alma em pedaços, seus sonhos em ruínas,
Em cada poema, o eco da sua solidão.

Inserida por eraldocosta13

⁠Para esconder a dor. Como um poeta eu minto.

Inserida por RSBatista

⁠...
Se hoje eu sou poeta
E se hoje eu escrevo
É apenas por VINGANÇA...

Inserida por massembaliteraria

⁠O poeta triste.
O poeta transmite emoções através de sua escrita ou recitando seus textos, mas todo poeta esconde uma dor.
Há aqueles que transmitem alegria, mas eu não transmito dor, pois sou um poeta triste assim, como Cartola, Tim Maia, Nélson cavaquinho, consciência humana.
Temos que ajudar e o jeito melhor de ajudar é provocando dor, a dor e a tristeza calejam, a alegria te dá a ilusão de uma vida perfeita.
Mas não, a vida é cheia de dores e angústias a qual você tem que superar e se curar sozinho. Ninguém te ajuda quando a emoção é sua, somente você pode fazer algo.
Não temos escolha de fugir do problema porque logo ele volta e nos padece em gran dor. Sentimos a dor do erro no âmago da alma e temos que superar.
Resiliência é uma corrente que nos aprisiona, se quisermos ter a ilusão de felicidade, não sabemos de onde viemos, para onde vamos e nem por que estamos aqui.
Nós sucumbimos a depressões e ansiedades que podemos controlar com facilidade, mas preferimos o comodismo e não mudamos, pois é mais fácil ficar onde estamos do que nos locomovermos.
Todavia, quando saímos do pé da montanha, podemos ver que nas alturas da vida há beleza e temos que nos contentar com a descida para subir a próxima montanha.
Afinal, a felicidade é a ilusão que temos de que um momento alegre será eterno, mas não será e essa é a beleza da vida, não há como voltar, só aprender e guardar em nossas mentes as lembranças de belos momentos felizes.

Inserida por bacca

⁠O sentimento do poeta


Transbordei
Senti o gosto das gotas do oceano que impiedosamente obliteram qualquer sentimento
Não sinto nada além de uma partícula de indiferença.
Ocasionalmente parece que me enterraram viva
Os vermes rastejam pela minha pele nua.
Há algo escrito onde os meus olhos não podem enxergar
Tento alcançar o sol, mas a bela estrela agora rasga minha pele e queima os meus olhos.
Já não me é permitido o vislumbre da felicidade
Sou como aquele que já não pode ser encontrado:
Um poeta na penumbra.

Inserida por Darklee

O JOVEM POETA

⁠O poeta traz alegria,
O poeta traz a tristeza,
O poeta quando se expressa,
espanta até a fraqueza.

Quando se sinto só, se expresso
através de letras,
A cada palavra escrita, sinto uma
grande leveza.

Minha mãe sempre me disse,
meu filho não se esqueça,
Se expresse com amor, e esqueça a fraqueza.

Com um pouco de dificuldade,
Poeta se transformei,
E olha onde eu estou hoje,
rimando para vocês.

Por isso que eu te digo, siga
em frente com louvor,
Ultrapasse sua dificuldade,
e se torne um vencedor.

Inserida por Brunodasilva

⁠Um poeta sem voz, em silêncio profundo,
A alma empoeirada, num amor que não é seu mundo.

Inserida por eraldocosta13

Sou um poeta Caxiense, nascido e criado em Nova Iguaçu,
Na Baixada fluminense, onde o céu é mais azul

Me considero Carioca da clara, da gema e da casca,
Sem limites, cidade do Rio também é minha casa.

Inserida por Anderson_WA_Delfino

⁠Todo poeta vive do silêncio
e dele pesca as palavras.
(Suzete Brainer).

Inserida por SuzeteBrainer

⁠“O coração é a parte fundamental da poesia de um poeta, no entanto, a falta de amor-próprio por esse órgão vital pode consumir o ser que existe por trás da figura de um romântico incurável.”

Inserida por TipoLittleBoy

⁠PEDRO PAULO DESENCOBRIU O BRASIL


E aê, Mano Brown!
O maior poeta contemporâneo, e vivo. Um alvinegro... Com sua poesia marginal; fez o cântico dos loucos e dos românticos. Poeta por dentro e por fora. Santista de alma! Um negro drama de pele clara.

Um homem em reconstrução/ desconstrução na estrada.

Me inspirou, e me inspira até hoje a ser um sujeito homem! Pedro Paulo foi quem desencobriu o Brasil criado por D. Pedro, com suas crônicas cantadas.
Na moral, Caminha nunca iria lhe alcançar com seus rolês.

A rua lhe atraiu mais do que a escola.
Daí, Pedro Paulo virou educador: contra-hegemônico!
...Tem formado uma pá de gente.
Sem nunca ter “lido” Freire.
Se “Ivo viu a uva”,
O “Negro drama”,
Tenta ver e não vê nada
A não ser uma estrela
Longe, meio ofuscada!
Ele sintetizou à educação quando declamou: Da ponte pra cá antes de tudo tem uma escola.


Pedro Paulo, pedra negra, um homem no fim do mundo, que dá de beber as plantas,
Canta até o fim,
Recita os versos da periferia: és um poeta goat, diante dos cânones, de touca
Firme e forte, guerreiro de fé
Vagabundo nato!

Vida Loka!

Inserida por Machadodejesus

Inspiração

Inspiração, matéria prima do poeta
A quem, muita vez, não se mostra amiga
A este que deseja ser dos versos um esteta
E contigo andar de braços pela vida

Ele é teu súdito e de ti carente
Anseia, clama, roga e por ti chama
Na hora de compor é dependente
E é nesta hora que tua mão ele reclama

Disseste a ele, tomei conhecimento
Que tu inspiração és como o vento
Passas e trazes contigo os versos
Mas logo os varres se este for o teu intento

Disseste ainda e isto guardo de cor
Que nada é melhor e aí está explicado
Para compor, o poeta precisa estar de bem com o amor
Melhor ainda se estiver apaixonado !

Do livro Poemas de Paulo Guedes

Inserida por paulo_guedes_1

⁠Sou poeta

Sou uma poeta que admira
escreve de forma bonita,
e descreve de forma compreensiva e muito bem entendida,

Uso palavras lindas e difíceis, mas
Confesso que se olhar bem e saber interpretar, saberá oq tenho a falar
na minha bela poesia

Na minha poesia escrevo
oque penso
e oque eu sinto
e oque não consigo dizer
por falas minhas

Mas sou uma poeta cheia de
poesia que guarda pra si
as suas belas escritas.

Inserida por Sarinha01

⁠Vida coração que bate.

Não quero ser poeta na vida que pulsa e se esvai, não quero ser poeta da vida que se acaba, se for pra poetizar quero falar da vida que renasce, no futuro que se descortina novo, a cada amanhecer.

A vida é feita como espaço perfeito, como feito de coração que não se acaba, independente dos tropeços a vida avança e é pra frente que se anda e nada volta a trás.

Vai sim, sem tempero na nítida linha do trampo do tempo que vai.

Tempo passado, sem retorno pra partida querendo você ou não, sempre e com ida seguindo a trajetória sem volta;

Tal turbilhão como água com oxigênio a vida segue seu curso, com destino e direção certa para o final de cada um.

Tudo e muito fácil se aceitarmos com resiliência os desafios do deserto que precisamos transpor, sem discutir aceitando como guerreiro escudeiro na direção.

Amo vocês sem destino tão gelo em superfícies ferro sem direção

Viver como desfiladeiro como gelo derretidos em correnteza, tal flecheiros acertando corações.

Águas que desagua sem pretensão, sabendo que no além tem um Deus, definindo os caminhos certeiros como águas na correnteza tão rios a caminho do mar.

Inserida por NicodemosBrasiliano

⁠ MEUS VERSOS

Poeta Brithowisckys

Onde estão os meus ditosos versos?
Por que de mim se atreve a esconder-se?
Nas entrelinhas da enfadonha métrica,
Eu ouso descumprir as regras impostas.

Abusando da minha intimidade, posso falar,
não sou unanimidade, nem quero ser
sou apenas um espúrio projeto de poeta
sentindo a vida e o esplendor do viver

Mas isto posto, jamais me incomodam,
Mas incomoda outros doutos versáteis seres
Que se intitulam infalíveis deuses dos versos
Que usam linguagem que diferem das minhas

Sei... não sou unanimidade, nem pretendo ser
Muita gente pensa diferente, só que eu respeito
Mas, escrevendo versos fora de rima
Toco na ferida em tom deveras respeitoso;

Escrevo e reescrevo meus versos simples
Simples e frágeis como o pistilo de uma flor
Onde a abelha sedenta senta e alimenta
Antes que a tempestade a atormente.

Inserida por Brithowisckys

⁠EMILIANO PERNETA

Emiliano Perneta, foi nosso simbolista,
Maior poeta paranaense do seu tempo.
Inflamado defensor ativo da República.
Lutou por liberdade nos seus versos e prosas.
Introduziu vários movimentos literários
Advogado, promotor de justiça, jornalista
Nomeado como professor de português.
Orgulho para todos nós, os paranaenses!

Publicou seus poemas em livros e revistas.
E presidiu o Centro de Letras do Paraná.
Representa um grande ícone da literatura.
No Paraná imprimiu e perpetuou suas obras.
Eleito como nosso Príncipe dos Poetas.
Terminou seus dias na Pensão Otoo Krohne.
Aqui no Paraná, é nome de praças e ruas.

Madalena Ferrante Pizzatto - 2014

Inserida por MadalenaPizzatto

⁠nao tente entender a mente do poeta ou irá sair conturbado.

Inserida por Nathh

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp