Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros

⁠Ler é um gesto de confiança e empatia. Nós nos entregamos a alguém por meio das palavras e, página a página, enxergamos o mundo pelos olhos do outro.

Bruna Martiolli
É tempo de morangos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2026.
Inserida por pensador

⁠Normalmente quem gosta de ler, não comete erros de português, leitores não são assassinos da gramática!

Inserida por giovannidulorchagas

⁠Ler é acariciar os olhos enquanto exercita o cérebro. E se for poesia ou romance bom, calibra até o coração!

Inserida por diegorbor

⁠Preciso ler, pois viajo nas letras,
vou até às estrelas e as consigo tocar,
trago comigo um pouco da luz delas
para o meu caminho iluminar

Leio para me enriquecer mentalmente,
cada livro que conheço me fascina
e assim posso dominar alguns assuntos,
o livro é um amigo que só nos ensina

Inserida por neusamarilda

⁠Não ler, é limitar horizontes.
A escrita, além de expressar, representa a concordância com o quê você de fato aprendeu.

Inserida por GervasioXavierSoares

⁠⁠No doubt
Para quem quiser perder tempo em me ler ou escutar fique sabendo, sou como um sábio que faz como profissão explicar o impossível. Não duvides

Inserida por Fernandosoeiro

Prisioneiro. Viajar é sair de uma prisão e ler é como aprender a sair de outra prisão.

Inserida por Fernandosoeiro

⁠Ler não
Faz mal.
Leio.
Mal faz
Não ler.

Inserida por jairomielnik

Ler é tudo
de bom.
Leio.
Bom de
Tudo é ler.

Inserida por jairomielnik

⁠Ler, reler e escrever são verbos que nunca me deixaram sozinha.

Inserida por JaneSilvva

⁠Eu não sou para todos. Há poemas em mim que nem todos saberão ler.

Inserida por JaneSilvva

Ler

Voar como pássaro, sem asa.
Viver abrigado, sem casa.
Manter o fogo, sem brasa.
Mergulhar fundo, mesmo rasa.
Viajar de foguete, sem a NASA.
Ter um discurso que embasa.
Uma mente que expande e extravasa.

Inserida por gilbertobegiato

O ser humano é como um romance: até a última página você não sabe como acabará. Se não fosse assim, nem valia a pena ler...

Escrevia com propósito. Escrever era o seu modo de dizer ao mundo: “Eu estive aqui. Não é perfeito. Não é nenhuma obra de arte. Mas é algo meu. Nosso”. A história compartilhada com os leitores deixava de ser dele, abria suas pequenas e frágeis asas e deixava se levar pelo ar

Leia e renasça, escreva e nunca morra.

Leia, mas sempre considere a época e o local em que foi escrito; o 'zeitgeist'; o conhecimento que tinha e as possíveis intenções de quem escreveu. Interesses podem criar pseudo-fatos. Não aceite tudo e não subestime nada.

A vida também é para ser lida. Não literalmente, mas em seu supra-senso. E a gente, por enquanto, só a lê por tortas linhas.

Guimarães Rosa
Tutameia. In: João Guimarães Rosa: ficção completa, volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
...Mais

Não leio por recreio, por entretenimento. Leio para que meu demônio encontre um par para dançar.

⁠Entrelinhas


Tu leste nas entrelinhas
as palavras que eram só minhas.
Porém, não basta apenas as ler,
é necessário as entender.
Jamais penses em falar
daquilo que não conheces,
pois, sou um livro complexo
pouco útil a quem não o sabe ler.

Umbelina Marçal Gadelha

⁠Lemos não para escapar da vida, mas para aprender como vivê-la de forma mais profunda e rica, para vivenciar o mundo pelos olhos do outro.

Barbara Davis
O eco dos livros antigos. São Paulo: Excelsior, 2024.