A escritora inglesa Jane Austen é uma das mulheres mais lidas da história. Neste artigo, você vai compreender porque suas mensagens são sempre atuais. 

Conheça as 15 frases de Jane Austen que são poderosos conselhos para mulheres.  

As frases de Jane Austen sobre amor que são valiosos conselhos 

Quando se trata de amor, a escritora inglesa sabia muito bem o caminho para ser feliz. Mesmo apesar de viver numa época muito diferente da atual, em que as mulheres normalmente casavam-se com estranhos. Selecionamos as frases de Jane Austen que dão valiosos conselhos amorosos. 

1. Os dispostos se atraem 

Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição.

Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição.

Jane Austen (Razão e Sensibilidade)

Se uma pessoa está mesmo a fim de comprometimento com você, segundo o que diz Jane Austen, não faltará tempo e oportunidade para estarem juntos. É tudo uma questão de querer! 

2. Se magoaram seu coração, recomponha-se

Eu posso ter perdido meu coração, mas não meu autocontrole. 

Jane Austen (Emma)

Uma das características mais fortes dos personagens de Jane Austen, especialmente mulheres, é que elas são muito independentes. Amam, são românticas, dedicadas, como se esperava de uma lady no século XVIII, mas nunca perdem o controle da situação. 

3. Perdoe sua tolice 

Somos todos tolos no amor. 

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

A protagonista de “Orgulho e Preconceito”, Elizabeth, é uma mulher muito inteligente e bem controlada em relação aos seus sentimentos. Mas no momento em que se apaixona, ela entende que se torna uma boba. E não há problema nenhum com isso: porque, como diz a autora, quando se trata de amar somos todos um tanto tolos! 

4. Não se deixe limitar pelas distâncias 

A distância não é nada quando se tem um motivo.

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

Essa é para quem vive um amor de longe. Nesta era digital, é bem comum relacionar-se de várias formas com as pessoas à distância. Seja um namoro, uma amizade, ou qualquer outro tipo de relação, quando se tem um bom motivo, há de se descobrir um jeito de juntar!

5. O tempo dá conta de resolver tudo 

Quando a dor acaba, a lembrança disso muitas vezes se torna um prazer.

Quando a dor acaba, a lembrança disso muitas vezes se torna um prazer.

Jane Austen (Persuasão)

Quem nunca passou por um momento de dor tão profunda que achou que nunca mais acabaria? O bom é saber que tudo passa, e muitas vezes, aquele momento delicado que te fez sofrer pode te fazer sorrir: seja porque você superou, seja porque percebeu que não era tão mal assim. Foi Jane Austen que disse! 

De Orgulho e Preconceito: as mensagens mais importantes de Jane Austen

O livro mais famoso de Jane Austen é "Orgulho e Preconceito", escrito quando ela tinha 21 anos de idade. Foi adaptado várias vezes para o cinema, teatro, e outras artes, sendo o filme de 2005 o mais lembrado. 

Muitas mulheres aprendem grandes lições com a forma como Elizabeth Bennet, a protagonista, lida com problemas de amor, educação, cultura. Mesmo se passando no século XIX, o livro é super atual. Extraímos citações que dão boas lições de vida. 

6. Seja mais gentil consigo mesma 

Preciso aprender a me contentar em ser mais feliz do que mereço. Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

Preciso aprender a me contentar em ser mais feliz do que mereço.

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

Um dos ditados feministas mais famosos é “não aceitar menos do que você merece”. Jane Austen já sabia disso há séculos! E gostava de se lembrar que aceitar a felicidade quando ela bate à porta. 

7. Saber diferenciar vaidade de orgulho

Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode estar orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a nossa opinião sobre nós mesmos, a vaidade com o que os outros pensariam de nós.

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

Tem mais o que acrescentar? É bom abrir os olhos para conseguir identificar quando uma pessoa é simplesmente orgulhosa, ou tem aí uma boa pitada de vaidade no meio! 

8. Mulher, seja forte!

Há uma teimosia em relação a mim que nunca pode suportar ter medo da vontade dos outros. Minha coragem sempre aumenta a cada tentativa de me intimidar. 

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

E um dos conselhos mais valiosos de Jane Austen é: não deixe que a vontade de ninguém coloque medo em você! Use o que te jogam de mal como adubo para a sua coragem para se dar bem na vida.

As melhores frases de Jane Austen para empoderar mulheres (de Emma, Razão e Sensibilidade, e Persuasão) 

Selecionamos outros três livros de sucesso da autora inglesa, com frases de temas variados, que geram boas reflexões para a vida e as nossas relações como seres humanos.

Vamos às melhores frases empoderadoras de Jane Austen extraídas de seus livros Emma, Razão e Sensibilidade, e Persuasão

9. Quanto mais você evolui, menos aceita o não-evoluído

Quanto mais eu conheço o mundo, mais estou convencida de que nunca verei um homem que eu realmente possa amar.  Jane Austen (Razão e Sensibilidade)

Quanto mais eu conheço o mundo, mais estou convencida de que nunca verei um homem que eu realmente possa amar. 

Jane Austen (Razão e Sensibilidade)

As mulheres criadas por Jane Austen são, em geral, muito exigentes. Mulheres que preferiam morrer sozinhas a relacionar-se com pessoas medíocres, que não fossem capazes de amar. A verdade trazida por essa frase é simples: quanto mais evoluída e entendida do mundo você é, menos chances de se apaixonar por alguém que não te mereça. 

10. Respeitem as mulheres!

Eu odeio ouvir você falar sobre todas as mulheres como se fossem excelentes damas em vez de criaturas racionais. Nenhum de nós quer estar em águas calmas durante toda a nossa vida. 

Jane Austen (Persuasão)

Jane Austen também era mestre em criticar os costumes da época. Ela não queria ser apenas uma dama, delicada, bonita, educada, gentil. Ela queria ser uma pessoa completa, com todos os sentimentos. E deixou bem claro que não aceitaria ser “enquadrada” em uma forma perfeita de mulher. 

11. Saiba o que quer da sua vida

Conheça sua própria felicidade. Você não quer nada além de paciência - ou dê um nome mais fascinante, chame de esperança. 

Jane Austen (Razão e Sensibilidade)

Ou, pelo menos, saiba o que não quer. Algumas pessoas acreditam em destino, outras não, mas fato é que a paciência é uma virtude em ambos os casos. Conquistar o que se quer não é fácil, deixar o que não se quer, também não. O conselho de Jane Austen é simples: saiba o que te faz feliz e tenha esperança para chegar lá

12. Não se culpe pelo fracasso das pessoas 

Há pessoas que quanto mais você faz por elas, menos elas farão por si mesmas. Jane Austen (Emma)

Há pessoas que quanto mais você faz por elas, menos elas farão por si mesmas.

Jane Austen (Emma)

É necessário permitir que algumas pessoas aprendam a andar sozinhas, e isso só será possível se você deixá-las ir. Austen nesta frase dá um aviso àquelas que têm dificuldade em “largar” alguém que precisa de ajuda: pode ser que você esteja atrapalhando

13. Tome cuidado com o seu ego

Quando a vaidade age sobre a cabeça fraca produz toda sorte de danos. Nada mais fácil para uma jovem do que erguer suas esperanças alto demais.

Jane Austen (Emma)

Ser jovem é, geralmente, ter grandes expectativas sobre tudo: a vida, o amor, o trabalho, os estudos. Mas Jane diz que é preciso ter humildade e personalidade forte para encarar essas questões. Se deixar levar pôr um ego muito grande pode trazer grandes quedas! 

14. Acredite em si mesma 

Devo ater-me a meu próprio estilo e seguir meu próprio caminho. E apesar de eu poder nunca mais ter sucesso deste modo, estou convencida de que falharia totalmente de qualquer outro.

Jane Austen (Persuasão)

Tenha fé na sua personalidade. Acredite no seu potencial. Não deixe que as pessoas te intimidem. Lute pelo que você gosta e acredita ser boa em fazer. Todos esses clichês da atualidade estavam inseridas nas frases de Jane Austen há mais de dois seculos. 

15. Conheça a si mesma e destrua as dúvidas

Quando a mente não quer ser convencida, sempre encontra algo para inspirar-lhe dúvidas. 

Quando a mente não quer ser convencida, sempre encontra algo para inspirar-lhe dúvidas. 

Jane Austen (Razão e Sensibilidade) 

A mente de qualquer pessoa é uma poderosa arma. Pode ajudar, ou atrapalhar algum caminho. O que Jane Austen quer dizer com essa frase é: as vezes a sua cabeça vai fazer você duvidar de algo que quer ou acredita. Cabe a você decidir o que fará com isso 😉