Consciência

Cerca de 8666 frases e pensamentos: Consciência

Consciência

O único juiz do qual não podemos fugir é a nossa própria consciência.
Podemos enganar o mundo exterior, dizer que não fizemos, não sentimos, não pensamos, mas, não há como enganar a nossa consciência.
Quando colocamos a cabeça no travesseiro, nossa consciência trás a tona todas as nossas atitudes, sem ninguém para nos julgar, a não ser nós mesmos.

Inserida por RosaliAguiar

"Em tempos incertos, dormir em paz é sinal de consciência tranquila."

Inserida por amaraantara

È preferível ser o mendigo de consciência limpa, ao rico perseguido pela própria consciência.

Inserida por Araujo2013

Uma pessoa que diz ser de um conhecimento previsível não ver em si algum tipo de pré-consciência, seu estereótipo de conhecedor pode até dar algum detalhe, mas sua humildade toma conta de seus impulsos e, não vives mais compulsivamente. O equilíbrio não se ganha, conquista-se.
A genialidade está em saber ser humilde e não menosprezar a advertência.

Inserida por Juverci

Definir alguém expõe a consciência.....

Inserida por cae2811

O prazer da ilusão ou a liberdade da consciência?

Inserida por PauloPoli

Hoje é dia de malhar o Judas, mas como? Se o Judas é nossa consciência se escondendo em nossa hipocrisia, culpando outrem para nos salvar.

Inserida por ProfGlaucoMarques

Por mais consciência...
E menos coincidências...
Prefira tudo planejado... pensado...
Para que lá na frente...
Tu não se arrependas...

Inserida por bebelia2000

Simplicidade

O princípio da sabedoria é ter a consciência da luta interna a qual se trava consigo mesmo.
Quando se entender isso o mundo não será mais o mesmo.

Jbcampos

Inserida por camposcampos

A consciência da perda da inocência.

Fico sempre um pouco aflito quando vejo nos olhos de uma pessoa (amiga ou paciente) que ela começou a perceber a cadeia de comportamentos dela mesma ou de outra pessoa, e que os fatos, antes isolados e pouco relevantes, passam a se tornar uma história bem amarrada, indicativa de uma escolha, consciente ou não.

Em geral é um olhar para um vazio, recheado de significados, meio espantado, às vezes triste e às vezes portador de uma satisfação por desvendar aquele enredo.

Fico aflito pois esta é uma fronteira que nunca sabemos se, quando ou como cada um irá atravessar.
E após realizar a travessia se torna bastante difícil retornar.

Como dizia um paciente: "é impossível desver."

E de fato, algumas coisas após a conscientização são impossíveis de serem acobertadas, pois deixa de ser um ato inocente, para um ato deliberado.
Se antes não tínhamos culpa, ou ao menos, nos desvencilhávamos dela por alegar não saber, após sabido, seremos responsáveis por nossa omissão.

Tomar consciência é abrir mão da inocência, uma inocência que podemos questionar se algum dia existiu, mas que muitas vez convenceu a quem a portava.

E assim, enxergando, escutando, sentindo e percebendo se ganha o direito e o dever, o prazer e a dor do livre-arbítrio.
Temos o direito e o prazer da liberdade, mas com a dor e o dever de renunciar a cada decisão.

Por isso a resistência em crescer, em enxergar, em escutar e em saber, inclusive com isso se perceber pequeno e impotente diante de tantos não-saberes.

Mas é através destes confrontos, destas tensões que nos colocamos no mundo enquanto singularidades.

E por mais que perder a inocência seja desagradável, a existência fora dela é que tem sabor.

Bruno Fernandes Barcellos

Inserida por brunobarcellos

A consciência é o bom caminho para todo arrependimento !!!

Inserida por AndreAlexandre

Busque a humildade em todos os momentos, desenvolva sua consciência espiritual. Volte-se para o criador.

Inserida por mestrearievlis

O silêncio é o tutano da mente. É a consciência em seu mais elevado estado de equilíbrio.

Inserida por PablodePaulaBravin

A leitura conecta a consciência do homem a planetas estranhamente transformadores onde as linhas da imaginação e do conhecimento nascem e morrem simultaneamente.

Inserida por PablodePaulaBravin

"A consciência é a tortura que permeia os campos urbanos da atualidade, opiniões subjetivas sobre o nada ou o são os caminhos para a felicidade, pelo menos para uma aparente felicidade. A ignorância és um caminho atraente para a manifestação de sorrisos sem sentido. A reflexão te leva a mágoa e ao desânimo, como uma droga suga sua energia vital, te corrói, te induz a nega-la para sentir-se melhor, mas a inconsciência Alegre sem causa não se compara com as desilusões de uma consciência magoada, é preferível conhecer verdade lamentável e lutar para tentar modifica-lá do que viver acreditando que está tudo bem como está. A escuridão ainda é pior que essa luz cinza"

Inserida por stefannymm

É no silêncio que tomamos consciência de nosso ser e de todos os seres. É fundamental o silêncio para que possamos ouvir a palavra das criaturas e a Palavra de Deus. O silêncio é o substrato necessário da palavra, a condição de sua existência e de sua integridade. O homem que não vive só de pão, mas da palavra, tem necessidade do silêncio para viver.

Inserida por pensandogrande

Consciência limpa é o melhor remédio para a insônia...

Inserida por PablinLima

Consciência Negra: Há o que comemorar?

Precisamos compreender que fomos educados dentro de uma cultura “branca”, onde a Escola é Branca, o Hospital é Branco, onde o Símbolo da Paz é Branco, onde Deus é Branco! Onde o termo “negrice” é aceito com a maior naturalidade, e o termo “denegrir” é usado em documentos oficiais...

Recentemente foi publicado um estudo intitulado "Mapa da Violência 2015", sobre a violência contra a mulher. Neste mapa destaca-se a acentuada diferença entre a agressão à mulher branca e à mulher negra, no Brasil.

Importante deixar claro que qualquer tipo de violência é abominável! Contra a mulher, contra a criança, contra qualquer Ser Humano, contra animais... Porém, há que se refletir sobre os resultados deste "Mapa da Violência 2015".

Quando pensamos na questão da Consciência Negra, somos, irremediavelmente, remetidos a um passado recente, quando nossos irmãos negros eram espancados até a morte, em praça pública, transformando o dia em feriado, para que todos pudessem assistir à maldade branca, à maldade dos senhores e serviçais desalmados, de ontem e de hoje, sem qualquer consciência sobre sua demência, sem qualquer consciência sobre o fato de que qualquer poder sem amor é loucura, é doença.

E quanto poder sem amor se espalha por este mundão de Deus! E quanta hipocrisia!

Por que não se fala sobre isso nas Escolas Ituanas e Brasileiras? Por que isso não está nos livros de história?

Continuo me perguntando se nas comemorações feitas em Itu, uma cidade aristocrática, de ontem e de hoje, haverá espaço para pedidos de desculpas pelas maldades em praça pública, ou para agradecimento aos verdadeiros construtores dos casarões, das igrejas, e das praças onde eram espancados.

Será que a dignidade, enfim, falará mais alto, e se curvará à verdade, reconhecendo um passado recente, que nos enche de vergonha?

Quando me vejo cristão e me compadeço com o sofrimento do Cristo, nosso exemplo maior, me pergunto se o sofrimento ao qual foram submetidos centenas de milhões de irmãos nossos, não só nas Américas, mas em todo o mundo - e continuam sofrendo, não é digno, também, de compadecimento e reconhecimento público.

Mas existem outros pontos a serem discutidos, a serem colocados “à prova de consciência”, antes de nos colocarmos a defender isso ou aquilo para os nossos irmãos negros.

Por exemplo: Você concordaria que sua filha, branca, se casasse com um negro? Você receberia sua neta, branca, com o parceiro negro, para posar em sua casa, almoçar à sua mesa, com a mesma disposição que a receberia se estivesse com um parceiro caucasiano? Você respeita seu genro negro? Seu chefe negro? Seu comandante negro? Seu médico negro? O policial negro? O pedreiro negro?

Quanta hipocrisia, meu amigo! Quanta hipocrisia!

Aliás, quantos de nós aceitam fazer consulta com um médico negro? Quantos de nós aceitam um professor negro? Quantos de nós aceitam que nossos filhos e filhas frequentem a casa de amiguinhos negros, e vice-versa?

Indo um pouco além: Em uma Sociedade com 51% de negros, quantos vereadores negros temos, prefeitos negros, deputados negros, senadores negros, promotores negros, professores negros, juízes negros?

Há muito que caminhar, ainda, e esta é a CONSCIÊNCIA QUE PRECISAMOS TER. Precisamos compreender que fomos educados dentro de uma cultura “branca”, onde a Escola é Branca, o Hospital é Branco, onde o Símbolo da Paz é Branco, onde Deus é Branco! Onde o termo “negrice” é aceito com a maior naturalidade, e o termo “denegrir” é usado em documentos oficiais...

Aliás, que tal levantarmos TODOS os termos pejorativos aos negros e pedirmos que sejam retirados dos dicionários de língua portuguesa?

Tenho a honra e a alegria de ter tido, em minha infância, inúmeros amigos negros, de ter recebido, em minha casa, na minha juventude, colegas negros de Ensino Básico e Médio, para estudarem comigo. Tenho a imensa honra de viajar, semanalmente, e trocar impressões, com uma gentil amiga negra, uma mulher de imenso valor, Educadora das mais destacadas. Não cito seu nome aqui, por não estar autorizado, mas ela sabe do respeito que tenho por ela e por todos nossos irmãos negros. Um beijo terno a você, doce amiga, onde quer que esteja agora.

Consciência, negra consciência!

Consciência!
Negra!
Consciência sobre um passado
Negro!
Um passado negro de negras ações
Negras atitudes de um branco com alma negra
Um negro passado!

Consciência!

O negro passado a limpo
O príncipe, negro
Com um passado limpo
Limpando a alma, lavando o espírito
Um príncipe, vários príncipes!
Guerreiros, heróis, crianças e velhos
Homens e mulheres, príncipes e heróis
Fantoches de um branco sem consciência

Consciência!

Consciência sobre a maldade
Consciência sobre o passado
- O passado, passado a limpo!

Feriado!

O passado em praça pública
Para assistir à maldade inconsciente
De um branco onisciente, de um branco insano
Agredindo ao negro
Em praça pública!
Agredindo ao negro de alma branca
Que lhe traz a consciência de sua alma negra
Negra nas intenções
Negra nas ações
Negra nas maldições
Maldições que hoje voltam
Vão e vem, em um vai-e-vem sem fim
Até que haja a consciência, plena!
E a aceitação...

Consciência!

Lavando a alma, trazendo a calma
A esta alma negra
Lavando um passado e construindo um futuro

Consciência!

Em uma só palavra, a ciência, conosco
Conosco o conhecimento, sobre nós mesmos
Sobre o que fomos e o que somos

Consciência, paz, amor
Com ciência!

Inserida por sidartamartins

A impaciência leva ao tropeço na palavra
e a consciência ao arrependimento.
Fruto admirável é o perdão.

Inserida por AmeliaMariPassos

A felicidade só é submissa à paz interior, que por sua vez só se submete a uma consciência tranquila. A felicidade reina onde há honestidade.

Inserida por gilbertobegiato