As Coisas que Perdemos pelo Caminho
Durante toda nossa vida sempre cruzamos com pessoas que de uma maneira ou de outra
deixaram algo de si em nós, levando algo nosso também...
São coisas da vida...
Ósculos e amplexos
Marcial
QUEM CRUZA NOSSO CAMINHO
Marcial Salaverry
Li um pensamento de D. Helder Câmara, que induz a certas reflexões, vejam:
"Existem pessoas como a cana, mesmo posta na moenda, reduzida a bagaço, só sabem dar doçura."
Realmente, muitas vezes encontramos pessoas que sempre se dedicam ao bem alheio, quase não sendo capazes de um único pensamento egoísta.
Existem alguns exemplos clássicos, como Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Ana Nery, Chico Xavier, Papa João Paulo II, e muitas outras pessoas que foram capazes de se dedicar a fazer o bem para a humanidade, esquecendo-se de sua vida.
Por maiores que fossem os sacrifícios, apenas se preocupavam com o bem estar alheio. Sua vida sempre foi deixada em plano secundária, “posta na moenda”...
Encontramos muitas pessoas assim em nosso caminho, que são capazes de se dedicar mais a resolver problemas alheios do que os próprios. Chegamos a pensar que vivem em um Nirvana particular, com defesas à sua volta eliminando quaisquer preocupações.
Claro que não é assim, problemas todos tem.
Apenas descobrimos que existem diversos tipos de personalidade.
Existem pessoas que simplesmente se fecham em uma redoma, e não querem saber do que se passa no mundo, que para eles, se resume ao seu umbigo. Se desgraças acontecem, se problemas existem, não é de sua conta, desde que não afetem seu mundinho particular.
Pessoas assim, normalmente passam pela vida, não sendo muito notadas. Algumas, por ocupar alguma posição de relevo são notadas, citadas por essa particularidade, e depois esquecidas.
Também encontramos aqueles que, embora não sendo tão radicais, não conseguem pensar em algo diferente do que lhes interessa. Ouvem o que outras pessoas dizem, mas não são capazes de mover uma única palha para resolver qualquer problema alheio, salvo se houver algo que lhe interesse nesse caso. Seu egoísmo só lhes permite ver o que lhes pode trazer alguma vantagem.
Existe o meio termo, que é justamente o tipo mais facilmente encontrável. Interessam-se por problemas alheios, e até se prontificam em ajudar, desde que isso não vá lhe acarretar algum contratempo, algum problema. Não se pode dizer que não tenham boa vontade. Até que tem, mas não são capazes de dispender nenhum esforço extra para ajudar outrem. Fazem aquilo que suas possibilidades lhes permitem. Sem problemas.
Enfim, existem pessoas de todos os tipos. Temos apenas que saber selecionar aqueles que cruzam nosso caminho, sempre procurando pessoas afínicas. O ideal é conseguirmos encontrar pessoas cujos sentimentos não entrem em choque com nossa maneira de ver e viver a vida.
Enquanto isso não acontece, o ideal e ter UM LINDO DIA, e sempre procurando compartilhá-lo com quem assim o desejar...
Se sua vida está estagnada ou em completo caos, tenha em mente que a solução é muito mais simples do que parece.
Tenha convicções fortes e um propósito de vida bem definido.
Então, por mais que tentem te fazer desviar do caminho, não importa o quão escura será a rua, suas crenças vão te iluminar à direção correta.
A realidade alheia nunca foi o ponto forte de quem construiu o próprio oásis no deserto da vida. Concentre-se no seu caminho e preocupe-se menos em conhecer os atalhos dos outros.
O nosso livre arbítrio nos permite seguir o caminho que desejarmos, a vida é uma longa caminhada, sendo nossos sonhos impulsores para tal ação. Mesmo assim porque, muitas vezes, ficamos parados? Se for parar, que seja para admirar o caminho que já percorreu porque voltar atrás não é uma opção.
Nunca procure o óbvio, pois ele sempre vai parecer fácil e nem sempre o caminho mais fácil é o melhor
"O caminho é longo, mas o SENHOR está comigo. É melhor um caminho longo com Deus, do que um caminho perto sozinho!"
Simplesmente não é recomendável ouvir certos tipos de pessoas, pois se você observar, essas mesmas pessoas que aconselharam-te, julgaram-te e ainda observam-te, estão no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e tendo as mesmas vidas.
Tal vida que queriam para ti, a qual queriam prender-te, sufocar-te na mesma cidade, vendo as mesmas coisas, sofrendo os mesmos desamores, pois por falta de fé ou caráter não acreditavam que tua capacidade não lhe deixaria permanecer ali.
Por fim, essas mesmas pessoas que perderam tempo minando-te ao invés de espelharem-se, não caminharão o abismo que andaste e nunca chegaram aonde tu traçaste.
O caminho para o Céu é tão estreito que poucos conseguirão caminhar por ele e chegar ao seu destino.
O caminho para o Inferno é tão largo e por isso a maioria dos seres humanos caminham por ele para chegarem ao seu destino terrível de sofrimento eterno.
CADA UM TEM SEU CAMINHO
(Bartolomeu Assis Souza)
Cada um tem seu caminho,
tem seu destino...
Nunca iremos pela mesma estrada
Cada um é único em si-mesmo...
Cada um entrará numa esquina, numa
rua, numa viela ou rodovia...
Importa é o caminhar, o destino que se vai,
a paisagem que se contempla...
O destino pouco importa, chegar não é tudo
O importante é o caminhar...
Que as estradas mostrem o caminho
Não importa quanto eu demore na estrada
Sei que minha estrada vai além do que vejo
Que o Senhor ilumine o meu, e o seu também...
Minha missão está em dirigir o meu próprio caminho. Não quero ir nem pro paraíso, se for pra estar na garupa de alguém!
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Coisas Boas da Vida
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deixo as Coisas que Amo Livres
- Coisas Inexplicáveis
- Deus sabe de todas as coisas: 47 frases para confiar e ter fé 🙌🏼
