Cuidado com os Sentimentos

Cerca de 30294 frases e pensamentos: Cuidado com os Sentimentos

Sentimentos... indefiníveis sentimentos...
Comandam-nos por vezes, levando-nos
a certas atitudes...
E por vezes, são incontroláveis...
Osculos e amplexos,
Marcial

NOSSOS SENTIMENTOS...PRECISAMOS ENTENDE-LOS
Marcial Salaverry

Seria realmente interessante, mas na verdade não é fácil entender nossos sentimentos, e para deles falar, precisamos concordar que não existe nada mais subjetivo, e assim, por mais que se tente, não conseguiremos jamais chegar a uma definição aceitável. Ou melhor, existe uma definição clara e precisa: " Sentimentos são indefiníveis, podemos aceitá-los, mas jamais poderemos defini-los..." Os sentimentos não somente são indefiníveis, como são praticamente incontroláveis, e sempre fogem a todo e qualquer princípio de racionalidade. Muitas vezes conseguimos mantê-los sob controle da razão, mas nunca por muito tempo. E quando conseguem se libertar dessa coisa aborrecida que é a razão, explodem com mais força e intensidade.

Li um pensamento simplesmente definitivo sobre os tais sentimentos, de autoria de Rubem Alves. Vamos a ele:
"Somos donos de nossos atos mas não somos donos dos nossos sentimentos. Somos culpados pelo que fazemos mas não somos culpados pelo que sentimos.. Podemos prometer atos. Não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados... Sentimentos são pássaros em vôo..."

Sem qualquer sombra de dúvida, somos perfeitamente capazes de controlar nossos atos, e assim decidir o que devemos ou não fazer, e resolver o que nos é possível executar. São decisões que dependem de nossa vontade.
Todavia, nem sempre gostamos daquilo que fazemos, embora seja algo que precisa ser feito, com ou sem prazer. Fazemos por obrigação, e não conseguimos definir porque não o fazemos prazerosamente. Não somos capazes de direcionar nossos sentimentos para apreciar aquilo que nosso dever nos obriga a executar. A coisa mais interessante, é que dificilmente gostamos daquilo que fazemos cumprindo uma obrigação. Parece travar-se em nosso interior, uma luta entre o desejo e o dever. Não desejamos o dever, e não devemos desejar. É isso aí, será que alguém pode explicar essa incoerencia?

Somos responsáveis por todos nossos atos, devendo responder por tudo aquilo que fazemos, mas como julgar-nos pelo que sentimos? Se fizermos o bem, tiraremos benefícios com isso, se, pelo contrário, agirmos mal, poderemos sofrer alguma punição por isso. Ou não, porquanto existe muita gente que faz coisas erradas e não sofre a punição adequada, como certas figuras que todos conhecemos. Mas, punidos ou não, ninguém poderá nos julgar por aquilo que sentimos. Aliás, muitas vezes não conseguimos sequer definir o que nos vai n’alma. Indagados sobre o porque de certas atitudes, ficamos sem ter o que dizer. Ficamos no "tipo assim", "ora veja", e o mais comum: "são coisas da vida". Na realidade, são coisas de nosso sentir.

Poderemos prometer fazer muitas coisas. Boas ou más. Serão promessas referentes a atos que pretendemos praticar. Apenas será impossível prometer sentimentos. Não poderemos jamais prometer amar alguém, ou mesmo odiar alguém, pois não conseguimos controlar nossas emoções. E assim sendo, convenhamos que é realmente inexplicável tentar explicar o que acontece. Ninguém é capaz de dizer porque ama um certo alguém, nem tampouco é capaz de explicar porque não consegue amar uma outra pessoa, apesar de muito amado por ela. Parece contra senso, mas muitas vezes ocorre isso. Amamos alguém que não nos ama. Somos amados por outro alguém, que não amamos. E daí? Não é coisa de doido? Simplesmente são armadilhas dos nossos indefiníveis sentimentos. E não podemos ser condenados por isso. É algo que vem de nosso interior incontrolavelmente.

"Atos são pássaros engaiolados... Sentimentos são pássaros em vôo". Impressionante a profundidade desta frase. Como podemos determinar quais atitudes iremos tomar, quais atos iremos ou não praticar, casa muito bem com a imagem de um pássaro engaiolado. Colocamos nossa decisão em uma gaiola, definindo assim nossa linha de conduta, contudo, os incontroláveis e indefinidos sentimentos, têm a liberdade dos pássaros em vôo, que podem ir para onde melhor lhes aprouver. Assim é aquilo que temos em nosso interior. Não conseguimos manobrar os sentimentos direcionando-os para onde mais nos for conveniente. Não conseguimos deixar de gostar de alguém, apenas porque esse alguém não nos quer. Poderemos sufocar nosso sentimento, controlá-lo, para que não atrapalhe muito nossa vida. Mas ele lá ficará, latente, apenas esperando uma ocasião para explodir.

Assim, como inexplicável é o amor, o mesmo se aplica à amizade, ao carinho, ao ódio, ao desprezo. Como se explica que determinadas pessoas são amadas por uns, e detestadas por outros? O mesmo se aplica a filmes, livros, esportes, preferências (sexuais ou não..)... Enfim, a tudo na vida. Sempre haverá alguém para gostar de algo ou alguém. E sem que saiba dizer o porque. Existe um provérbio popular bem adequado: "Se todos gostassem do azul... o que seria do a
marelo?"

Bem, penso que todos gostam de UM LINDO DIA, e esse é meu desejo a todos, pois é claro que sinto o real desejo de desejar essa lindo dia a quem desejar tê-lo...

"Amar... sem ser amado,
É muito complicado...
Melhor é amar e ser amado...
Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠O pensador oculto é sempre refinado em seus sentimentos e sempre confiante em sua virtude, mas, quando se mistura com o mundo, quando pensa menos e age mais, logo encontra a necessidade de se acomodar aos costumes já estabelecidos e de seguir tranquilamente a trilha que já está traçada.

Frances Burney
Cecilia (1782).
Inserida por Gaybow

⁠Nossos desertos transformam-se em jardins quando a gente cria o hábito de cultivar bons sentimentos.

Inserida por ednafrigato

⁠Eu tinha muito mais coragem quando era criança.
Aos 9 anos eu expressava melhor meus sentimentos, porque o mundo oferecia mais conforto e as pessoas pareciam realmente se importar umas com as outras.

À medida que envelheço, vou perdendo a força e a fé na humanidade. Reprimo meus sentimentos e me sufoco com eles entalados feito nós na garganta.

Eu tinha muito mais coragem quando era criança.
Eu acordava às seis da manhã, com uma empolgação, que até hoje, nunca vi em outra criança. Eu adorava o cheiro do café e do pão, refeição matinal antes de ir à escola...

Hoje vejo o meu futuro incerto, indeciso, meio turvo... Das coisas que amava perdi o prazer. A vida bate sem piedade e, a gente vive penando por achar que alguém é o amor da vida...

Eu tinha muito mais coragem quando era criança.
Com medo de amar eu amei e pertenci a quem nunca foi meu...
Sofri feito gente grande e, de tão grande, me encolhi.

As sombras do tempo levou meu sorriso, meus amigos, quem eu fui...
Hoje ainda me procuro, mas devo ter acessado um caminho sem volta, pois o passado às vezes me dá medo.

- Eu tinha muito mais coragem quando era criança.

(Autoral - CR)

Inserida por CarlaRamires

⁠O Amor é o maior de todos os sentimentos, sua força é focada somente nas boas ações e no amparo de quem dele necessita.
Ele é paciente e calmo, entende todo tipo de ações e busca sempre pelo bem, independente da situação.
Ele adora os humildes, pois se fortalece com a humildade.
O ingrato o individualista e o invejoso tentam sempre derruba-lo, pois querem sempre ser maior que ele, as vezes ele cai, nem sempre aguenta o tranco de tanta pancada, mas ele nunca morre, nunca esvanece, pois o AMOR é imortal sempre estará ali contigo dentro de ti, basta chama-lo e alimenta-lo.
Seu alimento? É a sua vontade.
O Amor é o maior de todos os sentimentos.

Inserida por kepler78

⁠Para mim, o punk é sobre sentimentos reais. Não é sobre: ​​"Sim, eu sou um punk e estou com raiva." Isso é muita porcaria. É sobre amar as coisas que realmente importam: paixão, coração e alma.

Inserida por BinhoKilmister

⁠-tá chorando por que?, não era você que brincava com os sentimentos das pessoas?.

Inserida por Marianirmoto

⁠⁠Tenho uma insuspeita em meus sentimentos de amar a loucura de um coração amado;
E dentro dessa clareza não me sinto menos, eu me sinto respeitado!

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Tenho plena consciência que palavras sobre sentimentos, amor qualquer um escreve, na maioria até copia, essa necessidade de transcrever o que ando sentindo vem de cedo e não consigo parar, é verdadeiro, só Deus sabe o que ocupa meu coração quando transformo em palavras o que transborda por você. Anseio o dia em que meus pobres pensamentos possa ser transformados em ações, lhe apresentar minha maior qualidade que as vezes ao mesmo tempo também é um defeito.

Inserida por rodrigo_sehnem

⁠Meus sonhos rasgam meus sentimentos...
Sonhos obscuros...
Nas sombras as trevas...
Desenhos da devastação provocada pelo teu amor.
Na insanidade a vaidade que nutri meus sentimentos..
Na morte... O melhor dos sonhos.
O amor floresce em tais facetas...
Julgas o espírito que ilumina nossas vidas ceifadas.
Amo muito você como o último suspiro de minha vida apenas desejos...
Que aconteceu se o amor é infinito...
Estamos numa ponte para eternidade.

Inserida por celsonadilo

⁠(...) A empatia é o ápice dos sentimentos, quando torna-se ignorado faz-se necessário repensar nossas relações...

Inserida por dedydualecrim

⁠Os sonhos são bons companheiro até quando se tornam pesadelos.
Sentimentos que flui sem querer e morrem no desespero.
Sendo calada da noite... Vento frio amargo momento.
Desapego. Por favor digas quem amas ou vás embora ...
Vivas em meus lamentos...

Inserida por celsonadilo

⁠" A bebida só aflora os sentimentos que estão escondidos entre sete chaves".

Inserida por rocyalmeida

⁠O querer bem é um dos sentimentos mais gratificantes que podemos ter por alguém.
O bem querer é um sentimento puro,leve e desinteressado, desprovido até mesmo de reciprocidade e cobrança.
Ah como seria lindo se o “querer bem” fosse difundido em larga escala, aos quatro cantos do mundo, a humanidade seria com certeza mais feliz e menos egoísta!
Espalhem o bem querer e se queiram bem!

Inserida por rochellefarias

⁠Se diz livre, mas é aprisionada(o) no medo de mergulhar nos seus sentimentos mais profundos e assim prefere do mar e de toda sua beleza, molhar apenas seus pés no raso.

Inserida por RafaelArcher

⁠Se não for regado, um dia morre: Plantas, sentimentos... Tem que ser como um boomerang, o que vai deve voltar...

Inserida por clarindo

⁠Vivemos tempos líquidos, a onde absolutamente nada, nada é feito para durar; sentimentos hoje em dia são como água, quando estão concretos permanece em nossas mãos/vidas, mas quando começam a descongelar escorrem por nossos dedos e vão por ralo a baixo. Geração amaldiçoado a onde não sabem tomar uma decisão simples, a onde é deixada levar pelo ego e pelo egoísmo, tal que não tem maturidade suficiente para sustentar um relacionamento concreto e sólido. A onde não tem a mentalidade de escolher o certo.

Inserida por lucas_santos_28

⁠⁠Os demônios existentes são os maus sentimentos lançados na própria vida, que quando perdidos nas tentações damos origem à esses demônios nas práticas perversas do ódio, nas desgraças criadas dos ressentimentos que nos perturbam fica fácil entender que temos defeitos a serem corrigidos para não tomar à forma em reclamações diárias, que, desperdiçam o nosso tempo precioso na vida com essas energias negativistas dos pensamentos ruins e não levam a nada, somente da mais espaço a decadência, as frustrações, à decepcionar sempre que encontrarmos as dificuldades impostas por nós mesmos, confirmando assim estar sempre a mercê de seus fantasmas, demoníos nas buscas das próprias ações nas causas estabelecidas vividas no dia a dia, perdendo se das melhores escolhas que tens nesses momentos de escuridão individual, saia desses males mantendo à calma e tendo o foco em tomar as rédeas de seus caminhos junto ao Criador, não fique parado à desperdiçar seu tempo lutando por um mundo que está falido espiritualmente e materialmente nas inversões de valores, machucando se, dando socos em ponta de faca, deixando se degradar ainda mais aos desejos ilusórios que manipulam o seu ser interior, acorde para à verdade, desperte encontrando dentro de si um ponto de apoio na alma, acima das disputas medíocres que monopoliza nossa existência as distrações que causam impactos nas decisões corretas tomadas, acenda luz do coração acentuando as palavras ditas com à certeza de confiar em suas mãos à construir suas melhores invenções na depuração de uma colheita verdadeira de frutos maduros à alimentar se com bem, confia e acredita em ti nos sentidos dos seus sonhos, tornando os à realidade que esperava com seus esforços, firmando assim sua opinião formada em suas vontades, diante as respostas espirituais buscadas com à intuição do amor verdadeiro à vida, criando coragem e tendo as soluções para enterrar esses dogmas demoníacos dos dias atuais.

Inserida por AdrianoSepero

⁠Ciúmes.

Eu..
Gostaria de explicar...
Também queria entender...
Existem sentimentos bons e ruins...
E cada um deles contém uma dose de veneno ou de gotas milagrosas...
Cada um com o seu real sabor...
Mel , fel e pimenta...
E como não posso deixar de lado...
Diria também...
Contém fogo que abrasa...
Sabores e dissabores...
E cada um com certo preço e peso..
E alguns causadores de horrores...
Alegria e dor...
Medo e pavor...
Odio e rancor...
Ah seu Doutor...
O sabor do CIÚMES' é letal...
Faz mal e causa um imenso vendaval...
Muitas vezes é melhor um soco na cara..
Do que conviver com essa pedra afiada...
Pior...
É tudo automático...
Causa tristeza e pobreza até no nervo ciático...
Credo em Cruz...
Oh luz que me conduz...
Por trás dele a inveja vem acompanhada...
Cria braços e buracos infindáveis...
Vem o ódio que predomina...
De carona vem raiva sem proteína...
Tramas e traumas...
E para sarar leva tempo...
Haja também morfina...
Saborosa é a vida sem esses temperos...
Uma mistura de paz com doce de leite...
Não tem quem aceite...
Reciclar diariamente é preciso...
Pois os danos são notáveis...
Cadê oh meu Deus...
Cadê...
Mais o que me chama a atenção...
Tudo bem...
Todos podemos sentir isso...
Todos...
Porém...
Milhões de pessoas fazem questão de alimentar sentimentos que não nos convém...
Ja vi perfeito virar louco...
Ja vi homens e mulheres perderem suas sanidades...
Ja vi crianças se matarem...
E multidões entrarem em erupções...
Tudo porque...?
Simples...
Falta de amor puro e perdão...
E ainda acham que são as melhores...
Mas na verdade....
É apenas vidas vazias que vivem em colapsos e em vão...


Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠A colheita de sentimentos plantados em corações com solos não férteis... só são reconhecidos quando a germinação das sementes são em vão e a vida dos pequenos germinados insistentes... começam a dar sinais de adeus. Assim é: no dia a dia da vida. Assim é: no amor eterno enquanto dure. Não se escutam só as palavras: é preciso ouvir e estar atento aos sinais...!

Inserida por laedicabral