Depoimentos sobre Lições da Vida
Desaprender as antigas lições e, assim, curar as atitudes que bloqueiam a percepção que temos da presença do amor na nossa vida não é tão difícil como pode parecer.
Começamos a fazê-lo perguntando a nós mesmos, nos momentos em que sentimos angústia e pressão: meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações estão neste momento em harmonia uns com os outros? Ou estou sentindo uma coisa, pensando outra, dizendo outra e fazendo outra? É exatamente essa desarmonia interior que nos causa dor, medo e angústia, e dissemina a confusão nos nossos filhos à medida que eles nos observam e aprendem com as nossas ações.
Quando existe harmonia entre o que sentimos, pensamos, dizemos e fazemos, não sentimos nenhum conflito interior. Nossos relacionamentos com nós mesmos e com os outros, em especial com nossos filhos, tornam-se abertos, amorosos e tranquilos. O amor que expressamos se expande, estendendo-se para o mundo.
É importante notar aqui que sempre temos uma escolha quanto a querermos optar pela paz de espírito em vez de optar pelo conflito, ou optar por amor em vez de optar pelo medo. Quando mudamos nossas atitudes para um sincero desejo de viver nossa vida mais honestamente em tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos, sentimos harmonia e congruência dentro da nossa mente e nos libertamos da pressão ou da angústia que estamos sentindo.
Sobre a dor,
Aprendi lições.
Sobre a flor,
Fragrâncias sem comparações.
Sobre Deus amor,
Por todo sempre, gratidão!
Pai
Você foi meu melhor professor; o esteio de nossa casa.
Minhas lições foram através de teus exemplos; duros às vezes, mas sempre corretos.
Você pai, está sempre presente; mesmo quando estás ausente.
Pai, meu amor por ti será eterno; Deus lhe pague por tudo.
"...Aprenda a lição enquanto estiver no fundo do poço.
Essas lições se tornaram provas para sua permanência no topo..."
Aos tropicões, aos trancos e barrancos,
quebrando a cara mesmo,
vou aprendendo as lições de como sair inteira
das intempéries, dos nãos da vida.
Das feridas que teimam reabrir a cada demonstração de desamor!
Faço delas escada que me leve onde a paisagem é mais bonita.
Cika Parolin
ALGUMAS LIÇÕES...
CRÔNICA
Naquele tempo quase todo mundo usava uma arma qualquer...
Esposta na sinta de seu usuário; na cabeceira do arreio,na sala de estar,atrás da porta...
Conta -se, que, na fazenda Alto do Barrerim, Sta Rosa da Serra, Chico Cabaça e Zuino Mandi se estranharam e foram às vias de fato...
O trem foi feio!...
Passado um tempo desse embate,ao se reencontrarem, um tirou a vida do outro, tragicamente.
Os dois personagens desta história detestavam seus apelidos...
Chico Cabaça deu de possuir um revólver que, pelo apego, não devia se desgrudar tão facilmente dele.
Dado dia e instante, precisou ir à vendinha que arrendara a um conhecido, comprar um açúcar pra esposa coar um café.
Encontrou-se com Zuino Mandi, na dita venda; bebendo "umas e outras", batendo um punhal prateado,reluzente num balcão de madeira.
Havia uns Bonitos e valiosos,de prata com desenhos de figuras trabalhadas em relevos, na bainha e no cabo; a lâmina de aço,servia para sangrar as vítimas.
-- Zuino,que punhal lindo é esse?!! Quanto ti custou?!
-- Custou 250 Réis e uma trela de cabaças.
-- E esse revolver bonito à mostra em sua cintura, tenho medo não; quanto cê pagou pu ele?! - Reverberou Zuino.
-- Paguei 550 Réis e dois ganchos de mandi.
Pronto: Quando Zuino mesionou em sua resposta a "trela de cabaças", no negócio do punhal, e Zuino sitou os "ganchos de mandis" na compra do revolver, incendiram a fogueira...
Pra quê!!... Zuino foi pra cima de Chico...
Chico bateu a mão no revolver, pronto em botá-lo a "cuspir fogo"... Acionava o gatilho sem parar, mirando o desafeto, mas nada acontecia...
O tambor da arma de Chico Cabaça estava completamente vazio. Ele mesmo, o havia esvaziado, prevendo acidentes com as crianças. E não retornou a munição pro lugar.
