Sêneca Poeta Romano sobre Educação

Cerca de 12 frases e pensamentos: Sêneca Poeta Romano sobre Educação

Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes.

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.

Ensinando, aprende-se.

A companhia da multidão é nociva: há sempre alguém que nos ensina a gostar de um vício, ou que, sem que percebamos, transmite-nos esse vício por completo ou em parte. Quanto mais numerosas forem as pessoas com as quais convivemos, maior é o perigo.

A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem.

Tudo o que é enraizado e congênito pode ser atenuado pela educação, mas não vencido.

Alegria

A Sabedoria e a Alegria
Vou ensinar-te agora o modo de entenderes que não és ainda um sábio. O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranquilo, imperturbável; vive em pé de igualdade com os deuses. Analisa-te então a ti próprio: se nunca te sentes triste, se nenhuma esperança te aflige o ânimo na expectativa do futuro, se dia e noite a tua alma se mantém igual a si mesma, isto é, plena de elevação e contente de si própria, então conseguiste atingir o máximo bem possível ao homem! Mas se, em toda a parte e sob todas as formas, não buscas senão o prazer, fica sabendo que tão longe estás da sabedoria como da alegria verdadeira. Pretendes obter a alegria, mas falharás o alvo se pensas vir a alcançá-la por meio das riquezas ou das honras, pois isso será o mesmo que tentar encontrar a alegria no meio da angústia; riquezas e honras, que buscas como se fossem fontes de satisfação e prazer, são apenas motivos para futuras dores.

Os desgostos da vida ensinam a arte do silêncio –Seneca

É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo.

longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.

De nada vale ensinar-lhes o que é a linha reta, se não lhes ensinarmos o que é a retidão.

Inserida por vilmar_volek

⁠Ensina-me a suportar a adversidade sem gemer ou a felicidade sem causar gemidos ao próximo; ensina-me a não aguardar o último e inevitável mal, mas sim a buscá-lo eu mesmo quando me parecer oportuno.

Inserida por fernando_cesar_4