Coracao Partido Machucado Dilacerado
Transição Político-democrática no Paraguai : a trajetória oposicionista do Partido Liberal Radical Autêntico PLRA (1989-1993)
--------------
O regime autoritário do general Alfredo Stroessner, no poder por 35 anos, instaurou no Paraguai uma das ditaduras mais longevas da história recente da América Latina. Contudo, na madrugada do dia 2 de fevereiro de 1989, com a deposição do governo Stroessner por um golpe militar, inicia-se no país a transição para a democracia. O presente trabalho procura analisar esse processo, enfatizando as causas que levaram à derrocada do regime e à decomposição do bloco do poder, e os desdobramentos inerentes ao contexto transicional que tiveram como resultado a ressurreição da sociedade civil. Partindo do suposto de que a presença político-legal das forças de oposição tende a se tornar mais expressiva à medida que se vão sucedendo os pleitos eleitorais, a preocupação central desta dissertação é examinar a trajetória desenvolvida pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) no cenário político paraguaio. Em vista disso, procurou-se reconstituir, através de uma análise de cunho histórico-descritivo, os momentos decisivos da transição e o desempenho político-eleitoral do PLRA no período que vai de 1989 a 1993. As conclusões a que se chegou no trabalho apontam para a permanência de uma relação espúria entre o Governo, o Partido Colorado (governista) e as Forças Armadas, que traz como resultado negativo a manutenção de forças antidemocráticas no centro do poder político paraguaio. Esse quadro implica também em considerar que a permanência do entulho autoritário do regime anterior tem dificultado a alternância de partidos políticos no poder, reduzindo enormemente as chances do PLRA e de outros partidos de oposição tornarem-se governo pelas urnas. O aspecto positivo da transição, por seu turno, reside em que os atores sociais, reivindicando seus direitos e assumindo uma postura de clara irreversibilidade no que diz respeito às conquistas democráticas, deram início a um processo de reestruturação da sociedade civil, até então nunca visto na história política paraguaia. Por último, cabe destacar que esta dissertação procura contribuir para a reflexão sobre um tema que tem sido relativamente negligenciado pelos cientistas sociais, que é o da transição político-democrática no Paraguai.
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147299
INTEIROS
Só gosto do todo
Sem reservas
Sem pedaços
Já não quero nada partido
Sem meias verdades
Meias palavras
Meias certezas
Meias entregas
Nunca fui metade
Sem você sou inteira
Com você eu transbordo.
A história do PT incomoda o PT.Enquanto os velhos militantes abandonam o partido,os oportunistas preenchem com avidez as fichas de filiação .Não precisam mais da história ou de alguma justificativa ideológica.A adesão é pragmática:querem cargos,poder e ,se possível, alguma sinecura.
Após esta ser marginal, jamais alguém vai te excluir de um grupo, de um partido, do poder, de colocá-lo à margem. Ostracismo será abolido.
Em carta à presidência do PT:
Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?
É por tudo mais que, dificilmente, me verão um dia à frente de um partido. Sou orgulhosamente transparente.
Meu bem, eu não te culpo por ter partido mas eu apenas queria ter descoberto o motivo. Sei que não te merecia, afinal, eu não tenho o sorriso perfeito, o corpo mais lindo, o cabelo mais bonito muito menos o jeito considerado por ti, o mais perfeito, e não arrependo-me um só seg
undo por cada vez que me esforcei para ser o mais perto do merecível para ti, afinal, qualquer esforço feito de minha parte seria quase que insignificante perto do quanto eu realmente queria fazer-te feliz. E agora me encontro a mercê do teu sorriso, carente do teu abraço e dependente amoroso do teu beijo. Espero que um dia entendas tu que eu apenas tentei ser o mais perfeito para ti, mas nem todo o meu tempo, esforço e dedicação foram necessários para te manter por perto.
Não tenha vergonha de tomar partido, tenha vergonha de ser manipulado por aqueles pensam que podem pensar por você.
Toda previsão de posicionamento politico é morta em qualquer partido quando as argumentações da contra partida são baseadas em posse de cargos estratégicos, financiamento de projetos e mesmo ganhos financeiros.
Pequeno perguntou:
Mas,quando tivermos morrido e partido,você continuará me amando,o amor continua ?
Grande abraçou Pequeno carinhosamente enquanto contemplava a noite,a lua na escuridão e as estrelas brilhantes.
Pequeno,olhe as estrelas,como brilham:algumas já morreram faz tempo.
Mas elas continuam brilhando no céu noturno,para você ver,Pequeno,que o amor,como a luz das estrelas,nunca morre ...
Partido político: instituição de caráter social com interesses privados que não podem vir a público.
"Tudo bem se sentir perdido
Com essa leve sensação de ter partido,
Sem direção,
Sem a intenção
De ir na contramão
Não é o fim da linha
Saiba que tudo caminha
Na direção certa
Mesmo quando o coração aperta
É apenas um dia cinza
Eu sei que parece que nada ameniza
Mas tudo passa
Senão qual seria a graça?
É questão de tempo
Você verá
Em pouco tempo
Como o vento você será.
Acredite, dias cinzas não duram para sempre..."
A verdade JAMAIS coincide com o discurso pronto de um partido, facção ou moda. Mesmo quando este tem alguma razão, é só em partes cuidadosamente selecionadas da realidade. Coerência ideológica é um compromisso de não acertar nunca.
Quando no futuro, não se sabe quando, alguém perguntar por nós, e, aí, já tivermos partido desta para a outra vida, o que dirão de nós?!!! Fulano ou fulana foi gente boa, porém, ... Por isso, façamos o melhor agora porque o amanhã a Deus pertence. Abraços fraternais.
A bandeira brasileira não pode ser maculada por uma gota vermelha, cor de sangue, de um partido naufragado que agoniza se levantando de forma precária, por uma falsa reforma agraria, por discórdias constitucionais, corrupção crescente e a propagação de uma nefasta separação armada frente a nossa pátria,Terra Mãe Gentil. Brasil.
Não tomo partido, pois em cada história tem sempre a verdade de um, a verdade de outro, a minha verdade, e a verdade propriamente dita. Todos sabem a versão, apenas não sabem a verdade.
"À semelhança do que ocorre no partido dos Tucanos, PSDB, que chegaram a definir o nome do candidato à presidência em um jantar. Esse defeito de nossos partidos é mortal para eles, para a democracia e lesivo à soberania popular. É por isso que parte dos manifestantes tem verdadeira ojeriza aos partidos".
- Relacionados
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Textos sobre momentos felizes para guardar no coração
- Frases de decepção para status que traduzem a dor no seu coração
- Reflexões sobre o amor para tentar entender o coração
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração
