Mas Vc Nao tem Culpa de Nao me Amar
Revendo arquivos, por vezes encontramos textos antigos
que se revelam mais do que atuais...
Este texto é um deles...
Espero que concordem da necessidade de ter "pão velho..."
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEM PÃO VELHO?
Marcial Salaverry
Com esse título, recebi hoje uma mensagem que me foi passada por uma pessoa muito amiga, contando uma história narrada por alguém que a viveu.
Conta a história (ou estória, não vem ao caso) que um garoto se aproximou dela, pedindo pão velho. Ao invés de simplesmente dar-lhe o pão, resolveu conversar com o garoto, perguntando coisas sobre sua vida, onde morava, como vivia, e assim por diante, terminando por perguntar se ele não preferiria pão novo ao invés de velho e este, ao ser-lhe oferecido o pão, recusou-o simplesmente, dizendo: "não precisa, dona, a senhora já conversou comigo..."
Isso forçosamente nos leva a algumas reflexões, pois mostra a necessidade imperiosa que existe de um simples diálogo.
Quantas vezes uma pessoa chega perto de outra, sentindo uma tremenda necessidade de conversar, de desabafar alguma coisa que lhe corrói as entranhas. Se o interlocutor lhe dá alguma atenção, ao menos ouve suas palavras, já fica aliviada, já representa algo de muito importante.
Quantas vezes um relacionamento termina por falta de diálogo, chega a ser um absurdo que isso ainda aconteça em plena Era das Comunicações. Parece que as pessoas estão se esquecendo quão importante é trocar idéias. Muitas desinteligências sérias poderiam ter sido resolvidas com uma simples conversa. Que não houve. Por causa disso, foi criada uma desavença.
Sempre que surgirem dúvidas, é muito mais válido procurar-se a outra pessoa, afim de dirimi-la. É como uma doença. Quanto mais cedo começar-se o tratamento, mais fácil conseguir a cura.
A coisa é válida para os dois lados, por isso se chama diálogo. Um deve saber procurar o outro para buscar uma explicação. Por seu lado, o outro deve saber que lhe cabe explicar alguma coisa e deve atender ao primeiro. Nesse entendimento fatalmente será encontrada uma solução, ou não. Mas pelo menos não ficarão dúvidas pairando no ar.
Outro ponto a ser abordado, são os problemas que estamos vendo nos dias de hoje que as pessoas estão enfrentando pela falta de diálogo e conversa. Cada qual se fecha em seu mundinho, e que o resto do mundo se dane. O que é feito do espírito de solidariedade? Muitas vezes o simples fato de ouvir-se alguém já representa um grande alívio se mostrarmos interesse, e procurarmos um diálogo, então poderá ser por vezes a salvação de uma vida. Quem não já ouviu falar do CVV? Então...
Devemos estar sempre atentos aos "pedidos de pão velho". Quando um amigo se aproximar, "querendo uma conversa", vamos procurar ouvi-lo. Talvez esteja sendo um pedido de socorro. Uma simples necessidade de desabafo, ou talvez uma problema mais sério para o qual ele não esteja encontrando solução.
Seu filho (a) brigou com a namorada (o)... vamos ouvir seu desabafo, sua conversa. Vamos colaborar para seu alívio interior. Seu amigo (a) perdeu o emprego, ao invés de um simples "dar de ombros" e do célebre "quiqui eu tenho a vê com isso", vamos procurar dizer alguma palavra de estímulo, nem que seja o inefável "isto passa".
Alguns poucos minutos que se perca ouvindo alguém, pode ser muito importante para esse alguém, e acabará sendo para você também. Você vai notar que, depois de colaborar para uma melhoria no estado de espírito de outra pessoa, você vai se sentir muito melhor. Seu espírito agradecerá seu ato humanitário. Nunca se esqueça de que amanhã você poderá estar na fossa, e vai gostar muito se alguém lhe abrir os ouvidos, os braços e o coração.
Não custa nada atender a um pedido de "pão velho", e representa sempre muito para alguém, estejam certos disso.
O Amigão nos deu o dom da palavra justamente por isso, para dialogarmos, só que ultimamente andam interpretando de outra maneira, pensam que é para nos digladiarmos. As palavras são parecidas, mas de significado completamente diferente. Como o caso das duas crianças brigando, chegando depois à conclusão de
que sua mãe lhes houvera dito que "se amassem", e não que "se amassassem".
Muitas vezes "um pedido de pão velho" sim plesmente significa: "Tenho necessidade de ser ouvido, de ser amado".
Falando nisso, meus amigos, VOCÊS TEM PÃO VELHO AÍ? Então... tenham UM LINDO DIA, não esquecendo da importancia de um PAPO AMIGO...
Hoje me perguntei o porquê de tanta tristeza
Encontrei em mim varias respostas
Mas todas se resumem em apenas uma,
Não tem por quê.
Aquele que tem Deus
como âncora...
Sabe que mesmo navegando
em fortes vendavais ...
Sua vida jamais naufragará !
Palavra tem Poder
Mas são os Gestos Nobres e Lindas Atitudes que nos
tornam melhores .
Façamos por merecer !
Falar menos e
Agir mais !
Ficar pelas beiradas ,só cuidando da vida alheia
esquecendo-se cuidar da sua ...
É atitude de quem não Amadureceu ainda!
Precisa muito ainda para chegar a plenitude e
a paz !
Não basta Apenas desenhar palavras
bonitinhas .
Isso é tão fácil !
Temos que Agir !
E só para lembrar :
Deus só Abençoa
os Puros
os Honestos
os Límpidos
e os Humildes!
E sobretudo os que carregam
Simplicidade e Amor dentro
de si !
Ela
tem no céu da alma
um festim bordado
de
flor .
Feito menina
faceira que
a sua maneira
tece
um jardim com
sonhos em
cor .
E tem dias que bate saudade sim.
Era amor
Era carinho
Era encanto
Era sorriso
Era poema
Era flor
Era jasmim...
Hoje nada mais é
Do que um profundo deserto em mim.
Tem dia
Tem dia que as palavras somem
Quando estou perto de você.
Tem dia que só com um olhar
O silêncio se encarrega em responde.
Tem dia que a voz some
Quando você perto.
Tem dia em que te sinto mesmo
Estando a mil metros.
Tem dia em as horas não passa
Para eu te vê.
Tem dia que não quero saber de nada.
Só quero pensar em você.
Tem dia que seu abraço ,
Se torna meu abrigo.
Tem dia que seu ombro
Se torna meu amigo.
Tem dia que só quero está perto
De você.
Tem dia que não entendo nada
E nem mesmo quero saber o porquê.
Tem Gente
que parece aqueles floquinhos de neve
refrigerando de Paz
a nossa alma!
São Anjos de Luz que Deus nos presenteia.
Hoje eu ando na rua com a mente na lua pensando no amor da vida ou como gosto de fala pensando no amor da minha vida
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Ô sentimento chato esse da inveja, parece que você não merece ser feliz, ser do bem, ser você mesma, parece que o mundo melhor só foi feito pros outros e que felicidade não pode bater na sua porta.
Afinal das contas, por que não mereço ser plenamente feliz aos olhos dos outros? Queria conversar um pouco mais sobre isso, o poder do não poder. Não é nada poético ou literário achar que você tem o poder de mandar e julgar a felicidade alheia.
Não dá para compartilhar sonhos, não dá para receber elogios, não dá para sermos bem-tratadas, somos da geração que não merecemos ser felizes, isso é tão visível, os e-mails pipocam quando os que se julgam superiores descobrem.
Toda semana, eu recebo indiretas de que a vida foi boa demais para mim, que meu processo profissional foi rápido e bem sucedido, que eu deveria dar mais exemplo, ser mais agradecida, afinal eu me mantenho em pé nos tempos de crises.
Falam que para mim não existe rotina e que minha vida é cheia de excessos, falam que eu não valorizo o pouco que tenho, que eu sou altamente influenciável, que tive o casamento destruído e que eu vivo no mundo de coisas fáceis.
Passei a me entediar com quem fala demais da vida alheia, a saía cômoda e feliz é fugir da fofoca e evitar a cultura do instantâneo, das amizades velozes, da intimidade em poucos passos. As palavras sempre me afetaram, o subjugar de alguém que me acha irresistível me amedronta.
Não é fácil quebrar a artificialidade, as verdades contraditórias que você não acredita, as pessoas estão acostumadas a falar mal, rotular, criticar e pensar que as demais estão num nível bem inferior a elas, e por conta disso escondemos as nossas feridas e posamos de feliz “all the time”.
Por outro lado, vivemos lutando para salvar as aparências. Quantas vezes engolimos choro, camuflamos o coração ferido, enganamos o ego machucado, acreditamos nos falsos elogios. Acho que no fundo, no fundo ninguém sabe lidar com a inveja. Não sabemos se aparentamos o que somos e deixamos a inveja crescer ou se nos depreciamos e vemos no que dá.
PAI
Tem dias
que é tão difícil levantar !
A dor parece nunca terminar
Os espinhos da vida
insistem em me ferir e derrubar .
Tem dias
que o cansaço me fere por dentro
A lua adormece lamento
O sol insiste não brilhar
O tempo parece descompassar ...
Mas eu sei ... Senhor
Que com tua calmaria e força
Posso sempre contar .
-
Sei ...
Porque todas as vezes
que me vi ferida
sem saída
e sentada no chão ...
Chegaste em silêncio
me deste tua mão
e calaste toda dor que havia
no meu coração .
Por isso meu Pai
Minha Infinita Gratidão.
Tu és morada em meu coração !
