Incentivo a Leitura Infantil

Cerca de 193 frases e pensamentos: Incentivo a Leitura Infantil

Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças.

Caça

Por que é importante ler? Pergunta recorrente em qualquer encontro de escritores com estudantes. E a gente acaba desfiando um rosário de respostas prontas, um blá blá blá repetitivo, apesar de necessário. Mas hoje vou dar um exemplo prático. Estava lendo uma revista - nem era um livro - quando me deparei com uma entrevista feita com o chef Philippe Legendre, estrela da gastronomia francesa de quem nunca provei um ovo frito. Ignorante sobre quem era o cara, li. Lá pelas tantas, o repórter: "É verdade que o senhor adora caçar?" O chef: "Eu caço o silêncio. Atiro no barulho."

Bum!

Perdizes, faisões, coelhos, sei lá o quê o tal homem caça todo final de semana - e nem me interessa. O importante foi o impacto causado por aquelas duas frasezinhas curtas que pareciam um poema e que empurraram meu pensamento para além daquelas páginas, me puseram a pensar sobre minhas próprias perseguições. Caço o silêncio. Atiro no barulho. Eu idem, monsieur.

Eu caço o sossego. Atiro na tevê.

Eu caço afeto. Atiro em gente rude.

Eu caço liberdade. Atiro na patrulha.

Eu caço amigos. Atiro em fantasmas.

Eu caço o amanhã. Atiro no ontem.

Eu caço prazeres. Atiro no tédio.

Eu caço o sono. Atiro no sol.

E quando caço o sol, atiro em relógios. Acho que é isto que a leitura faz. Nos solta na floresta com uma arma na mão. Nos dá munição para atirar em tudo o que nos distrai de nós mesmos, no que nos desconcentra. O livro não permite que fiquemos sem nos escutar. A leitura faz eu mirar em mim e acertar no que eu nem sabia que também sentia e pensava. E, por outro lado, me ajuda a matar tudo o que pode haver em mim de limitante: preconceitos, idéias fixas, hipocrisias, solenidades, dores cultuadas.

Lendo, eu caço a mim e atiro em mim.

Com a fama, você sabe, você pode ler sobre você, alguém da ideias sobre você, mas o que é importante é como você se sente sobre si mesmo, de sobrevivência e de vida do dia a dia com o que surge.

O que leva uma criança a ler é o exemplo.

O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.
LER é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade. Somos começo, somos fim somos eternidade SIM!
Quando criança, quem pode dizer, sem ler que não brincou de contos de fada ou faz de conta.Quem nunca imaginou um amigo imaginário ou mesmo se escondeu no armário.
Já fui José, agora sou Mário; Quintana?
Se um pedacinho de tinta cai no gosto da criança, uma linda gaivota carrega no bico Monteiro Lobato, Julio Verner, Carlos Drumond Andrade, Walt Disney.
O que seria de nós sem a leitura a sós.
Seriamos um hospital sem médicos, uma escola sem professores, uma religião se DEUS?
Seríamos sós, não teríamos um após, seríamos cheios de Nós.
Do homem das cavernas ao homem das estrelas, lá sim a leitura esteve. Sim senhor!
Nas cartas de Amor, na receita que tinha tudo para dar certo e ficou um horror.
Se a Internet é leitura instantânea, a tv leitura observada até mesmo o jornal leitura comentada, pode ter certeza. O Ser Humano é leitura DIVINA.Já dizia, Mario Quintana:
(A leitura não muda o mundo quem muda o mundo, são as pessoas. A leitura só muda as pessoas).

Não leia, como fazem as crianças, para divertir-se, ou como os ambiciosos, com a finalidade de instrução. Não, leia a fim de viver.

Quando eu era criança, quando eu era adolescente, os livros me salvaram do desespero: me convenceram de que a cultura era o mais alto dos valores.

Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.

Eu... livros! E inteligência! Há coisas mais importantes,como amizade e bravura.

Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução.

Os livros têm grande importância em nossas vidas não só porque auxiliam na construção de nosso conhecimento, mas também porque nos trazem palavras de encanto, doçura e suavidade.

Por mais estranho e solitário que fosse o mundo lá fora, os livros sempre me faziam lembrar de casa.

“Não ir embora: Ato de confiança e amor, comumente decifrado pelas crianças.”

Eu... como uma criança refugiando-se ao colo da mamãe;
Eu... com um imenso, mas com aquele imenso desejo de abraçar o mundo, como que só ele pode me acalentar dessa imensa desilusão... frustrações que vieram a calhar em todo o meu ser, desajustamente...desajustamente de uma adolescente...
(Escrita em meu caderno de poemas em 01/08/1985)

Inserida por andre78reis

O incentivo à leitura, além de ser uma importante ação cultural, promove também a inclusão social e o desenvolvimento de novas ideias.

Incentivar aos nossos jovens o gosto pela leitura é plantar uma semente com a certeza de que dará bons frutos.

E se as histórias para crianças passassem
a ser de leitura obrigatória para os adultos?

seriam eles capazes de aprender realmente
o que a tanto tempo têm andado a ensinar.

Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.

A leitura é importante para aprimorar nossas próprias ideias.