Zuino o pegou à "unha"; imobilizado no chão, Chico, recebia panadas de punhal no rosto ouvindo Zuino dizer:
-- Eu não vou lhe matar com esse punhal, ele é caro demais, só uso de boniteza mesmo. Você merecia morrer era com um punhal velho, enferrujado...
Acalmado os ânimos, Chico Cabaça,disfeitado, montou em seu cavalo e jurou...
-- No dia que eu o encontrar novamente um de nós vai pro inferno.
Dois anos se passaram...
Chico Cabaça apeou do cavalo na mesma vendinha; Zuino Mandi estava de costas,Chico o pediu para que virasse que não matava homem pelas costas; ao virara-se, Chico o desferiu seis disparos de arma de fogo.
Como um dos agravantes do crime, Chico colocou os invólucros dos projéteis deflagrados na boca da vítima.
Zuino, não resistiu os ferimentos...
Julgado e condenado Chico fora sentenciado em 12 anos de prisão em regime fechado. - Um ano de sentença por cada cápsula.
Todos anos seus filhos saiam em penitências,numa via-sacra, com a folia de Reis local, fazendo promessas pro pai sair logo da cadeia. Tocar a vida ao lado deles.
Chico Cabaça ajustou advogado e saiu da prisão; depois de cumprir oito anos de reclusão.
- O uso de amas é complicado...
Se mata e se morre, por causa dela; outrora, ajuda o dono e o leva para a prisão.
- Quanto aos apelidos: se a pessoa não gostar, deve haver respeito a ela. Ser tratada pelo nome é a melhor opção.
Apelido, só se for carinhoso.
20.06.19
Lições De Um Pastor
Que homem de você, tendo cem ovelhas. . . não . . . Vá atrás do que está perdido? - Lucas 15: 4
A parábola de Jesus do pastor e da ovelha perdida tem algumas lições apontadas para os cristãos sobre sua responsabilidade para com aqueles que estão perdidos.
O pastor não estava satisfeito com 99 por cento de suas ovelhas seguras dentro da dobra. Ele não disse com orgulho: “Que demonstração notável - apenas um ausente!” Não, ele se sentia pessoalmente responsável por aquela ovelha perdida (Lucas 15: 4).
Nem o pastor assumiu que voltaria sozinho. Aquela ovelha era indiferente a sua condição perdida e precisava ser encontrada. Então o pastor tomou a iniciativa e foi procurar por ele. E ele não desistiu até que foi encontrado (v.5).
O pastor também queria que outros compartilhassem sua alegria em descobrir que uma ovelha perdida (v.6). Seus amigos e vizinhos que celebravam com ele devem ter achado que encontrar uma ovelha perdida era um dos empreendimentos mais alegres e valiosos do mundo.
Os cristãos têm a obrigação de procurar os perdidos. Que diferença faria se nós, que conhecemos o Senhor, respondêssemos com um retumbante “Sim!” À antiga pergunta: “Eu sou o guarda do meu irmão?” Então, como o pastor da parábola de Jesus, nós também seríamos zelosos. em procurar a ovelha perdida.
Buscando os perdidos - e apontando para Jesus
Almas que são fracas e corações que estão doloridos,
Levando-os adiante em caminhos de salvação,
Mostrando o caminho para a vida eterna. —Oden
Ser o guardião do seu irmão significa que você será seu buscador. Richard DeHaan
“lições”
Aprender!
Precisamos demais…
… aprender as lições.
E os tropeços que levamos.
Sabe!
Às vezes nós nos entregamos…
… nos doamos além do limite.
E o resultado?
Frustração.
E é tão chato descobrir que todo o seu esforço foi...
... demasiadamente em vão.
Pois uma queda dura…
… machuca o interior…
… fere o ego.
E leva tempo para cicatrizar.
No entanto!
Devemos estar mais atentos…
… com o nosso cotidiano.
Reparar mais.
Questionar mais.
Buscar mais.
Devemos achar recursos para acalmar…
… e aquietar o coração.
Por mais que leve um tempo prolongado.
A melhor..
… e mais sensata ação.
É o equilíbrio emocional.
Pois nenhuma caminhada é tão hábil…
… e tão fácil.
Assim!
Como ninguém brilha sozinho…
... em cima de um palco.
Olha!
A alma requer…
… e necessita de paz.
Por mais que seja desafiador…
… e difícil vencer uma batalha.
Todo interior deve ser puro…
… transparente…
… e viver sem enganos.
Aprender!
Precisamos demais…
… aprender as lições.
Admilson
25/12/2018
É vivendo e sempre aprendendo com as lições do hoje e comparando com as lições do passado,para perceber o quanto aprendemos e quantas provas tivemos que passar.
Enfrentando dificuldades.
Dificuldades, sejam elas quais forem, acabam nos trazendo lições. Sempre as enfrentei de peito aberto, buscando em cada espinho o broto de uma rosa. Isso me ajudou a caminhar entre pedras e buracos e muitas vezes, me vi diante de abismos intransponíveis aos meus olhos: entenda bem, aos meus olhos apenas, pois na hora em que me via caindo, uma Mão sempre me segurava, e não é diferente hoje. Mas a minha visão mudou durante a caminhada, já não vejo os tropeços como castigos, nem as perdas como punição por algo que fiz ou deixei de fazer, sou consciente de que somos perfeitamente capazes de ver que toda a moeda tem dois lados, sendo assim, bom e ruim não existem separadamente, um não existe sem o outro e isso, apenas para que vejamos que tudo é absolutamente relativo, basta que aprofundemos o olhar. Quando nos atentamos, veremos que o bom surgiu do ruim e o ruim surgiu do bom, parece antagônico? Mas acredite, não é! E estas são as maiores lições que qualquer ser humano pode aprender nesta caminhada. Aprendi e passarei a outros planos; pois para mim a morte não existe; e continuarei aprendendo, pois este é mais um dos segredos da vida, ninguém é detentor da verdade absoluta, uma vez que bem e mau são relativos. Existem parâmetros que nos guiam, sejam eles sociais ou religiosos, mas a verdade absoluta, cada um cria a sua, segundo seu caráter e modo de ver a vida, isso me faz pensar que cada qual tem a sua própria verdade... Isso causa desconforto entre as pessoas, não que o outro esteja errado, mas também não está absolutamente certo é aí que entra o discernimento... Esta palavra deveria rondar as nossas mentes a cada segundo do dia! Do discernimento vem a sabedoria, aquela que cala e compreende sem oferecer resistência. mesmo que eu não veja o mundo como você, não significa que o meu seja certo e o seu errado, são apenas formas divergentes de ver as coisas. Isso não nos torna inimigos, pelo contrário! Será que a sua verdade poderia permear com sutilidade a minha, até que encontremos algo em comum, que vai nos levar na mesma direção? Talvez sim, talvez não. Mas independente de qualquer coisa, respeitar o outro, mesmo que não o entenda, é fundamental. Não para o outro, mas para que entenda a si mesmo.
Não sei bem ao certo o porque de eu ter resolvido escrever sobre isto, acho que me foi soprado...
Marli D.H.F.
Precisamos conhecer os eventos do passado e não esquecer suas lições para as ações ruins não sejam repetidas e se se tornem também nossa história.
Liberdade é ir, seguir, transformar o passado em lições, fazer aquilo que ama. É transceder, viver com aqueles que trocam experiências, aprendizados, respeito, amor e fraternidade. Para eles o que menos importa é o seu seu status ou aparência...
Liberdade é poder compartilhar conhecimentos e receber em troca um abraço, uma troca de experiências, é amar a natureza e sentir o pulsar desse Todo ao nosso redor ...
Liberdade é Ser e não estar...
Trabalho de graça até o dia de parar, pra continuar com as lições do beaba, de qualquer lugar, pra áquilo que somente tú podes e deves fazer, repondo em todos as sabedorias dos atos, já que essas são na verdade a (internidade) de cada ser, por amor aos fatos, que estão sempre no futuro, provocando nosso agora e modificando temporariamente a realidade do todo.
Jesus veio puro,cheio de luz e paz...nos ensinou as mais belas lições de amor...nos mostrou o caminho a seguir...mas muitos ainda estão perdidos,mas temos o dever de ajudar,pois isso é amor e amar o próximo é amar a Jesus.
Nem tudo é passageiro, algumas coisas levamos para sempre na bagagem.
Lições, Lembranças, & Saudades...
Aprenda a reter o valor também dos maus momentos; eles te trazem lições que, do contrário, passariam despercebidas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp