Crônicas para Crianças

Cerca de 1168 crônicas para Crianças

Bom seria se tudo fosse como no tempo em que éramos crianças, tempo em que o choro cessava com um simples "engole esse choro, menina".
Ah, quem me dera isso agora!
Era tão mais fácil quando um simples "chora não, vem brincar" interrompia o soluço...
Mas, a vida não é bem assim.
O tempo passa... a gente cresce. Tudo se modifica! Tudo se solidifica.Tudo se desfaz!
E hoje, tudo que quero é poder dizer à mim mesma : "não sonhe essa noite" e não sonhar... e sentir nisso pelo menos o sabor do "engole esse choro, menina" e
acordar com a sensação de soluço interrompido.
Porque aqui dentro, como adulta eu me devoro, e como inocente busco pela paz que outrora naquele colo encontrei...

Inserida por rosealexia

Sabe por que as crianças tem facilidade de aprender? Porque elas não estão presas ao medo de errar..., elas simplesmente fazem, e entre os erros e acertos, elas acabam descobrindo novos horizontes. Assim é tudo na vida, só se destaca quem tem ousadia de arriscar, é tudo ou nada.
By: Renato Cavalcante

Inserida por RCavalcante

Em outra circunstância eu diria que sinto saudades; outrora a casa vivia repleta de crianças; filhos, netos, sobrinhos... éramos uma família unida e feliz. Foi um tempo de abundância quando o algodão era um sinal de luz, as árvores frutíferas atraiam os pássaros, as flores ornamentavam a casa grande, como promessa de muita felicidade e tudo isso começou na igrejinha de santa Rita de Cássia pequena e acanhada de piso morto. Frei Jerônimo celebrou nosso casamento depois de seis anos de namoro, discussões ríspidas entre nossas famílias que tinham suas rixas e eram contra a nossa união; mas o amor se sobrepôs ao ódio e derrubou a cerca de arame farpado que ia da estrada até as proximidades do rio, o que compreendia nossas propriedades e não deixava de ser um bom pedaço de terra, algumas cabeças de gado, porcos e outras criações, além do algodão e do milho. A partir de então houve entre nossas famílias uma total harmonia, eu diria que nos tornamos uma, porque os problemas que surgiam eram nossos e resolvíamos em conjunto e nossas alegrias eram compartilhadas; então veio, em homenagem a avó paterna Ana Luzia, nossa primeira filha: Analu. Juaquim meu marido queria que ela se chamasse Elenice o meu nome mas eu tinha uma grande admiração por dona Ana, minha sogra, que mesmo nas nossas rixas durante o nosso namoro nos apoiou. foram anos de uma felicidade completa; vieram outros filhos e isso só consolidou o nosso amor. ninguém teve tanto a certeza de ser amada como eu; mas mesmo nos melhores momentos, as vicissitudes da vida acontecem e ninguém está imune às paixões.
Analu corre ainda entre a varanda, o pomar e as roseiras que adornam a frente branca e azul de nossa casa, nas brincadeiras ingênuas de sua adolescência com os irmãos, primos e vizinhos, Juaquim cuida dos bichos ou das plantações e provavelmente cantarola uma canção romântica; assim as coisas ficaram na minha lembrança. Numa parte ou outra, dunas ameaçavam bairros e as chuvas tornavam-se mais escassas. ouvia-se histórias de famílias que migravam por essas dificuldades; resistimos a todas as adversidades.
Era uma tarde nublada de agosto, Juaquim tinha ido pescar no rio quando o carro entrou pelo nosso portão e chegou bem próximo aos degraus que conduziam a nossa porta; era Eriberto, o advogado, que trazia uma pasta; ele cuidava do inventário do sr Benedito, meu sogro, falecido há poucos meses, vitimado por falência múltipla dos orgãos. Ninguém diagnostica o tempo como causa mortis; meu sogro já contava 99 anos. "Quem é esse anjo?" Questionou Analu, que já contava 18 anos. Heriberto era assim, dava sempre essa impressão, e se sorrisse e nos olhasse nos olhos passava-nos a sensação de uma fragilidade que também nos contagiava. Eu já conhecera aquele sentimento e vivia numa dúvida cruel, convivendo com aquele remorso, imaginando se Samuel, meu filho mais novo, não seria filho de Eriberto. desde então Analu parecia mais calada, vez ou outra estava sempre no telefone sussurrando; Samuel certa vez ao chegar da escola mencionou ter visto Analu na pracinha conversando animadamente com Heriberto parecia uma tragédia anunciada, meses depois notava-se a barriga de Analu crescida; Juaquim chegou a ir atrás de Heriberto, mas ficou sabendo que ele era casado e havia se transferido pra outra capital; meses depois nascera Cecília, mas Analu perdera todo o brilho do olhar, juaquim também ficara meio rançoso; certa noite me questionou por que eu não lhe falara sobre a origem de Samuel. Juaquim era um anjo, de um amor puro e imaculado. Quantas vezes olhamos o por do sol sobre as dunas que guardavam a nossa história; e dali vimos o brilho de um nascente renascer nos olhos de Analu, que na igrejinha de santa Rita de Cássia, agora com piso de mármore e torres iluminadas, casara-se com um dos filhos de um primo distante de Juaquim.
De vez em quando penso que todo esse tempo não passou, quando contemplo Gustavo, marido de Analu, tirando leite das vacas, colhendo o milho, obsevando a plantação de algodão; ele também cantarola algumas canções que mencionam amor e paixão, de vez em quando caminhamos à beira do rio; de vez em quando são subdivisões de uma eternidade que se divide em partículas para serem bem guardadas ou esquecidas pelo tempo e o perdão.

Inserida por tadeumemoria

Educar crianças racistas, para que se tornem adultos racistas. Perpetua o ciclo do racismo.Leva-las ao psicólogo, para que eles, as conscientizem a respeitar o que é diferente, ou ainda, esperar que a escola faça isso.Não resolve nada.O preconceito racial está nos adultos, nos próprios pais, crianças não nascem racistas.Elas aprendem os modos e as maneiras das pessoas com as quais convivem, logo passam a pensar igual a elas. Sem contar que a mídia, mais enfaticamente, o cinema cria príncipes e princesas, brancos caucasianos.

Geissis Bispo

Inserida por realidade5D

Vamos procurar dar bons exemplos para nossas crianças,
e mostrar da maneira correta , como é a vida,
para que eles saibam seguir a opção correta...
Devemos mostrar que não é legal aceitar ou oferecer propinas...
Osculos e amplexos,
Marcial

DANDO BONS EXEMPLOS PARA AS CRIANÇAS
Marcial Salaverry

Realmente existem certos pensamentos que encerram imensas verdades, como este, que nos foi passado pelo filósofo francês Joubert, afirmando que as crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos.
E essa é uma grande verdade, pois não adianta você querer dar conselhos (aliás, se conselhos fossem bons, não seriam dados, seriam vendidos), recomendando a seus filhos que não fumem (por exemplo), se você mesmo for fumante, ou por exemplo, um político dizer a seu filho que ser honesto não é burrice, mas sim, uma virtude, ele não vai acreditar certamente...

Qualquer um pode observar que a tendência natural de uma criança é seguir os exemplos de casa. Então, para se por filhos no mundo, deve-se pensar muito nisso. Nos exemplos que você dará a eles. Já pensaram no que podem se transformar, por exemplo, os filhos de políticos? Que coisa feia vai sair daí, não acham?

Por vezes acontece um caso esporádico de uma criança ter uma personalidade muito forte, e conseguir olhar o lado errado dos exemplos domésticos, conseguindo, assim, fazer a coisa certa. Como exemplo, volto a frizar o caso de pais fumantes ou alcoólatras, a tendência natural é seguir o caminho de seus pais, salvo se tiver uma força espiritual muito determinada, e consiga enxergar o lado negativo do vício paterno (ou materno), mudando o rumo de sua vida. Mas isso não é fácil. Portanto, o importante é darmos bons exemplos para nossos filhos. Se apesar disso, quiserem seguir outros rumos, será por seu livre arbítrio, e portanto será problema deles.

Além de bons exemplos, tambem é importante que ao surgirem as indefectíveis perguntas que as crianças sempre fazem ao atingir a idade dos questionamentos, que as respostas sejam as mais coerentes e explicativas possiveis. Hoje em dia, por exemplo, não adianta contar a velha história da cegonha, e da sementinha para explicar como são "fabricados" os nenês, uma vez que todos já conhecem a verdade, e assim, sobre todas as coisas da vida, devemos explicar a coisa certa, e sempre mostrando os prós e os contras de tudo o que desejarem saber.

Seguindo essa linha de raciocínio, é que concordo com casais que não querem ter filhos, pois se por força de obrigações profissionais não puderem dar uma educação controlada e adequada aos filhos, o melhor mesmo será não tê-los pois, com os atuais meios de comunicação, os maus exemplos estão correndo à vontade pela televisão, Internet e etc..., e a ruminante fêmea, tranquilamente vai para a região pantanosa, se a criança não tiver seu referencial bem firmado em casa.

Bem, crianças, lembrando um joguinho de minha infância:" Fazerão tudo que seu mestre mandar ? FAZEREMOS..." Então, para fazerem, TENHAM UM LINDO DIA, sigam meu exemplo, que procuro fazer de cada dia, sempre um dia melhor que o anterior. Nem sempre consigo, mas sempre tento...

Inserida por Marcial1Salaverry

O herói e a mocinha

Crianças éramos, e juntos
explorávamos mundos só nossos.
Eu era o herói que à frente ia,
você a moça bonita, que o herói
protegia.
Fase boa a de criança, parece que
tudo se podia, sonhar não era preciso,
pois mal o sol nascia, la estava a vida
que para nós sempre sorria.
O querer de uma criança é possessivo,
e era essa a forma que eu te queria, e você
como menina, sorria pois achavas normal
eu assim agir.

De criança a adulto gira rápido o mundo,
hoje crianças, só os pequenos que nos cercam.
Às vezes lembro-me de ti hoje sei que o meu
possessivo querer, amor era.
Passei a lembrar-te mais vezes, que vontade de
te ver, beijar, de ser o teu herói, e então não via
a hora disso acontecer.
Dizem que os anjos nos escutam, e eis que
de repente te encontro porém, não me conheces
nada digo, continuei andando devagar, sem pressa.

Lembrei-me do herói o que faria ele agora?
Te salvaria? Só que diferente ele agiria,
te diria que o herói por ti um grande amor tem,
que apesar de haver passado muito tempo,nada atingiu
ou afetou o seu querer.
Ele ainda gostaria de ser o seu herói, protegê-la,
pelo resto de seus dias, tê-la junto como na infância,
e ainda como seu herói, junto a ela poder morrer.
.
Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Se todos ensinassem as crianças, desde pequenos, que não existem diferenças entre seres humanos, não existiria preconceitos, xenofobia, homofobia, racismo ou discriminação de qualquer espécie.
Somos aquilo que aprendemos, aquilo que vemos no nosso dia a dia e permitimos absorver em nosso ser.
Cabe a cada um se policiar e, se não tem capacidade de auto analise, ao menos escutar quando a critica vem de outro e refletir sobre essa critica e ver se tem lógica, fundamento e se for capaz de constatar seu erro, se permitir mudar, somos seres evolutivos, só fica estagnado quem quer, por pura ignorância e ego, por não querer dar o braço a torcer.

Inserida por JaneFernandaN

Crianças no parquinho
Bebendo vinho
Seus brinquedos no cantinho
Querendo carinho

Quem imaginaria
Que um dia se esqueceria
Da diversão que teria
De brincar com o amiguinho

Hoje não é assim
Eles não estão a fim
Vendo o carmesim
Desejando o fim

Meus olhos doerão
E terei razão
De sentir aversão
Com a contradição

Inserida por Chillot

A verdadeira felicidade só se encontra na plenitude da infância.
Quando somos crianças sem medo algum deixamos a alegria nos invadir, transbordar e preencher a quem estiver ao nosso lado.
É uma fase em que há apenas pureza dentro de cada sorriso, cada olhar de descoberta. Em cada passo dado existe jovialidade e nestes a alegria está constantemente presente.

Inserida por sarahmlapenna

Coisas

Coisas que me fizeram parar e pensar...
As minhas fotos de crianças...
Onde estão as minhas fotos de criança?
Perderam-se no diluvio?
Quando o Tamanduateí transbordou?
Em minhas mudanças
para Florianópolis? Monte Verde?
Ou será que foram
Naqueles entulhos que eu joguei na caçamba?
Onde eu estava quando minha mãe
reunia a turma e dizia: Façam X
Eu não gostava de fazer X
disso eu lembro
Mas, tinha uma ou três em algum quanto
Agora que eu quero ser igual a todos vocês não posso

Outra coisa foi aquele homem as 8:45 da manhã no metrô
Depois de passarem uns 5 abarrotados
e nós ali na plataforma sem sair do lugar
ele me sai com essa:
"Não sei onde o Brasil arrumou dinheiro para financiar a copa"
Eu olhei para ele e respondi:
Disso aqui
Dessa nossa desgraça
E na copa nem se preocupe, ninguém estará aqui
para lembrar disso aqui
Estarão todos em casa
porque será feriado
Todos bêbados
Falando palavrão ou
gritando gol !!!!!!!!!!

Ele não disse mais nada
Nem eu
Fiquei no meu canto, amassada como sardinha em lata
pensando nas fotos de criança
Estava encucada com isso

Inserida por marcialailin

Noites de infância
Lembranças que não são nem minhas
Crianças tem o poder
De volta e meia
Alegrar-se de alegria alheia
Janela da varanda
Noite, lanternas, neblina
A luz do mundo é uma vela acesa
Gente conversando
Sob as luzes do poste da esquina
Conversa que não dá pra ouvir
Eu na varanda
Esperando pai que não chega
Quando a mãe manda ir dormir
E quando mãe manda, ela manda
Mais outro dia
Menos um dia de infância
Noite quente
Amanheceu
E o pai já foi trabalhar
Vou esperar outra noite, ainda
Pois criança tem essa maneira, muito linda
Volta e meia
Ficar triste de tristeza alheia
Sentir tanto medo do inexistente
A ponto de não perceber
Que realmente ele existe.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Hoje...
Estive hoje pensando de um tempo de outrora onde na rua do encanto crianças corriam, brincavam e sorrisos se espalhavam... Até o mercadinho de tia Bia pra comprar doces subir no pé de ameixas e jogar bola pelas ruas era tanta correria... Hoje, as crianças já crescidas já não estão se divertindo jogando serpentina pelas calçadas muitas já vivem sua própria vidas de adultos. A escola já não tem o mesmo som... A que saudade de outrora os frutos hoje apodrece no pé sem ninguém tirar cai na calçada fria.... O mercadinho de tia Bia fechou a que tristeza que dói o coração... E me faz regressar agora como tempo voa, mal dá tempo de fechar os olhos e reabrir porque de instante para o outro o mundo perde a cor e a vida toma outro rumo. Queria voltar no tempo ver as crianças correndo o sorriso meigo de tia Bia atendendo a vida era tão significativa como as pequenas coisas que nos fazem tanta falta!
Shirlei Miriam de Souza

Inserida por Shirleimiriam

Amo as crianças, em especial TODAS!
Uma por uma e toda sua diversidade...
Trabalhar com crianças é um privilégio..
Inclusão, é respeitar a individualidade...
Somos todos diferentes e isso é normal...
Muito temos á aprender com eles, de verdade.
O amor é uma linguagem universal e essa eles falam e entendem com propriedade... 💙

Pedir por Respeito, Compreensão, Tolerância, Igualdade e Inclusão, foge à minha compreensão.
Ter que pedir por isso é o maior indício de que vivemos em uma sociedade doente. Amor não se pede, se sente.

Inserida por Marcelanardes01

PAZ

’’Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita... ’’

No silencio calmo
que se anuncia dentro do meu ser
há uma força envolvente
que contagia a toda gente
e me permite enxergar
poesia em cada olhar

essa força que me rende
cheia de sutileza e serenidade
e que me faz acreditar
no poder da tranquilidade
vem calmamente a derrotar
toda a minha agressividade.

um sentimento que de tão pura se iguala
a ternura do sorriso de uma criança
e faz meu coração
encher-se de esperança

essa força tão serena e transparente
vem lavando o coração da gente
como a agua pura e cristalina
da Chapada Diamantina.
é quando eu vejo essas meninas
e me encanto com o sorriso de Marina
ou as peraltices de Catharina

é como transcender em felicidade
é um momento pleno de tranquilidade
é está em harmonia de verdade
é o ápice da serenidade
a paz é fazer da vida uma celebração
é quando me disponho a entender
que o ressentimento leva a perca da razão
é desarmar minha emoção
é esquecer as mágoas em meu coração
para viver um momento pleno de purificação
é sorri abertamente com o peito cheio de gratidão.

Inserida por john_alecrim

Mãe

Eternas crianças sempre somos .
Mesmo crescidos com filhos, ou já com netos,
pequenos nos tornamos quando com a nossa mãe
falamos.

Ao ouvir a sua voz, parece que de tamanho,vamos
diminuindo.
Para uma mãe sempre teremos ouvidos, ela nos conhece,
sabe de todos os nossos problemas, sabe a fundo dos
nossos sentimentos,é ciente, quando mentimos, ou
quando padecemos com um sofrimento.

Feliz é quem viva ainda a tem, ou aquele que por anos
com ela conviveu.
Infeliz, quem não a conheceu, ou, que a teve e perdeu.
O mundo fica um pouco menor, quando se sabe que uma
mãe morreu.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

É Natal tomara
Que todos no mundo estejam felizes
Que as crianças curtam a lenda
Que os povos encontrem a paz
Que a família comemore com fé
Que as mesas se cubram de alimentos
Que os abraços sejam apertados
Que cada alma vibre com emoção
Que o Menino Jesus
Esteja presente no seu coração.

Inserida por MoacirLuisAraldi

Tempo ao Tempo.
Eterno Aprendiz

Comemoremos o Natal com a pureza e a alegria das crianças a beleza e a fé transmitida na canção do eterno Gonzaguinha:

O que é? O que é?
Gonzaguinha

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

FELiZ NATAL!
Um eterno aprendiz que acredita na força da fé.

Inserida por FRabello

BOAS FESTAS, CRIANÇAS
Marcial Salaverry

Sempre aquela pontinha de otimismo e esperança inundando nosso interior,
esperando que todos se lembrem de como é lindo o amor...
E a ele se dediquem com mais carinho, dando-lhe o real valor...
Que o ano que finda, encerre-se levando tudo o que de mau aconteceu,
e que o ano que aí vem apenas traga bons fluidos...
Que a manchete seja: Acabaram-se as guerras... A PAZ VENCEU...
Utopia? Decerto... Mas não custa pelo menos imaginar... e desejar...
E pelo menos a nossa parte, com fé, amor e carinho, executar...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

Essas crianças...
Crianças,
imaginam, pintam, borram, rabiscam,
derramam, jogam fora, rasgam tudo
o que encontram pela frente,
depois,
é possível encontrá-las
tentando entrar em um balde velho,
uma nave que inventaram
e segundo os cálculos,
será movida pelo balões
que acabaram de encher.
Agora,
tudo pronto, já podem partir,
viajarão mundo afora
com passarinhos coloridos
que irão indicar os caminhos.
Algumas,
Viram super-heróis
e com espadas de papelão,
lutam contra monstros
com poderes especiais,
mas quando são levadas
para lugares perigosos,
clamam por fadas poderosas
que rapidamente,
transformam tudo,
em barras de chocolate.
by/erotildes vittoria

Inserida por erotildesvittoria

.. a verdade é que não deixamos de ser crianças enquanto não ligamos com o que os outros vão dizer e pensar..
...quando dançamos na sala.. quando rimos alto até doer a barriga e não conseguimos parar ( e não queremos parar kkk).
Tão bom viver assim.. perto de pessoas que são como a gente, que mesmo sendo considerados ''malucos'' por muitos, continuam a viverem felizes.
#amoo muitoo tudo isso.

ღ Flavia Leticia ღ

Inserida por flavialeticiaoficial

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp