Você tem mania de pedir desculpa? A gente sabe que é difícil, mas algumas atitudes podem fazer com que você se sinta culpada, sem nenhuma razão! 

É hora de refletir um pouco sobre as 15 atitudes pelas quais você não deveria se desculpar. Veja quais são: 

1. Por dizer a verdade, mesmo que isso não agrade a todos

Por mais complicado que seja, os benefícios de dizer a verdade sempre supera o de omiti-la (ou dizer mentiras). Ao não ser honesta com uma pessoa, você corre o risco de construir relacionamentos frágeis e falsos e, conforme o tempo passa, fica ainda mais complicado “reformar” uma relação sem sinceridade.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

Friedrich Nietzsche

2. Por pedir ajuda. Ninguém consegue fazer tudo sozinho!

Esse costuma ser um dos grandes erros que as pessoas cometem: a necessidade de ser forte o tempo todo.

Somos seres sociais e, como tal, é natural que precisemos de ajuda. Seja para coisas simples, como as tarefas de casa ou cuidar de um filho, como para coisas complicadas, como superar uma situação difícil. Permita-se ser frágil! Você vai ver que a vida anda muito melhor quando dividimos os pesos.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.

Augusto Cury

3. Por dizer "não": isso não faz de você má pessoa 

Bancar a “boazinha” provavelmente só te fará mal a longo prazo. É claro que queremos ser simpáticos, ajudar pessoas e etc., mas é muito importante conhecer os seus limites. Saber quando dizer “não” é crucial para manter o seu equilíbrio. E, pensando bem, às vezes a recusa pode fazer bem ao outro lado também!

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Foco é dizer não.

Steve Jobs

4. Pelo seu sucesso. Se alguém se afastar de você, não merecia estar nesse seu momento.

É natural que, conforme vamos escalando na vida, o nosso círculo de amizades vá se alterando. Também é natural, infelizmente, que o nosso sucesso incomode pessoas, ou as afaste. Nunca se desculpe por perseguir os seus sonhos e muito menos alcançá-los. Amizades e relações reais são capazes de acompanhar as mudanças que a vida proporciona, principalmente se forem para melhor!

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Confúcio

5. Por reservar um tempo para cuidar de si (mesmo quando “não deveria”)

Aquela soneca gostosa, uma tarde preguiçosa, um dia para fazer nada, uma parte do seu salário que vai só para você se presentear: isso tudo é muito importante.

Não é possível estar bem com o mundo sem estar bem consigo, e o autocuidado é crucial nesse processo. Esqueça a culpa por se dedicar a você mesma: pense bem, você merece!

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Não corra atrás das borboletas.
Cuide do seu jardim e elas virão até você!

Mario Quintana

6. Por desistir de um relacionamento que não estava dando certo

Você sabia que um a cada três casamentos terminam em divórcio no Brasil? A verdade é que o “felizes para sempre” só existe em contos de fada e você não tem que se sentir fracassada por desistir de um namoro, casamento, ou mesmo de uma amizade que te causa decepção e sofrimento.

Em 100% dos casos, se separar de alguém tóxico representa um sucesso maior do que investir tempo e energia em uma relação que apenas te machuca emocionalmente. É hora de dizer tchau!

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Sarah Westphal 

7. Por perguntar algo que você não sabe ou não entende bem

Não é raro estarmos ficarmos perdidos em uma conversa, reunião ou debate via internet. melhor que emitir uma opinião rasa ou equivocada, é perguntar a quem entende sobre o assunto. Fazendo isso, além de aprender algo novo, você evitará machucar alguém ou cometer algum erro constrangedor.

É como falam os antigos: ninguém nasce sabendo! Assuma a sua ignorância, ouça, aprenda e evolua.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

O topo da inteligência é alcançar a humildade.

Textos Judaicos

8. Por ser “diferente”, ou não corresponder às expectativas que os outros têm de você

Seja por causa da sua forma de se vestir, de andar, de falar, pela cor da sua pele, pela sua sexualidade, sua forma física, ou por alguma deficiência: nunca peça desculpas por ser quem você é. A sociedade sempre vai colocar pessoas “desajustadas” ao padrão na margem, mas isso não quer dizer que você é pior que ninguém.

Em vez de buscar adequar-se às expectativas do que está ao seu redor, busque enaltecer a sua diferença e ensinar ao mundo que ele não precisa gostar de você para te respeitar.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Para ser insubstituível, você precisa ser diferente.

Coco Chanel

9. Pela forma como se sente

Por causa dessa mania boba de esconder nossos sentimentos reais, muitas vezes nos desculpamos por coisas que não podemos evitar. Se você está magoada, triste, com raiva ou até “feliz demais”, isso não deve ser uma coisa pelo qual se arrepende. O nosso “ser” também funciona à base de emoções e tentar disfarçá-las provavelmente só vai te prejudicar.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia.

Ana Jácomo

10. Por “amar demais”

Para começar, isso de “amar demais” não existe. As pessoas amam, ponto. Se há a impressão que esse amor é exagerado de alguma das partes, é aí que está o problema. Provavelmente o seu amor não está sendo recíproco e você tem a sensação de que ama por dois. Mas que culpa você tem nisso? Nenhuma!

Cada pessoa tem um ritmo, uma personalidade, e um comprometimento. Nunca se desculpe por se doar para alguém que não corresponde da mesma maneira. Você não está fazendo nada de errado.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Faça o que você sente que deve fazer. Reciprocidade não acontece por obrigação e sim por sintonia.

Raissa Sonoda

11. Por não querer fingir simpatia por pessoas que você não gosta

Sabe aquela história de “às vezes o santo não bate”. Pois é, às vezes não bate mesmo. É claro que isso não justifica julgar sem conhecer, cometer preconceitos e coisas do tipo, mas você tem todo o direito de não simpatizar com alguém.

Não somos capazes de ter afinidade com todo mundo e, ainda que a educação e o respeito sejam indispensáveis em qualquer relação, não precisa fingir afeto e nem se desculpar. Apenas se afaste.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Não gostar de mim é um direito seu, agora fingir que gosta já é falta de caráter.

Amy Winehouse

12. Por mudar de planos (mesmo que de última hora)

Você marcou de sair, mas decidiu que não queria mais. Você escolheu algo, e depois mudou de ideia. Você achou que daria certo, arriscou, mas não deu. Imprevistos acontecem, não há nada mais simples que isso. É claro que é importante justificar as nossas mudanças de ideia, mas jamais nos sentirmos culpados por tê-las. Muito menos se obrigar a fazer algo que não é sua vontade.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.

Confúcio

13. Por “constranger” pessoas que você gosta ao defender algo que você acredita

A gente vai crescendo, evoluindo, conhecendo outras ideias, mas nem todo mundo que a gente gosta faz o mesmo movimento. Aí chega aquele momento estranho em que você quer rebater algum comentário que não gosta, ou levantar uma bandeira em que acredita, e fica o climão. Não se desculpe por isso.

Falar dos seus valores, das suas lutas e escolhas é muito importante e você não deve reprimi-las em nome da “paz”. Afinal, o que é paz para o outro pode não ser paz para você e, no fundo, aquele sentimento de incômodo sempre vai afetar de qualquer forma a sua relação com o outro.  

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Uma vida de reação é uma vida de escravidão, intelectual e espiritualmente. Deve-se lutar por uma vida de ação, não reação.

Rita Mae Brown

14. Por querer estar sozinha às vezes

Nada como alguns momentos desfrutando da nossa própria companhia. Às vezes é difícil fazer as pessoas compreenderem que, não é porque queremos estar sozinhas, que não gostamos delas. Pelo contrário! Você está até poupando um amigo, namorado ou familiar de lidar com uma versão chata de você, que queria estar tranquila, numa boa.

Permita-se ficar sozinha e não se desculpe com ninguém por isso. Qualquer ação que você fizer no caminho do seu bem-estar, desde que não faça mal a ninguém, é valioso e necessário.

jasdjasd

Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua.

Cecília Meireles

15. Pelos erros de outras pessoas

Você já parou para pensar quantas vezes se desculpou por erros que não cometeu? Se isso aconteceu com os seus filhos pequenos, ainda vale. Mas com gente adulta, está errado.

Toda vez que você pensar em pedir desculpa por algo que não é sua responsabilidade, pare, respire, pense mais um pouco, pense em todo o peso que você já carrega e se pergunte: você quer mesmo mais esse problema na sua conta?

Temos certeza que vai encontrar a resposta e, então, seguir em frente e se sentir feliz consigo.

atitudes pelas quais você não deveria pedir desculpa

Procuramos sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade.

Milan Kundera