Ja Chorei de tanto Rir
Alguém já disse:
"que o AMOR não se explica".
Ele acontece sem explicação ou alarido.
Um belo dia, pega-nos distraídos ...
Um olhar diferente, um tom de voz, um toque,
uma frase, uma presença...NOS SURPREENDEM...
E pronto! Fomos capturados!
Entregues sem defesa aos seus encantos.
Cika Parolin
De vez em quando lembro das tuas palavras,
já tão distantes...
e me parecem vindas de um sonho
do qual a contragosto despertei.
Recomponho-me e digo para mim mesma
que elas são ecos perdidos no tempo e no espaço
e não pertencem ao meu agora, nem ao meu depois...
apenas são uma parte bonita da minha história. Cika Parolin
Já vivi tempos de ira, de dor, de tragédias... Hoje vivo a paz ... Olhar para trás já nada significa, não há lágrimas a derramar,
nem temor com o que virá. Há a serena certeza de que os dias são bons, de que a vida vale a pena e de que posso mudar tudo ao meu redor...basta apenas que eu queira e que eu acredite na minha capacidade de construir algo melhor. Cika Parolin
Tantas coisas já se misturaram no tempo
e, de quando em quando, o coração se aperta.
O passado se entrelaça, se ordena
e visita a menina que ainda habita a mulher.
Cika Parolin
De alguma forma, exercitar a bondade
é o caminho a ser trilhado por quem já se conscientizou
de que não "veio ao mundo por acaso".
É preciso compreender que aqui estamos por uma razão maior
que, simplesmente, extrair da vida o melhor apenas para si.
Cika Parolin
Enganamo-nos quando cremos que a felicidade precisa ser buscada!
Basta percebermos que ela já nos habita! Naquilo que faz sentido em nós, nos pequenos e grandes afetos; quando nos sentimos vivos e úteis...
Felicidade é predisposição pessoal. É, apesar dos percalços,
notar, ao longo do caminho, que entre as pedras brotam flores
e é preciso dar-lhes peso maior do que damos aos dissabores.
Cika Parolin
Talvez fosse setembro... não se sabe ao certo o ano... mas era de tenra idade e já tinha de ser mais adulta do que de fato era. Sentia culpa por poder correr e brincar... enquanto seu gêmeo apenas olhava com o rosto contra a vidraça.
Um tempo em que tudo o que ela pedia a Deus, aquele Senhor de barbas brancas, era que ELE ajudasse a inventar algo que fizesse seu irmão a andar. Claro que ele não inventou nada a tempo e o levou bem antes disso. Ficaram lembranças de um menino inteligente, que desenhava e adorava orquestrar travessuras que ela cumpria passo a passo.
Muitos e muitos anos depois, ainda restam os porquês dos desígnios e ironias da vida que "premiam" alguns com cruzes demasiado pesadas e outros com cruz nenhuma.
Parece algo triste, mas não... são as lições de humildade que se aprende à duras penas e que se carregam até o fim.
Cika Parolin 29 de outubro de 2017
Vagas lembranças do que fomos...
O encontro dos nossos olhos já nada diz
e eles quase não se buscam mais.
Nossas bocas já sem juras, sem palavras...
Nenhum gesto... tudo se diluiu.
Nossa história naufragou
nas ondas do silêncio
que se fez escuridão...
E agora só há essa noite
que abafa os sussurros agonizantes
do amor que tenta fazer-se ouvir, em vão.
Cika Parolin
O que éramos, jamais voltaremos a ser!
As linhas do tempo já se fixaram em nosso corpo;
a leveza dos movimentos já não existe.
Pensar, ler, caminhar... fazemos tudo num ritmo mais lento.
Nada a reclamar, vivemos intensamente o esplendor de nosso apogeu físico.
Nosso amor também se modificou: Não mais os arroubos da juventude, não mais a urgência da intimidade, não mais as ciumeiras bobas e nem as discussões acaloradas que terminavam em risos e beijos.
Agora vivemos a serenidade do amor maduro, a certeza de que teremos um ao outro pelo resto do nosso viver.
De tudo resta a constatação de que viver é lindo
e muito mais, quando temos a benção de, juntos, trilharmos o difícil caminho da maturidade. Cika Parolin
Vida responda-me o que preciso, pois meus sonhos já não sabem a diferença entre querer e ter. Apenas desejam''
A tristeza já me fez companhia
mas onde mesmo está escrito
que eu devo alimentá-la?
Fechei as portas para ela
me recuso a atendê-la...
Aqui só há lugar para a alegria!
Cika Parolin
Você já se perguntou por que razão vive nesse planeta,
aqui e agora?
De minha parte sempre penso que existirmos
e estarmos aqui ... é um milagre
e uma oportunidade de trazermos à tona
os dons que habitam em nós.
Cabe-nos a busca do autoconhecimento,
a transformação dos aspectos negativos
que ensombreiam nosso existir e o despertar
para um viver mais fraterno, mais solidário,
mais pacífico e mais feliz.
Cika Parolin
Quando o tempo não perdoa,
quando o gesto já não é mais delicado com antes,
quando não se é mais um modelo de esbelteza,
quando o desgaste dos anos vividos mostram seus sinais...
então é hora de ser ainda mais delicado por dentro;
de perceber que a alma não envelhece, não se desgasta,
não perde a forma... ao contrário, ela se embeleza, se renova,
se aperfeiçoa, esbanja sabedoria...
Cika Parolin
Quando a máscara toma a forma do rosto
e já não se sabe mais o que é rosto e o que é máscara...
É chegado o momento de avaliar se está havendo um
esforço demasiadamente grande para esconder
a dor dos verdadeiros sentimentos....
Cika Parolin
Muitos já falaram em "perdão" mas,
apesar da palavra ser tão usada, poucos de nós conseguem
alcançar o verdadeiro sentido dela...
Perdoar não significa que num passe de mágica vamos esquecer
o sofrimento que nos causaram, significa, porém,
termos a grandeza de espírito para superar a mágoa
e de coração desarmado, estender a bandeira da paz em prol
da reconciliação fundamentada em bases mais leais e sólidas.
Cika Parolin 06 de janeiro de 2017
Apenas uma palavra já deu início à guerras e também,
apenas uma palavra já propiciou que se estabelecesse a Paz.
Se pensássemos um pouco mais na importância
de uma única palavra, na hora certa , no momento exato,
ponderaríamos antes de pronunciá-las e certamente a convivência
entre as pessoas seria bem mais respeitosa e pacífica.
Cika Parolin
Por já saber aonde "dói o calo"...
esforço-me para não julgar sem provas,
para não condenar sem oferecer defesa
e para não fechar questão em assuntos
que oferecem vários pontos de vista..
Cika Parolin
Vivo o tempo de brisa suave,
mas o suor derramado já me fez ver
que, como dizem,
não vim ao mundo "a passeio".
Cika Parolin
Minha avó já dizia: "Boca fechada não entra mosca"
Sigo à risca esse ditado... Não critico, não aponto dedos acusadores,
não traio confidências e nem sou dona de verdades!
Cika Parolin
