Frase sobre o frio
NOITE DE INVERNO
O silêncio que perturbava a névoa
Trazia o mundo nas costas
De uma noite sombria e sem vida
Os ponteiros giravam em prol do destino
Que atormentava o homem na sacada
Fumando um cigarro e arfando problemas
Só mais uma noite comum de inverno
Em uma pequena cidade do século XXI.
O frio tem voz...
Ele fala no silêncio das madrugadas, no vento que corta a pele, no vazio das ruas desertas.
O frio sussurra ausências, revela solidões, convida à introspecção.
Mas também ensina: é no frio que se valoriza o calor, é no inverno da vida que se aprende a força da esperança.
Toda estação fala. E o frio… também tem voz.
Sou o frio, e a solidão
Sou um lago fundo de águas turvas
Sou vazio, e a escuridão
Me vejo vagando, procurando por alguém
Me lembrando de suas palavras
Me lembrado do seu desdém
Escutado o lago sangrar
Onde você está?
a falta de luz não me deixa enchegar
Onde estou?
O que sou?
Estava perdida a menina, fazia frio, estava tremendo
E ela caminha sozinha rumo a lugares desconhecidos
Um pensamento, uma lembrança, um sentimento
De noites escuras, contava à lua, seus dias sofridos
Tão encolhida em sua própria mente
Tão pequena a menina deitada sozinha
Tirada de seus sonhos tão de repente
Mesmo confusa, ela ainda caminha
Eu queria estar entre as estrelas, vagando na vasta escuridão, sentindo o frio da solidão. Sendo apenas um ao navegar entre o infinito e vasto vazio.
Es tão solitário admirar-te apenas sendo uma variação sem propósito, ao meu olhar é tão magnífico a vastidão do universo. Penso em quanto libertador seria se eu fizesse parte.
Em dias frios, tomo uma xícara de poesia para aquecer
Nas longas noites, um poema que converse, que seja prece, leve
Quando a chuva bate à janela, um poeminha que seja molhado, triste. Que me faça gotejar
Já quando penso em você, daí não há muito que fazer.
Tomo um porre de poesia para sobreviver.
DESAGUANDO
Você vê minha calmaria
Nem eu conheço minhas águas profundas
Ora quente, ora fria
Também deságuo
Também inundo
O porto é mais seguro
Caso tema naufragar
Mas que graça teria?!
Gostoso mesmo é navegar
Minhas ondas ninguém domina
Certo é se afogar
Lance fora as bagagens
Se permita flutuar
Após conhecer o Oceano
Terra firme enjoará.
Noite de sentimentos
Sentimentos flutuam em meio a noite fria sentados num trenó,
Sentimentos pousam em meio a noite fria chegando em forma de presentes,
Sorridentes como nunca eles veem transformando os ambientes, ascendem as lareiras, aquecem as almas e renascem a cada pedido feito ou em cada abraço dado.
Movimento industrial
Hoje vem vindo o algoz
a sombra viva, fria e fumacenta
décadas de carbono queimado
combustível para corações derrotados.
Lamento do autor
a lembrar dos funcionários
homens comuns
praticando seu trabalho
Mesmo sem saber
tiveram que escolher
ou era a mãe natureza
ou eles
sem ter o que comer.
Chuva de inverno
Na manhã do inverno...
O sol em sua magnitude
Abriu a porta para a chuva entrar
Ela chegou só e bem
De mansinho foi ocupando todo espaço livre
As flores do jardim estão a sorrir
Com um leve balançar
Para cada gota de chuva a lhes tocar
E a chuva...sem se tocar
Acabou de se instalar
Com ares de quem veio para ficar
ARROZ DOCE
A tarde se derrama
Sem graça, sombria.
É final de maio e
O inverno enfia sua cara
Encardida para fora.
Aqui dentro, meu coração
Badala saudades,
Anseia novidades.
Mozart, Chopin e Bach
Encharcam a sala de melodias.
Como nada de mais acontece,
Acarinho os pelos do gato
E ensaio cozinhar
Arroz doce.
"No transcorrer da noite senti o frio chegar
Com a intuição aguçada deixo a madrugada entrar
Na quietude obscura procuro uma réstia de luz
Com o coração palpitante,
Espero a hora madurar
Agora que fecho meus olhos,
O sonho preenche as retinas...
Entro em meu mundo, nos sonhos
Onde a magia domina"
Eterna Amiga
A fria palavra do escuro no canto
congelava, proliferava e ardia
incessante.
Sob corpo quebrável a minha sonolência tétrica
alastra como doença o gelo em meu rosto
Deprimindo, debilitando, abatendo descanso.
Oculto, as paredes sussurram mortas
e antipáticas gotas delas escorrem.
Minhas conhecidas por mim não choram.
Versos de um dia frio
Palavras invadem a alma
Escritas sem pedir licença
E uma imensidão de versos
Pulsando na ponta dos dedos
Nem sempre a rima chega
Nem sempre o ritmo é dança
A arte de ser poeta
Conquista pela constância
Aviso que não cabe pouco
Na fonte do meu dizer
Traduzo em poucas linhas
Meu insensato jeito de ser
A noite está fria e a escuridão me amedronta.
Tem cinzas onde antes era meu paraíso e dor onde antes era riso.
Tenho medo, me salva.
Tenho pesadelos, me acorda.
Tenho dor, me cure.
Você tem todas as respostas, você tem todas as curas.
Por quê não vem? Por quê não me solta? Por quê não volta?
VAZIO
Este vazio!
Que me dá frio
Que me arrepia!
Tenho tudo...
Nada tenho!
Sou uma folha
Que caiu!
Perdeu-se
No vento...
Levou meu lamento
Ficou a saudade
Triste e só...
Sou pó do caminho!
Chuva que lava a alma!
Sinto a nostalgia...
Fico sem alegria
Fico sem amor,
Apenas a poesia!
É meu consolo.
Passo meu tempo escrevendo sobre teus olhos tão frios, teus lábios tão quentes, teus risos tão bonitos, fica e não sai da minha mente, mesmo que hoje eu não ligue você vem e atende, isso me surpreende, me prende em teus climas, me leva numa constante viagem de polo a polo, me faz sentir seguro em teu colo
1. Lua e o Sol
Naquele dia de noite
Havia uma lua ensolarada
Que queimava de frio
Todas as multidões vazias
Carros parados apostavam corrida
Animais de rua comiam fome
Prédios e casas abrigavam ar
Ruas movimentadas estavam desertas
Enquanto o grito silêncio vazia
E a natureza crescia em árvores mortas
O Sol e a Lua brincavam de Noite e Dia
Saudade
Num abraço gelado
A saudade vem
Vem fria e rápido
Rápido como um trem
Quebrando o calor da madrugada
O meu coração congela
Batendo saudades
Muitas saudades dela
Saudade essa que é incontrolável
Chega até a ser desconfortável.
Saudade desgraçada,
Saudades de você minha amada.
SGE
Não sinto frio, nem calor
Só sinto dor
Da falta que você me faz
A seu pedido, contigo não falarei mais
Não sinto satisfação, nem fome
Sinto saudade, minha perdida alma grita
E no espaço tempo ecoa seu nome
Voltei a ver o sentido literal da palavra falta
Pensei e imaginei de tudo, isso eu não esperava.
