Crepúsculo

Cerca de 640 frases e pensamentos: Crepúsculo
Crepúsculo é um filme norte-americano de romantismo adolescente sobre vampiros, lançado em 2008 e baseado no primeiro livro da série “Crepúsculo” de Stephenie Meyer.

⁠NUMA TARDE

Dentro do crepúsculo no horizonte
Do entardecer do cerrado luminoso
No céu espalha o devaneio ramoso
Encanto peculiar, e plural viva fonte

Entrelaça-se, nas cores, em monte
Em um sintoma mágico e viçoso
Se vestindo de um atrativo fogoso
Corando o ar no dia em desmonte

O silêncio da tarde corre fugidio
As pombas gorjeiam no beiral
E o sol empalidece num arrepio

É a noite saindo do véu virginal
E o vento em um afiado assobio
Poetando um entardecer casual...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
Numa tarde, 2020
Sertão da Farinha Podre, Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

SONETO NO CREPÚSCULO

Morre o dia. Aqui no cerrado goiano
Dizemos-nos adeus silenciosamente
À meia luz do entardecer confidente
O sol no horizonte desfalece profano

Em um purpureado lôbrego poente
O céu é degustado pelo breu ufano
Num longo abraço de um cotidiano
Do sol e a terra num valsar ardente

Da vidraça, o crepúsculo soberano
Invade o quarto numa luz pendente
Vindo do luar voluptuoso e fontano

E, como uma orquestração silente
A noite se prostra num olhar arcano
Embalando o dia misteriosamente...

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
2016, novembro
Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

O crepúsculo que nos ameaça é cada vez mais profundo.

Inserida por pensador

CREPÚSCULO

Vê-se no silêncio, e vê, pela janela
O cerrado, eclodindo pra vespertina
Melancólico, perece o sol, e mofina
Outro fim de tarde, e a noite vela...

E ai! termina mais um dia, e revela
As horas, que a viveza se amotina
De sua rapidez, pérfida e assassina
Tão sem troco... - um atributo dela!

A melancolia no horizonte, é saudade
As sobras das lembranças, é desgosto
E o que se resta agora é outra idade...

Olhos rasos d’água narram o sol posto
Lúrido, duma emoção em calamidade
- de o crepúsculo do tempo no rosto!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
17/03/2026, 17'00" - Cerrado goiano
Olavobilaquiando

Inserida por LucianoSpagnol

⁠MARÉ DE LÁGRIMAS
No amanhecer do dia novo,
E, no crepúsculo do sol...
Mergulhei, no mar em perspicácia dor!
Nadei em meio ao desespero.
Naveguei, naveguei e naveguei...
Até às trevas mais profundas,
Encontrei_me no alto mar das lágrimas,
E nos espinhos do COVID_19 me assentei...
Como vento, espalhou_se o Corona Vírus,
Invadindo o país como a invasão do exército babilónico em Israel...
E como praga sobre flores verdejantes,
A sua epidemia no tecido humano se estendeu como na cama o lençol.
Num piscar de olhos,
Deixou registrado dezenas de testemunhos oculares!
Nos hospitais locais...
As bancadas ficaram insuficientes!

Inserida por Muianga

⁠O sol está radiante o seu brilho é mesmo, mas se ora o percebo crepúsculo ora entardecer nada tem haver com o grande astro e sim com minha posição no universo.

Inserida por alexandre_dias_3

⁠Assim como crepúsculo, brilhar da aurora,primavera au cair das folhas seca para prota novas o meu amor por você se renova a cada ano.

Inserida por washington_gadda

⁠NOITE

A carruagem de Apolo termina seu percurso e o mundo suspira em anuência
O crepúsculo efêmero da primavera esboça um afago meigo em uma gentil cadência
Nix se manifesta trazendo estrelas ao firmamento
Sossego, quietude, silêncio, uma balsa ilusória nas correntes do tempo

Nossa dança penosa e áspera sublima enquanto um véu de ébano cai como que por encanto
A realidade não é a mesma, ainda que tudo o mais o seja, sentimos notas suaves de acalanto
Não importa onde fomos haveremos invariavelmente de parar
Morfeu nos chama ao longe à segurança e ao refúgio do sonhar

Brumas anciãs se erguem do Tártaro unicamente para nos provocar
Naqueles momentos de silêncio vislumbramos o impensável, o impronunciável, nossa barreira entre ser e estar
Nos é permitido desejos jamais vocalizados, sonhos nunca alcançados
Passados e futuros em esboços traiçoeiros que jamais foram pintados

É o momento das estranhas verdades ocultas à luz do dia
De uma parada escondida, de sentimentos guardados em uma caixa que sequer existia
Sob a harmonia celeste que ecoa a completude que jamais teremos em um singular harmônico mudo
Somos tempo, vontades, doces sombras esquecidas, perdição e, envoltos no brilho da noite, somos tudo.

Inserida por rntodg

⁠Sob o telhado de estrelas do crepúsculo, os generais traçam as melhores estratégias.

Inserida por Romulo1981

⁠Tucano colorido
como o crepúsculo
Tão lindo quanto

Inserida por EduardoJose332

O crepúsculo fechou a porta do dia e com um sopro cintilante de luz acendeu o candeeiro da noite, pintou a lua de prata e purpurinou o céu de estrelas.

Inserida por ednafrigato

Crepúsculo II

A tarde cai serena e fagueira
Fechando as janelas do dia
Cedendo espaço à lua e às estrelas
Que ousam clarear as sombras da boemia.

A luz vai mudando de cor
Mil tons se transformam em harmonia
Há um quê de melancolia e torpor
Nessa dança entre a noite e o dia.

O sol se põe e os amores se aguçam
Lânguidos olhares acendem e atiçam
Os corações amantes que logo se agitam.

Descobrem-se os véus e vem a penumbra
O clima de sedução envolve e deslumbra
A noite é criança e a folia é fecunda!

Inserida por lindaedwards

Nem sempre aquele que vê o nascer do sol, vai ter o prazer de contemplar o seu crepúsculo.

Inserida por P45

Será mais bela a noite acesa?
sussurra a voz dela
prolongando o crepúsculo.

Inserida por Amomum

No crepúsculo da vida. Olho para trás!
Valeu!

Inserida por antogola

Mas talvez seja tarde, entrarei no espaço da alvorada ao crepúsculo de um dia, para voltar ao meu sonho, e jurar que serás minha.

Inserida por tomrick

No crepúsculo, nos tornamos pouco a pouco invisíveis.

Inserida por CarlosCSilva

Vejo-te entre as lanças dos teus negros olhos e sinto-te nas aragens frescas do crepúsculo.

Inserida por clarieroc

A hora do crepúsculo

Lá se vai o sol mais uma vez.
Crepúsculo tão lindo!
Sua luz fosca reflete no tão imenso mar.
O vento forte a bater,
Deixa as ondas em seu belo embalar.

Estou a beira da praia a observar.
As nuvens estão acima do sol,
. Que fazem suas formas no mar.
Ora, Crepúsculo tão lindo!
Traga a lua do meu amar.

O quebrar das ondas,
O barulho do mar.
A luz está sumindo.
Crepúsculo tão lindo!
Deixe o meu amor fitar

A noite caí, e a lua lá está.
Caio em sonhos,
Encontro meu grande amor.
Fruto da minha poesia:
Crepúsculo lindo do meu amar!

Inserida por LarissaGomes

- Twillght

Já vai anoitecer, o crepúsculo já toma conta de todo o céu. Não sei como será daqui pra frente – ele disse e beija o novato, como em um ritual de iniciação.

Inserida por weingartner