Distanciamento
Pandemia, Isolamento e Distanciamento!
É tempo de acolher, ressignificar as práticas, modificar o olhar, distanciar-se sim, do mal e contagiar-se de fé, esperança e muito amor! É preciso dar voz às crianças, para que elas, exteriorizem práticas, falas e silêncios que as mantêm engasgadas nos cantos de uma casa!
Experiências estas, que as marcarão para o resto da vida. São como espinhos na alma, que inquietam o sono, tiram a paz, a alegria os direitos da bricadeira, da interação entre o Eu e o Outro, da vivência feliz e de fazê-las pertencer a uma sociedade, sem marcas!
Não sabemos definir o nosso si mesmo, mas sabemos que ele está lá e que o distanciamento entre nós e ele é angustiante.
Medo é o que não me falta nesse distanciamento...
Sinto medo sim, vários!
Sinto medo, insegurança, tristeza...
Sinto-me sozinha.
São muitos os sentimentos...
Ganho assim o tempo necessário para o distanciamento e desapego, porque o que fica longe da vista se vai inexoravelmente afastando do coração.
2020
O ano em que não só fizemos distanciamento social, mas aproximamos corações e mentes a favor da vida.
Em 2020 o Natal para muitas famílias será distante daqueles que se amam. Seja por distânciamento social , seja por perda para o Covid. inexplicável esse Natal..
Ontem o abraço era a cura para muitas doenças, incluindo a solidão; hoje o distanciamento físico é tido como o melhor remédio para nos protegermos da COVID, mas, eu vos afago com as minhas simples palavras, para vos dizer que, a cura está na paciência e no cumprimento das regras de biossegurança.
Hoje o distanciamento físico se tornou numa medida aceitável para a nossa protecção, mas, uma coisa é certa, distanciamento sem uma palavra de consolo e conforto, torna-se mais destrutivo que o vírus SARS-COV-2.
Com distanciamento ou não, podemos notar que
na marcha implacável do tempo, já estamos
novamente no Natal, ou quase...
Certamente o uso das máscaras não vai nos impedir de juntarmos nossas vozes
para, no dia 25/12, dizermos em alto e bom som:
FELIZ ANIVERSÁRIO, AMIGÃO...
AINDA QUE EM DISTANCIAMENTO, O NATAL ESTÁ AÍ, GENTE...
Marcial Salaverry
O Natal já está chegando, e nesta época do ano, vejo que a grande maioria das pessoas, deixa à solta o espírito de solidariedade, e ficam pensando nos outros, procurando ajudar, falando em solidariedade, desejando felicidades mil...
Mas, só agora? E no resto do ano? É preciso pensar em ajudar os necessitados no restante do ano também... É só no Natal?
Não é igualmente válido mandar presentes para creches, para as crianças pobres, uma atenção para os velhos abandonados nos asilos, e sem duvida, essa é uma atitude louvável, uma vez que possivelmente os velhinhos nos asilos, as crianças nos orfanatos, os doentes nos hospitais tenham mais necessidades no restante do ano do que agora.
E as reuniões de família? E os desejos de felicidade? É só no Natal? Os pais, por acaso, não sentem saudade dos filhos ausentes no restante do ano? E com esse "distanciamento social", mais ainda, e isso sem falar da saudade das avós com seus netos...
Vejam bem, não estou condenando o Espírito Natalino, muito pelo contrário, acho muito louvável e muito lindo que essa corrente de solidariedade exista no ar. Todos se preocupando com todos. Só quero dizer que essa mesma corrente deveria continuar pelo restante do ano. Aqueles que tem condições, deveriam manter o mesmo espírito solidário por mais 11 meses. Vamos nos dar as mãos durante o restante do ano também. E não falo só da ajuda material. A ajuda espiritual é, talvez, mais importante ainda. É muito bom saber que você tem alguém em quem possa confiar, nem que seja para um desabafo, mas durante todo tempo, e não só agora.
Sem falar da necessidade que muitos sentem de comprar presentes para todos. Penso de uma maneira muito peculiar nesse sentido. Dou muito mais valor a um abraço sincero, a um telefonema, a uma carta, a um e-mail, ou mesmo a um "zapzap" do que a um presente caro, ainda mais se levarmos em conta que é muito difícil acertar-se o gosto exato de alguém, e assim, quantos presentes comprados, às vezes com algum sacrifício, simplesmente ficam séculos num fundo de gaveta qualquer, por não ser do gosto de quem recebe. Todavia, um abraço sincero, um beijo sincero, um simples cartão bem bolado, marcam muito mais, pois é algo pessoal, é algo que quem recebe sabe e sente que recebe de coração, e não como decoração (não resisti ao trocadilho).
Entendo quem não estiver de acordo comigo, mas peço que não se chateie com o eu que disse, e não perca seu jeito de ser. Todos têm o direito de pensar e agir como melhor lhe aprouver, pois isso, aliás, se chama livre arbítrio. Só exprimi minha opinião, e não tenham dúvidas de que também pelos 364 dias outros do ano, estarei sempre de braços e coração abertos para bater este nosso papinho diário. Como não sei como vai ficar esta história do distanciamento, já deixo desde já meus desejos de um MUITO FELIZ NATAL, e que todos os outros dias do ano sejam igualmente felizes, bem como todo o ano que vai entrar, torcendo para que 2021 chegue bem melhor que este malfadado 2020...
