Carta a um Amigo Detento
Para o meu amigo que tem um amigo que perdeu a sua querida…
Hoje escrevo para todos e para alguém especial, hoje escreverei sobre o meu país que carrega esperança através das suas cores, das suas pessoas e seus costumes. O meu país não é velho nem novo, tem a idade do tempo, e o tempo sabe-se lá que idade tem!?
Hoje falarei para todos e para um amigo especial, que tem alma pura, que sente e sofre por todas nós, Mulheres e crianças, por todas mulheres que carregam no ventre o peso do amanhã e de África nos seus retalhos: família, trabalho, comida, prosperidade, tristezas, lutas, vitórias, derrotas, luxuria, vulnerabilidade, amores e desamores. Mulheres que devem parir um macho para que elas sejam dignas de orgulho e sejam reconhecidas no clã como boas mulheres, o que é isso de ser boa? Não entendo, mas continuemos, falo daquelas que são consideradas boas parideiras, a escolha acertada, bem vistas pela sogra, por aceitarem caladas e em dobro aquilo que elas viveram de mais amargo, como se de um troféu falássemos! A essas mulheres exige-se um macho e se não vier que faça pelo menos filhos fortes e saudáveis! Se porventura fêmea pariri, não será renegada mas, será preterida, não será excomungada, mas, será olhada de lado, embora para os anciãos mais vale fêmea que pode parir que mulher estere, porque essa última será devolvida por seu ventre ser oco, ou por seu Homem não dar filhos (blasfémia, Homem que é Homem, sempre dá filhos!?!? Dizem…).
Mas, meu amigo é de longe e não entende muito bem o tempo do meu país, mas ele tem compreensão apurada para o amor e a dor que são universais, por isso escreveu-me que sentia muito o sofrimento das mulheres moçambicanas e eu compadeço dessa dor tamanha, nós mulheres, somos um megapixel no dito “mens world!”, enfrentamos diariamente dramas socias e culturais, de afirmação, de posição e o pior de todos centra-se na saúde! Meu país, que tem o tempo do tempo, também é doente, logo sua saúde física e espiritual também padece de males maiores, de cuidados intensos, de ligaduras, pois sofre constantemente de escoriações e de feridas expostas. Hora vejamos, como se justifica que nos dias de hoje mulheres e crianças morram no parto? O que nos falta para priorizar a vida, se ela é que será o garante de um Moçambique de um novo tempo? De votos renovados e de esperanças e conquistas sábias?
Quando o meu amigo me falou sobre este assunto, tentei perceber donde ele vem, para saber de onde sou. Eu sou do lugar em que a história castigou sua evolução e que o presente castiga a sua afirmação e dignidade. Ele vem de um lugar distante em que a saúde e a vida são prioridades e valores essências do seu país em que o tempo tem mais tempo do que o meu. A vida lá, não é alienável, não porque não se morra, morre-se sim de outros males, morre-se de solidão, de solidariedade ao vizinho, de corrupção, entre outras coisas mas, não falarei disso agora e aqui, porque o que falo sobre o meu país é mais profundo, mas urgente, mais nauseabundo!
Assim, decidi pesquisar sobre tema, para falar com mais propriedade, para não ser leviana e quando começo a pesquisar deparo-me com a seguinte manchete! “Em cada 100 mil nascimentos, 520 mães perdem a vida por complicações durante o parto no país. Estes números são constrangedores, quando comparados à realidade europeia (aqui acrescento não se trata de comparar, não está bem e pronto! Pois vidas não se comparam!), onde morrem apenas 5 a 6 mulheres durante o parto. O problema deve-se à falta de unidades sanitárias.” (…) “todos os anos, cerca de 86 000 crianças recém-nascidas morrem antes de completar o seu primeiro ano de vida, e outras 38 000 morrem antes de atingir os cinco anos – quase 340 todos os dias”.
Queridos amigos moçambicanos, vamos olhar para dentro de nós e acordarmos para esta realidade, vamos lutar por um melhor Moçambique, como mais dignidade, com mais saúde e com mais esperança, vamos exigir uma correcta aplicação dos nossos impostos, vamos ser participativos e donos dos nossos destinos e bater o pé quando o que não for certo alienar o bem mais precioso que temos…a VIDA!
P.s. querido amigo, que te quero tão bem, um abraço meu ao teu amigo, talvez tu longe onde te encontras poderás dedicar um pouco do tempo para ajudar o meu país que é novo no seu tempo mas velho nos seus lutos!
Inn Sheila Miquidade, Maputo, 10 de junho de 15.
DIA DOS NAMORADOS
Um sorriso amigo
Um abraço apertado
Um beijo demorado
Um aperto de mão
Um olhar meio encabulado
Um coração fatigado
Um carinho delicado
Um papo lucrativo
Um copo de licor
Um show de amor
Uma música a tocar
Um lençol solto no ar
Um, dois
Um casal
Um passeio de barco
Um beijo rápido
Amizades
O verbo amar conjuga a vida
e dos amores que a vida traz,
a cumplicidade de um amigo
nenhum amor se iguala,
nenhum amante segreda.
Amizades que crescem na simpatia espontânea
no primeiro dia de aula, da primeira infância.
E envelhecem juntas até a hora derradeira.
Um amigo querido que a inevitabilidade da morte
acolhe em seu manto de mistério,
sem ao menos nos permitir um último adeus...
Um amor dolorido por sentimentos
engasgados na garganta.
Tamanha a dor.
Amizades seladas por laços sanguíneos.
Um irmão que se faz grande amigo.
Um amigo que antecede o irmão.
Um amigo, uma amiga que chegam ao acaso
e em pouco ocupam as mais deliciosas lembranças.
Amigos de conversas noite adentro,
de madrugadas até a aurora.
Amigos para se permitir adentrar a casa
sem bater à porta,
abrir a geladeira sem permissão e acordar assustadoramente às onze da manhã.
Amizades que escondem uma paixão, um beijo desejado.
Um beijo bem dado, talvez... por que não?!
Amores que em amizade se fundem, confundem-se.
O amigo que o tempo e o distanciamento enuviaram,
e um dia, quem sabe, tropeçaremos, um e outro,
em uma rua qualquer, em qualquer lugar do globo.
O amigo que parece esquecer-se de mim,
quando na verdade, aguarda-me ansioso para o abraço.
Amizades que me ensinam, me apaixonam pela vida.
Amizades que me salvam não uma única vez,
mas quase todos os dias.
Amizades que guardam consigo metades de mim.
À mulher de um amigo meu a estão aconselhando, isso me dói porque esse amigo está inocente do que está acontecendo.
Ela é sua esposa, sua bela rosa, mas faz coisas de má mulher. Troca seus filhos, troca seu esposo pela ilusão de um falso querer. É víbora do mal, não tem coração, brinca com o amor, sabe dissimular. Quantas vezes têm fingido amor, sem perceber que desdelá em cima a observam, que no livro da vida está marcada sua traição.
Amigo é um ser especial, que nos ensina muitas coisas mais além de tudo aprende conosco.Amigo é um presente valioso como uma peróla que só é encontrada quando se mergulha no pronfundo do oceano.È um tesouro que Deus nos dá para que saibamos administra-lo bem. È uma conquista que suamos para conseguir.È uma florzinha que não é menos importante que um roseral e apesar de ser apenas uma, com seu doce e suave aroma conquista corações e encantam mentes.
Obs: Somos cercados por muitos amado por poucos, só os verdadeiros amigos nos conquistam e nos amam de verdade.
Sempre Que Você Precisar de Um Amigo
Se você está sozinho
E precisa de um amigo
E os problemas parecem que
Nunca terminam
Apenas lembre-se de manter a fé
E o amor estará lá para iluminar o caminho
Quando as sombras se aproximam
E seu espírito diminui
Apenas lembre que não está sozinho
E o amor estará lá
Para te guiar para casa
Se você só acreditar em mim
Eu te amarei eternamente
Segure minha mão
Me coloque dentro de seu coração
E estarei lá para sempre
Eu não irei embora
Eu nunca irei embora
Sempre que você precisar de um amigo
Eu estarei aqui
Você nunca estará sozinho novamente
Então não tenha medo
Mesmo se você estiver a milhas de distância
Eu estarei a seu lado
Então você nunca mais estará sozinho
Está tudo bem
Um anjo é algo celestial,
Um amigo é uma oportunidade real de conhecer-se melhor.
Na semelhança que há entre esses dois,
O melhor mesmo é encontrar um anjo amigo ou um amigo anjo.
Um desses com quem se aprende e cresce mesmo que ele não saiba.
Ter um amigo desses significa saber que
Longe ou perto, em contato ou não, o querer bem nunca cessará,
Pois esses tais amigos anjos ou anjos amigos são eternos.
Cada dia uma sentença. Um abraço amigo. Um erro imperdoável. Crio a base que sustenta minhas palavras até o fim para que eu não seja interrompida pela falta de coerência.
Crio barreiras para ouvintes. Prefiro sofrer sozinha... Em silêncio. Prefiro rir do que não se precisar rir e encarar tudo da maneira mais tediosa possível, por mais que não seja assim.
Sou um pouco chata com meus dias que não são bem aproveitados. Eu fico andando de um lado para o outro. Fico pensando em como sería se você também estivesse tendo as mesmas atitudes.
Totalmente incerta e incapaz de se desligar do pôr-do-sol desse verão turbulento e cheio de caos.
TELESCÓPIO
Você tem um amigo telescópio?
Há quem tenha amigo anjo, daquele tipo que te salva quando você está em perigo ou que te abraça quando o chão sai dos teus pés e te faz voar alto e longe de tudo o que te amedronta.
Mas eu tenho um amigo telescópio, e a primeira coisa que ele me disse quando nos conhecemos é que ele me faria ver estrelas - é, eu também ri quando ele me disse isso -, e ele falava sério.
Não sei, sinceramente, se eu continuaria vendo estrelas hoje se não fosse por meu telescópio.
Ele ficava sentado em uma nuvem, todas as noites, me olhando na varanda de casa enquanto eu olhava as estrelas, acreditando piamente que ele me via.
Foi quase uma promessa falar sobre meu telescópio aqui, mas não tem sido fácil encontrar palavras.
Leonardo Fagundes.
Obrigada por insistir em me mostrar estrelas, mostrar o que a vida pode me oferecer, por dedicar seu tempo conversando e me entendendo.
É tarde pra gente porque o nosso tempo passou. O tempo que podíamos nos esbarrar na rua, tomar suco no shopping, se olhar da varanda.
Você sempre vai ser meu telescópio, que me faz acreditar que plutão mora ao lado, e que nada, nada é impossível.
Você era só um amigo.
Depois de um tempo mexeu tanto comigo.
Meu coração caiu fundo nessa emoção.
Eu não posso negar, isso é paixão.
Não sei o que falar, não sei como agir.
Até de mim mesma eu tentei fugir.
Como viver se não me contento só em te ver?
Daria tudo para saber o que sou pra você.
Mais do Que Um Amigo
Voar bem alto passarinho
Vai procurar o meu amor.
Estou carente precisando de carinho.
Encontra-a e volta logo, por favor.
Passarinho volta logo trazendo noticias da minha bela.
Eu ficarei aqui quietinho esperando você voltar.
Volta logo passarinho eu preciso muito dela.
Passarinho fala pra ela de todo meu amor, pede para ela escutar.
Diz pra ela da minha saudade
E da falta que seu beijo me faz.
Do desejo do meu corpo que junto do dela arde.
Arde de paixão buscando a paz.
Passarinho fala pra ela que eu estou tão carente.
Sentido falta daquele sorriso.
E apesar de tudo que ela me faz, ela não sai da minha mente.
Ela me jogou no inferno e só ela pode me levar para o paraíso.
Passarinho diz pra ela esquecer que eu sou amigo.
Diz para ela que eu a amo não como amigo e sim como amante.
E que eu sou louco por ela. E quero-a sempre comigo.
Pois sofro muito por ela estar distante.
Doa- se um amigo
Esforçado e dedicado.
Se você organiza uma festa
É sempre o último a chegar
Prometendo na próxima vez
Virá mais cedo te ajudar
O primeiro a sair
Alegando outros compromissos
Para a bagunça não limpar
Mas saiba que se for preciso
Com ele pode contar
Comparece a todos aniversários
Da tua filha até a sogra
Em vez de presente
Que nunca traz
Aparece com uma piada
Velha e sem graça
Mas sua presença se faz
Só bebe na sua companhia
Afogando suas mágoas
De pagar não é capaz
A quem interessar
Basta do seu lado procurar
A se todos tivesemos uma segunda chance..
Uma segunda chance de ver um amigo que se foi..
Um por do sol em um lugar que se eternizou em nosso coração..
Uma segunda segunda chance de viver um amor pertido e jamais esquecido pelo tempo.
Uma nova chance de dar aquele longo beijo que peraneceu na memoria atravez dos anos.
Uma nova chance de viver e fazer tudo novamente..
Porem sem mudar um segundo siquer.
Já fui criança e já brinquei muito.
Já saltei à corda e esfolei os joelhos.
Já tive um amigo imaginário. Já caí da escada.
Já rapei o fundo a fundo da forma do bolo. Já menti e já gritei.
Já fiz de bruxa nunca de princesa.
Já fui adolescente inconsequente e lutei.
E até já fui a dona do mundo.
Já tive todas as certezas e até sabia tudo.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés para fora.
Já fugi de casa para sempre, e voltei no mesmo dia .
Já conversei com o espelho,
Já roubou um beijo. E já fui muito beijada.
Já confundi sentimentos.
Já mergulhei sem vontade de voltar. Já tive medo do escuro.
Já tremi de medo.
Já quase morri de amor, mas renasci por um sorriso....
Já acordei no meio da noite senti-me perdida.
Já apostei em correr descalça na rua.
Já estive no topo do mundo não encontrei o meu lugar.
Já tentei esquecer algumas pessoas,
Mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.
Já fiz juras eternas.
Já chorei sentada no chão da casa de banho.
Já sofri para não fazer sofrer.
Já me calei para não fazer chorar.
Já me senti sozinha no meio de mil pessoas.,
...Quando só sentia a falta de uma..
Já vi o pôr-do-sol vermelho e alaranjado.
Já acampei .Já viajei muito.,
Já gritei de felicidade.
Já me apaixonei, e achei que era para sempre.
Já descobri que nada é eterno.
Já me deitei na relva de madrugada e vi a Lua e aparecer o sol.
Já chorei muito. Já chorei por amor, por desamor e por amigos.
Já chorei por ver amigos partirem, mas já sorri por ver outros chegarem...
Já fiz de palhaço para alegrar um amigo só para não o ver chorar.
Já casei e já fiz muito amor...Já fiz um filho.
Já plantei várias árvores (obrigado)
Já escrevi meio livro.
Falta as restantes páginas ...
Do livro da minha vida
Um amigo!!! (Romero Siufi – 02/09/1982)
Amigo...
A cada dia uma prova de coragem.
Cabendo apenas aos fortes o sabor de grandes vitórias.
As dificuldades são tantas!
As recompensas... Espero, tantas mais.
Inspiro-me sempre naqueles que admiro!
De onde extraio, toda imaginação e criatividade estratégica.
É a cada posição adquirida é mais uma prova de que...
Apesar de certa distância física, através do consciente,
Estão sempre, bem próximos a mim!
Aqueles a quem tenho...
Por verdadeiros amigos!
Para meus grandes amigo!!!!
Agradeço a você meu amigo
Penso que a vida
é um segredo completo,
penso assim quando me deparo
com as estranhezas no meu caminho.
Quando tudo parece ser o fim,
surge novas expectativas,
surge uma luz,
surgem os amigos.
Amigos escondidos,
amigos ocultos,
amigos que eu nem imaginava existir...
A esses amigos,
separo um pedaço do meu coração
e guardo-os com carinho...
Peço a Deus que proteja estas pessoas,
agradeço por permitir que esses amigos
façam parte da minha vida.
A esses amigos,
o meu respeito,
a minha eterna admiração...
Penso que a vida
me guarda mais surpresas,
penso que está a caminho
muitos acontecimentos,
coisas boas que estão para acontecer,
e esta nova vida,
pretendo poder dividir com todos
que comigo lutam de alguma forma...
No momento,
carrego uma dor,
atravesso um caminho difícil,
mas,
em meio de tantos obstáculos,
encontro esses amigos que
me surpreendem com palavras lindas...
Pessoas a me desejar coisas boas,
algumas,
na forma humilde mas com grande sabedoria...
Sou uma pessoa abençoada por Deus,
tenho estas pessoas a pensar em mim,
e tenho Deus,
a me presentear com estas amizades...
Obrigada a você
que está na minha vida
tentando me ajudar...
você que mesmo sem saber,
me dá forças...
Beijos em seu coração,
Que a Paz de DEUS esteja sempre com você!!!
PROCURO UM AMIGO QUE...
Faça-me sorrir sem contar piada;
Já tenha descoberto que TUDO é TUDO e TUDO é NADA;
O CERTO é o que decidimos agora e o ERRADO é o que descobrimos segundo depois;
A infelicidade são culpas que carregamos;
De valor o AQUI e AGORA e não no ALI e DEPOIS;
Saiba que o bem mais precioso é a pureza dos corações;
Saiba que somos um ser INTEIRO;
Esteja em busca de um outro INTEIRO;
Estamos todos CERTOS e ERRADOS;
Todas as coisas são como as vemos;
Acredite mais no SENTIR que no VER;
O DAR não cabe obrigado;
Quanto mais maluco mais sâ;
Já tenha sentido que a felicidade é eterna. L/T
O menino de rua
Quero ter um amigo
Como você
que mesmo eu esteja errado
Não deixa eu me entregar a depressão de uma vida
Uma vida de trabalho e sofrimento
Quero um amor de livramento
Menino de rua é assim
Parando de esudar para trabalhar
Se esforçando a cada dia para se criar
Meu pai não conheci
Morreu antes dos 30
Como qualquer vagabundo que se preze
Vou tocando a vida
Como um violão que toca sua rima
Vou crescendo e aprendendo
Na rua solto igual ao vento.
Só restam saudades
Certa vez te enviei um texto que dizia:
Quero ser teu amigo nem de mais nem de menos...
Hoje gostaria que tudo fosse como naqueles dias.
O tempo passou, e hoje não sei se somos grandes amigos ou pequenos.
Não sei onde errei pra tudo ficar como está.
Será que fui amigo de menos? Como saberei!
Ou fui amigo de mais ao ponto de te sufocar?
Com esta duvida, receio que ficarei.
Tuas palavras me davam prazer
Hoje, quando estamos pertos
Ainda assim me sinto tão longe de você.
A amizade, pelo tempo ficou encoberto.
Lembro daquelas noites belas
Onde conversávamos nas tranqüilas noites de lua,
Hoje só resta saudade das noites belas
E sinto falta da amizade tua.
Já não sei mais o que escrever
Todos os momentos foram de felicidade
Sinto uma imensa falta de você
E uma grande saudade da nossa amizade.
A lembrança me vem ao pensamento
Lembranças de uma bela amizade.
E o que restou daqueles momentos
Daquelas belas noites de felicidades?
“Só restam saudades”
Minha primeira postagem, ;D
Encontrei aqui um amigo, algo que me motiva a escrever, a deixar meus problemas de lado e ver o quanto é bom escrever.
Confesso quesempre tive vergonha de expor meus pensamentos, idéias e textos a toda uma nação, mas mudei, por que ? No final do dia, depois que minha rotina (monotonia) terminou sento em frente ao computador, abro meu editor de textos preferido e começo a escrever sobre tudo o que pensei durante meu dia, sobre qual o motivo de eu estar aqui, porque as vezes não deixo tudo para traz e simplesmente desapareço(Gostaria disso), porque não acabo com tudo isso que me deixa de baixo astral, porque o idiota aqui não consegue dizer a pessoa que ele tanta ama que é com ela que ele quer passar o resto de seus dias, mas não ! aqui está ele(Prazer, Lucas) se afogando entre as palavras, que pouco a pouco vão surgindo em sua cabeça e tomando forma diante seus olhos, sei que muitos vão ignorar isso, que vão pensar que sou apenas mais um que está jogando sua vida fora, mas muito pelo contrário ele está aproveitando sua vidinha de uma maneira diferente e como disse, não tenho coragem de chegar para a pessoa que tanto amo e falar que a amo, que é com ela que quero estar, não realmente não precisa eu conquisto pouco a pouco as pessoas com minhas palavras(textos) e torno tudo mais divertido, sei que para um primeiro texto isso ficou muito confuso e meloso, mas terei prazer de todos os dias postar meus velhos e novos textos, pensamentos e tentar pouco a pouco conquistar meus leitores.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante