Crônicas Pequenas
Tou sentado a porta de casa
E vejo os netos que queríamos a brincar
Chamam-me avô como tínhamos imaginado
Os girassóis que sempre gostaste estão lindos
E até agora nem uma única doença me afeta
Meu coração continua poeta
E passo os dias a jogar ao dominó com os vizinhos, tal como tínhamos planeado em jovens
Tantos planos que foram concretizados
Como o sonho de nos casamos
E nem um do outro fomos convidados
A maior graça da vida é rir de si mesmo... nas alegrias, nos dissabores, nos acertos e também nos erros. É rir nas conquistas, mas também nos tropeços.
É saber que - sempre - após o choro, haverá o riso, mas também novos desafios com lágrimas e sorrisos... E assim vamos "sorrindo" a vida.
PRECE DA MANHÃ
Senhor, nesta manhã em que o sol está despontando no horizonte e reluzindo como sempre, ainda que encoberto pelas nuvens, venho lhe pedir, para mim, para minha família e para meus amigos, que derrame suas graças sobre nós; nos proteja de toda maldade e violência; guie nossos passos para que não sofremos queda alguma; renove nossas forças para prosseguirmos, com bondade, saúde, paz, alegria e amor e, assim, continuarmos o belo ciclo da vida. Amém.
A vida é feita de começos e recomeços
Dificuldades e tristezas atravessam nossos caminhos muitas vezes nos obrigando a mudar o rumo.
Faz parte do crescimento
Faz parte do aprendizado
A duração do período triste é determinada pela percepção de que nos tornamos mais fortes.
E também aprendemos a valorizar o tempo e consequentemente a vida.
Sol, Chuva, nuvens, tempestade
Vida que não é perfeita mas que podemos ter a certeza: vale a pena em qualquer tempo.
Decepção
A decepção vem
Sempre que esperamos
Muito de alguém.
A vida ensina
Que nada nos pertence
Ninguém é de ninguém.
O sofrimento vem
E a vida leva consigo
Momentos de alegria
Por quê
Se o amor esta dentro de nós?
Olha dentro de ti,
Descobrirás.
Quando tudo parece dissipado
Quando tudo negrusco fica
Tu reapareces
Do nada tudo fica.
Sabe o que é?
É aquela sensação gostosa, que vem em forma de sinais.
Como se você pegasse uma fruta do pé.
Saboreando-a com aquele gostinho de quero mais.
Sabe o que é?
É que sou um eterno aprendiz.
Errando e acertando a cada dia.
Mas, sempre buscando ser feliz.
Sabe o que é?
É você, dona desse sorriso contagiante.
E de uma certa alegria infantil.
Mas, quero que saiba que mudou a minha vida em um instante.
Sabe o que é?
É que que sou um sonhador.
Vivendo num mundo diferente.
Mas, sempre acreditando no amor.
Dizia um Poeta!
Aquele que por ventura permitir!
Numa noite a encobrir!
Uma mulher a se deitar!
Sem um sorriso a demonstrar
Jamais poderá dizer!
Que sabe como viver!
Pois a maior demonstração de vida
e fazer a alegria
Daqueles que estão tristes por um Dia!
Pois ainda que não se acabe
O sorriso sempre abre!
a oportunidade de Viver!
De alma para alma
Quando fala se vê
Sente e crê
Vive para servir
Sonha para sentir
Ama para existir
É tempo que não se mede
Prazer que se repete
Caminho que guia
Contagiante alegria
Que cura e semeia
Sem medo de errar
Do jeito que faz
Sente que entende
Um tanto compreende
Que ensina e aprende
Apenas se senti
Experimenta e vê
Espelho da alma
Do canto se acalma
Intenso prazer
De abraçar a vida
E viver...
Sem palavras
Meu doce suspiro
caiu de velho ,
soprou de bobo ,
mingou de riso
Buscou alento ,
na criatividade .
Abrigo na imaginação ,
numa tarde de Domingo .
Encontrou o quarto vazio ,
um silêncio esperançoso ,
uma solidão de palavras ,
uma reticências , um ponto .
No quarto da lua nova
no equilíbrio do vazio
simplesmente por ser,
e não ter, nada a escrever .
02-05-99
RASCUNHOS DOS BONS MOMENTOS
Se eu pudesse faria rascunhos...
De bons momentos
E diversos encontros;
Das partidas, das despedidas e dos recomeços!
Se eu pudesse faria rascunhos...
Dos segundos,
Dos dias curtos,
Dos longos dias de vida
E da eternidade de cada um!
Queria poder registrar e contar lindas histórias
E escreve-las nas páginas do Livro da Vida,
Nas páginas eternas,
Com canetas de ouro...
Rascunhos de humanos,
Seriam raro tesouro...
RASCUNHOS DE MIM
Faço de mim, um suposto rascunho.
Não posso fazer cópias...
Sou assim, do jeito que Deus me fez;
Minha cor é esta, parda e negra;
Meu cabelo carapinho, enroladinho;
Meu rosto oleoso, cheio de espinhas!
Ainda assim, se eu pudesse faria
O meu próprio rascunho,
Se é que não sou um...
Pois, tem gente por ai, que é a minha cara.
Acho que compensaria existir outro de mim!
Ode à vida
Estou vivo, respiro, não penso, só existo, que vida! É minha, é viva, obrigado!
O ontem já não importa, passado, agradeço o viver no presente, crio meu futuro, oportunidade nova para uma vida cheia de furos, de erros, apagados pelo passado... Assim como o sol, despertei, brilho e brilho muito, vivo e vivo muito e hoje será um bom dia, tão bom que me traz alegria ao pensar, euforia a escrever, paixão ao respirar, vivo, estou vivo...
Somas e somes
Somas e somes
Despertas e desapareces.
Beijas e blefas.
Conquistas e calas.
Seduzes e secas.
Somas amor no meu coração e some da minha vida
Despertas alegria nos meus dias e desapareces do meu radar.
Beijas meus olhos minha boca e blefas no jogo da despedida.
Conquistas minhas muralhas e calas quando elas caem.
Seduzes e me desarma e secas meus oceanos quando vais.
O perdão
Não é fácil pedir perdão, assim como não é fácil perdoar...
Tudo tem seu tempo...
Mas existe uma enorme recompensa em qualquer um desses atos:
A leveza da alma e a alegria de perceber que vc teve tempo pra aprender alguma coisa nessa vida!!!
Gratidão pela vida, sempre!!!
FIZ DE CONTA QUE NÃO VI
Trancado dentro de mim
joguei a chave no rio
a vida não é tão simples assim
quando se vive por um fio.
Quis fugir de mim
para não ter que explicar
que a beira de um fim
pudesse alguma coisa mudar.
Fiz de conta que não vi
que estava em perigo
e nem admiti
que estava em busca de um amigo...
Cansado de tanto sofrer
alguém me estendeu a mão
pondo fim ao meu padecer
alegrando o meu sofrido coração.
Hoje, não mais vivo uma vida incerta
tenho um amigo que me conduz
e uma porta sempre aberta
onde habita o Senhor Jesus.
A OUTRA FACE
O tempo passa rapidamente
e como se não bastasse
a gente acaba se envolvendo.
Logo, surgem às rugas
o cabelo embranquece
o corpo não mais obedece.
Enquanto, diante do espelho
aquele que antes, era moço
pergunta a si mesmo
o que terá acontecido.
(Extraído do livro: "Folhas & Frutos" de autoria de Nivaldo Duarte).
ORAÇÃO
Que em cada atividade
aplicada à satisfação
de sua necessidade
secular
física
e espiritual.
Você tenha a todo custo:
Tempo, (oportunidades criadas por você)
para dedicar-se à oração.
É falando com o Pai Eterno
que receberás a orientação precisa
e o suprimento necessário
para um viver feliz.
"Cultivo plantas por várias razões;
Para prazer de meus olhos ou prazer de minha alma; para estimular os elementos ou estimular minha paciência; Por coisas novas ou por nostalgia. Mas, principalmente, para alegria de vê-las crescer". David Hobson
Eu,além desses belos motivos, cultivo plantas por que elas fazem parte de minha vida, de minha família, de meu ser. Sou também um ser vegetal. Me alimento da terra, do ar, da água e minha alma desabrocha diariamente em contato com elas.
"Que pena não poder dividir tudo com todos, mas infelizmente tem pessoas que se fazem questão de estar perto apenas para saber qual a melhor hora para tentar me derrubar. Sabiamente para estes eu os recompenso com minha alegria e meu silêncio.
Alegria faz com se desconsertem e Silêncio os faz procurarem.
Procurar desconsertadamente no Silêncio uma forma de me derrubar demora demais e eu sei bem onde quero ir, então, quem se preocupa demais com a VIDA outros nunca chega a lugar algum."
(Hélia Michelin)
O Sentido da Vida
Aprendi como a vida tem que ser
Passado é para se aprender
Presente é para se viver
Futuro é para se escrever
Todas as noites a vida passa
Todos os dias têm sua graça
Mesmo em sua alegria escassa
A felicidade assim nos enlaça
Nosso sono tranqüilo enfim
Sangue correndo nas veias assim
Sob a luz, para você e pra mim
Passado, Presente, Futuro
Escrever, sonhar, florescer
Assim essa vida eu quero viver...
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