E, principalmente, que o Papai Noel vá visitá-los com o saco bem cheio de paz, luz, amizade, amor, e muitos abraços e beijos mesmo que virtuais propiciando-lhes UM LINDO DIA, a cada dia que ainda falta para o Natal, e depois também...
DISTANCIAMENTO
Já faz tempo que te dei
o meu último abraço.
Só te vejo à distância,
é da rua pro terraço.
Mas se é pra ter cuidado,
quero que meu pai amado
fique sempre bem vivaço.
Presencialmente ou em distanciamento,
um abraço amigo e sincero sempre será bem recebido e desfrutado...
Seja na Primavera, Verão, Outono ou Inverno...
RECEBA UM ABRAÇO AMIGO DE FINDI
Marcial Salaverry
Para um bom fim de semana,
nada melhor que um abraço de amizade...
Se estamos em distanciamento social,
receba mesmo um sincero abraço virtual...
Amizade, rima com fraternidade,
e também com sinceridade,
sendo uma amizade de qualidade,
sua melhor rima é com reciprocidade...
Vamos assim, espalhar amizade...
Com um abraço sincero é o bastante,
para nos sentirmos juntos ainda que distantes...
Venha de lá um abraço, para bem começar o dia
que gostosamente encerra a semana,
e que a próxima lhe seja plena de
LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR...
Marcial Salaverry
Sabendo usar a imaginação, em casos de distanciamento,
voluntário ou forçado, sente-se com mais carinho
uma ausência presente, do que uma presença ausente...
Osculos e amplexos,
Marcial
A IMAGINAÇÃO AJUDA NO DISTANCIAMENTO
Marcial Salaverry
Sabendo usá-la, com certeza a imaginação, a força do pensamento, podem trabalhar a nosso favor, quando a distância se coloca entre pessoas que se querem bem, e algo que chega a ser muito interessante, é a capacidade que temos de que, trabalhando com a imaginação, conseguir sempre sentir perto de nós a presença de pessoas queridas que, por circunstâncias diversas, estão longe.
Hoje estou aproveitando um pensamento que me foi enviado pela própria autora, nossa amiga L'Inconnue:
"Não é preciso ficar perto, para estar junto."
De fato minha querida amiga,o que é a distância? É algo que simplesmente separa os corpos, mas se existe uma afinidade espiritual, sempre sentimos as pessoas amigas perto de nós. Assim sendo, imaginemos duas pessoas que se amam, mas que por circunstâncias diversas não podem estar juntas. Será impossível esse amor? Será que é impossível amar-se sem que se tenha o contato físico, o olho no olho, mão na mão? Penso que não, pois se assim fosse, a história (e a estória também), não registraria tantos casos de amantes que, mesmo separados, continuaram se amando. Pelo contrário, a distância aumentou mais ainda o sentimento que os unia.
Na verdade, temos uma grande aliada, ou seja, nossa imaginação, temos também as lembranças, eis que lembrar dos momentos felizes já vividos, faz com que se consiga suportar as ausências mais prolongadas. Basta que não se deixe a tristeza tomar conta do pensamento, e isso se aplica, seja por um afastamento temporário, seja um definitivo, pois basta fechar os olhos, e deixar fluir os melhores pensamentos, e se a força da concentração mental for bem forte, chega-se mesmo a "ver" a pessoa amada ao lado. Existe mesmo quem seja capaz de conversar com esse ente querido, será apenas imaginação, ou poder de concentração? Existem controvérsias, que não adianta discutir, pois cada qual tem sua maneira de ver e sentir a vida...
As ausências ou perdas não devem ser jamais lamentadas, uma vez que uma lamentação traz à tona pensamentos tristes, e estes devem ser, se não deletados, pelo menos arquivados. Devemos, isto sim, "puxar" as alegrias vividas juntas. Mas, quando ainda não houve o contato físico? Quando são apenas conhecimentos virtuais? Um amor à distância? Nesse caso, é necessário mesmo que se tenha muita imaginação, muito poder de pensamento, pois não há do que se lembrar, ainda não foram vividos momentos de ternura e carinho que possam ser lembrados, e apenas existem palavras de carinho trocadas. E as palavras por mais doces que sejam, nem sempre são sinceras... É bem verdade que nem mesmo apaixonados beijos trocados podem ser sinceros, mas sempre servem como fator de lembrança, como ponto de apoio para a imaginação trabalhar.
E, desde as mais priscas eras, sempre se amou à distância. Aquelas lindas e melosas cartas de amor que por vezes levavam semanas para chegar, trazendo as palavras da pessoa amada, agora chegam em segundos, via Internet. Ama-se muito, mas também brinca-se muito. Mas, seja amor, seja apenas uma paquera passageira e inconsequente, seja uma sólida amizade, sempre podemos "ver" ou "sentir" a presença ausente, usando nossa imaginação, nosso poder de pensamento.
Assim sendo, o pensamento de nossa amiga é de uma felicidade impar: "Não é preciso estar perto para ficar junto", e podemos completar com outro pensamento de um grande amigo, "juntos ainda que distantes..."
Assim sendo, minhas queridas crianças, recebam meus ósculos e amplexos, como se os estivesse dando pessoalmente, e, junto com eles, recebam meus mais sinceros desejos de UM LINDO DIA, e se não pode ser presencialmente, que o seja ainda que em distanciamento, aquele beijo no coração, dado com a mais sincera amizade...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp