Crônicas Pequenas
Transformar-se a si mesmo significa desenvolver habilidades técnicas para se agenciar com as emoções de forma que, diante dos acontecimentos inerentes à vida, possamos produzir e criar outras possibilidades e aprender a nos disponibilizar para o que está por vir. Desenvolver mais assertividade nas relações.
Trata-se de um processo de constituição e transformação.
A vida passa!
Rápido,
Feito relâmpago no ar.
Deixa marcas profundas!
Firmes mas suaves,
Feito a brisa no mar.
Daqui só levarei a candura
Candura que me fez ninar.
Quando rebento nos braços leves dancei,
Pelo caminho compus mim'alma afinar!
Nunca parei!
Após anos corridos
Horas que não sei contar,
Sinto alegria infinda
Aquela que você saberá
Quando em minha primavera chegar!
Só peço a Deus seu navio
Seu leme seguro seguir
Ainda aprendendo a nadar!
Ainda vivendo a amar.
Simples?
Um fio de um raio solar
Simplesmente para iluminar
Um espaço entre o mi e o fá
Não posso encontrar o lá
Uma brisa suave e fria
Isso seria também sua alegria?
Um caminho para seguir
Algo novo para descobrir?
Um carrossel só pode girar?
A água desce e sobe
Pular de um precipício?
A vida não é como a água...
Que desce e sobe.
Deus a cada dia nos capacita
a enfrentar situações,
em que pensamos não poder mais.
Por vezes, estamos tão frágeis,
mas conseguimos nos superar como uma leve brisa
soprando em nossas vidas,
conseguimos ver o nosso valor
aos olhos do Pai.
Ele nos dá forças de onde menos esperamos,
nos faz diferentes,
acreditando que somos capazes.
Ele nos mostra coisas bonitas
e nos possibilita a alegria na dor.
Me vejo capaz de enfrentar
mesmo diante das dificuldades e adversidades,
da graça e do amor, sou merecedora
pois sendo filha de Deus já faz de mim,
vencedora!
Almas
Liberdade de sentir
sonhar e acreditar
somos almas livres
dançando sem descansar
aproveitando os momentos
sem contar as horas
os minutos a dentro
Almas
libertas da escuridão
caminhando pela floresta
de mãos dadas
em direção a Lua
aonde irá morar
dançar até não aguentar
sorrir , sonhar
ser feliz pelo olhar
no fascínio do momento
ei de estar
aqui agora , sempre a dançar ...
Te Conheci
Eu te conheci
Mesmo que por horas
Nesse tempo e espaço
Parecem que foram anos
Pois almas ligadas
Mesmo que distantes
Apenas se encontram
Na mais bela forma de sentir
Imaginar
Sonhar
Espaço e tempo
Na inspiração dos pensamentos
Aqui estou
A escrever o que sou
Na forma de um poema
Você é quem direciona sua vida, ele é o que você faz dela. São os sorrisos que você deixa desabrochar nos lábios, as lágrimas que rolam na tua face, a alegria que deixa transparecer, os olhares que você libera... As palavras, as ações, as atitudes, o que conserva no coração... Portanto, a conduza da melhor maneira possível, seja alegre, otimista, persistente e acima de tudo, esperançoso, pois independente dos obstáculos, viver é, e sempre será, uma doce aventura.
Profª Lourdes Duarte
Qual a solução?
Há momentos na vida
Que fico tão perdida
Sem ao menos saber
O que vou fazer.
E fico aqui parada
Sem saber o que fazer
Estou tão angustiada
Sem meus problemas resolver.
Os problemas são tantos
Que não sei por onde começar
E fico triste pelos cantos
Controlando-me para não chorar
Mas um dia solução
Sei eu vou descobrir
E a alegria no meu coração
É só o que vai existir.
NA POESIA
O choro é mais molhado
A despedida mais sentida
A dor é mais doída
A moça é mais amada
Até a lua é mais iluminada.
Há beleza
Na casinha de taipa à beira do Rio
Na moça feia debruçada na janela
Nos dias de calor e também de frio
Na modelo magrela na passarela.
Poesia embeleza
Faz da vida uma aquarela
Por isso sou louca por ela.
Uma pitada de solidão
Quando acordo e reflito sobre a vida,
me parece que nada faz sentido mas sim, faz sentido sim!
Até o não fazer sentindo faz sentido para alguém.
Quando muito me entristeço, um rio deságua por entre os caminhos de meu rosto mas uma música me procura animar e quando me sinto em demasiada alegria, me lembro de uma receita fantástica que é uma pitada de solidão para equilibrar minhas emoções lubriantes.
Fazer o quê?!!!
Buscar viver e viver ainda mais, independente dessas coisas.
Consigo sim.
MUITA LUZ PARA O SEU DIA
Hoje acordei acordado...
Confesso:
- Não é sempre que isso acontece!
Tem dia que a noite invade o dia
e continua com a sua negritude.
É nessa hora que a gente
tem que se reinventar...
- Cada tempo no seu devido lugar!
Chega! Não aceito tal invasão!
Quero para esse dia, muita luz
e rejeito todo tipo de escuridão!
- Que o meu e o seu dia seja repleto de LUZ
e absoluta realização no campo da fé e imaginação...
E durante toda a estrada da vida
Ha uma palavra que não deve ser esquecida
Embora pequena, traz consigo uma bagagem inteiriça, capaz de mudar e inovar
Liberar e fazer voar
O que há dentro que insiste em querer prender
Eles a chamam de perdão
Tão grande condão
Com o poder de libertar uma multidão.
Arvore
Pra que serve uma Árvore?
Não serve somente pra trazer beleza
tampouco delicadeza.
Tem essência única
Que perdura
mesmo ao raiar do sol,ou ao brilho da lua.
Protege das gotas de chuva
também defende
da luz do sol que machuca.
Uma árvore
não é somente um simples charme
traz esperança,acalma,traz sombra.
Teu fruto é tão doce que adoça o amargo
traz a alegria
melhora minha vida.
Eu sou plural.
Intensa.
Sou real.
Sou inteira.
Genial.
Por que não poderia ser?
Só quero viver.
Sem nada entender.
Sem nada atender.
Do universo receber
e agradecer
as coisas boas da vida.
Tão lindas,
por tantas vezes despercebidas,
e outras esquecidas.
Quero ternura,
amor,
doçura,
nada de amargura.
Nem firula.
Apenas a sabedoria que me guia,
a luz que me ilumina,
e aproveitar meus dias,
exalando brilho e alegrias.
A VIDA
A vida é uma constante balança que busca por equilíbrio. Às vezes perdura para um lado, às vezes se joga para outro, mas quem ver de longe, só sabe de uma coisa, precisa de equilíbrio.
A vida é o desamparo do girassol na partida do seu guia, é a esperança de que ele volte no amanhecer, mas também, a incerteza se estará lá para recebê-lo outra vez.
A vida é doar sem cogitar a volta; vestir um manto vermelho sem implorar atenção; saber juntar o azul com amarelo, gerando o equilíbrio verde, que advém da esperança.
Era rap sem rima
Até cegos que viam
Homens sem palavras
Paredes que ouviam
Choros de alegria
O palhaço não ria
E a plateia triste e cordial aplaudia
Um poeta que nunca escrevia
Um coração partido
Que do amor tinha fobia
Um romance entre a morte e a vida
Mas quando brigavam
Outros amantes escolhiam
( As Rimas Do Velho Marinheiro )
No suave bailar da vida, o amor desponta,
Entrelaçando destinos com terna devoção.
Na jornada incerta, a sorte pronta,
Tece o destino com mão de imensa gratidão.
No coração pleno, alegria se alinha,
Em risos e abraços, na alma ecoa e brilha.
A dança do amor, a trama da sorte se aninha,
E alegria perene, em cada olhar traz trilha.
Em cada momento, o amor desenha sua glória,
E a sorte, sorridente, concede-nos vitória.
Na trilha da vida, a alegria é nossa história,
E assim seguimos, enlaçados na eterna memória.
Vale a pena,
Respirar suavemente,
Sem ofegantes pensamentos,
Sem antecipar os ventos,
Ao velejar no tempo.
Vale a pena,
Se traduzir pela brisa,
Ser parte da vida,
Sem espelho, sem desespero,
Apenas sorrisos, se deixar brilhar.
Ah, vale a pena!
De Deus ser amigo,
Ser chamado filho,
E pela fé surgindo
Pegadas no mar.
Sim, vale a pena!
Mais levado, mais menino,
Mar leve, vela sacudindo,
Se desprender e sonhar.
As cores da vida, nós as escolhemos. Se você pintar sua vida com tristezas, decepções e frustações, isto definirá sua vida. Se, por outro lado, a pintar com alegrias, aprendizados, possibilidades, aperfeiçoamentos e sonhos, terá uma vida mais colorida, ainda que com todos os pesos e dores que ela nos impõe.
Marta Almeida: 14/02/2025
Se você soubesse - De mãe para filho(a)
Filha(o) se você soubesse
O quanto me faz forte
Que ter você na minha vida
É muito mais do que sorte...
Filha(o) se você soubesse
Que com você aprendo todo dia
Que é o que me faz crescer
O motivo da minha alegria...
Filha(o) se você soubesse
Que o que tenho de mais precioso
É o dom de ser sua mãe
O tesouro mais valioso...
Filha(o) eu quero que saiba
Que estou aqui para o que precisar
Que você é luz na minha vida
O sinônimo mais puro de amar!
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
