Consciência
“A mente pensa que pensa; o pensamento pensa que conduz; a consciência descobre que apenas observa; e a alma sorri em silêncio, porque jamais precisou pensar para saber.”
“A mente fabrica o pensador; o pensamento fabrica a realidade; a consciência desfaz a fabricação; e a alma permanece intocada, porque nunca foi produto de quem a imaginou.”
“Enquanto a mente procura a verdade, o pensamento negocia versões; a consciência dissolve o negociador; e a alma reconhece que nunca esteve perdida, apenas encoberta.”
“O pensamento é a voz da mente; a consciência é o silêncio que julga a voz; e a alma é aquilo que permanece quando até o silêncio deixa de precisar existir.”
“A mente cria pensamentos para explicar a existência; a consciência cria distância para enxergar os pensamentos; e a alma revela que nem a existência precisava de explicação, apenas o ego.”
“A mente inventa o ‘eu’; o pensamento o convence; a consciência o interroga; e a alma espera, em silêncio, o dia em que o ‘eu’ descubra que nunca foi quem dizia ser.”
“Quando o pensamento deixa de acreditar na mente, a consciência deixa de procurar respostas; e, nesse exato instante, a alma deixa de parecer um mistério para se tornar o único observador que nunca precisou de um ‘eu’ para existir.”
“A educAÇÃO que não emancipa a consciência não merece o nome que carrega; é apenas condicionAÇÃO com diploma.”
“Toda educAÇÃO que teme o pensamento pensando o próprio pensamento deixa de formar consciências para aperfeiçoar condicionAÇÕES.”
“Grandes pensadores abriram portas da consciência; cabe a nós não apenas atravessá-las, mas ter coragem de questionar até mesmo aqueles que nos ensinaram a pensar.”
Vamos repensar?
Heidegger — “O homem é um ser para a morte.”
“A consciência da morte não deve gerar medo, mas despertar. Quem entende que o tempo é finito deixa de sobreviver automaticamente e começa a existir intencionalmente.”
Carlos Eduardo Balcarse
A consciência é o testemunho interior dado por Deus, que acusa quando nos afastamos da verdade e defende quando andamos alinhados com Sua vontade.
“A consciência do homem pode acusá-lo ou defendê-lo.” (Rm 2:15)
miriamleal
A presença de Jesus despertava consciência, não condenação.
Onde há sede, Ele derrama graça.
miriamleal
Autoconhecimento é a busca da consciência da própria espécie, submersa na inconsciência protelatória...
