Ja Chorei de tanto Rir
E o vento errante da noite
já não me atemoriza...
Compreendi que ele é apenas o lamento da terra
que por vezes inquieta as almas.
Agora sei que o pior vento
é o que venta aqui dentro...
Cika Parolin
Belas, delicadas, cheirosas ...
como tudo, as flores fenecem.
Já foram sementes, frágeis plantinhas,
promessas em forma de botões, flores
e finalmente, pétalas secas, levadas pelo vento.
Pode parecer triste, mas não...
Apenas cumpriram, como qualquer ser vivo cumprirá,
seu ciclo de nascimento, vida e morte.
Cika Parolin
Quando os amargos
e os rancorosos se aproximarem...
"CORRA LÉGUAS"
de chatices, já bastam as nossas...
Cika Parolin
Muito já se falou que:
"Nenhuma pessoa passa por nossas vidas
sem nos ensinar algo"... Concordo!
Algumas nos ensinam o amor fraterno, o respeito,
a lealdade e, essas ficarão, indelevelmente,
marcadas em nossas vidas como seres
iluminados, cuja lembrança, nos fará bem
por toda a existência e talvez, além dela...
Cika Parolin
Alguém já disse:
"O bem faz bem, o mal faz mal".
Apesar de nem sempre, voltar os olhos
para o bem, seja uma tarefa fácil ...
sempre valerá a pena buscá-lo,
mesmo nas piores situações;
em nome da serenidade de nossa alma.
Cika Parolin
Muitas palavras lindas já foram ditas sobre Amizade...
No "Dia do Amigo" eu me pergunto
o que é um verdadeiro amigo?
Seria aquela pessoa que mesmo depois de 40 anos
ainda lembramos o nome e sobrenome
e seu rosto continua vivo na memória, como se fora ontem?
Seria aquela pessoa que, se não a tivermos por perto...
o dia não estará completo?
Seria aquela pessoa que, diante de qualquer dificuldade,
está sempre lá a estender os braços?
Seria aquele, que mesmo sem o vermos,
trazemos guardado no peito,
ou seria aquele que a tudo perdoa
e jamais pensa em si em primeiro lugar?
É ... acho há tantas formas
de ser um verdadeiro amigo e
cada uma delas tem sua beleza ...
De minha parte penso:
"Amigo (a) é aquele (a) cuja alma conversa com a nossa!!!!"
Cika Parolin
Ouço no sussurro do vento,
a voz dos que já se foram
a dizer: siga em frente,
até que possamos nos encontrar...
Cika Parolin
Você chegou
como quem não quer nada,
sem pompa e circunstância...
e quando dei por mim
já não havia como fugir...
Nossas vidas estavam ligadas
para muito além do fim...
CikaParolin
Não percebo a Felicidade
como meta a ser alcançada...
Mas, como algo que já existe dentro de nós.
É aquela disposição de não se deixar abalar
por acontecimentos externos...e saber que
cabe, apenas, a nós decidir como reagiremos a eles.
De minha parte tento manter inabalável
a minha alegria interior.
Cika Parolin
Sou gêmea!
Já no útero materno tive que aprender a dividir espaço.
Cada um, para mamar, teve que entender a espera.
Mais tarde, nunca senti que um brinquedo fosse apenas meu.
Creio que isso tenha sido a minha melhor escola!
Foi o que forjou em mim a certeza
de que viemos ao mundo para partilhar,
para ceder espaço, para respeitar e zelar pelo outro.
Essa é a razão que me faz achar incompreensíveis certas disputas por ninharias; pelo "honroso" lugar de destaque,
pela necessidade de ser o primeiro em tudo.
Cika Parolin
Venha... junte-se a nós...
Já acendemos o fogo...
Em volta dele contaremos histórias,
falaremos dos ancestrais,
riremos até não mais poder,
sentiremo-nos acolhidos, unidos e em paz.
VENHA, não se demore;
já temos café quente e guloseimas...
Só falta VOCÊ... Venha...
Cika Parolin
Sobre LEALDADE:
Quem já não cometeu uma indiscrição?
Quem já não falou o que não devia?
Deslizes que podem até ser passíveis
de compreensão e tolerância...
Porém há faltas graves
que ferem de morte os relacionamentos,
quando o que se conversa é deturpado
e passado adiante sem a menor consideração
por quem considerávamos digno de confiança.
Mesmo que o assunto não seja grave,
é falta de lealdade, sim, conspurcar, a próprio critério,
a história de vida de quem acreditou
que havia reciprocidade e sinceridade da outra parte.
Cika Parolin
O sol já voltou a brilhar e já podes esquecer
a noite que te assombrou de lembranças...
Quando tudo adquire contornos de luz,
podes construir novos sonhos e viver
como se o dia fosse o primeiro de muitos outros
iluminados pelo entusiasmo de conhecer uma nova história.
Cika Parolin
AMADURECER
Tudo foi se tornando pequeno, algumas pessoas já não tinham a mesma luz de antes, enquanto outras começaram a brilhar intensamente e a verdade é que eu não sou um desses grandes caras, o véu vai caindo e a gente vai enxergando o que não via outrora, tão longe de ser completo e muito próximo da imperfeição, talvez complexo mas muito menos superficial.
Já me quebrei, me rasguei, me dobrei, me amassei e tudo isso para me encaixar e ser aceito pelas pessoas e mesmo assim nunca foi suficiente... então eu parei de tentar e hoje sou inteiro novamente.
Já engoli a seco os meus sentimentos várias vezes e a maioria delas foi por eu ter sentidos por pessoas que não mereciam e por haver falta de reciprocidade. Mas preciso confessar que engolir uma melancia inteira teria sido melhor, mais fácil e menos doloroso.
A gente acha que é alguém para um outro alguém e quando vemos, já não somos mais nada... Só uma página amassada e jogada fora.
Amor... e Morte...
O amor
é como a morte
ato banal de todo dia...
Emoção forte
de tristeza ou de alegria,
ele sempre nos surpreende, e a ele nunca nos acostumamos
talvez...
O amor é como a morte:
quando amamos
é sempre a primeira vez.
A qualquer de nós é dado
ser baiano, bem ou mal,
pois a Bahia é um estado
de espírito, nacional !
Só por milagre eu poria
numa quadrinha somente
a beleza da Bahia
sua terra e sua gente.
Tem tal encanto a Bahia,
tais magias ela tem,
que quem a conhece um dia
fica baiano também.
Bahia de hoje, como ontem,
santeira e crente até o fim:
- do Senhor dos Navegantes
do Senhor do Bonfim.
Bahia dos tabuleiros
das baianas, das babás,
das velhas Sés, dos mosteiros,
dos telhados coloniais.
Bahia de mil petiscos:
caruru e mungunzá,
caju, cachaça, mariscos,
acarajé, vatapá.
Dos quitutes e quindins,
das festas e foguetões,
dos santos e querubins
levados nas procissões.
Bahia sempre gostosa,
mais doce que velho vinho,
que ainda resiste, famosa,
no Largo do Pelourinho.
Bahia de D. João
do Visconde de Cairu:
- moleques de pé no chão
escravos de peito nu.
Do Brasil engatinhando,
subindo pelas ladeiras,
dos sobradões modorrando
sobre a algazarra das feiras.
Das cadeiras de arruar,
das carruagens, dos nobres,
dos ouros em cada altar,
das pratarias, dos cobres.
Bahia da liberdade,
de Castro Alves, seu condor,
onde a palavra saudade
é negra! - tem outra cor!
Bahia da inteligência,
de suas glórias ciosa:
da cultura, da eloqüência,
Bahia de Ruy Barbosa.
Bahia da independência,
contra a opressão e o esbulho,
da revolta da violência,
Bahia do 2 de julho !
Com o leite branco das pretas
tornaste a pátria viril,
e hoje flui das tuas tetas
o "ouro negro" do Brasil.
Bahia, velha Bahia...
Bahia nova também:
patrimônio de poesia
que a pátria guarda tão bem.
Bahia dos meus amores,
de trovadores aos mil,
de violeiros, cantadores:
"romanceiro" do Brasil!
A trova ja nasce feita,
e rima até com poesia
se a Bahia é a Musa eleita,
se a inspiração é a Bahia!
Bahia dos doces ventos
que sopram velas no mar,
dos coqueirais sonolentos
de curvas palmas pelo ar
Qualquer coisa da Bahia
todo brasileiro tem,
se até o Brasil, certo dia,
nasceu baiano também!
"A Bahia é a boa terra",
repito nos versos meus.
e a voz do povo não erra
- sua voz é a voz de Deus!
Ladeiras, praias, coqueiros,
igrejas, lendas, poesia,
- Cais do Mercado: saveiros . . .
- Natal da Pátria: Bahia!
